11 Dúvidas Mais Frequentes Sobre Escova Progressiva! Guia Completo

Durante o início e dos anos 2000, os fios alisados e a escova progressiva tomaram conta da cabeça das mulheres e até do homens, e agora a tendência é de assumir os fios naturais, mas muitas pessoas ainda preferem os fios alisados, seja pela praticidade do dia a dia ou até mesmo pelo visual estético.

E não é preciso se justificar do por que não usar seus fios naturais, cada um tem direito de ter o cabelo que deseja, mas sempre com segurança para manter a vivacidade dos fios e sua saúde.

E quando entramos no assunto de cabelos alisados, surge de novo a famosa e tão conhecida escova progressiva, que ainda é uma técnica bastante utilizada nos salões.

No entanto, apesar de ser muito comentada, esse tipo de alisamento ainda traz muitas dúvidas, e por isso, antes de adotar a técnica de alisar os fios é preciso ter todas as repostas para as suas dúvidas, de modo a escolher a maneira mais saudável de alisamento.

Para ajudar, reunimos todas as dúvidas frequentes acerca da escova progressiva, e vamos desvendar o que é mito e verdade quando o assunto é esse tipo de alisamento.

dúvidas

 

O que é Escova Progressiva?

O termo escova progressiva se refere a uma série de tratamentos alisantes (escova de morango, de chocolate, marroquina, entre outros), e define um tipo de alisamento que acontece de forma progressiva, ou seja, com a repetição do método o cabelo vai ficando cada vez mais liso.

No geral, a escova progressiva é composta por uma substância alisante e um creme que traz outros efeitos, como hidratação; e é esse creme que diferencia um tratamento de outro e a diferenciação dos nomes.

O tratamento de alisamento progressivo atinge a estrutura dos fios, o que deixa as madeixas lisas e sem frizz. No entanto, o produto usado vai saindo com as lavagens e os fios vão perdendo a característica mais lisa.

Um erro comum entre as técnicas de alisamento é confundir escova progressiva com definitiva, e com uma breve explicação é possível diferenciar esses dois termos e técnicas:

diferença progressiva e definitiva

  • Progressiva: como já falamos, a progressiva é uma técnica gradativa e que vai perdendo seu efeito mais intenso com as lavagens.
  • Defitiniva: esse tipo de tratamento age mais intensamente nos fios e altera as estruturas deixando o cabelo completamente liso na primeira vez em que a técnica é aplicada. O procedimento não sai com as lavagens e o retoque deve ser feito sempre na raiz para acompanhar o efeito liso das madeixas.

 

Vantagens e Desvantagens

Vantagens

  • Alisamento: não há dúvidas de que quem adere ao procedimento é porque busca deixar os cabelos lisos, e essa é a principal vantagem da técnica. Diferentes tipos de cabelos – ondulados, crespos, cacheados – podem usar da técnica e o efeito liso é o grande resultado.
  • Diminuição do frizz: quem sofre com os fiozinhos que adoram ficar em pé pode apostar na progressiva como uma forma de abaixar esse teimosinhos.
  • Diminui volume: para quem não tem os cabelos muito cacheados ou enrolados, mas sofre com o volume excessivo, a escova progressiva é um ótimo tratamento para deixar os fios mais baixos e com efeito liso, principalmente quando o tempo está úmido e que os fios voltam a ganhar volume.
  • Praticidade: para quem é adepta de usar os fios lisos, o procedimento pode ser uma aposta mais prática para o dia a dia, já que dispensa o uso constante do secador e chapinha para baixar o volume e deixar o cabelo liso.
  • Temporário: o alisamento progressivo é uma técnica de alisamento temporário (dura entre 3 e 6 meses), e que vai saindo conforme as lavagens. Apesar de sair, é uma vantagem para quem quer reverter o processo e voltar com as madeixas naturais.

vantagens e desvantagens

Desvantagens 

  • Liso não natural: apesar de muito usada, a técnica da escova progressiva não entrega aos fios um aspecto de liso natural. Pelo contrário, o cabelo perde um pouco da movimentação natural e as pontas ficam mais retinhas, sendo mais difícil de modelar.
  • Possíveis alergias no couro cabeludo: para quem tem o couro cabeludo sensível a técnica pode ser bem prejudicial, uma vez que pode causar alergias e até descamação do couro. Nesse caso, é indicado antes fazer o teste da mecha para verificar possíveis alergias.
  • Danifica o cabelo: inicialmente a progressiva tem poder de hidratar, mas como é um procedimento que exige repetições, as químicas utilizadas podem ir danificando os fios ao longo do tempo e isso é possível de perceber nas pontas do cabelo, que vão ficando mais fininhas e ralas.

 

Dicas e Dúvidas Frequentes Sobre a Progressiva

Para Quem é? Indicações e Contraindicações

A escova progressiva é uma técnica bastante difundida, mas não é indicada a qualquer tipo de cabelo.

No geral, os cabelos afro tem maior dificuldade de aderirem ao tratamento, e neste caso não espere a promessa de cabelos lisos. Por isso, a progressiva é mais indicada a quem tem fios onduladas, cacheados e enrolados  e com volume.

No âmbito das contraindicações, a técnica de alisamento não deve ser feita por mulheres grávidas e nem lactantes. E qualquer outro procedimento químico deve antes ser comunicado ao seu médico.

Uma verdade nas contraindicações é para os cabelos virgens, que não aderem tão bem ao alisamento, isso porque os fios não possuem fissuras causadas por outras químicas e os fios absorvem menos do produto, deixando o resultado menos eficaz.

Para quem enfrenta problemas respiratórios e alérgicos, inclusive sensibilidade no couro cabeludo, a técnica também é contraindicada, pois pode agravar a irritação e até mesmo dificultar a respiração durante o procedimento, que costuma ter um odor mais acentuado.

Outro tipo de cabelo que não deve ser feito o procedimento da escova progressiva são cabelos alongados, como o megahair. O uso de produtos nesses fios podem danificar o cabelo adicionado e até mesmo soltar os fios que foram presos. Caso você queira alisar a prolongar os fios, a dica é fazer primeiro o alisamento e depois fazer o alongamento.

 

Que Profissional Recorrer?

Quando o assunto é alisar o cabelo quimicamente, esqueça totalmente da ideia de alisar em casa ou chamar uma amiga para te ajudar.

A técnica da progressiva deve ser feita apenas por profissionais especializados e que tenham cursos na área, de modo que saibam lidar com qualquer incidente durante o procedimento.

Além de ir a um profissional com experiência, procure também por alguém que tenha indicações de amigos próximos que já tenham realizado a técnica, assim você pode analisar como ficou o resultado.

 

Como Funciona?

O processo para a escova progressiva começa com o uso de um shampoo de limpeza profunda, que age abrindo as escamas capilares para a penetração dos produtos alisantes.

passo a passo

Com as escamas já abertas, o produto aplicado age nas cadeias e fibras internas dos fios, vindo a quebrar ligações de enxofre dos fios e deixando uma camada endurecedora por dentro do cabelo, o que deixa o cabelo liso e esticado, além de diminuir o volume.

Nessa quebra do enxofre, os fios sofrem e a queratina natural também, e isso reflete na possível quebra dos fios após a progressiva.

 

Quanto Tempo Dura?

A progressiva é um processo gradativo que mexe com a estrutura dos fios, mas que vai saindo com as lavagens.

Em média, uma progressiva dura em torno de 3 meses, e depois desse tempo pode ser que você precise dar uma ajudinha com secador e chapinha para ter o efeito liso na raiz, que começa a aparecer, e nos fios que vão voltando a ficar ondulados.

 

Como Saber se o Produto Usado é Seguro?

Para quem quer aderir ao procedimento da escova progressiva, mas tem medo de usar uma técnica ou produto não seguro, há algumas dicas essenciais:

  • Verifique qual produto será utilizado em seu cabelo: ao se consultar com o cabeleireiro para agendar um horário e até fazer o teste da mecha, pergunte qual produto ele irá usar e peça para verificar a embalagem. Pesquise se o produto é liberado e registrado na Anvisa e caso não seja, é melhor não arriscar.
  • Não aceite produtos sem embalagem do fabricante: apesar de todas as orientações e regulamentações, existem salões que “fabricam” o seu próprio alisante ou compram de terceiros; com misturas que podem ser incompatíveis e causarem danos sérios ao cabelo e à sua saúde. Neste caso é preciso ficar atento também se o produto é legalizado, e no caso de embalagens sem rótulos, é melhor desconfiar.
  • Desconfie da adição de outros produtos: alguns estabelecimentos quebram a regra de não usar formol e adicionam mais do produto no alisante, como intensificador do alisamento. Caso, você note essa adição pelo profissional, pergunte o que é o produto que ele está acrescentando.
  • Teste da mecha: depois de verificar todas as dicas anteriores e sentir-se segura, é hora de fazer o teste da mecha. Nesse momento verifique se o produto realmente é seguro analisando se há ou não quebra ou dano aos fios, e se há cheiro excessivo de formol.

 

Existem Alternativas para o Formol?

Sim, existem alternativas sim para o formol, e com a grande vantagem de agirem no fio sem danificar o mesmo.

Para substituir o formol e dar o aspecto liso às madeixas, há duas opções – Tioglicolato de Amônio e a Etalonamina. Essas substâncias são próximas da amônia, mas com maior poder de alisamento.

Ao contrário da escova progressiva com formol, que age quebrando cadeias e fibras dos fios, essas substâncias não retiram moléculas dos fios e apenas confundem as cadeiras e fibras para adicionar uma nova identidade – cabelo liso. O resultado é um cabelo liso e sem danos.

Além das opções químicas para alisar os fios, há ainda o alisamento natural, que envolve receitas caseiras e que tem menor poder alisante, mas que garante fios mais soltos, com menos volume e, principalmente, hidratados.

 

Quais os Cuidados Necessários?

Se você está pensando em alisar os fios com escova progressiva, há cuidados para serem tomados antes e depois do processo:

 

Cuidados anteriores

  • Cabelos bem cuidados: antes de passar por um processo químico intensifique o processo de cuidados com os fios, faça hidratações e evite químicas excessivas.
  • Teste da mecha: esse cuidado já está bem próximo do momento de realizar o procedimento, mas não pode ser esquecido de maneira alguma. Dias antes de realizar o procedimento em todo o cabelo, marque um teste em uma mecha para avaliar se os fios estão aptos para o procedimento.

 

Cuidados posteriores

Os cuidados posteriores ao alisamento são agrupados em cuidados para hidratar os fios e dicas para aumentar a duração da escova progressiva.

  • Evite shampoo de limpeza profunda: para aumentar o tempo de duração da progressiva, evite produtos que ajam mais profundamente nos fios, pois eliminam o produto alisante mais rápido.
  • Não prenda o cabelo após o processo: evite prender e marcar os fios com acessórios de cabelo por pelo uma semana após o processo, e isso vai evitar que o cabelo fique com uma marca em meio ao efeito liso.
  • Faça hidratações: a escova progressiva tem alto poder de alisar, mas não de tratar os fios, por isso,  depois de fazer o procedimento químico aposte em hidratações para ter cabelos lisos e bem cuidados.

 

Cabelos Danificados ou com Química Podem Fazer Progressiva?

Depende!

No caso de fios que estão muito danificados e fragilizados, é de extrema importância hidratar e tratar esse cabelo antes, para não causar uma quebra nas madeixas.

Depois desse tratamento mais intensivo para a recuperação do cabelo, vá a um profissional para verificar se os fios já estão aptos para receberem a escova progressiva sem nenhum dano.

Para os cabelos com química, é preciso antes identificar a química usada. No caso cabelos tingidos é possível sim fazer progressiva; já os fios que passaram por outras técnicas de alisamento recentemente, o ideal é verificar se não há incompatibilidade com os produtos que já foram usados e os que serão usados na progressiva.

 

Como Saber se o Formol está na Quantidade Permitida?

Não dá para afirmar categoricamente que há mais quantidade de formol que a permitida pela Anvisa, 0,2 %. No entanto, dá para desconfiar se o profissional adicional mais do produto caso:

  • O cheiro seja muito forte e cause dor de cabeça e irritação nos olhos;
cuidados

Se o produto tiver cheiro muito forte, desconfie do excesso de formol!

  • O cabelo gere muita fumaça na hora de escovar com o secador e passar a chapinha;
  • Haja o uso de um ventilador no rosto da cliente para mandar a fumaça gerada e o odor para trás.

 

Dá para reverter os efeitos da progressiva?

Se você adotou o alisamento como proposta para os cabelos lisos, mas cansou ou não gostou do resultado, hoje em dia existem tratamentos especializados para reverter os fios alisados quimicamente.

O processo é a base de amônia, que age destruindo a capa do alisante que se forma nos fios e depois há a recuperação das madeixas com queratina.

O processo promete devolver de 60 a 80 % do aspecto natural dos fios, mas a má notícia é que a técnica ainda não é tão difundida.

Outra possibilidade é esperar o tempo passar e ir cortando os fios aos poucos, mas mantendo sempre a hidratação para recuperar o cabelo.

 

 Fotos de Cabelos Antes e Depois da Progressiva

Para quem quer ver se vale a pena adotar a escova progressiva como uma forma de alisar as madeixas, separamos fotos de antes e depois.

antes e depois cabelo ondulado

O cabelo com ondas ficou bem liso, mas com pontas retas

antes e depois cabelo cacheado

O procedimento foi feito no cabelo cacheado

cabelo comprido alisado

antes e depois cabelo crespo

O cabelo crespo ficou bem liso

cabelo cacheado

O cabelo cacheado ficou mais comprido depois de alisado

cabelo tingido alisamento

Cabelos tingidos também podem ser alisados

cabelo curto alisado

cabelo volumoso

O cabelo com bastante volume ficou bem reduzido

fotos de antes e depois fotos depois alisamento

cabelo com ondas

O cabelo tinha onda mais leves

cabelo cacheado antes e depois

fotos cabelos alisados

cabelo ruivo alisado

E se você quer aderir aos cabelos lisos, é hora de ponderar tudo o que apresentados sobre a escova progressiva, assim sua decisão vai ser mais certeira e sem dúvidas sobre o procedimento que é tão corriqueiro.

 


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *