Como Fazer Mechas no Cabelo – Tutoriais Incríveis para Fazer em Casa!

Uma das formas mais utilizadas para fazer mudanças em madeixas femininas são as mechas. Independentemente da técnica escolhida ou da cor desejada, elas são ótimas para dar destaque aos fios e valorizar o tom natural do cabelo. Porém, para que o resultado fique conforme o esperado, é preciso ter atenção com algumas questões básicas, ainda mais quando se pretende realizar esse procedimento em casa. Se esse for o seu caso, você está no lugar certo. A seguir, nós vamos te mostrar como fazer mechas no cabelo, com diferentes técnicas. Além disso, você também vai descobrir quais são os cuidados fundamentais para ter com os fios antes e depois da coloração e ainda vai conferir diferentes referências para se inspirar.

Fotos e Ideias de Cabelos com Mechas

Se você ainda não sabe se deve ou não fazer mechas no seu cabelo, separamos uma seleção incrível que certamente vai te inspirar. Para começar, uma das tonalidades mais escolhidas para esse procedimento: o loiro. E essa cor não é usada apenas por quem já tem os fios mais claros. Muitas mulheres com cabelo castanho escuro e pretos gostam de apostar nesse tom.

Cabelos com mechas loiras.

Rosie Huntington com cabelo loiro, com mechas.

A modelo britânica Rosie Huntington é uma das adeptas das mechas loiras.

Surfista com cabelo castanho comprido, com mechas loiras.

Um dos efeitos mais buscados pelas mulheres é o cabelo praiano. Para isso, você vai precisar fazer mechas loiras e apostar em fios levemente ondulados.

Mulher com boné, com cabelo castanho com mechas loiras nas pontas.

Camila Coutinho com mechas loiras no cabelo.

A blogueira Camila Coutinho também já se arriscou nas mechas loiras.

Camila Queiroz com cabelo curto com mechas loiras.

A atriz Camila Queiroz já utilizou mechas para iluminar discretamente o cabelo.

Cabelo castanho com mechas douradas.

Cabelo castanho com mechas douradas.

Halle Berry com cabelo curto com mechas.

Halle Berry prova que em cabelos curtos as mechas também ficam incríveis.

Cabelo castanho com mechas loiras.

Cabelo comprido com mechas laranjas e roxas.

Mas não são só as mechas loiras que vem ganhando o coração do público feminino. Outras tonalidades também são bastante requisitadas, especialmente o ruivo. Além dele, muitas mulheres mais ousadas também estão aderindo às mechas coloridas. Elas podem ser feitas praticamente com qualquer cor: rosa, roxo, verde, azul, laranja, entre outras.

Cabelo loiro com mechas ruivas.

Mulher com cabelos com mechas coloridas.

Mulher com cabelo curto, com mechas rosas.

Montagem com cabelos com mechas rosas, roxas e laranjas.

Cuidados Necessários: Antes e Depois

Depois de conferir tantas fotos lindas de mulheres com mechas, você decidiu apostar na técnica? Pois saiba que antes de aprender como fazer mechas no cabelo, você deve conhecer quais são os cuidados essenciais que precisam ser feitos antes e depois da coloração. Afinal, a mudança de cor dos fios pode ser considerada uma agressão, principalmente se você não cuidar bem deles durante esse processo.

Antes

Antes de realizar o procedimento, é preciso preparar as madeixas. Para isso, realize pelo menos duas hidratações poderosas. E se for ao salão e o cabelo estiver muito ressecado, vale a pena investir em um tratamento profundo para repor as proteínas dos fios.

Durante o processo de coloração, o cabelo perde proteínas e lipídios e é preciso que essas substâncias sejam repostas.

Depois

Uma das primeiras coisas que você deve saber antes de aprender como fazer mechas no cabelo é que seus cuidados com os fios precisarão aumentar, especialmente para casos de descoloração. As madeixas vão demandar ainda mais atenção se você tiver o costume de usar chapinhas e secadores. Para te ajudar a cuidar do seu cabelo e deixá-lo saudável, separamos algumas dicas valiosas:

  • Após o procedimento, comece hidratando o cabelo uma vez por semana. Você pode usar uma receita caseira ou apostar em uma máscara.
  • Se for adepta das chapinhas e secadores, não esqueça de usar protetor térmico.
  • Evite banhos muito quentes.
  • Invista em produtos específicos que não desbotam e ajudam a manter a cor
  • Você já viu aqueles shampoo’s roxos? Eles serão seus novos melhores amigos, pois ajudam a eliminar o amarelado dos fios tingidos.
  • Aumente a frequência de corte dos fios.
  • Não lave os cabelos todos os dias, aproveite para experimentar o shampoo seco.
  • Espere pelo menos três meses para fazer o retoque das mechas e durante esse intervalo, prepare os fios para a próxima coloração com hidratações.
  • Cabelos tingidos precisam de cuidado extra contra o sol e cloro. Por isso, sempre que você for à praia ou piscina, use um produto específico para proteger seus fios dos raios solares e para impedir que as mechas fiquem esverdeadas.
  • Se após o procedimento seu cabelo ficou amarelado ou alaranjado, será necessário matizar. Você aprende tudo sobre essa técnica clicando aqui.

Como Fazer Mechas no Cabelo Sozinha: Passo a Passo

Finalmente chegou o momento que você estava esperando: a hora de aprender como fazer mechas no cabelo sozinha. A primeira coisa que você deve fazer é escolher bem a cor que será utilizada. Principalmente se você está fazendo esse procedimento pela primeira vez, é uma boa ideia optar por uma tonalidade que não contraste muito com os seus fios naturais. Dessa forma, você evita qualquer susto com o resultado e pode ir testando os tons aos poucos. Outra dica importante é fazer todo o processo em apenas uma mecha do cabelo, prefira uma que fique mais escondida, para que você se certifique de que o resultado será como você deseja.

Com Papel Alumínio

Uma das técnicas mais utilizadas para fazer mechas é com o papel alumínio. Para isso, você vai precisar de:

  • Pedaços de papel alumínio;
  • Plaquete (espátula própria para esse processo);
  • Vasilha;
  • Pincel;
  • Pente;
  • Tinta da cor escolhida.

Comece desembaraçando o cabelo e dividindo-o em 5 partes, sendo que cada lateral da cabeça deve ser dividida em duas, sobrando uma parte no topo. Em seguida, corte o papel alumínio. Uma das medidas deve ter 30 centímetros e a outra vai depender do comprimento da plaquete que você irá utilizar. Depois, comece a separar horizontalmente as mechas, intercalando as que você vai tingir. Para isso, utilize o cabo do pente. Dessa forma, você poderá definir o tamanho de cada mecha. Se sentir muita dificuldade, você também pode usar um pente próprio para essa separação.

Imagem mostrando como fazer mechas no cabelo com papel alumínio.

Quando todas as mechas estiverem separadas, despeje a tinta em uma vasilha e aplique nos fios, começando pelo comprimento e por último a raiz. Logo em seguida, com a ajuda do plaquete, envolva as mechas dentro dos pedaços de papel alumínio. Lembre-se de começar esse processo da base até o topo da cabeça. O tempo de ação geralmente dura 45 minutos, mas o ideal é sempre seguir as instruções contidas na embalagem do produto utilizado. Para retirar a tinta, lave os fios.

Em cada retoque, procure separar as mesmas mechas.

Com Papel Crepom

Outra técnica também conhecida, principalmente pelas jovens, utiliza o papel crepom. Para aprender como fazer mechas no cabelo com esse material, você vai precisar de:

  • Papel crepom da cor escolhida;
  • Luvas;
  • Vasilha;
  • Água.

Já com as luvas, separe as mechas que deseja pintar. Em seguida, molhe os fios escolhidos e envolva cada mecha com papel crepom umedecido. Deixe agir entre 10 e 15 minutos. Depois, basta retirar o papel e deixar secar naturalmente ou usar um secador. Lembre-se que essa técnica tem uma durabilidade menor, sendo que dependendo da cor escolhida e da quantidade de lavagem, pode durar apenas uma semana.

No Cabelo Preto

Uma das principais dúvidas das mulheres de cabelo preto é se é possível realizar esse procedimento nos seus fios. E a resposta é sim! Porém, é necessário um pouco de paciência, pois pode demorar um pouco até que a cor fique conforme o esperado. Além disso, é preciso ter cuidado com o contraste do tom escolhido com a tonalidade natural do cabelo, por isso é recomendável fazer testes, até atingir o resultado desejado. Nesse caso, também deve-se ter atenção com a manutenção das mechas.

Montagem com fotos de mulheres com cabelo preto com mechas.

A blogueira Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, é uma das adeptas das madeixas com mechas coloridas.

Com relação às cores, é possível escolher praticamente qualquer tom. Porém, se você deseja uma tonalidade mais clara, antes de aprender como fazer mechas no cabelo, você precisará descolorir as madeixas primeiro.  Para isso, você vai precisar de:

  • Água oxigenada;
  • Pó descolorante;
  • Vasilha;
  • Papel alumínio.

Para descolorir os fios, você deve seguir o mesmo passo a passo, citado anteriormente, que utiliza papel alumínio. A única diferença é que, ao invés de aplicar a tintura, você deverá passar no cabelo uma mistura do pó descolorante com a água oxigenada. A duração vai depender de quão claro você quer que o resultado fique. Se você deseja apenas clarear um pouco as mechas, esse procedimento já deve ser suficiente. Porém, se você quer usar um outro tom, basta seguir as instruções da embalagem da tinta e aplicá-la apenas nas mechas descoloridas.

O cabelo preto possui uma pigmentação tão escura que é preciso descolorir as mechas.

Antes e depois de mulher com cabelo preto com mechas.

No Cabelo Cacheado

Se você deseja aprender como fazer mechas no cabelo cacheado, saiba que as técnicas são as mesmas citadas anteriormente. O que muda, nesse caso, é o estilo e cor escolhida. As mais recomendadas para esse tipo de madeixa são as de dois tons acima da cor natural do cabelo e as tonalidades douradas. No primeiro caso, os cachos são mais valorizados e as mechas ficam com aspecto natural. Já na segunda opção, principalmente quando bem definida e espaçada, garante destaque a tonalidade natural dos fios.

Montagem com mulheres com cabelo cacheado com mechas.

Já quem gosta de usar o cabelo cacheado ao natural e liso, deve apostar nas mechas holográficas. Essa técnica consiste no uso de três cores, uma mais clara, uma próxima da cor natural e uma para fazer a transição entre as duas anteriores. Dessa forma, o cabelo ganha luminosidade quando está cacheado e liso.

No Cabelo Curto

Assim como nos fios longos, as mechas no cabelo curto também podem ser feitas em diferentes cores e estilos. Tudo vai depender do resultado que você deseja. Por exemplo, quem quer uma mudança sutil, deve apostar em luzes com apenas dois ou três tons mais claros do que a cor natural. Quem também não quer uma mudança radical pode fazer mechas californianas, que clareiam apenas as pontas dos fios. Essa técnica é ótima para iluminar as madeixas e realçar ainda mais o rosto. Já, quem prefere um contraste maior, pode apostar em mechas mais grossas, chamadas de reflexos. Nesse caso, a manutenção deve ser feita com uma regularidade maior.

Com todas essas informações, você certamente já sabe como fazer mechas no cabelo em casa e quais cuidados esse procedimento demanda! E se você deseja conferir mais dicas de beleza, que tal ver nossos posts sobre como cuidar de cabelos com luzes, guia dos cílios postiços e 5 receitas capilares de hidratação com abacate. Gostou do texto, tem alguma dúvida ou sugestão? Não esqueça de contar para nós nos comentários!


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *