Como Platinar o Cabelo – Técnicas e Dicas Para Evitar Danos aos Fios!

A tendência do cabelo platinado chegou com timidez, mas com o tempo foi conquistando as cabeleiras e hoje é uma das colorações queridinhas para quem quer mudar o visual. E para quem está pensando em mudar o visual e aprender como platinar o cabelo, reunimos dicas e passo a passo para adotar essa tendência dos fios platinados.

como fazer dicas

Dicas e Cuidados ao Platinar os Cabelos

Para chegar ao tão desejado cabelo platinado, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que o cabelo clareado fique no tom desejado e saudável.

  • Hidratação: antes mesmo de aprender como platinar o cabelo, é preciso ter certeza de que os fios estão saudáveis e bem nutridos, afinal o cabelo irá passar por um processo químico de clareamento dos fios. Sendo assim, inclua na rotina capilar hidratações e um cronograma capilar para tratar as madeixas para que elas fiquem saudáveis antes do processo de platinar o cabelo.
  • Teste da Mecha: para fazer o processo de como platinar o cabelo com segurança, não deixe de fazer o teste da mecha. Esse teste nada mais é que testar o procedimento que será usado para platinar o cabelo em apenas uma mecha e depois ver qual o resultado. Se a mecha não sofreu danos com o procedimento, o processo está liberado, mas se houve algum efeito negativo, é importante avaliar o resultado para evitar um possível corte químico .
dicas

O teste da mecha avalia o cabelo

  • Decapagem: para quem já utiliza de algum tom de tintura nos fios, uma das dicas antes de aderir ao processo de clareamento do cabelo é fazer o processo de decapagem, que usa produtos específicos para remover pigmentos de tintura do cabelo, e assim conseguir um resultado mais eficiente no processo de como platinar o cabelo. E para quem vai precisar da decapagem, o ideal é ter um intervalo entre a decapagem e o processo de platinar o cabelo, a fim de deixar que os fios se recuperarem entre os procedimentos químicos.
marcas decapagem

A decapagem remove pigmentos de tinta do cabelo

  • Lavagem do Cabelo: para quem já é adepta dos processos de coloração das madeixas, sabe que uma dica imprescindível antes de fazer a coloração é ficar de 2 a 3 dias sem lavar o cabelo, o que evita irritação no couro cabeludo por conta da oleosidade natural dos fios, que gera uma camada protetora.
  • Espessura do Cabelo: o processo de platinar o cabelo pode ser diferente de acordo com a espessura do fios. Os fios mais finos são clareados com maior facilidade, mas podem ficar sofrer mais com o processo químico. Já os cabelos mais grossos podem precisar de mais de uma etapa para a descoloração, mas são mais resistentes aos procedimentos químicos.
  • Escolha do Descolorante: para chegar ao desejado cabelo platinado, o descolorante é um dos passos para ajudar a abrir tons do cabelo, e essa etapa é extremamente importante para o processo de como platinar o cabelo. Sendo assim, escolha uma marca de qualidade para o pó descolorante, e dê preferência aos tons de azulado com amônia, que evitam o efeito amarelado nos fios.

melhores marcas de pó descolorante

  • Escolha da Água Oxigenada: para o processo de descoloração, a água oxigenada é um dos itens necessários, e engana-se quem acha que quanto maior o volume melhor será o resultado. Os volumes mais altos, como 40 volumes, podem danificar os fios, por isso é melhor usar volumes mais baixo (20 ou 30) e repetir o processo dias depois, chegando ao clareamento ideal e sem fragilizar os fios.
dicas

O ideal é a água oxigenada de 20 ou 30 volumes

Como Platinar o Cabelo: Passo a Passo

Para aprender como platinar o cabelo passo a passo, vamos a um tutorial completo para aderir aos fios clareados.

passo a passo

  • Misture a água oxigenada com o pó descolorante (faça a proporção de 1 parte de pó descolorante para 2 partes de Ox);
  • Divida o cabelo em 4 parte e vá aplicando o descolorante mecha por mecha a partir da nuca;
  • Depois de aplicar todo o descolorante no cabelo, deixe agir e vá avaliando se o cabelo já chegou ao tom desejado*, mas nunca ultrapasse a recomendação do fabricante em relação ao tempo de ação dos produtos no cabelo;
  • Enxágue bem o cabelo usando shampoo antirresíduos para remover todo o produto descolorante do cabelo;
  • Com o cabelo já descolorido é hora de acertar e neutralizar o fundo. Nessa etapa, use da estrela de Oswald**, uma ferramenta para a colorimetria capilar. Use o neutralizante de acordo com a estrela de Oswald para chegar ao neutro ideal;
  • Se o cabelo já atingiu o tom desejado para os fios platinados após o processo de neutralização, o processo de como platinar o cabelo acaba aqui, mas se ainda não chegou ao tom desejado é hora de continuar o processo;
  • Para continuar e atingir o desejado cabelo platinado na cor desejada, escolha uma tintura com o tom platinado desejado e aplique nos fios;
  • Por fim, enxágue o cabelo e o efeito platinado está pronto!

 

*Caso atinja o tempo máximo recomendado pelo fabricante e não chegue ao tom desejado, enxágue o cabelo e repita o processo de descoloração  dias depois.

** A estrela de Oswald mostra cores opostas e que neutralizam os tons. Por exemplo, se o cabelo ficou com fundo alaranjado, escolha neutralizantes, como matizadores, em tom de azul, que é a cor oposta e que neutraliza o alaranjado.

 

E claro que o processo de como platinar o cabelo não vai só até a etapa de alcançar o tom desejado, mas continua com cuidados pós coloração para manter o cabelo saudável e com retoques da cor para manter o efeito sempre lindo e em dia!

 

Cabelos Platinados Antes e Depois

Para quem gostou da ideia de usar a tendência dos fios clareados e quer adotar o visual com cabelos platinados, reunimos fotos inspiradoras de antes e depois de mudar o visual!

cabelo famosa

Bárbara Evans apostou no visual platinado

cabelo comprido

O cabelo longo ficou em tom bem claro de platinado

resultado antes e depois

O cabelo foi platinado com fundo acinzentado

cabelo Sophia Abrahão

Sophia Abrahão já usou os fios platinados

cabelo antes e depois

O cabelo com raiz escura foi platinado

cabelo médio platinado

O cabelo loiro ganhou o visual platinado

antes e depois platinado

O cabelo loiro foi platinado em tom bem aberto

fotos de antes e depois

 

Agora que você já aprendeu tudo sobre a técnica para clarear os fios, já pode aderir ao novo visual!


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *