Como Fazer Escova no Cabelo – DIY: Dicas Para uma Escova Perfeita!

A ida ao salão de beleza sempre garante um visual impecável com uma escova no cabelo invejável, mas será que é possível repetir isso em casa? Pode parecer difícil arrumar as madeixas em casa, mas se você aprender como fazer escova no cabelo, esse processo vai ficando mais fácil com o treino, e loguinho você vai poder ter o visual de salão, mas com a vantagem de fazer tudo em casa e sem gastar.

E se você acha impossível esse resultado, reunimos todas as dicas e passo a passo para você aprender como fazer escova no cabelo e assim exibir o visual de salão, mas sem ter gastado dinheiro para arrumar as madeixas.

dicas e passo a passo

Dicas Para Fazer Escova no Cabelo

  • Tamanho /tipo da escova: para fazer uma escova de salão em casa, um dos primeiros passos é escolher o tipo e tamanho da escova que vai usar para modelar os fios. O tamanho da escova deve ser compatível com o comprimento dos fios, assim os cabelos mais curtos pedem escovas menores e mais finas, enquanto as madeixas grandes permitem usar as escovas maiores. Na escolha da escova, opte por modelos de cerâmica, que ajudam a manter o calor do secador e assim alisam os fios com mais facilidade. Já as cerdas da escova podem ser mistas ou naturais; o uso das cerdas mistas é indicado alisar fios longos e médios, enquanto as cerdas naturais são perfeitas para cabelos curtos e para modelar as madeixas, fazendo a linda escova modelada com cachos.
tipos de escova de cabelo

A escova certa faz total diferença no resultado final

  • Protetor térmico: para aprender como fazer escova em casa, um item importante é seguir os truques usados por profissionais, como o uso de protetor térmico nos fios antes de começar a usar o secador. O protetor térmico é indispensável, pois ajuda a proteger os fios evitando que o calor do secador resseque as madeixas, e alguns modelos ainda podem facilitar o processo de secagem e escova.

dicas para fazer escova

  • Secar os fios: depois de lavar bem os fios e aplicar protetor térmico, ainda não é hora de começar a escova, mas sim de retirar o excesso de água das madeixas. Nessa etapa, passe o secador por todo o cabelo deixando os fios úmidos, mas sem ficarem encharcados. Esse processo de retirar o excesso de água ajuda na hora de fazer a escova e evita que as mechas possam vir a queimar com o excesso de tempo de exposição ao calor do secador.
passo a passo

Retire o excesso de água passando o secador com uma certa distância dos fios

  • Separe em mechas: para começar a fazer a escova, um passo importante é separar o cabelo em mechas, deixando mechas finas e com pouco volume, o que ajuda no processo de escovar o cabelo. As mechas grossas e com muito volume podem dificultar o processo e o resultado pode não ser tão bom. Por isso, é preciso ter paciência para escovar mechas menores.

dicas e passo a passo

  • Ar frio secador: depois de fazer a escova, uma dica de salão e passar um jato de ar frio nas madeixas. O uso do ar frio no cabelo já escovado é ideal para dar mais brilho ao cabelo, além de diminuir os teimosos fiozinhos que tendem a ficar levantados e são conhecidos por frizz.
dicas para escova de salão

O jato de ar frio deixa o cabelo com mais brilho e menos frizz

  • Finalizador: entre as dicas para aprender como fazer escova no cabelo e que fazem diferença no resultado final, um item importante é o uso de finalizador depois da escova. O finalizador pode ser um creme levinho anti-frizz, óleo de finalização, silicone, entre outros produtos que ajudem a manter a escova por mais tempo, além de garantir mais brilho para as madeixas. Na hora de aplicar o finalizador, evite aplicar o produto na raiz, de modo que o cabelo não pareça pesado demais. O excesso de produto também não é indicado, por isso, aplique a quantidade necessária para o comprimento e volume das suas madeixas.

dicas de produtos para escova

Como Fazer Escova no Cabelo: Passo a Passo

Cabelo Curto

O cabelo curto tem a vantagem de ser mais curto na hora de fazer a escova e assim o processo ser mais rápido, mas para quem não tem prática, os fios curtinhos podem ser um pouco mais difícil de serem arrumados no início, mas com o passo a passo de como fazer escova em cabelo curto, o processo vai ficar bem mais simples.

passo a passo escova cabelo curto

A escova de diâmetro menor ajuda a modelar o cabelo curto

  • Depois de lavar o cabelo e aplicar protetor térmico nas madeixas, passe o secador removendo o excesso de água dos fios;
  • Separe o cabelo em mechas, deixando as mechas da nuca soltas e por onde você começará a escova;
  • Como uma escova cilíndrica e diâmetro menor, comece escovando as mechas da nuca;
  • Aos poucos vá soltando as mechas presas e escovando a parte de cima dos fios e as laterais;
  • Por último faça a escova na franja;
  • Depois é só finalizar com ar frio e finalizador.

 

Para o processo de fazer escova no cabelo curto, algumas dicas podem ajudar no resultado final, como:

  1.  A primeira dica é para quem quer adicionar mais volume ao cabelo curto. Nesse caso, passe um pouco de mousse com os fios ainda úmidos e já com protetor térmico. Com o mousse já aplicado nas madeixas, é só seguir o passo a passo de fazer escova e manter os fios mais volumosos.
  2. A segunda dica é para quem tem pouco volume na raiz e quer dar uma levantadinha nessa parte. Depois de fazer a escova, erga as mechas da parte de cima, e escove-as da raiz para as pontas puxado-as para cima, o que ajuda a criar volume na raiz.
cabelo curto escovado

A escova adicionou mais volume à raiz

cabelo curto com franja

cabello curto e moderno

A escova deixou o cabelo com mais volume e movimento

escova modelada cabelo curto

A escova modelada criou cachos nas pontas dos fios

escova cabelo chanel

A escova valorizou o corte chanel com franja

Cabelo Cacheado

O cabelo cacheado é o tipo de fio que permite muitas possibilidades, inclusive uma boa escova, o que garante o efeito liso, mas sem perder os cachos naturais, que voltam depois de lavar o cabelo.

passo a passo escova cabelo cacheado

  • Para fazer escova em cabelo cacheado, comece lavando as madeixas e em seguida aplique um protetor térmico que ajude a alisar as madeixas;
  • Passe o protetor em todo o cabelo, penteie bem os fios e depois passe o secador para retirar o excesso de água do cabelo;
  • Separe os fios em mechas e comece fazendo escova pela parte da nuca;
  • Vá fazendo escova da raiz para as pontas e soltando aos poucos as mechas;
  • Para garantir um resultado mais natural ao cabelo cacheado, depois de fazer escova em todo o cabelo, use uma escova de cerdas naturais e diâmetro menor apenas nas pontas, fazendo uma escova modelada e com alguns cachos nas pontas, o que evita o visual espigado das pontas.
antes e depois cabelo cacheado

A escova deixou os fios lisos e naturais

antes e depois escova

A escova adicionou volume na parte da raiz

cabelo cacheado com escova

A escova deixou os fios mais lisos

cabelo cacheado e escovado

O cabelo escovado ficou com efeito liso e muito brilho

cabelo longo cacheado

escova modelado cabelo cacheado

O cabelo ganhou escova modelada nas pontas, o que dá um efeito mais natural aos fios

antes e depois cabelo com escova ideias para cabelo cacheado

 

Cabelo Crespo

O cabelo crespo pode parecer um pouco mais difícil na hora de fazer escova e garantir o resultado de salão para os fios, mas com o passo a passo correto essa tarefa é bem mais simples.

passo a passo escova em cabelo crespo

No cabelo crespo, a escova deve ser feita das pontas para a raiz

  • Para fazer escova de salão em cabelo crespo, comece lavando bem os fios e depois passe um protetor térmico que também tenha a função de hidratação, já que os fios crespos tendem a ter aspecto mais ressecado;
  • Depois de aplicar o leave-in em todo o cabelo e desembaraçar os fios, use o secador para retirar o excesso de água, mas mantendo o cabelo bem úmido ainda;
  • Divida o cabelo em mechas pequenas e comece a escova pela região da nuca;
  • Ao contrário do jeito tradicional, comece posicionando a escova nas pontas da mecha e puxando-a bem para alisar;
  • Seque bem as pontas e aos poucos vá subindo a escova até a raiz de modo a fazer escova das pontas para a raiz, o que evita que as pontas fiquem espigadas;
  • Depois de fazer escova ao longo de todo o cabelo, passe um óleo finalizador para garantir efeito mais hidratado ao cabelo com escova.
cabelo crespo com escova

O resultado final deu mais brilho ao cabelo

cabelo crespo e curto

antes e depois cabelo crespo

A escova foi feita ao estilo modelada e com volume na raiz

cabelo crespo e com volume

escova modelada cabelo crespo

O cabelo crespo ganhou escova com pontas modeladas

cabelo afro com escova

As pontas foram levemente direcionadas para dentro

 

E aí, aprendeu como ter o visual de salão arrumando as madeixas em casa? Se você tem alguma dica ou truque na hora de arrumar os fios, compartilhe conosco através dos comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *