Como Cuidar dos Cabelos Finos – Dicas & Como Engrossar os Fios!

Cada tipo de cabelo merece um cuidado especial de acordo com a sua fibra. Isso vale para quem tem cabelos finos, considerados por alguns como ‘revoltados’ porque nem sempre são fáceis de manter no penteado ou seguir firme no dia a dia sem nós. A boa notícia é que com os cuidados certos os cabelos finos conseguem ganhar elogios com facilidade. Saiba como a seguir.

como cuidar de cabelos finos

O que é um cabelo fino? Entenda!

Um dos tipos de cabelo que dão o maior trabalho é o cabelo fino. Segundo os dermatologistas é cabelo fino é o tipo de cabelo com a haste fina. É importante compreender essa diferença porque muitos com cabelo ralo (poucos fios na cabeça) se dizem com cabelo fino quando na verdade seu problema é quantidade.

Uma fibra capilar fina é facilmente notada tocando, ela tem uma espessura menor mesmo. Você consegue diferenciar no visual de quem tem cabelo grosso e no toque também com a ponta dos dedos. O que é bem diferente dos cabelos ralos.

Por que algumas pessoas tem cabelos finos e outras não? Genética é um fator importante e muito comum. Os bebês nascem naturalmente com cabelos finos e algumas pessoas permanecem com uma espessura parecida ao longo de décadas. A genética na verdade é o fator mais importante e com maior pontuação em manter os cabelos finos.

Alterações hormoniais comuns em mulheres a partir dos 40 anos também podem deixar os cabelos finos. É por isso então que muitas senhoras de idades como sua avó estão com cabelos fininhos? É sim! As alterações na produção hormonal natural causada pela menopausa pode trazer à tona esta consequência na fibra capilar.

VEJA  Ativador de Cachos – O que é, Como Usar & Os 12 Melhores Produtos!

Processos químicos também podem deixar os cabelos mais finos pois eles removem algumas camadas da fibra capilar ao longo das aplicações. São procedimentos como tintura, relaxamento, alongamento, reflexos, dentre outros.

A nutrição não adequada pode também ser a responsável pela manutenção de cabelos finos. Os fios podem mudar de espessura e se tornar frágeis quando não cuidados e muitos fatores no dia a dia podem ser os responsáveis, desde a alimentação até produtos utilizados.

cabelos finos como cuidar

Como Engrossar os Fios Finos: Passo a Passo

Truquezinho caseiro sempre é bom, não é mesmo? Quem não gosta de uma receita caseira para hidratar, manter as madeixas em dia ou solucionar um problema chato como cabelos finos. A melhor notícia é saber que é simples engrossas os fios finos. É só seguir o passo a passo a seguir.

Receita fácil para engrossar cabelos finos

Você vai precisar de:

  • Uma colher de sopa cheia de gelatina em pó;
  • 100 ml de água natural;
  • Duas colheres de sopa cheias de óleo vegetal ou babosa;
  • Uma máscara reconstrutora da marca e aroma de sua preferência;

Modo de preparo – Em um pote de sua preferência e sem partes metálicas misture a sua gelatina com a água, aquecendo logo em seguida por 40 segundos.

Coloque em seguida as duas colheres de sopa cheias da sua máscara reconstrutora preferida e misture até obter um creme homogêneo no seu pote. Depois é só acrescentar o óleo vegetal e misturar em seguida até não conseguir distinguir os ingredientes no potinho.

Modo de aplicar – Aplique essa máscara caseira uma vez por semana logo após lavar os cabelos. Separe mecha por mecha, coloque um pouco no centro da mão e siga aplicando com uma leve massagem.

VEJA  5 Benefícios do Bepantol para Cabelos & Como Usar Corretamente!

Coloque uma touca térmica (do tipo papel laminado) e deixe agir nos fios por 15 minutos. Lave bem em seguida apenas com água(sem condicionador) para remover a maior parte do produto e use o pente de sua preferência.

cabelos finos dicas e cuidados

Como Cuidar dos Cabelos Finos #dicas

Os cabelos finos podem ficar encorpados (mais grossos) com algumas dicas simples a serem feitas em casa e custo baixo. São elas:

  • Acrescente colágeno na sua hidratação. Um pouco de colágeno em pó, o mesmo utilizado em dietas para fortalecer a pele que quando aplicada diretamente no cabelo o efeito é maravilhoso! O resultado já aparece de brilho e maciez na primeira aplicação.
  • Procure máscaras e hidratação com queratina – é uma substância ultra hidratante e também deixará seu cabelo com muito mais brilho. A maioria das hidratações e condicionadores para cabelos com química já são fabricados à base de queratina, mas não custa nada ler com mais atenção, correto?
  • Acrescente um pouco de babosa na sua hidratação. Pode usar o produto de sua preferência para hidratar e colocar um pouco de babosa natural ou substrato comprado em lojas de produtos capilares. Assim você ficará com fios sedosos e brilhantes, com as cores muito mais fortes.

Cuidar da alimentação para evitar cabelos finos também é importante. Evite excesso de congelados e industrializados, presando por fibras em frutas e verduras. A adição de suplementos ou medicamentos podem ajudar, mas para tais produtos você precisa consultar um dermatologista. A biotina é um dos suplementos mais ingeridos para combater cabelos finos, mas é preciso a indicação médica para evitar problemas futuros.


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *