Henna para Cabelo – 23 Inspirações, Como Usar & Principais Benefícios!

Você já ouviu falar sobre henna para cabelo? O ingrediente natural existem há um bom tempo e  faz parte da lista de produtos usados por mulheres e homens, mas a verdade é que apesar de já existir há tantos anos no mercado, o uso da henna para cabelo ainda gera muitas dúvidas.

E para quem já ouviu falar desse ingrediente natural que garante alguns cuidados aos fios, mas não sabe como usar ou tem dúvidas relacionadas a henna, no post de hoje vamos esclarecer a todas essas dúvidas, mostrar os benefícios do produto para o cabelo e ainda ensinar como usar passo a passo.

ideias

 

Sobre a Henna para Cabelo

O que é?

Henna é uma denominação árabe dada a uma espécie de arbusto que tem o nome científico de Lawsonia inermis.

Esse arbusto, característico de regiões secas e quentes é bastante encontrado na Ásia e África do Sul, e tem como principal uso a extração de suas folhas, que são transformadas em um pó e a partir disso pode-se extrair um pigmento de fundo alaranjado, que sai da quebra das moléculas das folhas.

Esse pigmento extraído da Lawsonia inermis ganha o nome popular de henna e é muito utilizado como pigmento para tatuagens temporárias e até mesmo para tingir o cabelo, e por isso do termo henna para cabelo.

pó de henna

O pó tem tom esverdeado

Como Funciona?

Esse pigmento conhecido como henna para cabelo, é extraído a partir de um processo que transforma as folhas em um pó, e para fazer uso da pigmentação é preciso misturar a henna a uma quantidade de água morna.

A henna 100% tem fundo alaranjado, por conta da quebra das moléculas das folhas. No entanto, não é incomum vermos outras cores de henna para cabelo, com opções para loiras e até para fios castanhos, e nesse caso, a henna natural ganha o acréscimo de um outro pigmento que modifica a cor natural da henna.

Para os fios loiros, é comum que a misturinha ganhe o acréscimo de cassia obovata, e no caso de criar uma pigmentação castanha é usado o índigo, ambas plantas naturais que são capazes de manter a pigmentação 100% natural para quem quer dar cor aos fios.

 

Quais seus Principais Benefícios?

E para quem se pergunta por que usar henna para cabelo, a resposta é simples – esse pó extraído a partir das folhas de um arbusto tem muitos benefícios! E para mostrar os pontos positivos da henna para cabelo, elencamos os benefícios da henna.

  • Produto Natural: sem dúvida o principal benefício da henna para cabelo é o fato do produto ser um pó de origem 100% vegetal, ou seja, é livre de pigmentos artificiais e químicas, como amônia, muitas vezes presente nas tinturas para cabelo.
  • Naturalidade na Cor: o produto de origem vegetal colore os fios através de seu pigmento natural com a vantagem de deixar o resultado mais natural que o uso de tintas.
  • Dá Brilho: além de ser uma ótima aposta como coloração, a henna para uso capilar ainda traz a vantagem de cuidar dos fios, evitando o ressecamento das madeixas e deixando o cabelo com mais brilho.
  • Cobre Cabelos Brancos: para quem já sofre com os teimosos cabelos brancos, pode escolher pelo uso da henna para cabelo como uma proposta para tingir e cobrir os fios brancos, e neste caso o uso pode ser mais frequente, já que o produto é de origem natural; ou seja, se os cabelinhos brancos aparecem como frequência, a henna também pode ser usada com frequência sem riscos de agredir ou ressecar o cabelo.
  • Não Irrita o Couro Cabeludo: não é raro pessoas que sofrem com a irritação do couro cabeludo após tingir o cabelo, e a vantagem da henna está no fato de ser um pó de origem natural e com chances mínimas de de irritar o couro cabeludo durante o processo de tingimento do cabelo.
  • Hidrata o Cabelo: a henna em pó também pode ser usada como uma possibilidade de produto natural para hidratar e nutrir os fios, e para quem não quer adicionar cor aos fios, pode optar pela henna neutra, que é livre do pigmento que dá cor aos fios.
  • Desbota Pouco: ao contrário das tinturas de cabelo que costumam desbotar bastante durante a lavagem e até mesmo alterar a cor do cabelo, a henna tem a vantagem de desbotar gradualmente do cabelo e em menor quantidade, o que deixa os fios tingidos por até 3 meses com pouca variação de cor entre uma lavagem e outra.

 

Quanto Tempo Dura?

A henna para cabelo é um tipo de produto natural que é queridinha ou odiada, e isso acontece pelo fato do produto realmente pigmentar o cabelo e quase não desbotar, sendo bem difícil a remoção da cor.

E apesar de ter um pouco de desbotamento, a cor chega a durar no cabelo por até 3 meses com uma coloração quase intacta.

 

Quanto Custa? #preço

Se você já quer organizar o orçamento e comprar henna para cabelo, a boa notícia é que o produto 100% natural pode ser encontrado com preços bem amigáveis, e numa média de R$ 20 em sites como Mercado Livre.

 

Existem Riscos / Contraindicações?

Alterar a cor do cabelo sempre pode trazer riscos, e mesmo sendo um produto natural, é preciso tomar cuidado antes de usar a henna para cabelo.

Entre os riscos que o essa tintura natural pode apresentar estão:

  • Reação com outros processos químicos: para quem já fez algum tipo de química no cabelo, como alisamentos ou outros tipos de tintura, é preciso tomar cuidado para que o produto de origem vegetal não tenha nenhuma reação negativa com esses outros procedimentos. Desse modo, é indispensável o teste da mecha para avaliar se não haverá reações negativas nas madeixas.
  • Cabelo muito danificado: apesar da henna também agir como uma hidratação para os fios, no caso de cabelos extremamente danificados esse produto de origem vegetal pode não ter reações positivas no cabelo e deixar os fios quebradiços. E mais uma vez fica a dica de sempre fazer o teste da mecha.
  • Possíveis reações alérgicas: apesar de ser uma produto natural, algumas pessoas podem ter mais sensibilidade no couro cabeludo e isso pode causar coceiras e irritações na cabeça durante o procedimento. Neste caso, o ideal é enxaguar o cabelo e procurar por um dermatologista.

 

Dá Para Clarear o Cabelo Usando Henna?

A henna para cabelo é um pigmento de fundo alaranjado, mas que pode receber outros elementos naturais para tingir o cabelo de outras cores, como loiro.

No entanto, se você tem os fios escuros e quer clarear as madeixas, infelizmente esse processo não é possível com a henna para cabelo.

A henna só age na adição de pigmento nos fios, mas não tem a capacidade de clarear as madeixas. Sendo assim, é preciso antes fazer o clareamento do cabelo com um processo químico, como o uso de água oxigenada, e depois usar a tintura natural de cor clara para deixar os fios loiros.

 

Diferença Henna e Henê

Apesar de terem nomes bem parecidos, henna e henê são produtos completamente diferentes.

A henna para cabelo é um produto de origem 100% vegetal e se pura entrega um tom alaranjado/ cobre ao cabelo. Além disso, a henna para cabelo ainda é compatível com outras químicas.

Já o henê é uma mistura vegetal e química (ácido pirogálico), que age como um alisante para o cabelo e ainda entrega cor preta aos fios, e não é compatível com outros processos químicos.

diferença entre henna e henê

Como Usar o Produto Corretamente? Passo a Passo

Para quem já está pensando em usar a henna para cabelo para tingir as madeixas, o ideal é seguir a recomendação do fabricante; no entanto, se você quer saber, de modo geral, como usar a henna para tingir cabelo com passo a passo, vamos lá:

  • Misture o pó da henna para cabelo em água morna, colocando água aos poucos até virar uma pastinha;
  • Misture essa pasta e deixe-a descansar por 20 minutos para a extração do pigmento;
  • Passe hidratante na testa e na pele ao redor ao cabelo para evitar que a pele fique pigmentada após a coloração do cabelo;
  • Para aplicar a henna nos cabelos, esses podem estar secos ou molhados (retirar o excesso de água com uma toalha), e é só dividir o cabelo em mechas e ir aplicando a henna como se fosse uma tintura, de mecha em mecha;
  • Depois de aplicar o pigmento em todo o cabelo, coloque uma touca plástica sobre os fios;
  • Agora é só esperar o tempo de ação do pigmento nos fios. Deixando 1 hora no caso de cobrir cabelos brancos e 3 horas para dar cor a todo o cabelo;
  • Depois do pigmento agir nos fios, é hora de enxaguar o cabelo e lavar normalmente.

passo a passo como usar

Dica: é comum algumas pessoas usarem uma solução ácida, como limão, para diluir o pó da henna, no entanto, o limão pode vir a manchar a pele, além da acidez poder danificar os fios. Sendo assim, a melhor misturinha é com água mesmo.

 

Fotos e Inspirações de Henna para Cabelo

E para quem já gostou da ideia de usar uma coloração natural no cabelo, trouxemos fotos inspiradoras de cabelos tingidos com henna.

cabelo ruivo antes e depois

A coloração ruiva ficou com mais brilho

cabelo acobreado

O tom do cabelo é um fundo cobre

cabelo tingido

O cabelo ganhou um tom de ruivo com fundo alaranjado

cabelo cacheado ruivo

O cabelo cacheado ficou em um tom lindo de ruivo

fotos cabelo alaranjado

fotos antes e depois

 

retoque raiz

A raiz foi retocada

cabelo com ondas

O novo tom de cabelo é um ruivo suave

cabelo liso antes e depois antes e depois foto antes e depois cabelo médio

cabelo ondulado

O cabelo antes loiro, ficou com um tom entre castanho e ruivo

cabelo liso

O cabelo ficou com mais brilho

cabelo vermelho

O cabelo ficou com fundo avermelhado

Se você já usou desse produto natural nas madeixas, conte aqui nos comentários o que achou do resultado. Ah, e se você nunca testou, com as dicas do post já dá para colocar o uso em prática.


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *