Cabelo Quebrado: O que Fazer? – 7 Dicas Para Recuperar o Cabelo!

O cabelo quebrado é um terror para qualquer pessoa, afinal ver os fios frágeis e quebradiços pode ser sinal de alerta, seja ligado a saúde ou até mesmo a procedimentos que tenham sido realizados nas madeixas e causaram a quebra.

E independente do motivo da quebra, é preciso descobrir as possíveis causas e investir em tratamentos para recuperar os fios e deixá-los saudáveis novamente.

Então, se você está enfrentando esse terror dos fios quebradiços, é hora de se atentar ao post e ver o que pode estar causando tais danos e ver dicas e receitas caseiras para recuperar as madeixas.

causas cabelo quebrado

Cabelo Quebrado: Quais as Causas?

Cabelo Quebrado na Frente

O cabelo quebrado na frente costuma ser bastante confundido com os “baby hairs”, que são aqueles fios fininhos e curtos que nascem próximo da testa.

Para diferenciar o cabelo quebrado na frente do baby hair, a dica é observar a espessura dos fios. Os fios quebrados apresentam espessura similar e aspecto bem parecido com o restante das madeixas, enquanto o baby hair é mais fininho e são apenas fios novos que estão nascendo.

cabelo quebrado na frente

O cabelo com quebra nos fios da frente ficam curtinhos e frágeis

Depois de identificar os fios quebradiços na frente, vamos a algumas das possíveis causas:

  • Tratamentos químicos: os fios quebradiços na frente podem ser sinal de ressecamento das madeixas por conta de tratamentos químicos realizados anteriormente, o que pode ser caracterizado como corte químico. A realização excessiva de alisamentos, tinturas ou outros procedimentos químicos pode ser fatal para os cabelos que já estão danificados e isso pode causar o ressecamento ainda mais profundo dos fios e vir a causar a quebra das madeixas. Para evitar esse tipo de problema, uma solução é fazer teste da mecha antes de realizar qualquer procedimento químico, e também investir em tratamentos recuperadores para fios danificados antes de tingir, alisar ou fazer qualquer outro procedimento nas madeixas.
  • Excesso de fontes de calor: não é segredo para ninguém que o uso de secador, chapinha e babyliss podem danificar os fios,  e se você é adepta dessas fontes de calor é importante ficar o alerta para não ter os fios quebrados na frente. O uso constante dessas fontes de calor sem o uso de protetor térmico para as madeixas pode vir a causar danos profundos aos fios, e consequentemente a quebra. Então, coloque na lista de itens obrigatórios para cuidados com as madeixas, o uso de protetor térmico antes de qualquer fonte de calor.
  • Penteados: para quem usa com frequência penteados presos para trás e que puxa bastante a raiz do cabelo, a quebra na frente pode estar ligada a esse fator. Usar constantemente o cabelo preso para trás e bastante puxado em coques e rabo de cavalo pode deixar o fio mais sensível e causar a quebra na frente.

Cabelo Quebrado na Raiz

O cabelo quebrado na raiz é um dos mais conhecidos e muita vezes acaba sendo confundido com frizz.

No entanto, o frizz é causado por eletricidade estática, e deixa o cabelo arrepiado, enquanto o fio quebrado fica curto e em pé, já que fica sem peso para cair e acompanhar o restante das madeixas.

cabelo quebrado na raiz

O fio quebrado na raiz é diferente do frizz

Entre as causas mais comuns para o cabelo quebrado na raiz, o ressecamento é um dos principais fatores.

Como a parte de cima dos fios é a que fica mais exposta, esses fios tendem a sofrer mais com diversos fatores que causam ressecamento, como:

  • Uso de chapinha, secador e babyliss;
  • Poluição;
  • Exposição ao sol e vento;
  • Água do chuveiro muito quente;
  • Uso de produtos químicos não compatíveis com os fios.

Desse modo, esses fatores que causam o ressecamento dos fios podem estar sozinhos ou agregados, e assim o cabelo fica mais fragilizado e pode vir a quebrar próximo da raiz.

 

Cabelo Quebrado nas Pontas

Muitas vezes o cabelo quebrado nas pontas é ignorado, afinal não incomoda tanto quanto a quebra na frente ou na raiz. No entanto, esse tipo de quebra não deve ser ignorado e pode ser sinal de alerta para cuidar mais dos fios.

A quebra nas pontas costuma deixar as pontas com aspecto opaco e sem vida e pode deixar o cabelo com aspecto de “espigado”.

cabelo quebrado nas pontas

O cabelo quebrado nas pontas costuma ser sinal de fios fragilizados e ressecados ao longo do comprimento, seja por excesso de fontes de calor, procedimentos químicos feitos sem teste, e até mesmo pelo excesso de pontas duplas que podem deixar o cabelo bem mais frágil.

 

Tratamento: Como Recuperar Cabelo Quebrado

Cronograma Capilar

Para recuperar os fios quebrados, uma boa maneira é tratar as madeixas para deixá-las fortalecidas novamente e evitar a quebra por ressecamento.

Desse modo, adicione à rotina de cuidados o cronograma capilar, que é uma rotina que inclui hidratação, nutrição e restauração, de modo a deixar os fios mais saudáveis e menos fragilizados, o que reduz a quebra.

como fazer cronograma capilar

O cronograma capilar ajuda a recuperar os fios

Use Produtos Específicos

Para tratar os cabelos que estão sofrendo com a quebra, uma dica importante é adotar o uso de produtos específicos para quebra, de modo que os produtos ajudam a tratar os cabelos mais frágeis evitando a quebra.

Sendo assim, aposte em shampoo, condicionar, máscara, leave-in e outros produtos que sejam específicos para cabelo quebradiços.

produtos para cabelos

Alimentação

Além de usar produtos para recuperar as madeixas, outra dica importantíssima de tratamento é a alimentação, que pode ser um dos fatores que está deixando os fios fragilizados e quebradiços.

Em alguns casos, a quebra dos fios pode estar ligada a falta de nutrientes e vitaminas, por isso, ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é ideal para fortalecer as madeixas.

dicas de alimentos ajudam cabelo

A dieta variada e rica em nutrientes ajuda a suprir a falta de vitaminas que pode ocasionar a quebra dos fios

Entre os alimentos que podem entrar na dieta equilibrada e que ajudam na recuperação do cabelo estão:

  • Carne vermelha
  • Peixe
  • Cenoura
  • Grãos e cereias
  • Banama
  • Iogurte e produtos derivados do leite
  • Catanhas
  • Gengibre

dicas de alimentos

Outro alerta que completa a alimentação, é a ingestão de água, que deve ser feita com regularidade, de modo que o corpo se mantenha sempre hidratado.

 

Hidratação para Cabelo Quebrado

E para quem quer dicas de receitas caseiras para hidratação e recuperação de cabelos quebrados, vamos a algumas receitinhas que vão ajudar a recuperar os fios fragilizados e diminuir a quebra.

 

Hidratação com babosa

Ingredientes:

  • 2 folhas de babosa
  • ½ abacate
  • 2 colheres (chá) de óleo de argan
  • ½ colher (chá) de azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher (chá) de óleo de coco

receita caseira de hidratação

Como fazer e aplicar:

Corte os espinhos laterais das folhas de babosa e abra as folhas para retirar o gel que fica no interior.

Misture o gel das folhas de babosa ao outros ingredientes até ficar uma mistura homogênea.

Para aplicar, lave o cabelo apenas com shampoo e depois de enxaguar retire o excesso de água e vá aplicando a mistura mecha por mecha ao longo de todo o cabelo.

Deixe a hidratação com babosa agir por 15 minutos no cabelo e coloque uma touca para intensificar a hidratação.

Depois de 15 minutos, enxágue o cabelo e finalize a lavagem dos fios com condicionador.

 

Hidratação com ovo

Ingredientes:

  • ½ clara de ovo
  • 1 colher (sopa) de queratina líquida
  • Adeforte
hidratação caseira

O Adeforte é um composto com várias vitaminas

Como fazer e aplicar:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem até que fique homogêneo.

Para a aplicação, lave o cabelo com shampoo e remova o excesso de água depois de enxaguar.

Aplique a hidratação caseira em todo o cabelo e deixe agir por 10 minutos.

Para finalizar, enxágue o cabelo e aplique uma máscara hidratante nos fios para finalizar a lavagem.

 

Hidratação com batata

Ingredientes:

  • 1 batata média
  • 1 colher (sopa) mel
  • 1 colher (café) de gelatina sem sabor e incolor
receita de hidratação com batata

A batata é rica em vitaminas A, B e C

Como fazer e aplicar:

Descasque a batata e rale em ralador fininho. Pegue a batata ralada e coloque-a sobre um pano, torça a batata ralada no pano para remover todo o sumo e reserve-o.

Adicione ao sumo da batata os outros ingredientes – mel e a gelatina diluída; e misture bem.

Coloque a mistura em um borrifador, para facilitar a aplicação, que deve ser feita do comprimento às pontas com o cabelo úmido e previamente lavado com shampoo.

Deixe a mistura agir nos fios por 10 minutos e em seguida enxágue e finalize a hidratação com máscara para os fios.

 

Hidratação com mel

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) de queratina líquida
  • 1 tampinha de Bepantol Líquido

hidratação com bepantol

Como fazer e aplicar:

Misture todos os ingredientes até que fiquem homogêneos.

Em seguida, aplique a mistura ao longo do cabelo já lavado apenas com shampoo.

Deixe a mistura agir no cabelo por 10 minutos e enxágue. Para finalizar, acabe a lavagem com um condicionador.

 

 

 

Se você está passando  ou já passou por esse problema, compartilhe conosco e conta sua receitinha para ajudar a recuperar os fios.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *