Argiloterapia Capilar: O que é? – 20 Dicas & Benefícios Maravilhosos!

Tratamento com argila para a beleza já é comum em muitos países. O que mudou nos últimos anos foi a chegada da argiloterapia capilar. Isso mesmo: argila como tratamento para os fios ficarem hidratados e protegidos! Como funciona e como fazer você descobre a seguir.

o que é a argiloterapia capilar

Sobre a Argiloterapia Capilar

O que é? Para que Serve?

Argiloterapia capilar é literalmente o que o nome indica: tratamento de cabelo com o uso de argila. Assim como usamos o substrato natural na pele com diferentes finalidades mas sempre focando na beleza agora podemos obter os mesmos benefícios da argila em tratamento dos fios.

Mas antes de você partir para uma fonte natural saiba que não é só pegar a argila e colocar no cabelo. Ela é removida da terra sim mas será tratada e preparada para poder ser usada nos cabelos sem causar danos. Quando tirada da natureza a argila passa por alguns tratamentos para apenas ‘a parte boa’ ficar e ajudar aos fios.

A finalidade principal da argiloterapia capilar é ajudar a nutrir do cabelo e desintoxicar, removendo impurezas. Não percebemos mas todos os dias submetemos os fios à ação de invasores nocivos quimicamente como o excesso de sol, poluição do ar e outros produtos. É preciso remover essas impurezas para devolver ao fio sua naturalidade e também beleza.

benefícios da argiloterapia capilar

Quais Seus Benefícios?

Não é à toa que o substrato natural conhecido como argila se tornou base para diversos produtos de beleza. Por sua lista de benefícios vale a pena colocar este tipo de produto na lista de melhores tipos de hidratação para cabelo. Alguns dos benefícios são:

  • Deixa o cabelo mais forte, auxiliando para evitar a queda e quebra do cabelo;
  • Remove o excesso de gordura capilar, sendo uma ótima dica para portadores de cabelo oleoso;
  • Remove impurezas do couro cabeludo, evitando assim a seborreia (caspa);
  • Age como um shampoo anti resíduo, sendo um ótimo tratamento para quem quer remover produtos químicos antigos;
  • Dá brilho e maciez aos cabelos;

Quem Pode Fazer?

A argila é um substrato natural, então quase todos os tipos de cabelo podem se beneficiar da argiloterapia capilar.

Dizemos “quase” porque os cabelos muito secos devem evitar a argiloterapia capilar. Isso porque a desintoxicação promovida pela argila no cabelo é tão severa que pode deixar o fio ainda mais seco e por consequência com quebra e queda.

como fazer uma argiloterapia capilar em casa

Como fazer? Passo a passo da argiloterapia capilar

Você vai precisar ter em casa:

  • Um pote para aplicação de tintura ou uma vasilha limpa;
  • Um pincel para cabelo;
  • Uma toalha para colocar no ombro e proteger a roupa ou a pele.

Em um pote misture a sua argila capilar com um pouco de água até formar um creme fácil de mexer. Para misturar você pode usar o pincel ou uma paleta de plástico para misturar tintas, vendida em lojas de produtos para cabelo.

Aplique no cabelo seco e já lavado, podendo estar escovado ou com chapinha sem problemas.

A aplicação deve ser feita da raiz às pontas com a ajuda do pincel de tintura. Separe as mechas e passe espalhando bem para ter um efeito uniforme.

Deixe agir no cabelo por cerca de 15 minutos. Caso sinta que a argiloterapia capilar está secando rápido demais e o fio está ficando grosso lave antes.

Tire todo o produto jorrando água em abundância e lave com o shampoo de sua preferência. O processo deve ser repetido a cada 15 dias ou mensalmente. Os resultados já podem ser vistos na aplicação mas mantendo a frequência o impacto visual será melhor.

riscos da argiloterapia capilar

Existem Riscos?

Todos os produtos para cabelo merecem um cuidado a mais, uma atenção especial e ler todas as instruções do rótulo. A melhor notícia é que aargiloterapia capilar não é um processo químico, então ela não é incompatível com outros produtos para cabelo. Contudo ela necessita de cuidados.

O efeito anti resíduo pode eliminar escovas progressivas e tratamentos de alisamentos muito mais rápido. Nesse caso não é indicado aplicar a argiloterapia capilar em quem acabou de fazer uma escova progressiva;

Cabelos secos não devem aplicar a argiloterapia capilar. Isso porque ela é desintoxicante e remove resíduos, deixando o fio ainda mais seco e por consequência quebradiço. No mais pode usar e abusar!

Quais os Tipos de Argila para Usar no Cabelo?

 

 

Na argiloterapia capilar nem todos os produtos no mercado são iguais. São identificados três tipos de argila à venda nas lojas separadas de acordo com os benefícios trazidos para os fios. São elas:

Argila Verde – é um tipo de argila anti resíduo. Ela age removendo as impurezas dos fios e ajuda muito no processo de remoção de escova progressiva.

Argila branca – auxiliar na densidade dos fios, fornecendo brilho e maciez. É um excelente repositor de nutrientes para os fios tratados com química por um longo período com um aspecto opaco e sem vida.

Argila Preta – Ajuda a eliminar a oleosidade do cabelo. A argila verde também faz isso mas com um pouco mais de agressividade. Com a argila preta a eliminação é mais suave, sem deixar os fios ressecados demais. Ideal para cabelos mistos ou neutros com oleosidade temporária.

Argila Cinza – Melhora a circulação sanguínea do couro cabelo e isso é ótimo em diversos aspectos. Um dos benefícios é o fio crescer mais rápido e com força, evitando a queda.

Argila Amarela – Repleta de nutrientes, deixa o fio mais forte e auxilia na reconstrução capilar. Como seu efeito é semelhante  à uma hidratação comum é a menos querida da lista de possibilidades da argiloterapia capilar.

Argila Vermelha – Efeito desintoxicante. Seria o mesmo que a argila branca mas com um efeito muito mais suave, ideal para quem quer apenas tratar dos fios sem remover progressivas ou outros tratamentos químicos pré existentes. Tem um efeito tonalizante leve, deixando o fio levemente ruivo.

produtos para argiloterapia capilar

Onde Comprar? #preço

Lojas especializadas em produtos de beleza são as grandes responsáveis por vender produtos para a argiloterapia capilar.

Os preços da argiloterapia capilar são bem variáveis, indo de R$ 20 para aplicação única a mais de R$ 150 com tratamento de três meses. Muitas marcas estão se dedicando à produção como All Nature, Beauty Paris, dentre outras.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *