Balaiagem: O que é? – 60 Inspirações, Dicas de Tons & Cuidados!

É inevitável, cedo ou tarde toda mulher sente a necessidade de mudar o visual dos fios. Entre as diversas opções de mudanças que existem para as madeixas, as opções de clareamento dos fios como as mechas e a balaiagem que se tornou uma super tendência.

Se você deseja renovar o visual dos seus fios trouxemos aqui tudo sobre a balaiagem, uma nova técnica que consiste em fazer mechas em todo o cabelo partindo da raiz.

Sobre a Balaiagem

O nome balayage  vem do francês e significa varredura. Na balaiagem é exatamente uma espécie de varredura que ocorre no cabelo inteiro com outros tons de mechas. Geralmente, são utilizados dois ou três tons abaixo da cor original dos fios com a finalidade de dar um efeito natural ao procedimento. O efeito da balaiagem é como se os filhos tivessem sido dourados de forma natural pelo sol.

O Que é?

A balaiagem é uma técnica similar as mechas nas madeixas. A diferença é que ela fica em um meio termo, no qual ela não é tão fina quanto o reflexo e nem tão grossa quanto as mechas. As mechas da balaiagem são realizadas na parte superior do cabelo e trabalhadas com o princípio do tom sobre tom, uma técnica que traz contraste e promove uma linda tonalidade para os fios deixando o cabelo com um aspecto super natural e cheio de vida.

Balaiagem, Luzes e Mechas: Quais as Diferenças?

Existem diferenças entre balaiagem, luzes e mechas. Para entender melhor o que diferencia as técnicas explicamos a seguir:

  • Balaiagem: diferente das mechas que são mais espessas, a balaiagem é composta por mechas mais finas espalhadas por todo o cabelo proporcionando um efeito super natural aos fios.
  • Luzes: são mechas muito finas feitas em apenas um tom e espalhadas por toda a cabeça para um clareamento sutil.
  • Mechas: são mais espessas e utilizam entre 2 e 3 tons intercalados para alcançar o efeito desejado.

Como Escolher o Tom Ideal?

É claro que você é  totalmente livre para escolher a cor que deseja para fazer a transformação que tem vontade nas suas madeixas. Mas, se preferir saber quais tonalidades combinam mais, é só seguir as dicas abaixo:

Peles claras: tons de cobre, mel e marrom tem tudo a ver.

Peles negras: canela, caramelo e castanho escuro são ótimas opções de tons para deixar as madeixas super naturais e brilhantes. Para os cabelos cacheados e crespos apostar em tonalidades douradas é a opção certa para realçar os cachos.

De forma geral, evite usar mais do que dois ou três tons mais claros do que a cor dos seus fios para que o resultado fique o mais natural possível.

Quanto Custa? #Preço

Balaiagem é uma técnica manual, ou seja, o profissional utiliza apenas um pente que é próprio para separação das mechas e uma plaquete na qual os fios são colocados para aplicação do descolorante. Porém, mulheres que possuem madeixas longas devem optar por fazer as mechas trabalhadas com papel, já as que possuem cabelos curtos ou médios usam a plaquete mencionada anteriormente.

O custo da balaiagem pode variar muito de acordo com o tamanho do cabelo e região onde o procedimento será realizado. Em média o preço fica em torno de R$ 150, porém como dissemos pode variar muito.

Quais os Cuidados Após Balaiagem?

Uma coisa é fato qualquer tipo de procedimento químico acaba danificando os fios, principalmente nos casos de cabelos cacheados e crespos os cuidados devem ser redobrados após a utilização de química.

Para manter a beleza das suas madeixas após o procedimento é importante a seguir os seguintes cuidados:

  • Se você deseja realizar a balaiagem é importante seguir um cronograma capilar após o procedimento, ele será o seu melhor amigo e é fundamental que faça parte da sua rotina de cuidados para recuperação dos danos causados nos fios.
  • Hidratação, nutrição e reconstrução são os cuidados principais para a reposição de água, lipídios e queratina perdidos após a balaiagem.
  • Se você aderiu ao loiro seja ele platinado ou perolado, é fundamental investir em produtos matizadores para desamarelar e matizar as madeixas.
  • A proteção contra os raios solares também é fundamental para recuperação dos fios, por isso é importante investir em produtos com filtro UV.
  • No dia de lavar o cabelo é extremamente importante evitar o uso da água quente, pois ela é inimiga número um dos fios. Opte sempre pela água fria ou morna.
  • Para realizar a hidratação das madeixas após a balaiagem, opte por produtos que contenham ácidos graxos, babosa, lipídios e ceramidas. Buscar investir em produtos que contenham esses componentes é o ideal para devolver maciez e água para os fios.
  • A reconstrução capilar após a balaiagem deve ser realizada pelo menos a cada 15 dias.
  • Evitar utilizar outras químicas como alisamentos ou escovas progressivas após a realização da balaiagem é extremamente importante, pois eles podem piorar o ressecamento do cabelo e chegar a provocar algum nível de queda.
  • Para manter a beleza da balaiagem é importante retocar a raiz pelo menos a cada três meses ou quando a raiz natural começar a aparecer.

Fotos e Inspirações de Cabelos com Balaiagem

Se você deseja investir na balaiagem para mudar o visual das suas madeixas, separamos a seguir por categorias inspirações lindíssimas com diferentes tons. Temos certeza que entre as ideias que separamos você vai encontrar a opção perfeita para o seu cabelo!

Inspirações para balaiagem1

Inspirações para balaiagem2

Inspirações para balaiagem3

Inspirações para balaiagem4

Inspirações para balaiagem5

Caramelo

A balaiagem caramelo é considerada o par perfeito para cabelos castanhos. E é exatamente por isso que muitas mulheres vem apostando na mistura para renovar as madeixas escuras.

A balaiagem caramelo é uma das favoritas por trazer frescor as madeixas ao acrescentar um toque de cor sem modificar a cor natural dos fios. É importante lembrar que a coloração final pode não ficar igual em todos os cabelos. No castanho claro, por exemplo, após o procedimento é possível alcançar o leque de loiros. Já no castanho escuro ou preto o tom ficará mais caramelizado.

Para se inspirar separamos a seguir cabelos lindíssimos com balaiagem caramelo.

Balaiagem caramelo em cabelo curto4

Balaiagem caramelo6

Balaiagem caramelo5

Balaiagem caramelo3

Balaiagem caramelo9

Balaiagem caramelo10

Balaiagem caramelo8

Balaiagem caramelo2

Balaiagem caramelo em cabelo longo1

Balaiagem caramelo7

Mel / Dourado

A balaiagem em tom de mel é uma das tendências para as madeixas mais belíssimas e super estilosas para quem deseja renovar o visual. Entre as opções mais pedidas nos salões de beleza para o verão essa é uma opção para iluminar os fios e deixar o look ainda mais bonito.

Super democrática, balaiagem mel combina com qualquer tipo de cabelo e tom de pele. temos certeza que após ver as inspirações que separamos a seguir você vai querer fazer essa mudança o mais rápido possível!

Balaiagem mel 17

Balaiagem mel em cabelo com base castanha14

Balaiagem mel em cabelo curto15

Balaiagem mel em cabelo curto19

Balaiagem mel em cabelo liso12

Balaiagem mel em cabelo longo11

Balaiagem mel em cabelo médio16

Balaiagem mel em cabelo ondulado13

Balaiagem mel18

 

VEJA  Removedor de Tinta de Cabelo – Funciona? Dicas de Como Usar!

Loiro Platinado

As loiras são as que mais realizam a balaiagem no cabelo, podendo usar diferentes opções tons.

Para as loiras com tom mais escuro, a escolha da cor deve ser voltada para um loiro mais aberto ou dourado. Já para as loiras com um tom claro, ousar no platinado é a opção certa para ter um efeito lindo nas madeixas.

Balaiagem loiro Platinado com corte curto24

Balaiagem loiro Platinado com corte médio26

Balaiagem loiro Platinado com ondas27

Balaiagem loiro Platinado em cabelo liso30

Balaiagem loiro Platinado19

Balaiagem loiro Platinado20

Balaiagem loiro Platinado21

Balaiagem loiro Platinado22

Balaiagem loiro Platinado23

Balaiagem loiro Platinado25

Cabelos Curtos

A balaiagem vem sendo cada vez mais utilizada em cabelos curtos. Por ser prático e bastante versátil, o cabelo curto com balaiagem pode te ajudar a ficar mais elegante, segura e pode ser a pedida certa principalmente para quem tem pouco tempo no dia a dia para arrumar as madeixas.

O cabelo curto chama muito atenção devido o estilo despojado e por isso é muito importante se atentar as escolhas antes de realizar um processo de mudança visual como a balaiagem.

Para renovar o visual do cabelo com corte curto a balaiagem é uma das técnicas que mais vem sendo utilizadas, pois além de deixar o visual ainda mais bonito ela traz brilho e naturalidade para os fios.

Se você desejar aderir o corte curto com balaiagem inspire-se com os modelos de cabelos que separamos a seguir.

Balaiagem em cabelo curto31

Balaiagem em cabelo curto32

Balaiagem em cabelo curto35

Balaiagem em cabelo curto37

Balaiagem em cabelo curto40

Cabelos Cacheados

Nos últimos anos vem crescendo cada vez mais o número de mulheres assumindo a forma natural dos seus cabelos. Para trazer ainda mais beleza para os cachinhos, a balaiagem vem sendo muito utilizada. 

Um dos principais benefícios que se pode obter ao fazer a balaiagem em cabelo cacheado é que ela promove mais destaque a textura do cabelo. Quando o cabelo está todo escuro, nem sempre é possível deixar tão perceptível a beleza dos cachos, porém com mechas em pontos estratégicos é possível deixar em evidência a beleza do cabelo e movimento dos fios.

A balaiagem é a técnica perfeita para destacar os cachos, pois a chance de escolher o posicionamento das mechas faz toda a diferença no visual.

Balaiagem em cabelo cacheado curto51

Balaiagem em cabelo cacheado curto52

Balaiagem em cabelo cacheado médio47

Balaiagem em cabelo cacheado46

Balaiagem em cabelo cacheado53

Balaiagem em cabelo cacheado55

Para Morenas

A balaiagem é uma técnica que super combina com as morenas. A principal dica é ficar atenta ao tom escolhido para que o visual não fique com aspecto artificial.

Balaiagem em morena56

Balaiagem em morena58

Gostou das nossas dicas para balaiagem? Ficou com alguma dúvida? Quais opções de tons que mais chamaram sua atenção? Deixe seu comentário abaixo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *