Tinta Sem Amônia – Vale a Pena? 11 Vantagens e Desvantagens!

Atualmente está aumentando cada vez mais a procura por produtos de beleza livres de componentes prejudicais a saúde como a tinta sem amônia, por exemplo.

tinta sem amônia é uma opção de coloração que danifica menos os fios, porém uma das principais dúvidas que fazem com que muitas pessoas tenham receio de optar por esse produto é com relação ao tempo de permanência da tinta nos fios. 

Para entender melhor sobre todas as vantagens e desvantagens em optar por esse produto, nesse post respondemos as principais perguntas e também separamos algumas das opções de tinta sem amônia que mais vem sendo utilizadas atualmente.

Sobre a Tinta Sem Amônia

Atualmente podemos encontrar em lojas, sites, mercados e farmácias diversas opções de tinta sem amônia. Mesmo que as tinturas com amônia tenham mais tecnologia em sua fórmula, optar por tinturas sem a presença desse componente é muito mais benéfico para a saúde. 

Só quem tem o hábito de pintar as madeixas com frequência sabe o quanto a tintura  agride a saúde dos fios. Ao mesmo tempo que ela é pode trazer o visual desejado, também pode trazer problemas como ressecamento, coceira, quebra dos fios e em alguns casos até mesmo dor de cabeça.

Pensando em todos os problemas que a tinta convencional pode trazer, buscar por opções menos prejudiciais é a melhor opção. Para não ficar sem o visual desejado optar pela tinta livre desse tipo de componente  pode ser uma ótima opção para manter o visual em dia.

Para entender melhor a respeito da tinta sem amônia, veja nas categorias que preparamos a seguir as principais informações a respeito desse produto que caiu no gosto tanto do público feminino quanto masculino.

Quem Pode Usar?

Uma das principais vantagens da tinta sem amônia é que ela super versátil, podendo ser usada em todos os tipos de cabelos. desde as madeixas lisas, crespas até as cacheadas. Para quem sofre com o ressecamento natural dos fios como nos casos de cabelos crespos e cacheado esse tipo de tinta é perfeita.

Para quem faz uso de químicas no cabelo como os casos de alisantes e relaxamentos, optar pela tinta sem amônia é uma boa opção. Isso porque esse tipo de tinta combina com outros tipos de produtos com isso não existe o risco de ocorrer algum tipo de reação inesperada.

Além da mudança de cor a tinta livre de amônia também é muito indicada por profissionais para a realização do querido banho de brilho. Para quem não sabe o banho de brilho é uma técnica utilizada para reavivar a cor já presente nos fios, hidratar e trazer mais brilho. Para isso basta escolher uma opção de tinta com o tom próximo do seu cabelo e misturar  com uma máscara de hidratação branca que utiliza nos cuidados de rotina do seu cabelo.

 

Tinta sem amônia: cabelos para se inspirar

Tinta sem amônia: cabelos para se inspirar

Tinta sem amônia: cabelo cacheado preto

Tinta sem amônia: cabelo preto liso

Tinta sem amônia: cabelo preto

Quanto Tempo Dura?

Muita gente fica com receio de optar pelo uso da tinta sem amônia por não saber quanto tempo a cor permanece viva nos fios, vamos responder essa dúvida para você. Sim, a tinta sem amônia pega nos fios e tem uma excelente durabilidade. 

A diferença entre a tintura sem amônia e a permanente é que a opção sem amônia não clareia os fios, ou seja, se a sua opção é sair de um tom escuro para um tom mais claro essa pode não ser a melhor alternativa.

Quanto mais próxima for a cor da tinta sem amônia do seu tom melhor serão os resultados a longo prazo. Isso porque a falta desse composto químico na coloração faz com que a tinta tenha uma ação superficial nos fios o que garante menos danos a estrutura.

Promovendo os cuidados necessários da forma correta para as madeixas a coloração feita com tintura livre de amônia pode durar até 30 lavagens, dependendo é claro da qualidade da marca escolhida. Sendo assim podemos entender que sim, essa é uma opção mais saudável para o cabelo, porém sem receber os cuidados pode sair com muita facilidade. A seguir falaremos mais a respeito dos cuidados necessários que devem ser mantidos com esse tipo de coloração.

 

Tinta sem amônia: cabelos para se inspirar

Quais suas Vantagens?

  • Menos agressão a fibra capilar: com a ausência da amônia a fibra capilar fica protegida, com isso as madeixas não ficam com o temido aspecto opaco e ressecado após a coloração.
  • Reaviva a cor: A cor do cabelo natural ou tingido fica viva e com muito brilho.
  • Brilho: a  tinta sem amônia promove muito mais brilho para os fios.
  • Dura menos: pode parecer estranho falar que uma coloração durar menos é uma vantagem, mas quando consideramos que existem várias pessoas que gostam de estar sempre mudando o visual das madeixas podemos sim considerar a menor duração como uma vantagem.
  • Não resseca os fios: o não ressecamento dos fios é sem dúvidas um dos principais benefícios da tinta sem amônia, isso porque o ressecamento além de deixar o aspecto do cabelo ruim também é um dos causadores de problemas como queda e quebra dos fios.
  • Combina com todos os tipos de cabelos.
  • Combina com químicas.
  • Pode ser usado em banho de brilho para reavivar a cor.

Tinta sem amônia: cabelos para se inspirar

Existem Desvantagens?

Como diversos outros produtos de beleza a tinta sem amônia também possui algumas desvantagens. Dentre as principais desvantagens da tinta livre de amônia podemos encontrar:

  • Fios brancos: a grande maioria das tintas livres de amônia cobrem apenas 50% dos fios brancos. porém alguns especialistas afirmam que já é possível encontrar no mercado algumas marcas mais eficazes.
  • Não clareia os fios: como já citamos anteriormente a tinta sem amônia não faz o clareamento dos fios, com isso sendo difícil alcançar tons claros em bases escuras.
  • Duração menor: a amônia é responsável por fixar a tinta nos fios por meio de um processo no qual a cutícula incha e o corante penetra as camadas internas presentes na estrutura do fio. Com a ausência da amônia, os pigmentos da tinta chegam apenas nas camadas superficiais dos fios, com isso a duração é um pouco menor quando comparada com a das tinturas permanentes.

Tinta sem amônia: cabelos para se inspirar

Quais Cuidados Necessários?

Mesmo fazendo uso da tinta sem amônia é importante manter os cuidados com as suas madeixas, pois mesmo com a ausência da amônia esse produto também é um tipo de química e como sabemos todo cabelo que recebe químicas merece cuidados especiais para estar com a saúde sempre em dia.

Para manter suas madeixas tingidas com coloração livre de amônia lindas e com a cor sempre viva é necessário realizar alguns cuidados muito importantes.

Para garantir que seu cabelo vai ficar lindo e hidratado é importante seguir os seguintes cuidados:

  • Use produtos desenvolvidos especialmente para cabelos com química.
  • Realize hidratações.
  • Faça reconstruções para devolver os nutrientes perdidos não só pela química, mas também por causa do sol e poluição.
  • Evite muita exposição ao sol.
  • Evite molhar os cabelos excessivamente no mar ou piscina a água salgada e as químicas na água da piscina causam ressecamento e desbotamento da cor.

Tinta sem amônia

Qual o Perigo da Amônia nos Cabelos?

A amônia tem como finalidade principal na coloração inchar a cutícula do fio para que os pigmentos da tintas possam chegar nas camadas mais profunda dos fio, com isso garantindo maior fixação.

O que muita gente não sabe é que quando a amônia incha a cutícula ela faz com que o cabelo perca água e muitos nutrientes, por isso após a coloração quando passamos a mão nos fios podemos sentir um pouco de ressecamento.

Além do ressecamento, entre os principais danos causados pela amônia a saúde dos fios podemos encontrar: queda de cabelo, opacidade, desidratação, perca de nutrientes, quebra e perda de volume.

Além dos perigos a saúde dos fios a amônia também é extremamente prejudicial a saúde do organismo podendo trazer até mesmo problemas respiratórios, por exemplo.

Tinta sem amônia: coloração

Dicas de Marcas e Produtos

Agora que você já sabe as principais informações a respeito da coloração sem amônia é hora de conferir quais as opções de marcas que mais vem sendo utilizadas atualmente

Tinta sem amônia Koleston

tinta sem amônia da marca Koleston vem sendo muito utilizada atualmente. De acordo com o fabricante essa é uma opção de tintura que penetra levemente a fibra do cabelo, com isso reduzindo os danos causados pelo processo de coloração. Com a baixa agressão a fibra capilar após a  coloração é possível notar madeixas lindas, brilhantes e com aspecto super natural.

Tinta sem amônia garnier

Tinta sem amônia Soft Color

Tinta sem amônia Beauty Color

Tinta sem amônia Light Color

Tinta sem amônia Imédia Excellence

Tinta sem amônia Igora

As opções de tinta livre de amônia da marca Igora Royal estão entre as opções de coloração mais utilizadas. Além de promover a cor deseja, uma das principais vantagens da marca é a duração prolongada da intensidade da cor nas madeixas.

Tinta sem amônia Brilho & Ton

Gostou das nossas dicas de tinta sem amônia? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *