Como Descolorir o Cabelo Sozinha – 12 Coisas que Você Precisa Saber!

Mudar o visual é algo comum entre as mulheres, e quando o assunto é mexer com o visual o cabelo acaba sendo uma das primeiras mudanças, e o que não faltam são ideias para dar uma nova cara as madeixas. E para quem quer uma mudança mais marcante nos fios com mudança de cor, mas não quer gastar com salão, a dica é aprender como descolorir o cabelo em casa.

A técnica de como descolorir o cabelo envolve passos cuidadosos, afinal qualquer errinho pode deixar as madeixas danificadas, e com certeza ninguém quer uma mudança negativa. Sendo assim, no post trouxemos dicas de como descolorir o cabelo em casa com passo a passo completo, e dicas para não errar.

Então, se você está querendo uma mudança radical no visual, já pode aproveitar as dicas do post!

dicas

O Que é e Como é Feita a Descoloração do Cabelo?

Com certeza você já ouviu muito o termo “descolorir o cabelo”, mas você sabe exatamente o que é a técnica?

A descoloração do cabelo é um procedimento que visa retirar o pigmento natural dos fios e abrir alguns tons das madeixas, ou remover toda a cor, deixando o cabelo totalmente descolorido.

O processo de como descolorir o cabelo, geralmente, utiliza de dois produtos – água oxigenada e pó descolorante. A água oxigenada age abrindo as cutículas do cabelo e o pó descolorante tem a ação de remover a cor natural do cabelo.

o que é

O procedimento clareia tons do cabelo

Essa combinação pode ser um pouco intensa, já que a abertura das cutículas e a retirada da cor podem causar desgaste ao fio, sendo assim é preciso estar com o cabelo saudável antes de adotar qualquer procedimento para descolorir o cabelo.

antes e depois

O antes e depois mostra o resultado da descoloração

Como Descolorir o Cabelo em Casa: Dicas & Passo a Passo

Passo a Passo

Para quem quer aprender como descolorir o cabelo em casa com passo a passo simples, vamos ao tutorial de como fazer o procedimento sem estragar o cabelo.

  1. Com o cabelo seco, penteie bem e divida-o em mechas para facilitar a aplicação do produto;
  2. Misture a água oxigenada com o pó descolorante, e com um pincel e luvas nas mãos, vá aplicando a mistura nos fios;
  3. Para garantir um efeito homogêneo em todo o cabelo, a mistura descolorante deve ser aplicada sempre das pontas para a raiz, já que a raiz tende a clarear mais rápido;
  4. Aplique o descolorante em toda região desejada;
  5. Deixe o produto agir nas madeixas pelo tempo adequado para atingir o tom desejado, desde que o tempo não ultrapasse 30 minutos;
  6. Para finalizar, enxágue o cabelo removendo todo o descolorante e lave-o com shampoo e condicionador/ máscara de tratamento.
VEJA  Cabelo Castanho Claro – Os Tons Mais Incríveis & Dicas Inéditas!

como fazer passo a passo

Dicas Para Não Errar

Volume da Água Oxigenada

Um dos principais itens para o processo de como descolorir o cabelo é a água oxigenada, e a variedade de volumes pode causar dúvida na hora de escolher a água oxigenada ideal.

Sendo assim, para escolher o volume da água oxigenada, é preciso ter em mente qual a intensidade de descoloração que você nos fios e qual a cor atual das madeixas.

Para ajudar, fizemos um esquema de qual volume é indicado em cada caso.

como escolher volume água oxigenada

O volume deve ser escolhido de acordo com o tom do cabelo

  • 20 Volumes: indicada para cabelos de tons mais claros, como loiras. A água oxigenada 20 volumes chega a abrir de 1 a 2 tons da cor natural dos fios.
  • 30 Volumes: idea lpara cabelos castanho claro e em tons de mel; e pode abrir até 3 tons no clareamento
  • 40 Volumes: indicado para cabelos de tons escuros, como castanhos escuros e pretos; e pode alterar a cor numa abertura de até 4 tons mais claro,

Escolha do Pó Descolorante

Outro item importantíssimo para o processo de descoloração do cabelo é o pó descolorante, e neste caso, as melhores opções são os pós azulados, que evitam que o cabelo descolorido fique em tom amarelado.

Além de escolher por um pó de tom azul, é ideal também escolher uma boa marca, que dará mais segurança para não danificar as madeixas.

melhor pó descolorante

O pó azul é a melhor opção para descolorir o cabelo

Proporções para a Mistura

Para fazer a mistura para a técnica de como descolorir o cabelo, a proporção mais adequada é usar 1 medida de pó para 2 medidas de água oxigenada.

A quantidade de mistura vai depender da quantidade de cabelo a descolorir, mas siga sempre essa proporção e misture bem antes de aplicar o descolorante nos fios.

VEJA  Cabelo Rose Gold - 37 Inspirações dessa Tendência Apaixonante!

como fazer a mistura

Tempo de Ação Do Descolorante

O ideal é que a mistura descolorante fique no máximo 30 minutos no cabelo para não deixar os fios quebradiços, mas se você não quer errar o tom da descoloração, a dica é abrir olhar o tom a cada 5 ou 10 minutos, verificando se já chegou no tom desejado.

cuidados

Respeite o tempo de ação do descolorante

Cuidados

Antes de Descolorir

  • Analise seus fios: antes de adotar a técnica de como descolorir o cabelo, é preciso averiguar a saúde dos fios, já que a química para descolorir as madeixas pode deixar fios ainda mais secos. Neste caso, verifique se o cabelo não está quebradiço, opaco ou muito danificado, e caso constate que os fios já estão mais “sofridos”, é ideal investir em cuidados mais intensos antes da descoloração, como um cronograma capilar, que vai ajudar a tratar das madeixas.
cabelo danificado

Evite a descoloração em cabelos ressecados

  • Faça a descoloração com o cabelo sujo: a velha dica de não lavar o cabelo 1 ou 2 dias antes da coloração também é válida para o procedimento de descolorir o cabelo. Com a oleosidade natural dos fios, o couro cabeludo fica mais protegido, evitando que o procedimento cause irritação nessa área.
  • Teste da mecha: para garantir que os fios não irão sofrer danos com a descoloração, o ideal é preparar uma quantidade do descolorante e aplicar apenas em uma mecha, deixando o tempo de ação total nas madeixas. Depois enxágua essa mecha e verifique se o cabelo não ficou danificado com o processo de descoloração.

como fazer

  • Cuidado com a pele: a mistura de pó descolorante e água oxigenada pode vir a irritar e até manchar a pele, por isso, antes de ir ao processo de como descolorir o cabelo, passe um creme hidratante na região da testa, orelhas e nuca, evitando que o descolorante entre em contato direto com a pele.
VEJA  Tinta Roxa para o Cabelo: Marcas, Preços e Dicas!

 

Depois de Descolorir

  • Use um matizador: depois de descolorir o cabelo, é preciso tomar cuidado para as madeixas não ficarem manchadas; sendo assim, finalize o processo de como descolorir o cabelo usando um shampoo e/ou máscara matizadora, que é um produto específico para evitar e tirar manchas das madeixas mais claras.
como lavar

O produto matizador tira manchas do cabelo descolorido

  • Hidratação frequente: as hidratações não ficam restritas apenas para o período pré descoloração, pelo contrário, depois de clarear tons do cabelo, o ideal é fazer hidratações semanais, garantindo que os fios continuem saudáveis.

cuidados pós descoloração

  • Cuidado com outros procedimentos seguintes: se a ideia é fazer o processo de como descolorir o cabelo para em seguida adotar um outro processo, como uma coloração, é preciso ler as informações do fabricante do outro produto a ser usado, de modo a verificar se os dois processos são compatíveis. Além disso, não dispense o teste da mecha antes de outro procedimento.

 

 

E aí, você já adotou essa técnica em casa? Conta aqui nos comentários como foi sua experiência.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *