Bicarbonato no Cabelo – Benefícios + 4 Receitas para Deixar os Fios Incríveis!

Se você tem problemas com caspa e já procurou de tudo para resolver, saiba que temos a solução aqui. O bicarbonato no cabelo pode ser a saída para diversos problemas capilares e pode ser usado de diversas madeiras. Quer saber mais? Continue com a leitura desse post!

Quais os Benefícios do Bicarbonato?

O bicarbonato de sódio possui muitos benefícios incríveis, ele é composto por uma mistura branca e cristalina que pode ser muito útil nos cuidados ligados à beleza. Além de ser um produto super barato, o bicarbonato é muito fácil de ser encontrado, tanto em farmácias quanto em supermercados.

Ele é um poderoso esfoliante natural, pois consegue tirar as células mortas da nossa pele, deixando-a limpinha e sedosa. Além disso, se você tem axilas, joelhos, virilhas ou cotovelos mais escuros, saiba que ele pode clarear essas manchas. Basta fazer uma misturinha com suco de meio limão, uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de água oxigenada (10 volumes). Aí, é só fazer a aplicação com algodão e esperar secar. Em pouco tempo, você vai começar a perceber os resultados e a região do corpo com aspecto mais claro.

Bicarbonato de sódio.

Bicarbonato de sódio.

Há diversas receitas que podem te ajudar na solução dos seguintes problemas:

  • Acne;
  • Odor causado pela transpiração;
  • Oleosidade do cabelo;
  • Queimaduras solares;
  • Caspa;
  • Unhas amareladas;
  • Cabelos oleosos ou rebeldes, entre outros problemas.

A fórmula do bicarbonato consegue limpar e cuidar da nossa pele e do nosso cabelo. Por isso, vamos mostrar para você dicas de receitas caseiras e como um produto baratinho pode ajudar no cuidado diário com o nosso corpo.

Bicarbonato de Sódio no Cabelo Faz Mal?

Bicarbonato no cabelo.

Bicarbonato na tigela.

 

O bicarbonato no cabelo não faz mal, ele pode ser usado junto com algum shampoo, por exemplo, para promover uma limpeza profunda no couro cabeludo.

Ele consegue retirar restos de produtos cosméticos, resíduos ou poluição, que deixam o cabelo com aspecto gorduroso. Além disso, ele promove o crescimento saudável dos fios, à medida que faz a limpeza dos folículos capilares, deixando-os livres para um crescimento forte e vigoroso.

Se você nada bastante, saiba que o bicarbonato no cabelo pode ser um aliado, pois ele consegue remover o cloro que fica no cabelo após um período exposto na piscina.

Como Usar Bicarbonato no Cabelo: Receita & Passo a Passo

 

Para Caspas

Caspa no cabelo.

Cabelo com caspa.

A caspa é uma dermatite seborreica que ocorre em locais onde há uma produção de oleosidade maior (couro cabeludo). Outra explicação para o aparecimento de caspas é a presença do fungo Malassezia. Porém, esse fungo aparece em todas as pessoas, pois ele se nutre da oleosidade que está no couro cabeludo, porém ele pode fabricar ácidos que acabam irritando o couro e causando problemas. Essas lesões descamam, causam coceira e lesionam a região.

A caspa pode ser oleosa (chamada de seborreia) ou seca. Elas aparecem como lesões que acabam descamando e causam coceira. A do tipo seborreica não é contagiosa e pode ser mais preocupante que a caspa.

Para eliminar a caspa de vez, você pode seguir essa receita caseira com bicarbonato de sódio:

 

Ingredientes

– 1 colher de bicarbonato de sódio

– 3 colheres de água

 

Passo a passo

  1. Misture a água com bicarbonato de sódio em uma tigela;
  2. Espalhe a mistura pelo couro cabeludo, com o cabelo molhado e já lavado.
  3. Faça com massagem com as pontas dos dedos, evitando passar a unha, para ativar a circulação sanguínea.
  4. Deixe a mistura agir no cabelo por 10 minutos;
  5. Enxágue;
  6. Termine a lavagem, aplicando condicionador somente nas pontas para hidratar os fios.
Cabelo com caspa.

Caspa no cabelo.

Caso você não tenha tempo suficiente para lavar os cabelos e precise sair rapidamente para algum compromisso, siga essa dica:

 

Ingredientes

1 colher pequena de bicarbonato de sódio

 

Passo a passo

Polvilhe, aos poucos, pelo couro cabeludo o bicarbonato de sódio e vá massageando com os dedos, isso vai diminuir a oleosidade e o aparecimento de mais caspas durante o dia.

 

Shampoo Anti-resíduos

  • 1 Shampoo de sua preferência
  • 1 colher de bicarbonato de sódio

 

Passo a passo

Misture o bicarbonato com o shampoo e use-o somente uma vez por semana. Ele funciona como um shampoo anti-resíduos, que vai tirar todas as impurezas do couro e ajudar na eliminação da oleosidade e da caspa.

 

Para Cabelos Secos

Receita de vinagre com bicarbonato de sódio

Vinagre de maçã.

Vinagre de maçã.

Ingredientes

  • 1 colher de bicarbonato e 3 colheres de água
  • 1 colher de vinagre de maçã e 4 colheres de água

Passo a passo

  • Aplique a mistura de bicarbonato no cabelo com água, faça uma massagem com as pontas dos dedos para retirar todos os resíduos que ficam no couro cabeludo;
  • Deixe por 5 a 10 minutos;
  • Enxágue;
  • Aplique a mistura de vinagre e água com um borrifador por todo o cabelo.
  • Espere agir por 10 minutos.
  • Você pode enxaguar com água fria depois ou apenas deixar ele secar ao natural. O cheiro do vinagre não fica no cabelo após secar.
Cabelo brilhoso.

Cabelo hidratado.

 

Cabelo brilhoso.

Cabelo lindo e bem cuidado.

 

Cabelo bonito.

Cabelo com brilho.

O vinagre de maçã fecha as cutículas do fio e deixam ele super hidratado e brilhoso, é ótimo para cabelos secos, que estejam precisando de algum tratamento.

 

Para Clarear

A camomila tem o poder de clarear os fios naturalmente, além de ter várias propriedades que podem ajudar o seu cabelo. O bicarbonato, além de limpar os cabelos, ele é um agente clareador. Então, junte os dois nessa receita para ter um clareamento fantástico:

Cabelos loiros.

Cabelo loiro.

Ingredientes

  • Água
  • 1 sachê de chá de camomila
  • 1 colher pequena de bicarbonato de sódio
  • Shampoo de sua escolha
  • Condicionador ou máscara hidratante

Passo a passo

  1. Ferva a água, coloque-a uma xícara com o sachê de camomila, para que ocorra a imersão.
  2. Enquanto isso, lave seu cabelo normalmente com um shampoo de sua preferência.
  3. Depois de esfriar, misture o chá com o bicarbonato de sódio e aplique somente nos fios, evitando a raiz, pois você já lavou a região com shampoo.
  4. Espere cerca de 15 a 20 minutos.
  5. Enxágue o cabelo e aplique condicionador ou alguma máscara hidratante para fechar a cutícula dos fios, deixando-os lindos.

Yasmin Brunet.

Você pode fazer essa mistura duas vezes por mês até obter o clareamento desejado. Aproveite para incluir essa seção de clareamento no seu cronograma capilar para deixar as suas madeixas lindas!

 

O que achou das receitas de bicarbonato no cabelo que mostramos aqui? Conte para a gente qual foi a sua experiência e aproveite para compartilhar o post com suas amigas! 😉


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *