Cabelo Opaco: O que É, Causas, Tratamento e Dicas!

Da lista de problemas capilares compartilhados pela maioria está o cabelo opaco. Quando o fio perde o brilho fica péssimo, concorda? Perde um pouco do glamour e há quem fique preocupada. Sem pânico! Sempre há uma solução e quando se trata de cabelo opaco há muitas formas de cuidar. Confira a seguir!

cabelo opaco o que é

O que é Cabelo Opaco?

Cabelo opaco é a fibra capilar sem brilho. A cor ganha um toque fechado, como se mudasse para um tom ao menos. Podemos definir ainda como cabelo opaco aquele sem o brilho natural que alguns casos ganha um tom quase reflexivo. 

É um problema a ser notado com uma fácil observação, basta analisar os fios ao longo do tempo. Uma simples olhadinha e já notamos que o fio poderia estar mais brilhoso ou até já esteve mais brilhoso em alguma época.

entendendo o cabelo opaco

Infelizmente ter um cabelo opaco este está no topo da lista dos problemas para cabelos comuns. Infelizmente o dia a dia intenso de muitas mulheres acaba por não deixar muito tempo para observar o visual. Em muitos casos nem se percebe que o cabelo está perdendo o brilho, apenas quando o problema já é bem grave. Um dia você dá uma olhadinha em uma mecha com as mãos e…está lá, o cabelo opaco.

Principais Causas do Cabelo Opaco

São várias as causas de um cabelo opaco e com certeza você já deve estar familiarizado com algumas delas, como:

Cabelos não hidratados – a nutrição do fio é crucial para o seu brilho. Um cabelo não hidratado tem um aspecto fosco, sem brilho. A ausência de brilho é, na verdade, o primeiro sinal que o cabelo necessita de uma hidratação.

VEJA  Tudo Sobre Low Poo – O que é, Como Começar & Melhores Produtos!

Usar shampoo ou condicionador para cabelos oleosos sem ser – produtos para cabelos oleosos são responsáveis por remover o excesso da oleosidade. São específicos para um tipo de fibra capilar e quando remove a oleosidade de quem não precisa acaba removendo o brilho do cabelo opaco. Na hora da compra é muito importante analisar na embalagem se o produto levado é específico para seu tipo de cabelo.

cabelo opaco cuidando

A escovação sem os devidos cuidados podem deixar o cabelo opaco.

 

Escovação em excesso – a escova quente é levemente nociva para os fios. Uma hidratação semanal com os produtos certos e o aspecto saudável se mantém. Mas a escovação semanal (hábito de muitas brasileiras para manter os fios lisos) sem o cuidado correto pode ser a responsável por uma perda de brilho significativa.

Deixar um pouco de produto no cabelo – quem não conhece esse truque, não é mesmo? Puro anos 90. Não é a melhor saída, mesmo alguns sites e amigas indicando ainda deixar um pouco de hidratação ou de condicionador para ter um fio super hidratado e macio. O excesso de produto acaba se tornando um peso extra para o cabelo e remove um pouco do seu brilho. Em muitos casos faz até uma mudança de tom.

cuidar do cabelo opaco em praia e piscina

Cabelos após praia e piscina devem ser cuidados com cautela.

Não tratar dos fios depois do banho de praia – a combinação de água salgada e sol não é das melhores para o brilho. A sugestão dos especialistas é assim que sair da praia lavar com água potável para remover o sal. Caso possa, lave os cabelos com shampoo e condicionador o mais breve possível. Evite ficar com o cabelo com água da praia secando naturalmente.

Não tratar dos cabelos depois da piscina – o cloro também não é o melhor amigo dos fios capilares. Ele danifica os fios drasticamente, em especial os cabelos tingidos e com alisamento. A dica é após o banho de piscina lavar rapidamente com água sem cloro ou tomar banho e aplicar seu shampoo e condicionador costumeiro.

VEJA  Como Fazer Hidratação com Maizena & Benefícios para o Cabelo!

Quem faz natação deve ter um cuidado redobrado por conta da quantidade de dias submetendo os fios ao cloro, se possível com hidratação constante. E não confie na touca de natação, ok? Ela serve para evitar que os cabelos caiam no rosto e não o inverso.

cabelo opaco tintura

Tingir e descolorir danifica bastante os fios, podendo deixar os fios opacos.

Pós descolorante – é um produto forte, infelizmente necessário para quem quer modificar de cor do cabelo drasticamente. Contudo, ele é forte e acaba tirando o brilho.

Caspa / seborreia – o excesso de resíduos ou oleosidade nos fios acaba por danificar tanto a saúde como comprometer a beleza dos cabelos, causando a perda de brilho.

Como Recuperar o Brilho do Cabelo Opaco

O problema já está instaurado? Já observou que o cabelo não está com brilho? Sem pânico porque medidas simples podem te ajudar a solucionar o problema, como:

  • Hidratação semanal – a hidratação capilar pode fazer maravilhas pelo seu cabelo, hein! Uma aplicação semanal e a reposição de nutrientes garantidos ao longo da semana está garantida;
  • Cuide da saúde dos fios – queda deve ser investigada, assim como o surgimento de caspas e quebra do couro cabelo;
  • Usar uma hidratação anti resíduo – o excesso de produtos e oleosidade é um problema facilmente resolvido com um shampoo anti resíduo. Ele deve, contudo, ser usado com um intervalo grande de tempo porque o excesso remove a proteção da fibra capilar, podendo causar danos como cabelos frágeis;
  • Corte de cabelo a cada três meses – remover as pontas e estimular o crescimento ajuda a manter o brilho natural;
  • Usar protetor solar capilar – se você pratica esportes na rua ou vai para praia e piscina deve fazer uso de um produto deste tipo. Uma dica legal é comprar creme para pentear com protetor solar, fazendo o uso dois em um. É mais fácil de lembrar;
  • Usar óleos essenciais – são produtos focados em resgatar o brilho e já na primeira aplicação você confere o resultado. A aplicação a cada dois dias, um pouco depois de lavar, seria o suficiente para resgatar o brilho de um cabelo maltratado pelo tempo.
VEJA  Como Tirar a Oleosidade do Cabelo –Dicas & Tratamentos Super Efetivos!

Produtos para Cabelo Opaco

Nas prateleiras das lojas e nos sites você encontra muita coisa legal para tratar do cabelo opaco e sem gastar muito. Algumas soluções são:

cabelo opaco creme para pentear

 

Creme para praia e piscina com protetor solar – antes de dar um mergulho aplique um pouco e terá fios protegidos e brilhantes. Várias marcas ofertam o item com preços bem variados.

cabelo opaco com banho de verniz

Banho de verniz – há a versão de salão de beleza e alguns que dá para usar em casa sem problema. Em casa funciona como um tipo de hidratação a ser aplicado após lavar com shampoo. Não é dos produtos mais baratos das lojas mas é um investimento de longo prazo.

cabelo opaco hidratação

Hidratação profunda – procure por produtos com ativação de brilho na descrição como ceramidas, abacate e afins.

ampola capilar para cabelo opaco

Ampola capilar – as opções vão de R$ 3 a R$ 100 nas lojas e sites. Há para todos os tipos de cabelo de aplicação rápida em casa.

Agora que você já sabe como cuidar de um cabelo opaco é só colocar as mãos à obra, correto! Se tiver mais dicas ou testou uma das nossas deixa nos comentários abaixo!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *