Cabelo Crespo – Como Cuidar + 54 Inspirações de Cortes e Cores!

Se antes a moda era ter os fios lisos e intactos, hoje em dia é ideia é usar as madeixas ao natural e nada mais democrático que podermos assumir nossas madeixas naturais. Por isso, se você nasceu naturalmente bela com cabelo crespo, é hora de entender melhor seu tipo de fio e aprender como cuidar das madeixas, valorizando os fios naturais.

Então, esqueça a onda de alisamentos e bora cuidar das madeixas crespas com dicas de produtos, principais cuidados, e até inspirações de cortes e cores para os fios crespos, assim dá para mudar de visual sem a necessidade de passar por processos de alisamentos.

cabelo crespo

Sobre o Cabelo Crespo

O cabelo crespo como qualquer outro tipo de fio precisa de cuidados específicos, e como esse formato de fio tende a ser com mais voltinhas a partir da raiz, é comum o aspecto mais seco das madeixas, uma vez que a oleosidade natural do couro cabeludo não desce com facilidade pelas madeixas hidratando-as. Sendo assim, vamos às dicas de como cuidar de cabelo crespo.

Quais os Principais Cuidados?

Pré lavagem com óleo vegetal

Como os fios crespos tendem a ser mais volumosos e com tendência a ficarem embaraçados, um bom hábito é incluir o uso de óleo vegetal antes de lavar os fios.

A ideia é aplicar o óleo vegetal em todo o cabelo ainda seco e antes da lavagem, o que vai ajudar a desembaraçar as madeixas, e ainda vai hidratar os fios, o que também ajuda no processo de lavagem.

A aplicação do óleo vegetal nos fios pode ser feita alguns minutinhos antes do banho.

como cuidar de cabelo crespo

A pré lavagem com óleo traz diversos benefícios aos fios

Penteie o cabelo durante o uso do óleo vegetal

Ainda durante o processo da pré lavagem com óleo vegetal, aproveite o momento de hidratação para também desembaraçar os fios, já que o óleo deixa esse processo mais fácil.

Separe o cabelo em mechas e vá penteando das pontas para a raiz com um pente de dentes largos, de modo a desembaraçar todo o cabelo.

Esse processo de desembaraçar os fios antes da lavagem facilita na lavagem do cabelo e também evita o erro de pentear o cabelo crespo já seco, o que pode aumentar o volume e desfazer as voltinhas.

como pentear cabelo crespo

Penteie sempre das pontas para a raiz, evitando a quebra dos fios

Use shampoo apenas na raiz

Os fios crespos têm tendência a serem mais ressecados, por isso o processo de lavar as madeixas é diferente.

VEJA  5 Receitas Capilares Incríveis de Hidratação com Abacate

Ao invés de aplicar shampoo por todo o cabelo, a ideia é de depois de fazer a pré lavagem com óleo vegetal e já ter enxaguado o óleo, aplicar o shampoo apenas na raiz e lavar o couro cabeludo delicadamente e sem embaraçar de novo os fios.

Depois de limpar cuidadosamente o couro cabeludo, basta enxaguar o cabelo em água fria ou morna e deixar que o shampoo escorra pelo comprimento dos fios.

A ideia de não aplicar shampoo no comprimento evita que os fios fiquem mais ressecados e embaraçados.

como lavar cabelo crespo

Cronograma capilar

Uma rotina importante nos cuidados com cabelo crespo é manter os fios sempre hidratados e nutridos, sendo assim, inclua entre os cuidados um cronograma capilar para cabelo crespo.

O cronograma vai incluir etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, de modo a deixar os fios mais saudáveis e tirar o aspecto de ressecado das madeixas crespas.

3 cronograma capilar cabelo crespo 1

Finalização

Além de tomar todos os cuidados necessários durante a lavagem, um cuidado importante é com a finalização das madeixas.

Nesse caso, invita em produtos pós lavagem, como creme para pentear e leave-in para fios crespos, que ajudam a manter os fios hidratados depois da lavagem e ainda criam uma camada protetora nas madeixas.

Outro cuidado com a finalização é evitar o uso constante de secador, já que o excesso de calor pode deixar os fios com aparência mais ressecada.

 

Cabelo Crespo X Cacheado: Qual a Diferença?

É bastante comum a confusão entre fios crespos e cacheados, e para diferenciar um do outro é preciso entender qual seu tipo de cabelo.

diferença entre cabelo cacheado e crespo

  • Crespo: os fios crespos pertencem aos tipos de cabelos 4, podendo ser 4A, 4B, ou 4C. Nesse tipo de fio é comum ver o enroladinho desde a raiz até as pontas, sendo que as voltinhas são mais fechadas indo do 4A ao 4C, que é o crespo com voltinhas mais fechadas, parecendo molinhas que começam da raiz.
  • Cacheado: os fios cacheados pertencem a categoria 3 dos tipos de cabelo e são divididos em 3A, 3B ou 3C. O cabelo cacheado é conhecido por ser enrolado em voltinhas, mas geralmente o enrolado não começa da raiz, e traz as voltinhas alguns centímetros abaixo do couro cabeludo. Na categoria 3C, que é mais intensa entre os cacheados, os fios tem voltas mais fechadas, mas ainda assim não são tão fechadas como os fios crespos.

 

Sendo assim, a principal diferença entre fios crespos e cacheados está na formação das molinhas ao longo das madeixas, sendo que nos fios crespos as voltinhas sem bem mais próximas, lembrando molinhas bem fechadas e que começam da raiz.

Dicas de Produtos para Cabelo Crespo

Shampoo

Para fazer a escolha de produtos para cabelo crespo, um dos itens importantes do box é o shampoo.

VEJA  Tipos de Cabelos Cacheados – Como Identificar & 35 Ideias para Cachos!

Nesse caso, priorize as linhas específicas para fios crespos, e opte por versões de shampoo sem sulfato, já que a longo prazo os fios podem ficar com aspecto de mais secos.

Os shampoos de limpeza profunda também não devem ser usados com frequência, já que podem deixar os fios mais ressecados.

O ideal para fios crespos são as linhas de shampoos perolados, com emolientes e até mesmo com óleos em sua composição, o que ajuda a desembaraçar os fios e já hidratá-los.

shampoo para cabelo crespo

Os shampoos específicos para fios crespos ajudam nos cuidados necessários para esse tipo de fio

Condicionador 

As linhas específicas para cabelos crespos são ideias para a escolher o condicionador correto, uma vez que esse tipo de produto ajuda a fechar as cutículas e assim manter as molinhas mais controladas e o aspecto do cabelo mais saudável.

Entre os melhores condicionadores para fios crespos, as versões com óleos ajudam na hidratação profunda e são excelentes para serem intercalados com máscaras capilares.

produtos para cabelo crespo

Máscara

Como já explicamos antes, as madeixas crespas tem tendência a ficarem ressecadas por conta do formato dos fios, por isso é indispensável adotar a rotina de hidratação nos fios.

Para esse cuidado extra, opte por máscaras para cabelo crespo de hidratação profunda, que ajudam a recuperar as madeixas e deixar os fios mais macios e com brilho.

máscaras para cabelo crespo

Leave-in

O leave-in é um produto de uso para a pós lavagem e algumas versões podem ser usadas com os fios secos no day after, que é aquele dia depois da lavagem que você precisa dar uma ajeitada nos fios, mas sem lavá-los.

Para os fios crespos, o leave-in específico para esse tipo de cabelo é ideal, já que adiciona uma camada extra de hidratação aos fios, e ainda ajuda a controlar o volume e o famoso frizz que costuma aparecer nas madeixas crespas.

produtos finalizadores cabelo crespo

Fotos de Cortes e Cores para Cabelo Crespo

Cabelo curto

cabelo crespo joãozinho

O cabelo curto pode ser uma opção de um corte com personalidade e muito estilo, mas também pode ser uma opção para passar pela transição capilar, assumindo os fios crespos e deixando os processos de alisamento de lado.

Como inspiração de um corte curto moderno para valorizar os fios crespos, a ideia aqui traz o corte estilo joãozinho, que é uma opção de cabelo curto e baixo, o que além de moderno, ainda é bem fácil de manter no dia a dia.

 

corte moderno crespo

O corte moderno é estilo moicano com laterais mais baixas

cabelo curto

corte curto e moderno

O cabelo curto tem comprimento maior na parte de cima

cabelo curto crespo

O cabelo curto passa o visual de uma mulher moderna

cabelo curto castanho escuro

O corte curto tem um pouco mais de volume

cabelo curto platinado

O corte curto e platinado é moderno

Cabelo Médio

cabelo médio famosa

Entre as famosas que servem de inspiração por terem adotado o visual com cabelo crespo, a atriz Érika Januza é uma das inspirações!

Para o visual, a atriz apostou no cabelo médio com corte repicado valorizando o volume natural das madeixas e dando mais movimento aos fios.

VEJA  Vinagre de Maçã no Cabelo – Como Usar & Abusar dos Benefícios!

O corte médio ainda valoriza o rosto e traz uma opção moderna e bem atual de corte de cabelo.

 

cabelo médio com volume

Para o cabelo médio, a ideia foi do estilo black power

cabelo crespo com franja

O corte médio e volumoso traz os visual com franja

penteado para cabelo crespo curto

O corte moderno traz a parte central com mais volume

cabelo crespo curto

O cabelo médio tem corte levemente repicado

cabelo médio crespo

O cabelo médio foi usado com mais volume

cabelo crespo famosa

A atriz Érika Januza apostou nos fios médios e repicados

cabelo médio afro

O cabelo com bastante volume combina com o rosto comprido e fino

Cabelo Longo

cabelo longo crespo

Os fios crespos tendem a mascarar o verdadeiro comprimento das madeixas, afinal as molinhas ficam bem mais longas quando esticadas, então, se você quer ter o cabelo realmente longo, é preciso ter paciência e manter os cuidados com fios crespos, mantendo o cabelo sempre saudável para ficar longo.

E como inspiração para o cabelo longo, esta inspiração traz um cabelo dos sonhos com fios compridos e com volume natural.

O cabelo longo tem corte levemente repicado nas pontas, que ajuda a controlar o volume e deixa os fios com mais movimento.

Nesse caso, o cabelo foi usado com risca lateral, concentrando mais cabelo de um lado só, o que deixa o visual ainda mais incrível!

 

cabelo crespo com franja lateral

O corte de cabelo longo tem pontas repicadas

cabelo longo crespo

Os fios foram mais repicados na frente para não pesar em volta do rosto

cabelo longo e com volume

O cabelo longo e volumoso é lindo!

cabelo crespo com penteado

O penteado para fios crespos traz parte do cabelo lateral preso

cabelo longo e com volume

O cabelo longo e preto tem brilho

Cabelo crespo com luzes

cabelo volumoso com luzes

Entre as inspirações nos cortes e cores de cabelo das famosas, a atriz Sheron Menezzes é uma das inspirações que já apostou no visual de fios crespos com luzes.

Para o visual, a ideia foi de manter o cabelo com volume natural e apostar nas pontas repicadas, dando mais sensação de leveza ao cabelo volumoso.

As luzes foram feitas um pouco abaixo da raiz, mantendo a raiz escura e trazendo um toque iluminado através das luzes em tons de loiro, que realçam o cabelo escuro.

 

cabelo crespo médio com luzes

As luzes se misturam em tons de dourado e loiro

cabelo com luzes loiras

cabelo 4C

O visual traz luzes em tons de dourado

cabelo crespo com ombré hair

No visual, a raiz foi mantida escura e as luzes se intensificam a partir do comprimento

cabelo com luzes douradas

As luzes em tons de dourado iluminam o visual

cabelo curto com luzes

As luzes fininhas e em tom de loiro escuro ficam suaves

cabelo crespo com luzes

O cabelo escuro ganha destaque com as luzes loiras

Cabelo crespo loiro

cabelo loiro e longo

Se a ideia é mudar o visual, não há regras, e o cabelo loiro pode ser sim uma opção para os fios crespos, como mostra esta inspiração incrível!

Para o visual, a ideia foi de adotar o corte repicado e em camadas, dando mais volume as madeixas. Já a cor é um tom de loiro com fundo dourado, que é mais suave entre os tons de loiros.

Na coloração, a ideia foi manter a raiz na cor natural e esfumá-la levemente antes de começar os fios loiros, assim o retoque não precisa ser frequente e o visual fica mais natural.

Dica: a coloração loira tende a ressecar os fios, e no caso do cabelo crespo a aparência ressecada pode ser ainda maior. Por isso, antes e depois da coloração, não dispense a rotina com hidratações.

cabelo loiro com raiz escura

O cabelo loiro foi mantido com raiz escura

cabelo loiro crespo

A coloração é em to de loiro escuro

cabelo loiro e crespo

O corte repicado traz fios loiros

cabelo loiro e volumoso

O cabelo tem tom de loiro escuro

cabelo black power loiro

O visual black power com fios loiros é lindo!

cabelo platinado crespo

O loiro claro é super moderno

cabelo com luzes loiras

O cabelo médio é loiro escuro com luzes mais claras

cabelo claro crespo

O cabelo mistura tons de loiro

Cabelo crespo ruivo

cabelo ruivo crespo

Entre as possíveis cores para pintar as madeixas crespas, uma das apostas é usar a coloração ruiva para as madeixas. O cabelo ruivo é uma cor que está em alta e combina lindamente com pele morena e negra.

Como inspiração para adotar o visual, a ideia aqui traz o cabelo black power em tom entre o ruivo e o cobre, o que cria um efeito iluminado para a pele negra e destaca o cabelo crespo.

 

morena com cabelo ruivo

O cabelo ruivo tem tom mais avermelhado

crespo ruivo

O cabelo ruivo tem tom de cobre bem intenso

cabelo ruivo volumoso

cabelo cobre crespo

A raiz escura foi mantida no cabelo pintado de ruivo

cabelo black power ruivo

O cabelo ruivo fica mais iluminado no sol

Cabelo crespo colorido

cabelo roxo crespo

E se você não medo de mudar o visual, uma boa inspiração é esta ideia de apostar no cabelo colorido e em tom de roxo.

A cabeleira crespa e ao estilo black power é linda e passa muita personalidade, e a ideia de adicionar a cor roxa nas madeixas foi incrível!

O cabelo roxo ganha destaque e passa um estilo único com mechas em que o roxo se destaca ainda mais.

 

cabelo com mechas coloridas

O cabelo mistura tons de rosa e azul nas mechas

cabelo azul

O cabelo escuro tem as pontas azuis

cabelo azul turquesa

O cabelo turquesa é lindo!

cabelo lilás

O cabelo lilás tem coloração em tom suave

cabelo crespo colorido

O cabelo apresenta diferentes tons entre roxo e turquesa

E aí, você já assumiu seus fios naturais? Se sim, conta pra gente qual sua rotina de cuidados e aquele seu truque para deixar os fios saudáveis e lindos!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *