Como Pintar o Cabelo Sozinha: Dicas de Cuidados e Passo a Passo Completo!

Aprender como pintar o cabelo sozinha é uma mão na roda para quando o orçamento estiver apertado ou você não conseguir um tempinho para ir até o salão e fazer o procedimento com um profissional.

Claro que é muito melhor fazer a coloração no salão, afinal, o cabeleireiro estudou para isso e garante um bom trabalho. Como nem sempre isso é possível, vamos ensinar como pintar o cabelo sozinha em casa com todas as dicas que você precisa para não errar. Bora aprender?

Dicas para Pintar o Cabelo em Casa

Aprender a pintar o cabelo em casa não é tão difícil, afinal, 80% das pessoas fazem isso em casa. Apesar disso, é necessário seguir algumas dicas e tomar alguns cuidados para que a coloração fique perfeita, sem colocar a saúde das suas madeixas em risco.

Como Pintar o Cabelo técnicas

A primeira dica é escolher a cor certa. A escolha é pessoal, mas faz parte do tutorial de como pintar o cabelo sozinha, pois você deve escolher sempre um tom mais claro do seu objetivo. Nosso cabelo sempre aparenta ser mais escuro do que realmente é, por isso um tom abaixo é a opção adequada. Além disso, se o seu cabelo não ficar como você imaginou é muito mais fácil corrigir os erros de um cabelo mais claro do que de um cabelo que está mais escuro.

Como Pintar o Cabelo com pincél

Outra dica importante e que muitas pessoas ignoram é o teste de sensibilidade. Passe um pouquinho de tinta na parte de baixo do cabelo ou em um cantinho escondido do braço. Faça isso um dia antes da data que pretende tingir as madeixas para verificar se não tem alergia da composição química. Se arder ou coçar é melhor não arriscar e deixar a ideia de como pintar o cabelo para lá.

Como Pintar o Cabelo com bisnaga

Outra dica importante de como pintar o cabelo sozinha é não lavar os cabelos antes. A oleosidade do couro cabeludo funciona como uma proteção contra a agressão da água oxigenada, da amônia e dos outros componentes químicos. É importante lembrar que não pode ter nenhum tipo creme ou reparador de pontas no cabelo na hora de pintar.

Como Pintar o Cabelo técnicas

Para aprender como pintar o cabelo com anilina de forma super prática, confira o post que preparamos com lindas inspirações e passo a passo completo para fazer em casa gastando super pouco e garantindo um visual lindo e moderno!

Como Pintar o Cabelo sozinha com bisnaga

Aplique condicionador na testa e nas orelhas para não correr o risco de manchar a pele. A tinta sai conforme o tempo, mas ninguém merece passar alguns dias com a testa manchada, né?

Cuidados Necessários

A maioria dos cuidados necessários nós já explicamos, mas o principal deles é seguir corretamente as instruções do fabricante da tinta. Muitas mulheres erram ao achar que deixando mais tempo que o indicado fará com que a cor fique mais forte ou que a durabilidade da pigmentação será maior. Na verdade, ao deixar mais tempo os fios estarão sendo agredidos sem nenhuma necessidade, já que o produto age bem dentro do período estimado.

Como Pintar o Cabelo usando luvas

O uso de luvas é muito importante para não manchar as mãos e não agredir a pele com os produtos. Algumas tinturas vem com o par de luvas e outras não, por isso por garantia compre um par na farmácia. Algumas marcas que mandam as luvas dentro da caixinha usam uma luva bem fraquinha que pode estourar, as melhores mesmo são as da farmácia. O par de luvas descartáveis custa menos de R$1 e vão te salvar de ter a pele manchada por alguns dias.

Como Pintar o Cabelo sozinha protegendo a testa com algodão

É de extrema importância garantir alguns cuidados durante o processo de coloração dos fios. Proteger a pele da testa e orelhas é de extrema importância para evitar manchas que levam dias para sair.

Como Pintar o Cabelo sozinha cabelo vermelho

A cor vermelha é uma das queridinhas das mulheres, além de trazer muita modernidade para o visual essa é uma cor que não requer muita técnica para pintar sozinha.

Vai pintar as madeixas de vermelho, mas ainda não sabe qual o tom que mais combina com seu estilo? Preparamos um post completo com 76 inspirações de cabelos vermelhos para você arrasar na escolha!

Como Pintar o Cabelo sozinha com touca

Também é importante pensar se há a necessidade de fazer a descoloração global antes de aprender como pintar o cabelo sozinha. Geralmente, o cabelo só aceita um tom mais escuro que o tom natural. Por exemplo, se o seu cabelo é castanho escuro e você deseja pintar de loiro médio provavelmente vai ficar frustrada, pois a tinta não vai pegar como você gostaria.

Se o seu cabelo é escuro e você deseja uma cor muito mais clara que o natural a saída é descolorir. A descoloração não agride tanto os fios como antigamente, com a tecnologia a fórmula dos produtos mudou e hoje é possível fazer em segurança. Claro que é importante estar atenda as químicas que já tem no cabelo, pois não é qualquer fio que pode receber o descolorante. Pesquise bastante sobre as contra indicações antes de fazer.

Como a descoloração é um tipo de agressão ao cabelo é importante dar um espaço de pelo menos uma semana entre a descoloração e a tintura. A tintura tem amônia e água oxigenada, junto com a descoloração pode enfraquecer o cabelo além do que ele suporta.

Como Pintar o Cabelo sozinha cabelo ruívo

Antes de pintar o cabelo é necessário pesquisar bastante sobre a compatibilidade de químicas que já estão nos fios com a que você pretende usar. O Henê, por exemplo, não combina com a amônia e pode levar a um corte químico em função dessa incompatibilidade. O formol é outra substância que está presente na maioria dos produtos de escova progressiva e que também não combina com tintura.

Só não é necessário esquentar a cabeça com isso se não tiver nenhum tipo de química no seu cabelo. Se você tem uma química incompatível a opção certa é investir em um tonalizante. O tonalizante não tem amônia, por isso combina com qualquer tipo de cabelo quimicamente tratado. O ponto negativo é que seu poder de fixação é menor e por isso a cor dura menos tempo, ela vai saindo conforme as lavagens e a exposição solar. Por outro lado, você pode retocar a pigmentação uma vez por mês ou menos, pois o produto não agride o cabelo.

Como Pintar o Cabelo sozinha cabelo loiro

Independente da marca de tintura escolhida ou da necessidade de descolorir antes de aprender como pintar o cabelo, é essencial fazer o cronograma de hidratação. A hidratação deve ser feita uma vez por semana usando vitaminas e cremes próprios para essa finalidade. É na hidratação que o seu cabelo vai absorver alguns nutrientes que perdeu quando recebeu a tintura.

Como Pintar o Cabelo sozinha cabelo castanho

Outra dica importante é colocar uma roupa velha para não correr o risco de manchar. Se você não tem aquele plástico de proteção que colocamos por cima da roupa em salão de beleza também é legal usar uma toalha velha para cobrir as costas. A dica é separar uma roupa e uma toalha para só usar quando for colorir os cabelos em casa. Nada de estragar a sua roupa favorita com tinta!

Como Pintar o Cabelo sozinha vermelho

Na hora de pintar não amarre ou torça os fios, pois isso pode fazer com que partes do cabelo fiquem manchadas. A dica é deixar as mechas soltas, pois você vai começar a aplicação da tinta sempre da parte debaixo da cabeça para cima. Se incomodar muito deixando solta, prenda com uma piranha, mas de modo que a mecha de cabelo fique frouxa.

Como Pintar o Cabelo sozinha preto azulado

O preto azulado é um dos tons mais bonitos de coloração para cabelos. O efeito azul nos fios quanto exposto ao sol traz muita personalidade para o visual.

Como Pintar o Cabelo sozinha preto azulado ondulado

Para garantir a beleza da cor e dos fios é muito importante manter as madeixas hidratadas tanto antes quanto depois da coloração.

Como Pintar o Cabelo Sozinha: Passo a Passo

Para aprender como pintar o cabelo sozinha é extremamente importante ler todas as dicas e os cuidados que postamos acima. É essencial entender como funciona todo o processo para não errar e acabar com o cabelo manchado. O passo a passo de pintar o cabelo é bem simples:

  1. Coloque uma roupa velha.
  2. Divida o cabelo em 8 partes.
  3. Cubra as costas com uma toalha velha.
  4. Misture os produtos seguindo as instruções do fabricante.
  5. Aplique as mechas sempre da raiz em direção as pontas.
  6. Aplique em todo o cabelo garantindo que nenhuma parte ficará sem receber tinta.
  7. Deixe agir pelo tempo indicado nas instruções.
  8. Lave o cabelo em água corrente e aplique a hidratação.
  9. Enxágue bem e finalize como de costume.
  10. Super fácil, né?

Gostou de aprender como pintar o cabelo sozinha? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário.


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *