Como Fazer Mechas Platinadas – Tutorias Incríveis para Fazer em Casa!

Toda mulher já teve vontade de fazer uma mudança radical nos cabelos. Esses desejos geralmente vem acompanhados de mudanças que ocorrem também na vida pessoal e profissional. Ou seja, o nosso exterior normalmente está muito conectado com o interior. E já que o cabelo é uma das regiões do corpo que mais permitem essas alterações, as mulheres estão sempre em busca de novos cortes, penteados e colorações. Se você é se encaixa nesse grupo e já decidiu mudar as madeixas, aprenda a seguir como fazer mechas platinadas!

Fotos e Ideias de Cabelos com Mechas Platinadas

Todo ano aparecem novas tendências de cortes, colorações e penteados. Alguns realmente são novidades, mas a maioria são reinvenções do que já era feito antigamente. Os fios platinados ganharam força nos últimos anos. Antes, os brancos eram bem vistos apenas nos homens. Neles, os fios grisalhos eram sinônimo de experiência e maturidade. Enquanto nas mulheres, eles mostravam apenas a sua idade avançada. Aos poucos esse pensamento foi mudando, o que deu brecha para a chegada dos cabelos platinados.

Mulher com mechas platinadas no cabelo.O público feminino sempre gostou muito de pintar os cabelos de loiro, para iluminar o visual. Mas agora, elas ganham uma nova possibilidade com os fios claríssimos. Porém, se você tem receio de fazer uma mudança muito drástica (isso serve principalmente para as morenas), há formas de incluir o platinado de forma gradativa. E uma das principais é apostando nas mechas. Independentemente da quantidade feita, elas vão deixar seu visual muito mais estiloso.

Mechas platinadas em cabelo castanho.

As mechas platinadas são bem-vindas em cabelos loiros, castanhos e pretos.

Mechas platinadas são ideais para iluminar o visual.

Mulher com cabelo liso e mechas platinadas.

Como você já pôde conferir nas imagens anteriores, as mechas platinadas combinam muito bem com cabelos lisos e ondulados. Inclusive, na segunda opção, elas ajudam a dar a impressão de mais movimento para os fios, já que evidenciam as ondas.

Montagem com três fotos de mulher de cabelos lisos e mechas platinadas.

Mas, o que talvez você não saiba, é que elas também ficam incríveis em cabelos cacheados e crespos. É claro que por ser necessário descolorir, é preciso ter um cuidado extra com a hidratação e saúde dos fios de uma forma geral. Entretanto, não só é possível as crespas apostarem nessa cor, como o resultado também fica lindo!

Mulher com cabelo cacheado e mechas platinadas.

Mulher com mechas platinadas nos cachos.

Penteados

E é claro que não poderíamos deixar de falar dos penteados. Nós sabemos que você dificilmente vai apostar neles no dia a dia, a não ser que seja um coque desleixado ou um rabo de cavalo. Mas, você precisa saber que sempre que decidir incrementar um pouco mais o look e fizer uma trança, por exemplo, o resultado vai ficar mais incrível do que o normal. Isso porque os fios claros ajudam a destacar o trançado. Dessa forma, fica mais fácil de visualizar o penteado.

Fotos com exemplos de penteados em mulheres com mechas platinadas.

Cuidados Necessários: Antes e Depois

Nós já te mostramos várias referências de como os cabelos podem ficar realmente lindos com mechas platinadas. Mas, para te provar que toda mulher pode ter fios assim, decididos fazer uma seleção de algumas montagens com antes e depois de quem já decidiu apostar nessa coloração.

Antes e depois de cabelos com mechas platinadas.

Montagem com duas fotos de mulher de costas.

Antes e depois de cabelo com e sem mechas platinadas.

Montagem com fotos de mulher antes e depois de fazer mechas platinadas.

Montagem com antes e depois das mechas platinadas.

Fotos de mulher antes e depois de fazer mechas platinadas.

Principais Cuidados

Para garantir que seus cabelos com mechas platinadas fiquem sempre bonitos e saudáveis, é preciso ter alguns cuidados. Nós já falamos da hidratação, mas é preciso reforçar que para cabelos que passam por qualquer química, é fundamental hidratá-los com frequência. No caso dos descoloridos, isso é ainda mais importante, já que a descoloração pode ser bastante agressiva para os fios. No geral, é recomendado realizar duas hidratações caseiras por semana. Se você não tem muito tempo, existem vários produtos disponíveis no mercado que tem ação rápida e podem ser usados durante o banho. Já, quem vai investir em hidratações no salão, o ideal é fazer uma vez por mês.

Antes de fazer o procedimento, também é importante fazer hidratações. Dessa forma, você já vai preparando os fios que serão descoloridos.

Mulher com roupas brancas e cabelo com mechas platinadas preso em um coque.

Outro ponto importante para quem é loira de primeira viagem é o cuidado com os shampoos e condicionadores. Você vai precisar começar a usar aqueles roxos, pois são eles que matizam os fios, retirando o amarelado e alaranjado das madeixas loiras.

Mulher com cabelo cacheado e mechas.

Já, com relação aos retoques, como o platinado é uma coloração muito forte, o retoque normalmente é feito com certa periodicidade. Para evitar que as mechas fiquem desbotadas, a frequência pode ser em média de 15 a 20 dias. Mas isso não é uma regra. É importante analisar como estão seus cabelos para encontrar a frequência perfeita para você.

Como Fazer Mechas Platinadas Sozinha: Passo a Passo

Finalmente, chegou a hora de aprender como fazer mechas platinadas. O ideal é que no dia de realizar a mudança, você não lave o cabelo antes. Afinal, a oleosidade natural dos fios vai ajudar a protegê-los. Há basicamente duas formas de realizar esse procedimento: com touca e com papel alumínio. Para ambas, você vai precisar misturar pó descolorante com água oxigenada 40 vl.

Lembre-se de sempre fazer um teste para verificar se a cor vai ficar do jeito que você deseja.

No Papel Alumínio

Quem vai usar o papel alumínio deve, de preferência, contar com a ajuda de outra pessoa para separar as mechas. Isso serve principalmente para as que ficam mais em evidência, como as do topo da cabeça, próximo da testa e as mais perto da nuca, para quem usa o cabelo preso com frequência. Essa dica serve para todas as cores de cabelo, mas especialmente para quem tem as madeixas mais escuras, já que elas vão ficar bem marcadas. Mas, se você já tem experiência com a técnica, pode fazer sozinha também.

Mulher fazendo mechas com papel alumínio.

O ideal é usar um pente e começar com os fios mais próximos da nuca e finalizar no topo da cabeça. Separe as mechas aos poucos, aplique a mistura e envolva elas com o papel alumínio, como mostra a imagem acima. É preciso ter bastante cuidado na hora de aplicar o produto, para que você passe ele apenas nas mechas selecionadas. Com relação ao tempo de ação, depende muito do produto usado. Por isso, sempre verifique as instruções das embalagens. Além disso, o clima do dia também pode influenciar. Em dias quentes, o cabelo descolore mais rapidamente. Já em dias frios, é mais devagar. Portanto, fique sempre de olho para ver se já é a hora de tirar o produto.

Quando já estiver descolorido, lave todo o cabelo com shampoo. Agora você deve matizar os fios. Para isso, você vai precisar de produtos roxos. Eles são facilmente encontrados em lojas especializadas. Depois de usá-los conforme as recomendações, é só enxaguar e finalizar. Também vale a pena fazer uma hidratação para recuperar os fios que foram descoloridos.

Na Touca

Se você ainda não ouviu falar na touca de silicone ou látex, saiba que ela é uma boa aliada para quem deseja fazer mechas e luzes no cabelo. Ela possui furinhos, por onde você vai puxar as mechas que serão descoloridas e tingidas.

Touca, um dos acessórios para aprender como fazer mechas platinadas.

Para começar, penteie os fios e coloque a touca bem próxima da raiz. Use uma agulha de crochê para puxar as mechas pelos furos. Se a ideia for ter mechas finas, puxe poucos fios. Porém, se quiser que elas fiquem mais marcadas, puxe uma quantidade maior de cabelo. Depois, basta aplicar o produto com um pincel e esperar agir. Quando o cabelo estiver na cor desejada, lave-o ainda com a touca. Se você tirá-la, pode acabar manchando o restante das madeixas. Depois de retirar o produto, matize os fios, enxágue e finalize.

Mulheres com mechas platinadas nos fios.

Depois de todas essas referências lindíssimas e de um passo a passo completo sobre como fazer mechas platinadas, você certamente já sabe tudo o que precisa para apostar nesse novo visual. E se deseja conferir mais textos que possam te ajudar a manter a saúde das suas madeixas, que tal dar uma olhada nos benefícios da argiloterapia capilar, receitas para seguir um cronograma capilar em casa e para que serve o peeling capilar. Gostou desse post, ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Conta pra gente nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *