Cabelos Ressecados – Principais Causas & Como Tratar e Cuidar!

Os cabelos ressecados são um problema que afeta milhares de mulheres. O cabelo fica sem movimento e sem vida, o que afeta o visual e a auto estima.

A boa notícia é que há formas práticas de evitar o ressecamento e produtos excelentes para tratar o fio e eliminar o problema. Quer aprender como fazer isso? Nesse post vamos falar dos melhores produtos, o que causa o ressecamento e como evitar. Não vai perder, né?

Sobre os Cabelos Ressecados

O sonho de toda mulher é ter madeixas macias e brilhantes, por isso os cabelos ressecados podem ser um pesadelo. Além do aspecto palha o cabelo quebra com facilidade e é inevitável o aparecimento de pontas duplas, por isso muitas pessoas cortam as pontas mensalmente, mas isso não é capaz de resolver o problema definitivamente.

Quais as Causas do Ressecamento?

Existem várias causas para cabelos ressecados e aqui vamos citar as principais para você entender como é possível evitar.

  • Descoloração: Ao descolorir as madeixas você faz mais que tirar apenas a cor, também retira nutrientes que são mega importantes para manter a saúde do fio.
  • Alisamento: Assim como acontece na descoloração, ao mudar a estrutura do fio ele perde nutrientes, por isso é comum ver os resultados da escova progressiva com as pontas com efeito de palha.
  • Chapinha e Secador: As altas temperaturas não são as melhores amigas das madeixas. A chapinha e o secador roubam a umidade interna do fio, por isso com o uso frequente o cabelo acaba ficando ressecado.
  • Exposição Solar/ Poluição: O cabelo exige proteção no dia a dia. A exposição solar e a poluição podem roubar nutrientes importantes.

Cabelos Ressecados: Principais causas

  • Shampoo: Muitas marcas do mercado fazem mais mal do que bem ao cabelo, principalmente em função da alta concentração de parabenos e derivados do petróleo.
  • Falta de hidratação: É natural perder hidratação no dia a dia, principalmente no caso de cabelos cacheados. É necessário repor pelo menos uma vez na semana.

O que Evitar?

Evitar cabelos ressecados é uma tarefa relativamente simples. Confira as nossas dicas:

  • Antes de fazer qualquer tratamento químico analise a saúde do seu cabelo. Pode ser necessário criar um cronograma de hidratação e restauração antes e depois de fazer o tratamento. Isso vale para descoloração, tintura e alisamentos.

Cabelos Ressecados: O que evitar

  • Use um produto com protetor solar nos cabelos diariamente. No mercado existe uma grande variedade de opções, inclusive de cremes sem enxágue.
  • Hidrate o cabelo uma vez por semana. Pode ser com produto específico ou uma receitinha caseira.
  • Evite usar o secador e a chapinha. Se achar impossível parar de usar, reduza a frequência para no máximo uma vez na semana.
  • Evite desembaraçar o cabelo com os fios secos.
  • Reveja as fórmulas dos shampoos e outros produtos que usa rotineiramente.

Cabelos Ressecados: O que evitar

Qual o Melhor Tratamento?

Para tratar dos cabelos ressecados não há como fugir da famosa hidratação. Na hidratação os fios recebem nutrientes importantes, logo na primeira vez é possível ver mais brilho e maciez.

Seguir uma rotina capilar é importante para quem quer tratar cabelos ressecados, mas é necessário ter em mente que hidratação demais também faz mal. Nunca faça mais de uma hidratação por semana. Quando perceber que o seu cabelo voltou a ser sedoso dê mais tempo entre uma hidratação e outra até chegar em uma por mês.

Cabelos Ressecados: Tratamento

Falando em tratamentos para cabelos ressecados é também necessário mudar os produtos que costuma usar. Não adianta fazer uma mega hidratação e continuar usando shampoo cheio de parabenos. Troque por fórmulas mais brancas e não use shampoo de limpeza profunda.

Cabelos Ressecados: Tratamento

Outra questão importante é considerar os tratamentos químicos. Eles agridem aos fios, porém se fizer da maneira certa não terá problemas. Muitas mulheres erram ao reaplicar tintura antes do indicado pela marca, respeitar esses prazos é importante para que o cabelo tenha tempo suficiente para se recuperar.

Sugestão de Marcas e Produtos

Nos supermercados e nas lojas de cosméticos existe uma infinidade de produtos que ficamos até perdidos na hora de escolher. Os produtos não são todos iguais e nem sempre o mais caro é realmente o melhor. A seguir preparamos uma lista com os melhores produtos testados e aprovados por nossa equipe de redação.

Apesar nossas dicas é sempre bom testar no seu cabelo. O que é bom para uma pessoa pode não ser tão bom nas suas madeixas e a única maneira de descobrir quais são os melhores produtos é testando.

Shampoo

Para promover os cuidados necessários para a recuperação das madeixas ressecadas é importante se atentar a escolha do shampoo que mais combine com seu tipo de cabelo. Pensando nisso separamos a seguir algumas das opções mais recomendas atualmente para o combate ao ressecamento.

Cabelos Ressecados: Shampoo

Cabelos Ressecados: Shampoo

O shampoo Hidro-Cauterização da Pantene é uma opção econômica e super eficiente para o combate ao ressecamento. Quem já usou afirma que esse produto possui um poderoso efeito de hidratação para os fios danificados.

Creme / Máscara

Uma boa máscara de hidratação é a pedida certa para reparação do cabelo ressecado. Com a alta procura por produtos que tratam esse problema cada vez mais podemos encontrar opções boas e acessíveis nas lojas.

Para te auxiliar na escolha de opções para testar nas suas madeixas, veja a seguir algumas das marcas que mais estão sendo utilizadas atualmente.

Cabelos Ressecados: Hidratação

Cabelos Ressecados: Hidratação

A hidratação Skala Manteiga de Karité está sendo uma grande aliada para a recuperação dos fios danificados.

Quem pensa que só é possível cuidar das madeixas com produtos caros está completamente enganado. Um pote de 1 quilo como esse custa em torno de R$8,00 reais. Quem já testou afirma resultados incríveis como brilho e sedosidade.

Ampola

Para realizar a reparação das madeixas ressecadas, existem algumas opções de ampolas que já ajudaram diversas pessoas com a solução desse problema. 

Para te auxiliar a escolher algumas das opções mais queridas atualmente para testar nas suas madeixas,separamos a seguir algumas marcas.

Cabelos Ressecados: Ampola

De acordo com o fabricante a ampola Elseve Reparação Total 5+ é a opção ideal para cabelos frágeis e danificados. Para promover a restauração do brilho, sedosidade e força dos fios os laboratórios da L´oréal Paris desenvolveram uma poderosa fórmula enriquecida com um coquetel de ingredientes que agem trazendo de volta a beleza e saúde das madeixas.

Quem já fez uso do produto afirma ter obtido já nas primeiras vezes do uso os seguintes benefícios:

  • Diminuição da quebra
  • Melhora do ressecamento
  • Brilho
  • Maciez
  • Reparação de pontas duplas

Como Fazer Hidratação para Cabelos Ressecados

Como você pode ver a hidratação para cabelos ressecados é essencial para se livrar do problema. Você pode usar uma máscara de hidratação ou apostar em uma receita caseira. O passo a passo que vamos ensinar dá certo dos dois jeitos, mas para potencializar a hidratação recomendamos que acrescente bepantol solução. Bora aprender?

  • Lave os cabelos com água em temperatura ambiente. Use apenas shampoo.
  • Misture a hidratação com o bepantol.
  • Tire a umidade do cabelo.
  • Separe em 4 partes.
  • Comece aplicando nas mechas da nuca.
  • Tenha certeza de que o cabelo ficou bem lambuzado.
  • Passe a mão várias vezes na mecha para garantir que o cabelo vai absorver os nutrientes. Funciona como uma massagem.
  • Evite passar a hidratação na raiz para evitar que o cabelo fique demasiado oleoso.
  • Aplique em todo o cabelo sempre massageados.
  • Prenda todo o cabelo no alto da cabeça.
  • Coloque uma sacolinha plástica ou touca térmica.
  • Deixe agindo por meia hora ou o tempo indicado na embalagem da máscara.
  • Enxágue em água fria. Não é necessário aplicar condicionador.
  • Deixe secar naturalmente e evite usar secador e chapinha.
  • Repita esse procedimento uma vez por semana. Quando achar que o seu cabelo está recuperado e macio pode fazer a cada 15 dias.
  • Simples, né?

Gostou das nossas dicas para tratar cabelos ressecados? Conseguiu melhorar suas madeixas? Deixe o seu comentário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *