Cabelo Elástico – 5 Soluções para Salvar os Fios Emborrachados!

O cabelo elástico é um problema muito comum entre as mulheres, mas você sabe o que é e como cuidar desse tipo de fio?

Se você tem muitas dúvidas sobre o cabelo elástico, e quer aprender como reverter esse problema e melhorar o aspecto das madeixas, no post reunimos uma explicação sobre esse efeito que atinge as madeixas e dicas incríveis para cuidar dos fios e fazer com que eles voltem a ser saudáveis.

cabelo emborrachado

Sobre o Cabelo Elástico

O que é?

O cabelo elástico ou cabelo emborrachado, como também é conhecido, é um nome dado ao cabelo que fica com aspecto de um elástico.

Esse problema é caracterizado pelo fato de que ao puxar o fio ele não volta ao seu aspecto normal, e fica franzido, como se encolhesse feito um elástico.

o que é

O cabelo não volta ao seu aspecto natural depois de ser puxado

Além da mudança estrutural que o cabelo elástico sofre de não voltar ao seu aspecto natural ao ser puxado, outro fator comum nesse tipo de cabelo é a quebra com facilidade dos fios.

Como o cabelo já está danificado e com a estrutura modificada, é comum que o cabelo elástico também apresente mais fragilidade e fique com fios mais finos que o normal, o que facilita a quebra das madeixas.

 

O que Deixa os Fios Emborrachados?

O cabelo que sofre com o efeito emborrachado ou elástico costuma ter causa em uma sequência de tratamentos químicos seguidos, o que altera a estrutura capilar e causa o efeito chiclete. Isso ocorre por conta dos procedimentos químicos causarem a perda perda de queratina e danificarem a fibra capilar, alterando a estrutura dos fios.

Os processos químicos podem ser feitos sim, mas a sequência seguida de tratamentos e tinturas não compatíveis pode causar essa modificação estrutural dos fios.

Para evitar que o cabelo fique quebradiço e com aspecto de cabelo elástico, a dica é não fazer procedimentos químicos em casa.

Esse tipo de procedimento deve sempre ser feito por um profissional, que vai avaliar se os fios estão saudáveis para o procedimento e há compatibilidade química entre procedimentos feitos em sequência, de modo a evitar que o cabelo sofra com a incompatibilidade de químicas que podem alterar a estrutura dos fios.

o que causa

O excesso de química pode causar o efeito emborrachado

Desse modo, é sempre bom ficar atenta antes de realizar, alisamentos, tinturas ou outros tratamentos químicos nas madeixas.

 

Volta ao Normal?

Apesar de ser um problema que pode trazer muitos danos às madeixas, o efeito elástico pode sim ser reversível e os fios voltarem ao normal.

Para reverter o dano causado às madeixas, é preciso investir em muita nutrição e cuidado com os fios, de modo a devolver o aspecto saudável das madeixas.

antes e depois

O antes e depois mostra que é possível recuperar o cabelo

Pode Pintar ou Fazer Progressiva?

Em geral, o efeito emborrachado e elástico dos cabelos ocorre pelo excesso de procedimentos e uso de produtos químicos nas madeixas, que causa a perda de queratina e modifica a estrutura dos fios, deixando o cabelo mais frágil.

Desse modo, a tintura ou a escova progressiva irão trazer mais química para o cabelo já danificado e isso pode causar um dano ainda maior aos fios.

o que não fazer

Evite novos procedimentos químicos para recuperar o cabelo

O ideal é evitar pintar o cabelo e passar por procedimentos de alisamento enquanto o fio ainda não está recuperado, evitando uma nova exposição do cabelo a procedimentos químicos.

Esses tipos de procedimento só devem ser realizados novamente com o cabelo já tratado e com aval de um profissional.

 

Teste Para Cabelo Elástico

Se você quer saber se o seu cabelo está sofrendo do efeito de cabelo elástico e não de um ressecamento profundo, uma boa alternativa é fazer um teste rápido e simples que identifica o efeito emborrachado dos fios.

Para realizar o teste, molhe uma mecha do cabelo e com ela ainda úmida, dê uma leve puxada nos fios. Se os fios não voltarem ao seu natural e ficarem com aspecto de encolhidos, é sinal de que suas madeixas estão precisando de atenção, pois estão passando pelo efeito emborrachado.

teste cabelo emborrachado

Dicas de Como Recuperar o Cabelo Elástico

Depois de identificar o efeito elástico nas madeixas e notar a fragilidade dos fios, é hora de reverter o problema. Para isso, separamos dicas incríveis de como recuperar cabelo emborrachado.

  • Corte o Cabelo

Cortar um pouquinho das pontas pode ser uma grande ajuda para melhorar o aspecto dos fios emborrachados; isso porque as pontas por si só já apresentam aspecto mais seco e com os fios mais frágeis, esse aspecto pode ficar mais intenso.

Sendo assim, tirar um pouquinho das pontas já ajudar a reparar, visualmente, o aspecto do cabelo.

dicas

Cortar as pontinhas ajuda a melhorar o aspecto do cabelo

  • Reposição de Queratina

O efeito emborrachado costuma ser uma consequência da perda de queratina dos fios.

Sendo assim, uma maneira de reverter o problema é investindo em tratamentos que tenham como base a reposição de queratina, como a reconstrução capilar.

Além disso, também vale investir em produtos que tenham como ingrediente a queratina, como shampoos, leave-ins e máscaras hidratantes.

tratamento queratina

Produtos a base de queratina ajudam a tratar o cabelo

  • Faça Hidratações

O cabelo que está com aspecto chiclete também tem como característica o visual mais frágil, por isso é importante fazer a recuperação contínua dos fios.

hidratação cabelo

A hidratação deve ser frequente

Uma boa dica para tratar esse tipo de problema dos cabelos é investir em hidratações semanais e até mesmo em um cronograma capilar, que vai tratar o cabelo de modo contínuo, devolvendo umidade aos fios e deixando-os mais saudáveis.

cronograma capilar

O cronograma capilar atende às necessidades do cabelo a ser tratado

  • Evite Procedimentos Químicos

Durante o processo de recuperação dos cabelos emborrachados, é essencial evitar novas químicas que podem ser agressivas para o cabelo já danificado.

Neste processo de tratamento evite tinturas com química, processos de alisamento e outros procedimentos que não sejam indicados por um profissional.

cabelo danificado

Novos procedimentos podem danificar ainda mais os fios

  • Evite Altas Temperaturas

É bem comum o uso de secador, chapinha, babyliss ou outros acessórios que emitam altas temperaturas nos fios, mas esse tipo de calor direto nas madeixas deve ser evitado.

usar secador

O secador deve ser evitado

Para recuperar o cabelo elástico e deixá-lo saudável novamente, a dica é evitar esse tipo de equipamento que pode tirar a umidade dos fios e dar aspecto ainda mais ressecado para as madeixas.

Caso não seja possível evitar totalmente o uso das altas temperaturas nas madeixas, uma dica é investir em um bom protetor térmico antes de usar qualquer um desses aparelhos.

protetor cabelo

O protetor térmico é uma proteção para usar temperaturas altas nas madeixas

 

 

Se depois desse post você identificou esse problema nas madeixas, é hora de seguir as dicas e tratar dos fios para que eles voltem a ficar saudáveis e fortes.

 


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *