Banho de Brilho no Cabelo – O que é & Como Fazer com 5 Receitas!

O banho de brilho é um dos tratamentos mais usados para trazer de volta para as madeixas brilho, maciez e força. Essa é uma opção de cuidados super eficaz para quem está com o cabelo agredido por agentes externos como: exposição ao sol, excesso de colorações, entre várias outras causas que podem acabar fazendo com que percamos os nutrientes presentes na estrutura do fio.

Mesmo para quem já possui um cronograma capilar é indicado realizar o banho de brilho nas madeixas no mínimo duas vezes por mês. Por seu efeito durar por no máximo oito lavagens é fundamental fazer pelo menos as duas aplicações mensais.

Quer aderir o banho de brilho aos cuidados com seu cabelo? Aprenda como funciona, o que é necessário para fazer e receitas super fáceis para realizar o procedimento em casa mesmo economizando a grana que iria gastar no salão.

Sobre o Banho de Brilho

Antes de fazer o banho de brilho pela primeira vez é necessário saber como essa técnica funciona até mesmo para entender se é a opção mais adequada para o seu tipo de cabelo. A seguir vamos tirar todas as suas dúvidas.

O que é?

O banho de brilho é uma técnica que devolve a cor para o cabelo, por isso usamos tonalizante ou tinta na receita. Outra opção é o banho de brilho de café que pode ser usado em quem ainda não tem nenhum tipo de química no cabelo.

Benefícios: Para que Serve?

  • Fortalece o cabelo
  • Deixa o fio macio
  • Devolve a cor sendo ótimo para quem está com a tintura desbotada
  • Deixa o cabelo brilhante

Estraga o Cabelo?

De fato o banho de brilho não estraga o cabelo, mas não deve ser feito com muita frequência. De qualquer forma, o banho leva tinta ou tonalizante, ou seja, tem ação química.

Para não estragar o cabelo é recomendado fazer a renovação da cor uma vez ao mês ou quinzenalmente. Nos intervalos é essencial caprichar na hidratação e evitar usar shampoo que tenha sal e derivados do petróleo na composição.

Resultados: Fotos Antes e Depois

O banho de brilho é uma opção incrível de cuidado para o cabelo e o mais legal é que essa é uma opção de tintura que não é só indicada para quem tem tintura nas madeixas. 

Para se inspirar separamos algumas fotos de antes e depois de quem já faz uso do banho de brilho. Temos certeza que após conferir esses resultados você não terá dúvidas em investir nesse procedimento.

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Banho de Brilho: Antes e depois

Você já ouviu falar sobre co-wash? Essa técnica de lavagem para as madeixas está super em alta e cada vez mais vem ganhando novas adeptas. Essa técnica prova principalmente como é possível promover saúde e beleza para os fios, sem a necessidade de gastar muito dinheiro com vários produtos.  Para entender melhor leia o post especial que preparamos no qual ensinamos como realizar a lavagem e os principais benefícios que essa técnica pode trazer para os fios!

Como Fazer Banho de Brilho Caseiro: Passo a Passo

O banho de brilho devolve a cor e a sedosidade aos cabelos. Sabemos que depois de muito tempo tingindo o cabelo pode ser difícil manter a cor, por isso o banho de brilho é a técnica certa para dar aquela repaginada em seu visual.

É válido lembrar que na hora de preparar as receitinhas e possível acrescentar além do tonalizante ou da tintura ampolas de vitaminas que irão trazer ainda mais nutrição para os fios.

Entre  a ampolas mais usadas para renovação da cor estão:

  • Vitamina D: Ideal para reparação de cabelos fracos e com pontas duplas
  • Extrato de bambu: traz força para a raiz e promove o crescimento dos fios.
  • Vitamina E: Tem poderosa ação nutriente nos fios trazendo resultados surpreendentes principalmente para madeixas que se encontram extremamente ressecadas.
  • Bepantol liquido: Um super aliado para as madeixas o Bepantol promove reparação, hidratação e crescimento para os fios danificados.
  • Vitamina A: Essa é uma vitamina que deve ser usada com muita cautela, pois mesmo com sua poderosa ação de crescimento, quando não usada da forma correta pode provocar queda dos fios. Se optar pela Vitamina A tome bastante cuidado com seu uso.

Com relação a escolha do creme hidratante que será usado para fazer a receita é válido lembrar que não existe a necessidade de comprar o produto mais caro da loja. Pode ser um creme comum e simples, até mesmo o que você já faz uso e está lá no armarinho do banheiro. O mais importante é fazer uso de um creme branco .

Caso deseje investir em um produto novo a dica é optar por cremes que tenham em sua composição componentes como: ceramidas, aloe vera, lipídeos e ácidos graxos. É importante buscar por opções com esses componentes devido sua poderosa ação que devolve para os fios água e muita maciez.

Para fazer a escolha da tinta ou tonalizante nossa dica é buscar produtos com qualidade e que seja exatamente da cor das suas madeixas, com isso evitando o risco de manchar os fios. Procure uma marca que caiba no orçamento e traga benefícios para os seus fios.

A seguir vamos ensinar como fazer a renovação da cor em casa com vários tipos de materiais diferentes, além da aplicação em diferentes tipos de cabelo. Com as nossas dicas você não vai precisar correr para o salão de beleza e gastar rios de dinheiro.

No Cabelo Preto

O cabelo preto é o queridinho de quem aposta em um visual moderno e sóbrio. O problema é que com o tempo a tonalidade pode ficar desbotada e bastante opaca, assim é importante cuidar com frequência, como é o caso do banho de brilho.

  1. Lave o cabelo com shampoo sem sal.
  2. Tire o excesso de umidade com toalha de papel ou camiseta de algodão.
  3. Misture 3 colheres de creme branco de hidratação com 3 colheres de tonalizante. Acrescente uma ampola de hidratação de sua preferência.
  4. Misture até formar um creminho.
  5. Separe e cabelo em quatro partes.
  6. Passe creme nas orelhas e na testa.
  7. Use luvas e uma toalha nos ombros.
  8. Aplique o banho de brilho mecha por mecha, como se fosse uma tintura comum.
  9. É importante passar desde a raiz até as pontinhas.
  10. Deixe agindo por meia hora.
  11. Enxágue e lave o cabelo normalmente

No Cabelo Loiro

O cabelo loiro não natural exige alguns cuidados especiais, pois a descoloração agride ao fio. Além disso, a tonalidade pode mudar com facilidade, por isso é importante sempre cuidar. Para dar o banho de brilho você vai gastar menos de R$20 e vai ficar com as madeixas maravilhosas.

  1. Misture uma colher de água oxigenada volume 10 em 3 colheres de um creme branco de sua preferência. Pode ser de hidratação.
  2. Acrescente um tubo de tinta da cor do loiro do seu cabelo. Pode ser mais claro ou mais escuro, tudo depende do resultado que deseja para suas madeixas. É importante escolher uma marca que seja de confiança e bem conhecida no mercado.
  3. Lave o cabelo apenas usando shampoo.
  4. Com os fios úmidos separe em quatro mechas.
  5. Coloque luvas e uma toalha nas costas para não manchar a roupa.
  6. Passe creme nas orelhas e na testa para não pegar cor.
  7. Aplique o banho de brilho para cabelo loiro como faria com qualquer outra tintura, sendo mecha por mecha.
  8. Garanta que todo o cabelo estará enluvado pela mistura.
  9. Se o seu cabelo for longo pode ser necessário dobrar a receita.
  10. Deixe agindo pelo tempo indicado na embalagem pelo fabricante.
  11. Enxágue normalmente com água em temperatura ambiente.
  12. Finalize como de costume, apenas evite passar chapinha logo após fazer o banho de brilho.

Banho de Brilho com Tinta

Para quem tinge as madeixas a melhor opção é fazer a renovação da cor  usando tinta da mesma cor. Funciona de forma bem similar ao que já ensinamos nos tutoriais anteriores.

  1. Misture uma ampola de vitaminas, 3 colheres de creme branco e 3 colheres de tinta.
  2. Mexa bem até formar um creminho homogêneo.
  3. Lave o cabelo com shampoo anti resíduos.
  4. Tire o excesso de água. Não é necessário aplicar condicionador.
  5. Separe o cabelo.
  6. Proteja as orelhas e a testa com creme.
  7. Usando luvas em um pincel espalhe a mistura por todo o cabelo caprichando principalmente nas pontas.
  8. Deixe agir por meia hora.
  9. Lave bem para remover todo o produto e aplique condicionador.
  10. Enxágue e está pronto o seu banho de brilho com tinta.

Banho de Brilho com Tonalizante

O banho de brilho com tonalizante é igual ao com tinta, com a diferença que o tonalizante não agride tanto aos fios como acontece com a tintura. Além disso, usando tonalizante você pode combinar com outras químicas, como é o caso do alisante.

Recomendamos o banho de brilho com tonalizante Natucor ou outra marca que seja conhecida e de confiança.

Com Café

O banho de brilho com café é uma opção para quem quer reavivar a cor natural dos cabelos, ou seja, é ideal para quem não usa nenhum tipo de química. É uma forma de deixar as madeixas com maciez e brilho, o melhor é que pode ser feita em casa com um ingrediente que você já tem na cozinha.

  1. Dissolva duas colheres de café solúvel em meia xícara de água quente.
  2. Deixe esfriar e acrescente uma colher de óleo vegetal e 5 colheres de creme de hidratação branco.
  3. Misture bem.
  4. Lave o cabelo com shampoo antiresíduo.
  5. Com o cabelo ainda úmido aplique o banho de brilho com café.
  6. É importante passar mecha por macha e massagear para que adentre para o fio de cabelo.
  7. Prenda todo o cabelo e abafe com uma sacolinha plástica.
  8. Deixe agindo por meia hora.
  9. Lave normalmente.

 

Gostou das nossas dicas para fazer banho de brilho em casa? Ficou com alguma dúvida sobre como fazer? Deixe o seu comentário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *