Escova de Chocolate: O que é, Como Funciona, Passo a Passo e Mais

Ficar com os cabelos lisos, hidratados e ainda com cheirinho de chocolate. Quem não quer? Muitas mãos estariam estendidas se fossem uma enquete e muitos sorrisos vão se formar ao saber que é tudo verdade com a escova de chocolate. O novo tipo de alisamento progressivo é febre nos salões e uma ótima alternativa de tratamento para alisar. Saiba tudo sobre ela a seguir.

como funciona a escova de chocolate

 

Sobre a Escova de Chocolate

A escola para alisamento permanente (mais conhecida como progressiva) não é novidade. Desde que surgiu nos salões de beleza há mais de uma década se tornou uma febre entre homens e mulheres. Sim, os homens adoram os fios lisos e aderem a todo tipo de tratamento moderno.

Das variantes da progressiva conhecemos muitas. A escova de chocolate é a mais moderna, com aquele cheirinho de doce mais amado do mundo e contando com uma hidratação tão intensa que o alisamento deixa de ser principal benefício e vai para segundo plano.

O que é? Para que Serve?

A escova de chocolate é um tipo diferenciado de drenagem capilar com a finalidade de hidratar os fios profundamente, reduzindo seu volume e alisando aos poucos. A hidratação acontece em forma muito intensa e por isso o resultado é um cabelo bonito e brilhante.

A finalidade principal da escova de chocolate é a hidratação profunda. Com as cutículas dos fios bem abertas os nutrientes agem profundamente eliminando sinais de mortalidade dos cabelos, o que é comum quando não há um tratamento constante dos fios.

O passo a passo da escova de chocolate

Quem já fez uma escova progressiva vai se familiarizar rapidamente com a escova de chocolate. O primeiro passo é lavar os cabelos com shampoo anti resíduo para abrir bem as cutículas. Depois aplica-se o produto da escova e deixa-se agir por 10 minutos para o fio absorver o produto na raiz.

As próximas etapas muitos conhecem. Escova-se o cabelo com secador e depois alisa-se com chapinha para obter um lixo extremo e bem modelado.

Após escovar e alisar é só aplicar um pouco de óleo finalizador e deixar o fio com o produto. Ele deve ficar agindo por três dias, quando é preciso lavar normalmente com shampoo e condicionador de preferência.

Todo o processo de aplicação dura entre duas e três horas. Varia de acordo com o volume do cabelo e comprimento.

Quem Pode Fazer?

Por não ter formal e nenhuma química incompatível a escova de chocolate é para todos os tipos de cabelos. Também pode aderir quem já possui outro tipo de química sem problemas.

Os cabelos lisos ficam ainda mais lisos com o tratamento. Há quem prefira este tipo de tratamento para ficar com o aspecto de sempre penteado, sempre organizado e pronta para uma festa ou evento formal.

Já os cacheados vão ficando lisos aos poucos, mas já na primeira aplicação dá para notar uma enorme perda de volume. O frizz também fica bem contido.

quanto tempo dura uma escova de chocolate

Quanto Tempo Dura?

Lavando a cada dois ou três dias e sem a ação constante de água do mar e da piscina com cloro a escova de chocolate deve durar entre dois e três meses. Este é o mesmo período de duração de uma progressiva com formol tradicional.

Claro que alguns mal costumes podem fazer a escova de chocolate durar menos. Um dos motivos é o banho constante na piscina. O cloro é um dos inimigos mais ferozes de cabelos lindos, com escova progressiva e com tintura. Mulheres que praticam natação podem desfrutar dos benefícios da escova de chocolate mas por um menor intervalo de tempo.

A aplicação constante de tintura também desgasta os fios e faz o tratamento capilar durar menos, necessitando de mais uma sessão em um menor intervalo de tempo.

Tem Formol?

Para os profissionais da área capilar essa é a melhor notícia: escova de chocolate não tem formol. O formol é a substância responsável pelo alisamento mais rápido (e também mais grosseiro e drástico) nos cabelos. O seu uso foi restrito pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Com esta restrição muitos produtos saíram das prateleiras das lojas.

Na fórmula da escova de chocolate há a troca do formol por extrato de cacau, substância nutritiva com poder de alisar e ainda ajudar a melhor a saúde e aspeto dos fios.

A riqueza de ácidos graxos do cacau ajuda na hidratação e deixa os fios muito mais brilhosos e com volume.

cuidados com escova de chocolate

Cuidados necessários após fazer a escova de chocolate

Como todos os tratamentos químicos a escova de chocolate exige alguns cuidados. Um deles é ter atenção na escolha do profissional. Se é a sua primeira vez ou um teste, fuja. Um profissional que testa produtos no cabelo de clientes sem nunca ter feito antes não é um dos mais adequados porque não sabe os riscos e um erro pode ser fatal.

Outro ponto a se levar em consideração é prender o cabelo nos primeiros dias. Logo após a aplicação o produto fica agindo por alguns dias. Se bem tratado o efeito liso é ampliado e se não há sempre o risco de ficar com marcas. Durante os três primeiros dias é indicado não usar prendedor para evitar marcar o fio.

A hidratação mensal também é indicada. Todos os procedimentos químicos necessitam de uma ajudinha para manter o brilho e maciez, em especial os que fazem uso de escovação e chapinha em um mesmo momento. No caso da escova de chocolate uma cauterização após 30 dias de procedimento é mais indicado para manter o brilho.


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *