Como Matizar o Cabelo – 6 Métodos Eficazes & Os Melhores Produtos!

Tingir os cabelos de loiro é uma das mudanças mais procuradas pelas mulheres, especialmente aquelas que desejam disfarçar os fios brancos. Porém, é bastante comum que após a coloração, os fios fiquem com tons alaranjados ou amarelados. E uma das melhores formas de resolver esse problema é realizar a matização. Entretanto, essa técnica ainda traz certa apreensão nos cabeleireiros. Na verdade, de acordo com uma pesquisa, cerca de 95% dos profissionais da área  tem medo de realizar esse procedimento. Por isso, resolvemos tirar todas as dúvidas que envolvem o assunto, com diversas dicas sobre como matizar o cabelo.

Por que Matizar o Cabelo?

Antes de mais nada é preciso compreender porque os cabelos precisam ser matizados. Como você já sabe, a matização é utilizada para retirar o aspecto laranja e amarelo das madeixas. Isso acontece com os fios por causa de um erro cometido no momento da descoloração. Quando a intenção é tingir os cabelos para tons mais claros, é necessário realizar esse procedimento. Porém, se for escolhido o tom errado para fazer o fundo do clareamento, o resultado pode trazer uma tonalidade amarelada ou alaranjada. Além disso, escovas de alisamento também podem causar a cor laranja.

Para solucionar essa questão, é recomendada a matização. Esse processo retira os pigmentos laranjas e amarelos, devolvendo ao cabelo a pigmentação retirada durante a descoloração e reparando a cor. Sendo assim, essa técnica só é utilizada quando os fios foram clareados.

A principal vantagem da matização é a facilidade do procedimento. O resultado aparece depois de poucos minutos e pode ser feito em casa. Além disso, também dura mais tempo que um produto desamarelador, por exemplo. Entretanto, por ser aplicado de forma superficial, ele vai saindo aos poucos com a lavagem dos fios.

Mulheres loiras com fios compridos.

Melhores Matizadores do Mercado

A matização interrompe a oxidação dos cabelos, parando o desbotamento e evitando danos capilares, como a quebra dos fios. Por esse motivo, esse processo é fundamental na rotina das pessoas com madeixas loiras. Porém, para que o resultado seja positivo, é preciso ter atenção na hora de escolher a tonalidade e o produto certo.

Shampoo / Condicionador

Uma das formas mais simples de matizar o cabelo é utilizando shampoos e condicionadores. Eles geralmente possuem pigmentos azuis ou violeta, já que o primeiro neutraliza o laranja e o segundo, o amarelo. Dentre os principais produtos para essa finalidade estão:

Produto com embalagem prateada.

L’Oréal Profissional Silver. Foto: Blog Segredos de Salão

Foto de produto da Keune.

Keune Silver Reflex. Imagem: Blog Coisas de Diva

Produto com embalagem amarela e roxa.

Sheer Blonde Color Renew Tone Correcting. Imagem: Blog Eu vou de rosa

Kit com embalagem branca e rosa.

Kit Schwarzkopf Professional Bonacure Color. Imagem: Portal Vitrine do Cabelo

Máscara

Assim como os shampoos e condicionadores, as máscaras matizadoras também possuem pigmentos azuis ou violeta. Dentre as mais indicadas, estão:

Máscara com embalagem roxa e lilás.

Amend Specialist Blonde, ideal para neutralizar tons indesejados nos cabelos loiros e descoloridos. Imagem: Blog Coisas de Diva

Máscara com embalagem roxa.

Haskell Extend Color, neutraliza manchas amareladas e ilumina fios platinados. Imagem: Blog Nayana Nunes

Montagem com imagem de produto matizador.

Oikos Máscara Matizadora, produto tonalizante que elimina as manchas amareladas e douradas. Imagem: Blog Patricinha Esperta

Produto matizador com embalagem roxa.

Lé Charme’s Efeito Platinado Imediato, evita o desbotamento dos fios. Imagem: Portal Estar Bem Cosméticos

Leave-in

Você sabia que além de domar os fios, o leave-in também pode matizá-los? Os principais produtos para essa finalidade são:

Leave-in com embalagem roxa.

Gaboni Unik Blond, acaba com o tom alaranjado de loiros naturais, grisalhos e descoloridos. Imagem: Americanas.com

Produto matizador.

Leave-in Capicilin Violeta Desamarelador, neutraliza o amarelado do cabelo. Imagem: Portal Loja Capicilin

Tonalizante

Os produtos tonalizantes também são uma ótima forma de como matizar o cabelo. Afinal, eles são a maneira mais segura de colorir as madeixas, já que não contém amônia. Além disso, ainda atuam contra o desbotamento, ajudam a abrir a cor e conferem mais brilho aos fios.

Tonalizante matizador.

Diarichesse L’Oréal. Imagem: Blog Divina Borboleta

Produto Dialight

Dialight  L’Oréal. Imagem: Blog Eu vou de rosa

Fotos e Ideias de Cabelos Matizados: Antes e Depois

Mesmo após toda essa explicação, você ainda está em dúvida se deve ou não matizar seu cabelo? Que tal conferir alguns exemplos de fios antes e depois de serem matizados?

Montagem mostrando antes e depois de cabelos matizados.

Montagem com fotos de antes e depois de cabelo loiro matizado.

Montagem com fotos de cabelo antes e depois de ser matizado.

Antes e depois de cabelo matizado.

Antes e depois de matização.

Montagem com antes e depois de cabelo matizado.

Duas imagens de cabelo loiro.

Antes e depois de cabelo matizado.

Antes e depois de cabelo matizado.

Antes e depois de cabelo matizado.

Duas fotos mostrando antes e depois de cabelo matizado.

Como Matizar o Cabelo em Casa: Passo a Passo

A primeira coisa que você deve saber sobre como matizar o cabelo é que esse procedimento deve ser feito com os fios úmidos e que o uso de luvas é indispensável. Os produtos mais utilizados para essa finalidade são as máscaras e se essa for a técnica escolhida por você, lave os cabelos normalmente antes de começar. O shampoo deixa as escamas dos fios abertas, facilitando a aderência. Depois, aplique a máscara escolhida e deixe agir conforme as indicações da embalagem. Não esqueça que quanto mais forte for o produto, menos tempo ele deve ser deixado no cabelo. No geral, o processo pode levar de 2 minutos a uma hora. Em seguida, enxágue bem e finalize com um condicionar para selar os fios. Também é recomendado realizar uma hidratação para completar o processo.

Creme sendo aplicado em cabelo com pincel.

Os especialistas na técnica também oferecem algumas dicas extras importantes para quem está pensando em apostar nesse procedimento e quer saber como matizar o cabelo:

  • Se você tem medo de começar, dilua o produto escolhido com creme ou condicionador branco normal. Dessa forma, a matização perde um pouco de força e você consegue ir testando a tonalidade aos poucos.
  • Antes de aplicar em todo o cabelo, realize o processo em uma mecha para ver se gosta do resultado. Depois de acertar a medida e tempo de matização, aplique no restante dos fios.
  • Se seu cabelo estiver muito ressecado, aposte em um acidificador para selar melhor a coloração após o procedimento.

Sempre siga as instruções contidas na embalagem, especialmente com relação ao tempo. Caso o produto fique nas madeixas mais do que o recomendado, os fios podem ficar com aspecto chumbado.

Com Tinta Preta

Agora que você já conhece a forma mais tradicional sobre como matizar o cabelo, vamos te passar algumas dicas mais específicas. Para começar, a matização feita com tinta preta. Ela é ótima para quem precisa tirar o alaranjado do cabelo, já que tem pigmentação azul. Porém, esse tipo de produto também é o que pode chumbar com maior facilidade. Para realizar o processo, você deve misturar em uma vasilha:

  • 1 cm (ou menos) de tinta;
  • 1 colher de sobremesa de Oxis 10 volumes;
  • 3 colheres de creme branco ou shampoo.

Antes de mais nada, coloque luvas para evitar que suas unhas e dedos fiquem manchados. Depois, passe a combinação na parte interna da raiz e deixe agir por cerca de 2 minutos, sempre analisando o resultado para não chumbar. Se o comprimento dos fios também estiverem alaranjados, aproveite o enxágue para deixar o produto agir no restante do cabelo, durante 1 minuto. Caso contrário, faça um rabo de cavalo antes de retirar a mistura do cabelo.

O tempo e a quantidade de tinta utilizada vão depender de como está o cabelo antes do processo e de como você deseja que ele fique, com uma tonalidade mais ou menos acinzentada.

Com Tonalizante

O tonalizante é a melhor opção para quem deseja corrigir defeitos, neutralizar e intensificar tons das mechas. Nesse caso, a matização deve ser feita apenas no comprimento, pois a raiz fica com uma cor muito mais clara. Para escolher o produto certo, você deve analisar se seus fios estão alaranjados ou amarelados.

  • Mechas amarelas: o tonalizante deve ter tons violeta. Assim sendo, a numeração na embalagem deve ser 8 ou 9.
  • Mechas laranjas: o produto deve ter tons acinzentados. Na caixa, a numeração deve ser 1.

Para matizar o cabelo com um tonalizante, o ideal é buscar um profissional. Apenas ele poderá garantir que o resultado fique conforme o esperado.

Montagem com três fotos de mulheres com cabelos com mechas.

Com Violeta Genciana

Encontrado facilmente em qualquer farmácia, o Violeta Genciana é usado para neutralizar o amarelo dos fios. Porém, não pode ser utilizado puro, não deve ser misturado e também não pode ficar muito tempo agindo, pois pode deixar o cabelo roxo. Caso isso aconteça, lave com shampoo anti-resíduos até que a cor desapareça. Para fazer a mistura matizadora, coloque em um balde ou borrifador:

  • 1 litro de água;
  • 2 gotas de Genciana.

Se você optou pelo balde, mecha tudo com uma espátula ou colher e mergulhe os cabelos na solução. Já, se você utilizou o borrifador, misture tudo e aplique nos fios igualmente. Deixe agir por 1 minuto e enxágue. Depois, lave o cabelo normalmente.

Foto de embalagem de violeta genciana

O Violeta Genciana também pode ser aplicado juntamente com máscaras ou shampoos brancos. Nesse casos, misture:

  • 240 g de máscara ou shampoo branco;
  • 2 gostas de Genciana.

Se você optou pelo shampoo com o Violeta Genciana, lave o cabelo normalmente, massageando os fios. No caso da máscara, lave e enxágue o cabelo antes de aplicá-la. O tempo de ação do Genciana depende da tonalidade de loiro das madeixas. Para fios claros, deixe agir de 3 a 5 minutos. Cabelos amarelados ou dourados devem ficar com o produto de 5 a 10 minutos. No caso dos platinados, passe a mistura durante o banho, massageie um pouco e retire rapidamente. Para finalizar, enxágue bem. Em todos os casos, o procedimento só pode ser repetido após 15 dias.

Lembre-se de usar luvas e não misturar o Violeta Genciana com tinturas.

Três mulheres com cabelos platinados.

Cabelo Laranja

Para saber como matizar o cabelo laranja, a principal dica é optar por um produto com tonalidade prata ou cinza. E uma das formas mais fáceis de realizar esse processo é fazendo um banho de brilho. Para isso, misture:

  • 1 colher de sopa de água oxigenada volume 20;
  • 1 xícara de água;
  • 1/2 bisnaga de tinta loiro-acinzentado;
  • 2 colheres de sopa de shampoo;

Mexa até que todos os elementos se dissolvam. Passe nos fios úmidos, como se estivesse lavando-os. Deixe a solução agir por no máximo 10 minutos e enxágue bem.

montagem com três imagens de mulheres loiras.

Depois de todas essas dicas, você já é uma/um expert em como matizar o cabelo. E se você quer conferir mais textos sobre como cuidar das madeixas, que tal ver nossos posts sobre fios com luzes, hidratação com abacate e como pintar o cabelo? Gostou dessa publicação, tem uma sugestão ou ficou com alguma dúvida? Não esqueça de escrever para nós nos comentários!


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *