Guia do Alisamento Natural Caseiro – Passo a Passo Completo!

Já notou que sempre estamos insatisfeitos? Quem tem cabelo liso quer enrolar, quem tem cachos quer alisar. E se você faz parte do time que quer alisar as madeixas, mas sem recorrer às químicas, a dica é adotar o alisamento natural.

O alisamento natural é uma técnica bem diferente das escovas alisadoras feitas em salões, pois essas, geralmente, utilizam de algum produto industrializado e que podem danificar os fios. Já o método natural tem base em receitas caseiras com ingredientes naturais, e que ajudam a fortalecer os cabelos.

Então, se você quer diminuir volume e/ ou alisar os fios, mas sem adotar uma técnica muito intensa, é hora de ver um guia de alisamento natural caseiro com receitas fáceis e simples.

receitas e dicas

 

Vantagens do Alisamento Natural

Adotar o alisamento natural como procedimento para os fios traz muitas vantagens e entre elas estão:

  • Custo: se o orçamento anda apertado, a ideia de alisar o cabelo em casa com produtos naturais é uma excelente estratégia. Geralmente, os produtos usados nas receitas caseiras são itens que já temos em casa, assim dá para alisar os fios gastando pouquíssimo.
  • Hidratação: a maioria das receitas naturais para cabelos usam de ingredientes que são altamente hidratantes para os fios, e isso é um ponto bastante positivo, já que as técnicas envolvem não só o processo de alisamento, mas também a recuperação e hidratação do cabelo.
  • Não agride a estrutura do fio: cada tipo de cabelo é caracterizado por um estilo de estrutura do fios, e no alisamento feito com produtos industrializados essa estrutura sofre uma descaracterização mais intensa para alterar radicalmente seu formato, o que deixa o cabelo liso. No caso das técnicas naturais essa agressão não é intensa, já que as receitas caseiras contam com produtos hidratantes e que recuperam os fios, mas sem alterar completamente a estrutura. Sendo assim, se você enjoar do efeito liso é mais fácil de voltar às origens com fios cacheados ou enrolados.
  • Aspecto natural: uma característica bem marcante de quem adota alisamentos industrializados são os fios retos e quase sem movimento.  Esse efeito não acontece com o alisamento natural, já que o cabelo fica com um liso natural e que dá movimentação aos fios.

Como Fazer: Passo a Passo, Dicas e Receitas!

Para quem está pensando em adotar técnicas para alisar o cabelo em casa, separamos diferentes receitinhas de alisamento natural caseiro.

Então, já crie um cronograma quinzenal para repetir a receita adotada e assim ver os resultados do alisamento.

Com Maizena

Para quem quer praticidade na hora de alisar o cabelo em casa, a receita com maisena/ amido de amido é perfeita.

A receita usa apenas dois ingredientes e tem alto pode de hidratação, sendo perfeita para recuperar fios danificados e indicada para cabelos volumosos e enrolados.

cabelo alisado com maizena

O alisamento diminuiu o volume

Ingredientes:

  • 200 ml de leite integral (nada de substituir por desnatado ou semi, pois possuem menos poder hidratante);
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho

 

Modo de preparo:

Depois dessa mini lista de ingredientes, coloque um pouquinho de leite em um potinho e vá acrescentando maisena aos poucos e diluindo o pó no leite. Vá acrescentando também mais leite à mistura até chegar aos 200 ml.

VEJA  Escova London – Estraga o Cabelo? Dicas Sobre o Alisamento!

Mexa bem a mistura até que o resultado fique bem homogênea.

 

Aplicação da mistura:

Com os cabelos lisos e secos vá aplicando a mistura de mecha em mecha. Depois de aplicar a receita caseira de alisamento natural em todo o cabelo, passe um pente cuidadosamente para espalhar bem a mistura.

Deixe o cabelo solto para não criar marcas, afinal a intenção é alisar os fios.

 

Tempo de ação no cabelo:

Deixe a misturinha agir por 1 hora no cabelo.

Ao longo desse tempo de ação, o cabelo vai secando e ficando mais durinho e isso é exatamente normal.

 

Finalização:

Depois desse tempo de ação, lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador. Finalize com secador e chapinha para intensificar o processo e ver o resultado da hidratação.

 

Com Açúcar

O açúcar é bastante usado na culinária, mas também é um produtinho ótimo para receitas relacionadas a estética, e um ótimo ingrediente para o alisamento natural.

Para os fios, o açúcar tem alto poder de hidratação em fios com tratamentos químicos, como tintura. Além disso, a técnica com açúcar também é perfeita para quem sofre com queda de cabelo.

Então se você está querendo alisar o cabelo, mas está com as madeixas caindo demais, a técnica natural é perfeita, já que ajuda a alisar e ainda estimula o crescimento de novos fios.

 

Ingredientes:

  • 100 ml de leite integral
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 xícara (chá) de açúcar cristal (pode ser demerara, orgânico)

 

Modo de preparo:

Dilua a maisena no leite e deixa a mistura bem homogênea. Acrescente o açúcar e mexa bem para incorporar esse outro ingrediente.

 

Aplicação da mistura:

Lave o cabelo com shampoo anti-resíduos ou shampoo transparente e não use condicionador.

Retire o excesso de água do cabelo, e aplique a receita caseira a partir da raiz até as pontas, massageando levemente o couro cabeludo.

 

Tempo de ação no cabelo:

Deixe o cabelo solto e permaneça com a mistura nos fios por no mínimo 30 minutos.

 

Finalização:

Após a ação do alisante natural, lave o cabelo (nesse momento não use o anti-resíduos) com shampoo e condicionador. Para finalizar, passe algumas gotinhas de óleo para cabelos nos fios e intensifique o resultado com secador e chapinha.

 

Com Babosa

A babosa é uma das receitas mais simples de fazer, e com a vantagem de ser altamente hidratante.

O uso da babosa é mais indicado para fios menos rebeldes e menos enrolados, já que o poder é menos alisante, mas como a ação é totalmente natural é perfeito para quem está sofrendo com a falta de brilho.

A receita é perfeita para fios ondulados, com volume e sem brilho, já que garante um alisamento mais leve, mas com poder de maciez e muito brilho.

 

Ingredientes:

  • 30 ml de óleo de abacate
  • gel de 2 folhas de babosa
  • 1/4 de barra de sabão de coco ralado
  • 200 ml de água
  • 100 ml de oléo de coco

 

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um potinho até que a mistura fique bem homogênea.

 

Aplicação da mistura:

Lave os cabelos e retire o excesso de água com uma toalha e com o uso de um secador.

Aplique a mistura mecha por mecha, penteie os fios da raiz até as pontas e coloque uma touca para intensificar a ação.

 

Tempo de ação no cabelo:

Deixe a mistura de babosa agir de 30 a 60 minutos.

No caso de usar um touca térmica, 30 minutos é suficiente. O tempo de 60 minutos é indicado para o uso de touca plástica.

VEJA  Como Tirar Progressiva do Cabelo – 8 Métodos Rápidos & Super Fáceis!

 

Finalização:

Lave os fios normalmente e enxágue bem. Finalize o alisamento natural com o uso de secador e chapinha para deixar o cabelo mais liso.

 

Com Leite de Coco e Limão

Para quem tem cabelo oleoso e quer uma receita caseira que alise os fios, mas sem intensificar a oleosidade, essa dica é perfeita!

A mistura é bastante hidratante, mas o limão ajuda a remover a oleosidade excedente dos fios.

receita alisamento com limão

Ingredientes:

  • 10 colheres (sopa) de leite de coco (pode ser o industrializado)
  • Suco de 1 limão (apenas esprema o limão e nada de adicionar água)

 

Modo de preparo:

Misture os dois ingredientes líquidos e coloque em um borrifador.

 

Aplicação da mistura:

Com os cabelos secos e sem lavar (ideal é estar a 2 dias sem lavar), aplique o líquido com o borrifador por todo o cabelo.

Passe um pente da raiz para as pontas para que a misturinha penetre nos fios.

 

Tempo de ação no cabelo:

Deixe a mistura agir de 60 a 90 minutos no cabelo solto, e não saia no no sol de maneira alguma, pois o limão pode ter entrado em contato com a pele e manchá-la.

 

Finalização:

Lave bem o cabelo usando o shampoo por 2 vezes seguidas e depois use uma máscara para intensificar a hidratação.

Deixe secar naturalmente ou use secador para alisar mais.

 

Com Óleos

Os óleos são a mais nova mania no mundo das hidratações e alisamentos caseiros. Há vários tipos de óleos que são indicados, como o de coco, cártamo, argan, entre outros.

O alisamento natural com óleos é bastante indicado para quem tem cabelos enrolados e crespos, já que ajuda a alisar e hidratar esse tipo de fio que precisa de um tratamento mais intenso.

alisamento com óleo

Passe o óleo da raiz às pontas

O uso dos óleos como alisantes também é perfeito para mulheres grávidas, mas neste caso é preciso sempre verificar com seu médico se há restrição de algum tipo de óleo.

 

Ingredientes:

  • Óleo natural a sua escolha

Modo de preparo:

Se você optar pelo óleo já comprado pronto, o alisamento caseiro fica ainda mais fácil, já que não tem essa etapa para preparar a mistura.

 

Aplicação da mistura:

Aplique o óleo da raiz às pontas (vale usar até mesmo quem tem fios oleosos), e deixe os cabelos ficarem molhados por conta do óleo. Então, nada de miserar na quantidade aplicada.

 

Tempo de ação no cabelo:

Deixe o óleo ser bem absorvido pelos fios, sendo o ideal um tempo médio de 2 horas de ação.

Nesse tempo, deixe os fios soltos e com frequência use um pente para ir penteando os fios da raiz às pontas enquanto o óleo está agindo.

 

Finalização:

Use um shampoo transparente para lavar o cabelo e no caso de ter dificuldades de retirar a oleosidade, use primeiro sabão de coco, e depois faça a lavagem com shampoo e uma máscara hidrante.

Para finalizar, use secador e chapinha.

 

Com Leite

O leite é aquele tipo de ingrediente que todo mundo tem em casa, e a vantagem de adotar o alisamento natural com esse ingrediente é que ele é bastante hidrante e sem contraindicações, podendo ser usado por gestantes e crianças.

O leite sozinho não tem alto poder alisante, mas é perfeito para diminuir o volume e o frizz dos fios. E com o uso regular é possível notar o cabelo ficando mais liso.

 

Ingredientes:

  • Leite integral suficiente para aplicar por todo o cabelo
VEJA  Tudo Sobre a Escova Orgânica – O que é, Preços & Principais Vantagens!

 

Aplicação da mistura:

Lave o cabelo com shampoo e condicionar e depois seque bem.

Coloque o leite em um borrifador e aplique-o por todo o cabelo até que fique bem molhado pelo leite.

Passe um pente em todo o cabelo para distribuir melhor o leite.

 

Tempo de ação no cabelo:

Deixe a receita caseira agir por 20 minutos com os cabelos soltos.

 

Finalização:

Enxágue o cabelo usando apenas água, e de preferência água fria para dar mais brilho aos fios. Finalize o alisamento natural fazendo escova no cabelo.

 

Com Aspirina

Para quem tem os cabelos mais enrolados e cacheados, a receita de alisamento feito em casa com aspirina é perfeita para diminuir bastante o volume e deixar os fios com efeito mais liso.

alisamento caseiro

Ingredientes:

  • 4 comprimidos de aspirina
  • 25 ml de leite integral
  • 3 colheres (sopa) de leite em pó
  • 1/2 tampinha de Bepantol líquido
  • 1 colher rasa (sopa) de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de máscara hidratante a sua escolha

 

Modo de preparo:

Com um garfo triture os comprimidos de aspirina até virarem um pozinho.

Misture todos os outros ingredientes e acrescente as aspirinas já trituradas.

 

Aplicação da mistura:

Lave o cabelo com shampoo e retire o excesso de água.

Aplique a mistura em todo o cabelo ainda úmido e vá massageando mecha por mecha.

Enrole o cabelo e coloque um touca plástica ou touca térmica para intensificar o resultado.

 

Tempo de ação no cabelo:

Deixe a misturinha agir por 30 minutos com a touca no cabelo.

 

Finalização:

Finalize enxaguando o cabelo e usando condicionador.

Depois é só secar os fios com secador e passar chapinha para intensificar o efeito liso.

 

Masculino

Para os homens que querem alisar o cabelo de forma natural, qualquer uma das técnicas citadas acima é válida.

Os procedimentos devem seguir o mesmo passo a passo, mas se você não quer deixar muito evidente o processo de alisamento, evite finalizar com chapinha e secador.

cabelo masculino

O resultado no cabelo masculino fica super natural

 

Dica importante: nenhuma das receitas caseiras para alisamento natural deve ser guardada para um próximo uso. Os ingredientes podem perder a eficácia e até estragarem. Por isso, faça apenas a quantidade necessária de acordo com o tamanho e quantidade do seu cabelo.

 

Alisamento caseiro funciona?

Com certeza essa é a dúvida mais comum quando o assunto é alisar o cabelo em casa.

As técnicas de alisamento natural são bem diferentes e são mais leves que os alisantes industrializados, muitas vezes compostos pela quantidade máxima, 0,2 % de formol liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Por utilizar de produtos caseiros, os alisamentos feitos em casa podem sim alisar os fios, mas o efeito não é imediato, como uma escova progressiva.

Para ver efeito liso no cabelo alisado de modo caseiro, é preciso repetir a técnica por diversas vezes.

Outro detalhe, é que o alisamento vai depender do tipo de cabelo. No geral, os fios mais finos e com menos ondulações são mais fáceis de alisar. Já os cabelos mais grossos e com mais cachos ou até mesmo os crespos, podem não chegar ao efeito super liso, mas sim soltar mais os cachos e diminuir o volume.

Fotos de Alisamento Natural: Antes e Depois

E se você se animou com a ideia fazer alisamento caseiro, é hora de ver alguns antes e depois de adotar as técnica de alisar os fios de modo caseiro.

cabelo alisado

alisamento em casa

As pontas ficaram naturais

antes e depois alisamento em casa

Depois do alisamento o cabelo ficou sem frizz

hidratação caseira

Além de alisar, o cabelo ainda ficou hidratado

cabelo com brilho

O resultado é um cabelo com bastante brilho

fotos antes e depois

cabelo alisado em casa

O cabelo fica com movimento

como tirar frizz

O processo diminuiu o frizz e deixou o cabelo mais liso

dicas e receitas

cabelo ondulado

O cabelo com leves ondas, ficou bem liso

cabelo hidratado em casa

O cabelo ficou mais liso e bastante hidratado

cabelo liso natural

receitas caseiras antes e depois fotos

Agora é só escolher a técnica de alisamento natural que você vai adotar, e investir no procedimento para ter fios lisos e saudáveis.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *