Progressiva Sem Formol – 15 Alternativas para se Livrar do Formol!

A progressiva sem formol é uma excelente opção para quem busca um alisamento mais brando, sem químicas fortes. O formol causa muitos danos a saúde e ao cabelo, tanto que muitos cabeleireiros chamam a escova progressiva tradicional carinhosamente de “escova agressiva”.

Mas será que a progressiva sem formol alisa mesmo as madeixas? Tem contra indicações? Quem pode usar? Quando estamos trocando de produto ou escolhendo um novo tratamento surgem muitas dúvidas e por isso fizemos esse post. Nesse artigo você vai ficar por dentro de tudo que precisa saber antes de escolher a progressiva sem formol, além de dar dicas sobre os melhores produtos do mercado.

 

Sobre a Progressiva Sem Formol

A procura por progressiva sem formol tem aumentado bastante. As mulheres estão mais informadas e menos dispostas a negligenciar a saúde por conta da beleza. A boa notícia é que existem opções eficazes para quem está fugindo do formol, principalmente porque a Anvisa impôs um limite na concentração de formol e com esse limite o cabelo não fica realmente liso, ou seja, a progressiva tradicional deixou de ser tão eficaz.

O que é?

Para entender o que é progressiva sem formol é necessário saber como funciona o processo de alisamento. A maioria das progressivas tem carbocisteína.

Progressiva sem formol: Em cabelo curto

Esse aminoácido tem a função de abrir a estrutura do fio de cabelo. Quando a chapinha aquece o fio, ele fica lisa. Acontece que precisamos de uma substância para fechar o fio e garantir a durabilidade do liso, é aí que entra o formol. Na progressiva sem formol é usado trioglicolato de amônio e/ou etalonamina. Esses dois agentes tem ação igual ao formol, com a diferença que causa menos dano.

Progressiva sem formol: Em cabelo curto preto

Como Funciona?

A forma de fazer a progressiva sem formol é a mesma que com formol. Primeiro o cabeleireiro lava o seu cabelo com shampoo antiresíduos para garantir que o produto vai pegar bem. É importante lembrar que em cabelo virgem o efeito pode não ser 100% satisfatório e pode ser necessário fazer outra aplicação no prazo de um mês.

Progressiva sem formol: Em cabelo curto loiro

Depois do cabelo lavado é hora de secar com o secador. Como o objetivo é fazer com que a progressiva sem formol seja absorvida pelo cabelo não é necessário usar condicionador.

O cabelo é dividido em 8 mechas. O produto é aplicado mecha por mecha. É necessário massagear os fios para penetrar bem. O tempo de ação vai depender do tipo de produto, alguns são de meia hora e outros um pouco mais.

O secador é usado para secar completamente os fios. Por último, é necessário passar a chapinha em mechinhas pequenas, passando pelo menos 12 vezes em cada mecha.

Progressiva sem formol: Em cabelo com franja

Alguns produtos é necessário deixar 3 dias no cabelo para garantir a mudança de estrutura do fio. Nesse período é recomendado não prender ou torcer os fios para não deixar marca.

Quais suas Vantagens e Desvantagens?

Com certeza as vantagens da progressiva sem formol são maiores que as desvantagens. O produto pode ser usado por quem já fez outros tipos de alisamentos e em cabelos tingidos, sendo essa a principal incompatibilidade com o formol.

O cabelo não fica com cheiro forte de química e você não vai ter ardência nos olhos. É alisamento mais brando e por isso você pode sair do salão direto para um compromisso que ninguém será incomodado pelo cheiro.

Por não conter formol também não tem substância cancerígena. Assim você fica linda com a garantia de não estar prejudicando a saúde.

Progressiva sem formol: Em cabelo curto castanho

Como nem tudo são flores, a progressiva sem formol conta com algumas desvantagens. A principal desvantagem é não ser indicada para cabelos afro. A ação do alisamento é limitada e pode não alisar os cabelos mais crespos.

Outra desvantagem é o tempo de duração. Pode ser necessário realizar várias sessões até conseguir o efeito que deseja, principalmente se o seu cabelo for virgem.

Progressiva sem formol: Em cabelo com corte chanel

Quem Pode Usar?

A progressiva sem formol é uma boa opção para quem quer fugir de químicas fortes, mas não é todo mundo que pode usar. A principal contra indicação é para quem tem alergia as substâncias da fórmula.

Progressiva sem formol: Em cabelo curto preto

Pode ser usada em cabelos quimicamente tratados, tanto com alisante quanto com tintura. Algumas fórmulas são indicadas para grávidas, porém é necessário pesquisar.

Progressiva sem formol: Em cabelo longo

Quem tem o cabelo com luzes enfrenta um grande problema: fios ressecados! A descoloração resseca muito o cabelo, em conjunto com a progressiva o resultado pode ser desastroso. Por conta disso, a maioria dos produtos não é indicada para cabelos descoloridos e para os que são você vai precisar investir em hidratação e restauração semanal, seja com máscara ou outro tipo de produto específico.

Sabe quando é o momento certo de fazer a progressiva sem formol? Quando o seu cabelo estiver com pontas duplas e com frizz. Também é ótimo para controlar o volume em excesso, principalmente da raiz.

Existem Contraindicações?

Se não tem formol está liberado, certo? Errado! Qualquer tipo de alisante é uma agressão aos fios, a progressiva sem formol apenas é uma opção com menos danos a saúde.

Progressiva sem formol: Em cabelo longo loiro

Quem já tem histórico de alergia no couro cabeludo deve evitar qualquer tipo de química, pois o risco de coceira e queda de cabelo é maior. Também deve ser evitada por quem tem o cabelo oleoso, pois da progressiva sem formol a tendência é que a raiz fique ainda mais oleosa.

Progressiva sem formol: Em cabelo curto loiro

É difícil fazer da progressiva sem formol como se fosse um único produto. Existem várias fórmulas diferentes com substâncias diversas, por isso a dica é ler o rótulo do produto e pesquisar especificamente sobre a marca. Alguns produtos podem ser usados por grávidas, enquanto outros devem ser evitados. O mesmo acontece com pessoas com problemas respiratórios como asma e bronquite. A regra é pesquisar sem e tirar todas as suas dúvidas com o profissional.

É 100% Livre de Formol?

Essa é uma pergunta muito importante, muitas marcas se dizem livre do formol por ter uma concentração baixa. Você não deve confiar apenas na parte da frente do rótulo, é necessário ver a composição com atenção.

Progressiva sem formol: Em cabelo castanho

Se você vai fazer com o produto do salão fica inviável pedir para ler o rótulo. Nesse caso é necessário confiar no profissional e tirar todas as suas dúvidas antes de fazer a progressiva sem formol.

Progressiva sem formol: Em cabelo longo

Qual o Problema do Uso do Formol?

A lista de problemas do uso de formol é grande e por isso muitas mulheres estão optando por progressiva sem formol. Os principais problemas são:

  • falta de ar
  • tosse
  • descamação do couro cabeludo
  • vômito
  • desmaio
  • queimadura no couro cabeludo
  • queda de cabelo
  • tontura
  • ardência nos olhos
  • dores de cabeça

Esses problemas podem aparecer logo na primeira aplicação de escova progressiva ou aparecer ao longo do tempo. Estudos mostram que o uso do formol eleva os riscos de câncer com o uso prolongado. Vale a pena acatar os alertas e deixar essa química forte de lado.

Progressiva sem formol: Em cabelo preto

Progressiva sem formol: Em cabelo castanho

Quais os Cuidados Pós-Procedimento?

Depois de fazer a progressiva sem formol é necessário ter alguns cuidados especiais para fazer com que o alisamento dure por mais tempo.

O principal cuidado é usar shampoos próprios para quem tem cabelo alisado e fugir da ação anti resíduos. Os shampoos específicos para cabelos tratados tem químicas mais brandas e por isso o  liso acaba durando mais.

Para manter a saúde e beleza dos cabelos antes ou depois da progressiva é muito importante manter certos cuidados em dia como a hidratação. Com a correria do dia a dia pode ser difícil ir até um salão de beleza, por isso saber como cuidar das madeixas em casa é muito importante e também econômico. Pensando nisso, preparamos um post especial com 15 receitas caseiras surpreendentes e baratas. Temos certeza que entre as receitinhas que separamos você encontrará opções perfeitas para o seu cabelo.

Progressiva sem formol: Em cabelo loiro

Quando falamos de progressiva sem formol a sensação que temos é que por ser uma química mais fraca ela não vai agredir os fios. O problema é que qualquer tipo de alisante muda a estrutura dos fios e causa ressecamento. É muito importante fazer hidratação com máscaras específicas para cabelos alisados duas vezes por semana.

Uma ou duas vezes na semana é o ponto de equilíbrio. Hidratar demais pode causar justamente o efeito contrário ao esperado.

Independente do produto que você usa nunca durma com cabelos molhados. Além de provocar caspas e fungos, amassar o cabelo molhado pode mudar a estrutura do cabelo novamente. A dica é secar com secador e depois usar uma touca de cetim para evitar atrito e o indesejado frizz.

Dicas de Marcas e Produtos

Agora que você já sabe tudo sobre progressiva sem formol é hora de escolher o produto. Se você vai fazer a progressiva em um salão provavelmente o profissional já tem um produto para te indicar. Pesquise sobre ele com antecedência.

Um produto do mercado que vem fazendo a cabeça das mulheres é a progressiva desmaia cabelo. Desenvolvida com o intuito de promover redução do volume, maciez e brilho esse tipo de progressiva tem despertado a curiosidade de muitas mulheres. Quer saber mais a respeito desse produto? Confira o post especial que preparamos com as principais informações sobre essa progressiva e dicas das melhores marcas.

Progressiva sem formol: Marcas de produtos

Progressiva sem formol: Marcas de produtos

Progressiva sem formol: Marcas de produtos

Em lojas de cosméticos você encontra uma grande variedade de produtos sem formol, incluindo alguns que podem ser usados em casa mesmo, sem a necessidade de contar com o apoio de um profissional.

A principal dica para quem vai fazer a progressiva em casa é tomar cuidado com a temperatura da chapinha. Muita gente pensa que quanto mais quente melhor o alisamento, porém o cabelo não aguenta temperaturas acima de 200 graus e pode acabar queimando. Antes fazer várias vezes até chegar no liso que deseja que queimar as madeixas, né?

Progressiva sem formol: Marcas de produtos

Progressiva sem formol: Marcas de produtos

Curtiu nossas dicas sobre progressiva sem formol? Ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário.


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *