Como Clarear o Cabelo – 15 Maneiras Eficazes & Dicas Importantes!

Aprender como clarear o cabelo de forma natural é uma maneira de fugir das químicas que tanto agridem as nossas madeixas. Clarear o cabelo com pó descolorante e água oxigenada deixa o fio muito fragilizado, por isso muita gente acaba desistindo do sonho de ter o cabelo mais claro e estiloso.

A boa notícia é que existem várias formas de como clarear o cabelo com métodos naturais, sem agredir as madeixas. Como você deve imaginar essas técnicas exigem uma dose extra de paciência, pois o resultado que deseja pode demorar a aparecer. Por outro lado, vale a pena conquistar o cabelo dos sonhos sem abrir mão da saúde dos fios.

Nesse post vamos ensinar como clarear o cabelo com materiais simples que provavelmente você já tem em casa. Além de preservar o fio, também vai ser uma maneira muito econômica de mudar o visual.

Como Clarear o Cabelo: Técnicas e Dicas

Quer aprender como clarear o cabelo? Há formar naturais como usando leite ou camomila, mas também há produtos químicos que ajudam nesse processo como é o caso da tinta e da água oxigenada. Tudo depende do que deseja fazer, por isso vamos ensinar todas as técnicas mostrando as principais vantagens e desvantagens. Bora aprender?

Como clarear o cabelo: Técnicas

Como clarear o cabelo: Técnicas

Como clarear o cabelo: Técnicas

Como clarear o cabelo: Técnicas

Como Clarear o Cabelo Naturalmente

Clarear o cabelo naturalmente é uma excelente alternativa para quem não gosta de usar químicas fortes no cabelo. Cada vez mais mulheres estão preocupadas em como o uso de químicas afeta a saúde do organismo de forma geral. Além disso, a descoloração global frequente detona os fios, eles ficam ressecados, quebradiços e ainda corre o risco de ter um corte químico.

Com as técnicas naturais isso não acontece. Porém independente do método de como clarear o cabelo é importante investir na hidratação semanal. Mesmo sendo uma opção natural, o cabelo vai sofrer com o ressecamento, claro que muito menos que com a descoloração tradicional, mas ainda assim precisa de cuidados especiais.

A hidratação é uma forma de trazer de volta para as madeixas umidade, nutrientes, brilho e maciez que podem ter sido perdidos durante o procedimento feito para clarear o cabelo. Pensando nisso é importante buscar formas para hidratar as madeixas, com isso garantido que a saúde dos fios esteja sempre em dia. Para te auxiliar com esse cuidado preparamos um post especial com receitas de hidratação com ovo. Já ouviu falar de hidratação com ovo? Por mais que pareça estranho devido o cheiro a hidratação feita com ovo possui uma série de benefícios incríveis!

Como clarear o cabelo: Naturalmente

Com Tinta

Quer saber como clarear o cabelo com tinta? Essa é a pergunta de um milhão de reais! Na verdade, nesses casos não há como clarear com método natural. Se o seu cabelo já é tingido vai precisar fazer a decapagem que remove toda a tinta, mas remove também os nutrientes e a hidratação do fio.

Se o seu objetivo é clarear as madeixas usando tinta, mas sem descolorir, a missão é mais difícil. Tudo depende da sua cor natural de cabelo, um cabelo loiro claro ou loiro médio permite o clareamento usando tinta e água oxigenada.

Já em cabelos mais escuros é impossível conseguir um tom mais claro logo na primeira aplicação de tinta. Você só pode aplicar tinta uma vez ao mês e para chegar ao tom certo sem manchas pode levar até seis meses.

Se o seu cabelo não tem nenhum tipo de química é muito melhor fazer a descoloração global e tingir da cor desejada.

Em todas as situações você vai precisar investir em um cronograma capilar completo com hidratação e restauração para devolver a maciez, o brilhos e evitar quebra de cabelo.

Não há uma forma natural de clarear o cabelo com tinta. O mercado de cosmético está sempre lançando produtos novos, a nossa sugestão é pesquisar por produtos menos agressivos.

O cabelo loiro é considerado um cabelo mais frágil que necessita de uma rotina de cuidados para garantir fios saudáveis. Pensando em aprimorar os cuidados com as madeixas é importante estar sempre atenta as novas tendencias de hidratações caseiras, novos produtos, pomadas, entre outros. Pensando em te auxiliar nos cuidados com seu cabelo, preparamos um post especial com dicas de produtos e receitas caseiras para hidratar cabelos loiros!

Como clarear o cabelo: Com tinta

Com Água Oxigenada

Esse não é bem um tutorial de como clarear o cabelo naturalmente. A água oxigenada agride bastante o fios, deixa ressecado e pode ser melhor usar em conjunto com o pó descolorante para conquistar o efeito desejado de uma única vez. Apesar disso, é possível usar água oxigenada para clarear gradativamente.

A dica é usar a água oxigenada volume 10 que é a opção menos agressiva. Ainda assim corre o risco de deixar o cabelo alaranjado, então é por sua conta e risco!

Como clarear o cabelo: Com água oxigenada

Como Clarear o Cabelo com Canela

A canela é uma boa alternativa para quem quer aprender como clarear o cabelo, mas não deseja fios loiros. Com essa especiaria tão usada na cozinha é possível deixar o fio com uma tonalidade mais acobreada e fugir do loiro tradicional.

  1. Misture 2 colheres de canela, 2 colheres de creme de hidratação e 2 colheres de mel.
  2. Aplique o creminho no cabelo ainda úmido.
  3.  Abafe com a touca ou com sacola.
  4. Deixe agir por 2 horas.
  5. Lave e repita uma vez por semana até alcançar a tonalidade desejada.

Como clarear o cabelo: Com canela

Com Limão

Antes de aprender como clarear o cabelo com limão é importante saber que o limão funciona como um ácido, por isso não deve ser usado próximo ao couro cabeludo. Você também deve tomar cuidado para não espirrar na pele, pois se sair ao sol pode manchar e até provocar sérias queimaduras.

  1. Suco de 4 limões espremidos.
  2. 3 colheres de condicionador ou creme de hidratação.
  3. Coloque a mistura no borrifador.
  4. Fique três dias sem lavar o cabelo.
  5. Passe protetor solar no corpo e no rosto.
  6. Cubra os ombros com uma toalha.
  7. Use o borrifador para umedecer as madeixas com a mistura.
  8. Cuidado para não manchar a pele.
  9. Fique no sol até a mistura com limão secar no cabelo.
  10. Lave normalmente.

Como clarear o cabelo: Com limão

Com Mel

O mel funciona como um antioxidante e é rico em diversas vitaminas, como vitamina A, D e C. Se você é adepto a receitinhas caseiras provavelmente já viu hidratações com mel na composição. Ele é ótimo para deixar o cabelo macio, mas também se encaixa em uma das técnicas de como clarear o cabelo.

  1. Dilua 2 colheres bem cheias de mel em uma colher de água. É importante usar mel puro.
  2. Vai formar uma mistura bem homogênea.
  3. Essa técnica não depende da ação do sol. A dica é aplicar a misturinha de mel com água no cabelo úmido após lavar apenas com shampoo.
  4. Abafe usando uma touca ou uma sacolinha de supermercado.
  5. Deixe agir por no mínimo 3 horas.
  6. Enxágue e finalize como sempre.
  7. Repita uma vez na semana.

Como clarear o cabelo: Com mel

Como Clarear o Cabelo com Camomila

Podemos dizer que aprender como clarear o cabelo com camomila é a forma mais simples de todas e ainda deixa as madeixas com um cheirinho muito gostoso. Essa é uma das técnicas mais utilizadas principalmente para crianças que sonham com os cabelos mais claros, mas não tem idade suficiente para descolorir no salão.

O cabelo fica levemente dourado e o tempo para alcançar esse resultado vai depender da cor atual do seu cabelo, porém com 4 aplicações é possível observar os primeiros tons mais claros.

  1. O primeiro passo para aprender como clarear o cabelo com camomila é fazer um chá bem concentrado. Faça 4 colheres de chá para uma xícara de água. Deixe ferver bem.
  2. Desligue o fogo e deixe o chá esfriar totalmente.
  3. Lave o cabelo usando apenas shampoo. O shampoo abre as cutículas enquanto o condicionador fecha, por isso para melhores resultados ele não deve ser usado.
  4. Aplique o chá de camomila em temperatura ambiente nas madeixas ainda úmidas.
  5. Você pode usar um borrifador ou molhar o cabelo todo com o chá.
  6. Para maximizar os resultados você pode aproveitar a ação do sol. A dica é aplicar a camomila quando for tomar sol ou sair de casa.
  7. Deixe por 6 horas e depois lave o cabelo normalmente.
  8. Faça a aplicação de camomila uma vez por semana até chegar no tom que deseja.

 Como clarear o cabelo: Com camomila

Com Leite

Já pensou em usar leite para deixar as madeixas douradas? Essa técnica de como clarear o cabelo é usada junto com a camomila e tem baixo custo, afinal, todo mundo tem leite na geladeira. É importante lembrar que esse método só funciona com exposição solar.

  1. Ferva uma xícara de leite com 3 colheres de camomila. A ideia é deixar uma mistura bem concentrada.
  2. Deixe o leite esfriar completamente e aplique nas madeixas limpas.
  3. Fique no sol por 2 horas. É importante fugir dos horários de sol forte, ou seja, faça isso antes das 10 da manhã ou após as 15 horas. Não se esqueça de aplicar protetor solar no rosto e no corpo.
  4. Lave os cabelos normalmente.
  5. Repita a técnica uma ver por semana.

Como clarear o cabelo: Com leite

Com Bicarbonato

O bicarbonato traz alguns benefícios, além de ser uma técnica de como clarear o cabelo. Ele é uma opção caseira para fazer limpeza profunda nas madeixas, remove a a oleosidade, combate a caspa e elimina resíduos químicos de poluição ou de outros produtos usados.

  1. Misture 1 parte de bicarbonato de sódio para 5 partes de água. Outra opção é adicionar o bicarbonato nas outras receitas que ensinamos.
  2. Aplique a mistura no cabelo limpo e deixe agir por meia hora no máximo.
  3. É importante lembrar que o bicarbonato resseca o fio, por isso é indicado repetir o clareamento a cada 15 dias e investir em uma boa hidratação nos intervalos.

Como clarear o cabelo: Com bicarbonato

Curtiu nossas dicas de como clarear o cabelo? Ainda tem dúvidas de como fazer em casa? Deixe o seu comentário.


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *