Tudo Sobre Californiana – 80 Inspirações Lindas, Dicas & Passo a Passo!

Mudar o cabelo é algo bem comum entre as brasileiras, e existem inúmeras possibilidades quando o assunto é dar nova cara às madeixas. E se você já está aí pensando em adotar um novo estilo para os fios, uma das possibilidades é a técnica de californiana.

A californiana não é nenhuma novidade nos salões brasileiros, e mesmo sendo uma velha conhecida ainda tem muitas adeptas, afinal não dá para negar que o efeito iluminado que a técnica dá aos fios garante um visual incrível nos mais diferentes tipos de cabelo.

E se você ainda não conhece a técnica californiana ou está em busca de inspirações para mudar o visual, separamos dicas e inspirações para te incentivar a adotar esse novo estilo nos fios.

o que é

 

Dúvidas Sobre a Técnica

O que é?

A californiana, como o próprio nome já aponta, é uma técnica que surgiu inspirada nos cabelos de surfistas da Califórnia.

Como os surfistas ficavam muito expostos ao sol e a água do mar, era comum o uso de parafina nos cabelos para proteger os fios, e esse uso e toda a exposição resultavam em cabelos com pontas mais claras, dando a típica característica descoloridas.

Inspirado nesse visual, a técnica californiana surgiu nos salões com a proposta de deixar as pontas dos cabelos em outro tom, inicialmente em tons de loiro, de modo a iluminar o cabelo e dar um ar mais verão ao visual.

Com o passar do tempo, a técnica foi se expandindo a novas ideias e outras cores de tinturas passaram a ser usadas para o procedimento, e o resultado é que hoje existem californianas de tons mais clássicos, até possibilidade de pontas coloridas.

 

Como é Feita?

A técnica da californiana consiste em mudar a cor das pontas do cabelo, sendo assim, o processo é feito através da descoloração dessa parte do cabelo, de modo a chegar até o tom desejado.

Se a intenção é adicionar uma outra cor, é comum realizar o clareamento em cabelos escuros e depois adicionar essa outra cor sobre o cabelo já descolorido.

Sendo assim, o procedimento tem como principal característica descolorir as pontas do cabelo para dar o efeito iluminado às madeixas.

 

Estraga o Cabelo?

Para chegar ao efeito das pontas mais claras, não existe milagre e é preciso química sim, seja com o uso de descolorantes ou tintas; e isso pode vir a deixar o cabelo mais frágil.

Caso o seu cabelo esteja saudável, não será notável um grande dano; mas se os fios já estiverem danificados ou ressecados, o clareamento das pontas pode estragar ainda mais as madeixas.

Por isso, o ideal é apostar nessa mudança quando os fios estão saudáveis, evitando que o cabelo sofra com o processo químico.

 

Quais Cuidados Necessários?

Para quem está pensando em mudar o visual e adotar o estilo das pontas mais claras, é preciso ter cuidados pré e pós procedimento, garantindo que os fios estejam e permaneçam saudáveis.

E para ajudar, elencamos dicas dos cuidados necessários antes e depois do procedimento.

Cuidados PréCuidados Pós
Hidrate os fios: como o procedimento usa de químicas, o ideal antes de clarear as pontas é já ir cuidando das madeixas e fazendo hidratações com frequência, de modo a deixar os fios saudáveis para não sofrerem danos durante o processo.Mantenha a hidratação: após descolorir as pontas, os cuidados devem ser ainda mais frequentes, evitando o efeito ressecado nas pontas com californiana. Desse modo, não deixe de fazer hidratações e aposte até mesmo no cronograma capilar para garantir que os fios continuem saudáveis.
Corte as pontinhas: pontas duplas não ficam bem em cabelo nenhum e o clareamento pode destacar ainda mais as pontinhas danificados, sendo assim, o ideal é tirar um pouquinho das pontas para garantir um efeito lindo após fazer a técninca de californiana.Use produtos específicos: depois de mudar a cor das pontas do cabelo, uma boa dica é usar uma linha de produtos específicos para cabelos tingidos e/ou descoloridos. Esse tipo de produto ajuda a cuidar dos fios que passaram por processo química, evitam manchas no cabelo e ainda contribuem em manter a nova cor por mais tempo.
Faça o teste da mecha: antes de aderir a qualquer procedimento químico nas madeixas, é ideal fazer o teste da mecha e assim analisar a reação do cabelo, evitando que as pontas se quebrem no ato do clareamento.Evite água quente: para cuidar das madeixas e evitar o efeito ressecado nas pontas descoloridas, evite água muito quente para lavar as madeixas, já que a temperatura alta da água pode maltratar o cabelo.

Californiana X Ombré Hair: Qual a Diferença? 

As técnicas de californiana e ombré hair costumam causar confusão, e muitas vezes são consideradas equivalentes, no entanto, ambos os procedimentos são diferentes e que dão resultados diferentes aos fios.

Para entender melhor essa diferença, vamos a uma explicação do que é cada um dos procedimentos:

  • Ombré Hair: esse procedimento consiste na ideia de iluminar o cabelo, e para tal efeito são feitas mechas que começam com uma certa distância da raiz e vão se alongando pelo cabelo. Essas mechas vão ficando mais intensas em direção as pontas, e é comum que as pontas fiquem mais claras que o restante do cabelo. Sendo assim, o resultado é um cabelo onde a raiz é mantida e mechas se estendem ao longo do comprimento até chegar as pontas com um efeito mais marcado.
  • Californiana: nessa técnica, a ideia é de clarear apenas as pontas do cabelo, e a diferença está no fato de que as californianas não puxam luzes ao longo do cabelo. No procedimento, a mudança de cor se restringe apenas para as pontas, podendo ter um efeito menos ou mais marcado.

diferença entre ombré hair e californiana

Fotos e Inspirações de Cabelos com Californiana

Loira

Mel / Douradacabelo moderno

Para quem está procurando inspirações para clarear as pontas do cabelo em um tom de destaque e bastante inspirado nos cabelos dos surfistas, a proposta aqui traz o cabelo escuro com pontas douradas e de bastante destaque.

O resultado fica lindo, e o cabelo estilo chanel ganha uma coloração mais moderna, que ilumina o cabelo escuro e o rosto.

cabelo liso comprido

As mechas ficam mais intensas nas pontas

cabelo claro

O cabelo claro tem pontas alguns tons mais claro

corte moderno

A raiz escura destaca as pontas loiras

corte curto moderno

O corte assimétrico é moderno

Branca / Platinada / Cinza 

californiana platinada

Se a ideia é apostar na tendência do platinado para iluminar as pontas, a cor clara fica ótima para fazer californiana em loiras, já que clareia bem as pontas e dá destaque mesmo em fios mais claros.

Nesta proposta, o cabelo longo ganhou pontas bem mais claras, que iluminam bem as madeixas e deixam os fios com um estilo mais moderno.

As pontas platinadas ficam modernas

cabelo curto

O cabelo curto fica moderno com as pontas claras

cabelo loiro

O cabelo liso loiro tem pontas mais claras

cabelo loiro liso

O cabelo tem tom natural de loiro acinzentado

Colorida

Azul 

cabelo com pontas azul

Se a ideia é fugir da clássicas pontas loiras, uma boa inspiração é escolher o azul para dar um estilo moderno e jovem ao visual.

Na proposta, o cabelo curto ganhou um tom de azul escuro nas pontas, que fica harmonioso com o cabelo castanho escuro.

cabelo azul

O azul escuro combina com o cabelo preto

cabelo cinza

Nas ponta, a aposta foi pelo azul turquesa

cabelo colorido moderno

As mechas nas pontas misturam dois tons de azul

cabelo jovem

O corte chanel fica moderno com as pontas azuis

Rosa 

cabelo pink

Entre as cores possíveis para fazer as mechas coloridas nas pontas do cabelo, uma das inspirações é usar um tom de tinta fantasia pink, como nesta proposta.

Para chegar a esse tom bem aberto, as madeixas escuras precisaram ser descoloridas e só depois a tintura colorida foi usada.

cabelo com pontas coloridas

O cabelo liso tem pontas em cor de rosa

cabelo escuro colorido

O tom de pink é destaque no cabelo escuro

cabelo loiro colorido

O cabelo loiro destaca as pontas em tom de pink

ideias para cabelo rosa

Vermelha / Marsala 

cabelo curto vermelho

Se a ideia é mudar de visual e adotar um cabelo vermelho, mas você ainda tem medo de ousar, uma boa aposta é começar com californiana vermelha, que já adiciona cor aos fios, mas sem mudar radicalmente.

Como inspiração para as pontas vermelhas, a ideia aqui traz o cabelo com corte chanel assimétrico e apenas as pontinhas vermelhas, que ficam em destaque diante do tom de cabelo escuro.

cabelo longo com pontas vermelhas

As pontas vermelhas ficam lindas no cabelo escuro

cabelo marsala

O tom de vermelho segue a cartela da cor marsala

cabelo preto com vermelho

O vermelho das pontas tem tom mais fechado

cabelo liso vermelho

O vermelho tem tom fantasia

mechas vermelhas

Roxa

cabelo roxo

Entre as cores mais ousadas para fazer pontas coloridas, o roxo é uma ótima ideia e é uma boa aposta para quem quer ter cabelo roxo.

Nessa inspiração, o cabelo longo e de cor preta foi descolorido nas pontas e ganhou um tom de roxo violeta, que destaca as madeixas e deixa o visual moderno.

cabelo preto e roxo

As pontas têm tom de roxo bem intenso

cabelo lilás

As pontas em tom de lilás se destacam no cabelo cinza

cabelo curto roxo

O roxo das pontas é em tom fantasia

ideias para cabelo roxo

Em Cabelo Curto 

cabelo curto com mechas

Para mudar completamente o visual e adotar um estilo mais moderninho nos fios, a inspiração aqui traz um corte assimétrico e moderno e que ganha ainda mais destaque por conta das pontas descoloridas.

As pontas iluminadas garantem um visual incrível e fazem toda a diferença para destacar o corte de cabelo curto.

cabelo curto com franja

O cabelo curto escuro tem pontas em tom de dourado

cabelo Sandy

As mechas nas pontas são discretas

cabelo com pontas douradas

O cabelo curtinho tem corte na altura do queixo

cabelo curto com pontas descoloridas

Em Cabelo Médio 

corte long bob

Se você adotou um long bob como corte de cabelo, o comprimento médio já é uma aposta tendência, e para ficar com um visual ainda mais moderno, vale essa ideia de adotar pontas descoloridas ao corte médio.

Na proposta, o cabelo em tom de castanho claro ganhou tom de loiro bem aberto nas pontas, e o efeito fica lindo para um cabelo no verão.

cabelo iluminado

As pontas claras iluminam bem o rosto

cabelo médio moderno

O cabelo liso tem corte assimétrico

cabelo médio com ponta platinada

As pontas seguem em tom platinado

cabelo castanho médio

O cabelo tem pontas em tom de loiro suave

corte médio cabelo

Em Cabelo Cacheado 

cabelo médio cacheado

E se você tem as madeixas cacheadas e quer dar uma iluminada nos fios, não tenha medo de apostar no efeito californiana, que vai deixar os cachinhos com um efeito mais iluminado e moderno.

Nesta inspiração, o cabelo escuro abriu alguns tons nas pontas, deixando a descoloração em tom levemente dourado e iluminando a pele morena.

cabelo com cachos

O loiro nas pontas tem tom de dourado

cabelo cacheado e descolorido

cabelo cacheado e com volume

Os cachos com volume ganham destaque com as pontas descoloridas

cabelo cacheado e com mechas

As mechas nas pontas iluminam o cabelo cacheado

 

Em Cabelo Castanho 

cabelo com pontas em cor de mel

No cabelo castanho escuro e liso, a aposta foi pelas mechas californianas em tom de mel, e a cor é uma ótima escolha para não danificar demais o cabelo escuro no clareamento, além de dar um resultado super harmonioso para os fios mais escuros.

cabelo longo

O loiro nas pontas iluminou o cabelo

cabelo cinza

As pontas ganharam tom acinzentado

cabelo castanho escuro

O cabelo castanho tem pontas douradas

cabelo castanho com pontas loiras

O tom de loiro destaca o cabelo castanho

cabelo comprido

As pontas descoloridas têm tom de dourado

 

Em Morenas

cor de cabelo para morena

Para as mulheres morenas que querem aderir ao efeito da californiana nas madeixas, uma boa dica é procurar um tom de descoloração que fique em harmonia com o tom de cabelo e tom de pele.

Como inspiração, a ideia aqui foi de deixar as pontas em tom de mel, cor que combina perfeitamente com a pele morena e ilumina o cabelo e o rosto.

morena com cabelo platinado

As pontas têm tom de loiro platinado

cabelo escuro com mechas loiras

O tom de loiro nas pontas ilumina o cabelo escuro

cabelo para pele bronzeada

As pontas loiras iluminam a pele bronzeada

Em Negras 

cor de cabelo para negra

As negras também podem e devem abusar da ideia de mudar a cor das pontas do cabelo, e como inspiração para essa mudança, a ideia aqui foi de puxar um tom de loiro dourado e acobreado nas pontas, dando um efeito bem iluminado para o cabelo e para a pele.

cabelo cacheado com pontas descoloridas

O tom mais claro nas pontas valoriza os cachos

cabelo com tranças

O cabelo trançado tem as pontas em tom de mel

cabelo alisado

O cabelo tem pontas descoloridas em tom de dourado

cabelo negra

O tom mais claro das pontas ilumina o rosto

cabelo curto com mechas vermelhas

Na proposta, a ideia foi pelas pontas em tom de vermelho

Como Fazer Californiana: Passo a Passo

Se a ideia é apostar nas mechas californianas usando a técnica de descoloração com água oxigenada, o primeiro passo é entender o volume correto da água oxigenada.

  • 20 Volumes: ideal para cabelos mais claros, como loiras, já que abre de 1 a 2 tons.
  • 30 Volumes: indicado para cabelos castanho claro, abrindo até 3 tons.
  • 40 Volumes: melhor aposta para cabelos mais escuros, já que abre até 4 tons da cor natural dos fios.

 

Agora que você já sabe como escolher o volume certo para a água oxigenada, podemos ir ao passo a passo para fazer californiana.

  1. Em um recipiente misture as proporções de 2 medidas de pó descolorante para 1 medida de água oxigenada;
  2. Desembarace o cabelo e divida-o em 5 partes – topo da cabeça, duas mechas laterais e duas partes na região da nuca;
  3. Comece soltando as mechas da nuca, e com um pincel vá aplicando a mistura descolorante nas pontas do cabelo (considere a altura desejada para começar);
  4. No início da aplicação, onde começam as mechas, aplique menor quantidade e nas nas pontas concentre a aplicação, de modo a ficar um efeito degradê e mais harmonioso;
  5. Envolva as mechas com produto em papel alumínio;
  6. Vá soltando as outras partes (mechas laterais e topo da cabeça) e faça o mesmo procedimento – aplique o produto e depois envolva em papel alumínio;
  7. Deixe o cabelo envolto no papel alumínio por 15 minutos e depois abra um dos papeis para ver se já chegou ao tom desejado;
  8. Quando alcançar o tom desejado, enxágue bem o cabelo e lave normalmente com shampoo e condicionador.

 

Agora que você já tem inspirações para esse novo estilo, é só marcar horário no salão e apostar nessa mudança de visual!


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *