Cabelo Seco – 7 Dicas para Cuidar dos Fios & Como Hidratar!

Se ao olhar no espelho ou passar as mãos nos fios você identifica o aspecto de cabelo seco,  é hora de ver dicas de como cuidar desse tipo de fio, de modo a manter a cabeleira saudável e com mais brilho.

Então, se você já identificou seu cabelo como seco, vamos ver as dicas especiais para colocar em prática e cuidar das madeixas.

dicas para cabelos secos

Diferença entre cabelo seco e ressecado

É bastante comum usar as definições de seco e ressecado como sinônimos, mas na verdade essas são definições diferentes.

  • Seco: o aspecto seco refere-se a um tipo de cabelo, assim como os fios oleosos. Esse termo é usado para definir fios em que a oleosidade natural do couro cabeludo não atinge todo o comprimento da cabeleira, e assim costuma deixar o cabelo com aspecto de opaco e seco.
  • Ressecado: a característica ressecada para os fios é uma condição que pode acontecer temporariamente, como uma situação em que o cabelo ficou ressecado após um procedimento químico. Desse modo, o cabelo ressecado não é um definição para o tipo de fio, mas um espécie de dano temporário.

Apesar dos termos se referirem a condições diferentes para os fios, a boa notícia é que em ambas as situações é possível tratar dos fios para que fiquem mais saudáveis e com mais brilho.

 

Dicas para Cuidar do Cabelo Seco

Como Lavar?

A lavagem dos fios pode ser um fator determinante para deixar os fios secos ou até mesmo evidenciar esse aspecto das madeixas. Então, separamos algumas dicas do que fazer e o que evitar durante o processo de lavar o cabelo seco.

como lavar cabelo ressecado

Durante a lavagem massageie o couro cabeludo

  • Use produtos de linhas específicas para cabelos secos;
  • Evite lavar o cabelo em água quente, o ideal para evitar o aspecto seco é lavar em água morna ou fria;
  • Não esfregue os fios uns contra os outros. A lavagem deve ser feita com cuidado e massageando o couro cabeludo em movimentos circulares para estimular a produção de glândulas sebáceas;
  • Adicione a rotina de lavagem condicionadores e máscaras com óleos vegetais em sua formulação.
VEJA  Selagem Capilar – 27 Inspirações, Dúvidas Frequentes & Passo a Passo!

 

Qual Shampoo Escolher?

A escolha do shampoo pode ser determinante para cuidar das madeixas secas. Sendo assim, as melhores indicações são de shampoo com ceramidas ou óleos vegetais entre os ingredientes, que fazem a limpeza tratando dos fios.

Desse modo, priorize shampoos da linha para cabelos secos, que tem formulação específica para o seu tipo de fio.

shampoo para cabelo seco

Entre os shampoos que devem ser evitados nos fios secos, o shampoo de limpeza profunda deve passar longe da rotina de cuidados, já que pode evidenciar o aspecto seco das madeixas.

Cronograma Capilar para Cabelo Seco

Se o seus fios têm como característica o aspecto seco, uma das possibilidades é de que a oleosidade natural do couro cabeludo não alcance todo o comprimento, por isso é indispensável incluir na rotina de cuidados um cronograma de tratamentos, garantindo que o fio volte a ter mais brilho e fique saudável.

Sendo assim, uma boa alternativa é ter um cronograma capilar para cabelo seco, de modo a orientar o tipo de tratamento ideal a cada lavagem dos fios. E para dar uma ajudinha na fase de tratamento, é só seguir o cronograma que separamos para você.

cronograma capilar para cabelo seco

Cuide da Alimentação

Diversos fatores podem influenciar no aspecto dos fios secos, e um desses fatores é a alimentação, que pode estar pobre de nutrientes e assim afetar o aspecto das madeixas.

Então, para ajudar no tratamento capilar de dentro para fora, uma solução é ter uma alimentação equilibrada e diversificada.

A alimentação variada e rica em nutrientes ajuda não só a combater o aspecto seco das madeixas, mas também deixa os fios mais fortalecidos, evitando até mesmo a queda de cabelo.

cuidados com a alimentação

A alimentação deve ser variada e rica em nutrientes

Além de ficar de olho na alimentação, outro fator importante é hidratação de dentro para fora, que se resume a tomar água. Isso mesmo, a baixa ingestão de água também pode afetar os fios.

VEJA  Como Engrossar o Cabelo – 6 Dicas Infalíveis e Técnicas Caseiras!

Desse modo, vale ficar atenta a quantidade de água tomada por dia, para melhorar não só o cabelo, mas também a pele e diversos outros fatores.

cuidados com cabelo seco

A ingestão de água ajuda na estrutura capilar

Como Hidratar Cabelo Seco: Passo a Passo

Para quem sofre com os fios secos, uma boa solução é adotar um cronograma com hidratações frequentes, de modo a garantir que todo o fio fique hidratado, suavizando o aspecto de seco, e garantindo mais maciez e brilho aos fios.

Para ajudar no processo de cuidar das madeixas, reunimos receitas caseiras de hidratação, assim dá para tratar dos fios em casa e gastando pouquinho.

 

Hidratação caseira com banana e mel

Ingredientes:

  • 1/2 banana
  • 5 colheres (sopa) de leite
  • 1 colher (sopa) de mel

hidratação caseira com banana

Como Preparar e Aplicar:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar uma mistura homogênea.

Para a aplicação, lave o cabelo com shampoo, remova o excesso de água e aplica a mistura da raiz às pontas.

Deixe a hidratação agir por 5 minutos nos fios e em seguida enxágue em água morna ou fria. Para finalizar, complete a lavagem com um condicionador para cabelos secos.

 

Hidratação caseira com abacate

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de máscara capilar de hidratação profunda
  • 1/2 abacate maduro
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
hidratação caseira para cabelo seco

A hidratação deixa os fios mais saudáveis e com brilho

Como Preparar e Aplicar:

Para preparar a hidratação caseira, amasse bem o abacate e misture os outros ingredientes.

Para o processo de aplicação, lave o cabelo com shampoo suave, depois de enxaguar retire o excesso de água e aplique a misturinha nos fios.

Deixe a hidratação caseira agir nos fios por 20 minutos e em seguida enxágue bem as madeixas.

 

 

Se você tem esse tipo de fio e tem uma dica especial com os cuidados, compartilhe a sua dica conosco.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *