Como Pintar o Cabelo com Papel Crepom – Dúvidas & Passo a Passo!

O papel crepom é um ótimo aliado não só nas atividades artísticas, mas também como uma coloração para as madeixas. Na década de 90 e início dos anos 2000, a onda  de como pintar o cabelo com papel crepom virou febre, e a maneira prática de dar cor aos cabelos sem usar tintas tomou conta de muitos cabelos por aí.

E esse aliado na hora de tingir o cabelo de colorido não ficou só no passado não. Hoje em dia ainda é bem frequente encontrar quem quer aprender como pintar o com papel crepom, afinal o processo é prático e uma ótima maneira de fazer uma coloração temporária.

E essa modinha não fica só para as meninas não, também vale como um teste antes de realmente tingir os fios ou até mesmo como uma ideia para colocar cor nas madeixas e aproveitar o carnaval com o cabelo colorido, através de um passo a passo simples de como pintar o cabelo com papel crepom.

Então, se você tem dúvidas de como pintar o cabelo com papel crepom, no post trouxemos passo a passo e muitas dicas para manter os cabelos saudáveis e bem cuidados durante o processo.

inspirações

 

Sobre Coloração com Papel Crepom

Danifica o Cabelo?

Apesar de ser um método bem prático e barato, o papel crepom não é um material criado para o tingimento dos fios, e os pigmentos utilizados em sua composição, assim como os materiais, podem ter reações negativas nos fios.

O uso em excesso de papel crepom para pintar o cabelo pode deixar os cabelos mais porosos, ressecados e até mesmo ressecar o couro cabeludo.

Outro ponto que pode danificar o cabelo, é que o pigmento pode tingir os fios de forma desigual, deixando o cabelo manchado, e isso pode levar um bom tempo para ser corrigido.

Então, se você anda querendo adotar a técnica de como pintar o cabelo com papel crepom, é bom estar consciente de que essa é uma alternativa mais barata e prática, mas que deve ser usada com cautela para não estragar os fios.

 

Quanto Tempo Dura?

A durabilidade da cor nas madeixas vai depender da quantidade de vezes que você lava os fios.

A cada lavagem a cor do papel crepom no cabelo vai ficando menos intensa, e a partir da 3ª lavagem dá para notar que a cor vai ficando cada vez mais clarinha e a partir de então, é possível que nem se note mais o colorido nos fios.

Sendo assim, a permanência da cor vai variar de acordo com o espaçamento que é dado entre uma lavagem e outra.

Além disso, o shampoo escolhido também pode afetar na descoloração dos fios tingidos com papel crepom, uma vez que shampoos de limpeza profunda e antirresíduos agem mais profundamente nos fios e podem desbotar a cor com mais facilidade.

 

Quanto Custa?

A melhor notícia para quem está pensando em adotar a técnica de como pintar o cabelo com papel crepom é o custo, que é bem barato.

O processo de adicionar cor só envolve 2 ingredientes – água e o papel em si.

Sendo assim, só é preciso considerar o custo do papel crepom, que tem preço em torno de R$ 2 nas papelarias.

Ou seja, com pouquinho dinheiro dá para aderir a moda do cabelo colorido.

No entanto, se você considerar a necessidade de descolorir o cabelo, é preciso acrescentar um custo um pouquinho maior, pois esse é um processo que envolve técnicas e produtos específicos.

 

É Preciso Descolorir o Cabelo?

Se a ideia é adotar um método prático de como pintar o cabelo com papel crepom, a melhor maneira é não descolorindo os fios, pois isso vai demandar de mais tempo e também da ação de produtos químicos no cabelo, que podem fragilizar os fios.

Para quem tem cabelo escuro e não quer descolorir, é preciso usar as cores mais intensas de papel crepom, o que vai adicionar cor ao cabelo, mas sem ficar muito em destaque.

No entanto, se você tem cabelos muito escuros e quer um colorido de destaque na hora de pintar o cabelo com papel crepom, a descoloração é a melhor saída, já que o cabelo vai ficar mais claro e aderir melhor ao tom do papel.

Neste caso, lembre-se de que o processo de descoloração pode danificar um pouco as madeixas, e por isso é preciso estar com os fios saudáveis e manter uma rotina de cuidados.

Para quem tem cabelo claro, o processo de descoloração é dispensável, uma vez que o fundo mais claro permite melhor a absorção do colorido do crepom.

cores

Quais os Cuidados Necessários?

Além de aprender como pintar o cabelo com papel crepom, também é preciso considerar alguns cuidados essenciais pré e pós tingimento, além de cuidados no momento de aderir a essa técnica.

Para ajudar, fizemos uma listinha dos cuidados necessários para pintar o cabelo com papel crepom.

 

  • Entre os cuidados antes de realizar a técnica, é ideal estar com os cabelos hidratados e bem cuidados para os fios não sentirem muito no processo e ficarem com aspecto ressecado.
  • Ainda antes de pintar o cabelo com papel colorido, faça o teste em uma mecha mais escondidinha, assim vai ter certeza da cor e se o processo não vai trazer reações adversas para os fios.
  • Durante o processo de coloração com papel crepom, a dica é usar uma roupa mais velha, pois a água com pigmento pode manchar a roupa.
  • É bem comum as misturinhas com álcool para extrair ainda mais da cor do crepom, no entanto, não é indicado o uso de álcool nesse processo, pois o líquido pode danificar muito o cabelo.
  • No processo pós tingimento, a dica é usar produtos (shampoo, condicionador, etc) para cabelos coloridos, o que evita o desbotamento muito rápido da cor.
  • Evite o uso de shampoos do tipo limpeza profunda e antirresíduos, pois podem remover a cor com mais rapidez.
  • O cabelo tingido vai perdendo a cor progressivamente, e a cor pode ser transferida para toalhas de banho e fronhas de travesseiro, então, é bom usar cores mais escuras nessas peças.

 

Fotos e Ideias de Cabelos Pintados com Papel Crepom

Rosa 

cabelo descolorido

Para quem está pensando em pintar o cabelo de rosa usando papel crepom, essa inspiração é uma ótima ideia.

O cabelo foi previamente descolorido, o que ajuda os fios a pegarem mais cor. E só depois foram tingidos com papel crepom rosa, que ganhou um tom mais suave.

cabelo loiro com pontas coloridas

O cabelo loiro destacou as pontas coloridas

cabelo escuro

O rosa foi usado apenas nas pontas

cabelo castanho

O cabelo castanho ganhou um tom de rosa mais fechado

cabelo loiro

Aqui apenas as pontas foram pintadas de rosa

cabelo rosa curto

O cabelo teve parte descolorida para pegar mais a cor

cabelo rosa

Roxo

cabelo roxo

E se a ideia é pintar o cabelo de roxo usando a técnica de como pintar cabelo com papel crepom, uma inspiração é esta proposta usada no cabelo escuro.

Neste caso, o cabelo escuro teve as pontas descoloridas, e só depois o papel crepom foi usado, dando mais destaque aos fios que ganharam uma tonalidade de violeta.

As pontas ficaram em tom de lilás

cabelo curto roxo

A coloração foi usada apenas nas pontas

cabelo escuro roxo

O roxo fica harmônico no cabelo escuro

cabelo loiro com pontas roxas

As pontas roxas se destacam nos fios loiros

cabelo com pontas roxas cabelo roxo

Azul 

mecha azul

O papel crepom azul também pode ser uma inspiração para quem está pensando em adotar as madeixas coloridas.

Nesta proposta, o cabelo castanho foi mantido em sua cor natural, e para fazer a técnica de como pintar o cabelo de papel crepom, a aposta foi por separar mechas por baixo, e dar cor apenas nessas mechas.

O resultado fica bem bacana, e assim o cabelo ganha uma cor sem ficar muito em destaque.

As mechas azuis dão destaque ao cabelo

ombré hair azul

cabelo loiro azul

O azul suave ficou em tom turquesa nos fios loiros

cabelo azul masculino

O cabelo masculino também pode ser tingido

cabelo curto azul

cabelo com mecha colorida

A mecha azul foi feita no cabelo escuro

Colorido

cabelo criança

E se a ideia é um visual mais alegre, fica a inspiração de fazer mechas utilizando diferentes cores de papel crepom, como nesta proposta.

Aqui o cabelo já é claro, e as mechinhas finas foram separadas e tingidas em cores diferentes, dando um efeito lindo depois de pronto!mechas coloridas cabelo colorido

cabelo loiro com mechas

Os fios mais claros destacam as mechas coloridas

cabelo com mechas coloridas

As mechas coloridas foram feitas fininhas

pintar cabelo colorido

Como Pintar o Cabelo com Papel Crepom: Passo a Passo

Se você está pensando em pintar o cabelo com papel crepom azul, roxo, rosa ou de qualquer outra cor que seja intensa no tom, o processo de coloração é o mesmo, portanto, é só seguir esse passo a passo de como pintar o cabelo com papel crepom e escolher a cor do papel que vai utilizar .

como fazer passo a passo

  • Em uma panela aqueça uma quantidade de água até ferver;
  • Depois que a água ferver desligue o fogo, coloque a água em um outro recipiente e coloque tiras de papel crepom da cor desejada;
  • Vá prensando as tiras de papel na água para liberar o pigmento do papel, e depois disso deixe o papel crepom de molho na água quente por mais 5 a 10 minutos;
  • Nessa etapa, a água já está colorida e é hora de retirar os pedaços de papel de dentro da água;
  • Mergulhe o cabelo seco dentro da água colorida até o ponto desejado para a coloração;
  • Deixe o cabelo ficar de molho nessa água por 10 minutos;
  • Retire o cabelo da água colorida, remova o excesso de água e deixe secar naturalmente.

 

Dica: na hora de realizar o procedimento de como pintar o cabelo com papel crepom, para não ficar com as mãos manchadas, utilize uma luva.

 

Já testou essa ideia antes? Conte aqui nos comentários qual cor você mais gosta para as madeixas coloridas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *