Como Tirar Violeta Genciana do Cabelo – Passo a Passo Rápido e Fácil!

Quem gosta de pintar seus fios de loiro, sabe que para manter a cor, é necessário fazer alguns procedimentos. Dentre os inúmeros produtos que podem ser utilizados, um dos mais baratos é a Violeta Genciana. Ela pode ser encontrada facilmente em farmácias e geralmente custa cerca de R$5,00. Por ter ação antisséptica e antimicótica, ela pode ser usada em tratamentos para combater aftas, candidíase, feridas e queimaduras. Além disso, ela também pode ser utilizada por mulheres que desejam pintar o cabelo de roxo. Mas, sua aplicação mais popular é na matização dos fios loiros, para tirar o aspecto amarelado ou alaranjado deles. Entretanto, se usada na quantidade errada, pode acabar manchando as madeixas. Se esse é o seu caso, você está no lugar certo. A seguir, vamos te ensinar como tirar violeta genciana do cabelo!

Por que a Violeta Genciana Mancha o Cabelo?

Violeta Genciana é o nome popular dado ao cloreto de pararrosanilina. Essa substância, além de antisséptica e antimicótica, é também um corante primário de cor roxa. Apesar dessas características, muitas mulheres recorrem a esse produto para matizar os cabelos loiros. Por esse motivo, não é difícil encontrar alguém que já tenha manchado suas madeixas com a Violeta Genciana.

A Violeta Genciana não mancha apenas o cabelo. Além das madeixas, ela pode manchar seus azulejos, sua pia e qualquer outra coisa que entrar em contato com ela. Por esse motivo, é preciso tomar muito cuidado na hora de manuseá-la.

Cabelo roxo.

Mulher segurando violeta genciana.

Quais os Cuidados para Não Manchar?

Quando você decide usar Violeta Genciana no cabelo, já deve saber que existe o risco de que o produto manche os fios. Para evitar que isso ocorra, é fundamental fazer vários testes. Somente dessa forma, você poderá encontrar a medida correta. O ideal é começar colocando uma gota da substância e ir aumentando a quantidade gradativamente. Para aplicá-la, você pode misturá-la com:

  • Creme;
  • Água;
  • Shampoo.

Seja qual for a sua mistura, nunca passe ela no cabelo se estiver com uma cor forte de roxo. O ideal é que o tom seja lilás.

Violeta Genciana com Creme

No caso do creme, comece com apenas uma gota (use um contador de gotas) para cada três colheres de sopa de creme cheias. Em seguida, aplique e deixe agir por cerca de três minutos em uma mecha do cabelo. Se gostar do resultado, repita o procedimento no restante dos fios. Se não gostar, continue tentando com outras quantidades ou deixando mais/menos tempo.

Montagem ensinando como misturar violeta genciana no creme.

Foto: Blog Mulheres Divando.

Lembre-se: o ideal é começar com a mistura mais clara e ir aumentando a concentração após os testes, para que o seu cabelo não fique manchado.

Mistura de creme com violeta genciana.

Violeta Genciana com Água

Em contrapartida, quem vai misturar a Violeta Genciana com água, deve colocar 2 ou 3 gotas para 1 litro de água. A aplicação deve ser feita em um tanque, após lavar os fios com shampoo. Despeje a mistura e deixe agir por 1 minuto. Se a cor ficar perfeita, basta enxaguar e hidratar. Caso contrário, pode deixar a mistura nos fios por mais tempo.

como tirar violeta genciana do cabelo 95

Foto: Blog Mulheres Divando.

A Violeta Genciana só deve ser misturada com outros produtos com base branca, perolada ou transparente. Qualquer outra tonalidade criará uma nova cor.

Violeta Genciana com Shampoo

Quem utilizar o produto com o shampoo deve dar preferência aos que são cremosos e hidratantes, pois essa mistura pode ressecar seus fios com facilidade. Nesse caso, é necessário utilizar a embalagem inteira do produto. Porém, na hora de misturar, faça em uma outra vasilha, para que você possa controlar a tonalidade. Comece com 2 gotas para 300 ml de shampoo e faça o teste na mecha. Não passe de 8 gotas para essa quantidade de shampoo. O procedimento pode ser feito no máximo uma vez por semana.

Antes de usar a Violeta Genciana, procure deixar seu vidro aberto por 3 dias no sol. Dessa forma, o álcool evaporará e seu cabelo ficará menos ressecado após o uso.

Montagem ensinando como misturar violeta genciana no shampoo.

Foto: Blog Mulheres Divando.

Fotos de Cabelos Manchados com Violeta Genciana

Antes de te ensinar como tirar violeta genciana do cabelo, vamos mostrar alguns procedimentos que não deram certo com esse produto.

Montagem com fotos de mulheres com os cabelos manchados de roxo.

Mulher deitada, com cabelo roxo.

Montagem com três fotos de mulheres com cabelos roxos.

Cabelo roxo.

Montagem com fotos de mulheres com fios roxos.

Mulher com cabelo manchado.

Como Tirar Violeta Genciana do Cabelo: Passo a Passo

Você tomou o máximo de cuidado possível, mas ainda assim está com os cabelos manchados? Não se apavore! A seguir vamos te dar algumas sugestões de como tirar violeta genciana do cabelo.

Com Shampoo Anti-resíduos

Quem deseja saber como tirar Violeta Genciana do cabelo deve começar por um shampoo anti-resíduos. Por promover uma limpeza profunda, é possível que você consiga retirar as manchas dos fios com algumas lavagens. O ideal é deixar que a espuma dele fique no cabelo por cerca de cinco minutos. Em seguida, enxague.

Montagem com três exemplos de shampoo anti-resíduos, uma das dicas sobre como tirar violeta genciana do cabelo.

Com Água Oxigenada

A segunda solução que nós vamos te ensinar sobre como tirar Violeta Genciana do cabelo é com água oxigenada. Para ela, você deve juntar 1 colher de chá de pó descolorante, 10 ml de shampoo anti-resíduos e 20 ml de água oxigenada. Após deixar a mistura homogênea, aplique nas madeixas e espere agir por 10 minutos.  Em seguida, enxágue e faça um banho de brilho.

Imagem de embalagem de água oxigenada, uma das dicas sobre como tirar violeta genciana do cabelo.

Com Leite

Outra dica sobre como tirar Violeta Genciana do cabelo é usar leite. Isso mesmo! A bebida que você tem em casa também pode ser utilizada para retirar as manchas roxas das suas madeixas. Isso é possível por causa do seu pH, que é mais alcalino do que o dos fios. Sendo assim, o leite permite que as cutículas do cabelo fiquem abertas, ajudando a tirar o pigmento roxo.

Para esse método, lave os fios com um shampoo comum. Em seguida, retire o excesso de água com uma toalha. Tampe a pia do banheiro, coloque suas madeixas dentro e derrame o leite por cima. Coloque uma touca e deixe agir por uma hora. Depois, basta enxaguar e, é claro, hidratar.

Vidro de leite.

SONY DSC

Com Vitamina C

Mais uma forma que você precisa aprender sobre como tirar Violeta Genciana do cabelo é utilizando vitamina C. Da mesma forma que os produtos roxos são utilizados para neutralizar o amarelo e laranja dos fios, uma mistura alaranjada consegue neutralizar o roxo das madeixas. Mas para fazer isso, você vai precisar de 3 colheres de sopa de shampoo transparente e 1 pastilha de vitamina C. Coloque a pastilha em um recipiente e amasse até que vire pó. Depois, misture com o shampoo, formando uma pasta homogênea. Passe nos cabelos e deixe agir entre 10 e 20 minutos. Quando você notar que o roxo já sumiu, enxague e passe um creme hidratante.

Imagem de pastilhas de vitamina C, uma das dicas sobre como tirar violeta genciana do cabelo.

Com Vinagre de Maçã

Enfim, a última forma que nós vamos te passar sobre como tirar Violeta Genciana do cabelo é a com vinagre de maçã. Por ter um pH ácido, ele pode ser um bom aliado para as pessoas que mancharam seus fios. Realizar esse procedimento é bastante simples. Você só precisa aplicar o vinagre em toda a extensão dos fios e deixar por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, enxágue, aplique um shampoo de limpeza profunda e hidrate.

Imagem de embalagem de vinagre de maçã, uma das dicas sobre como tirar violeta genciana do cabelo.

Capriche na Hidratação

A ideia não é ser repetitivo, porém você já sabe que pintar as madeixas danifica os fios, certo? Mas após tentar matizar os cabelos e precisar tirar o manchado deles, eles ficam ainda mais ressecados. Por essa razão, salientamos que é fundamental fazer hidratações com frequência para recuperar a saúde das suas madeixas.

Montagem com sugestões de creme para hidratação de cabelo.

Depois de todas essas dicas, você certamente já sabe como tirar Violeta Genciana do cabelo, certo? E se após recuperar seus fios, já está pronta para fazer novas aventuras capilares, que tal se inspirar com 37 referências de madeixas rose gold, 49 fotos de californiana azul e diferentes tons de ombré hair vermelho? Gostou desse texto? Conta para a gente aqui embaixo. Além disso, se você ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão, não esqueça de deixar seu comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *