Cauterização Capilar – O que é, Como Fazer & Fotos Antes e Depois!

Seus cabelos estão precisando de um tratamento potente? Uma cauterização capilar pode recuperar a saúde e a beleza dos seus fios, deixando-os fortes e revitalizados. Para saber mais sobre essa técnica, continue com a leitura desse post.

Sobre a Cauterização Capilar

Cauterização capilar.

O que é?

A cauterização capilar é um procedimento simples e que pode ser feito até mesmo em casa. O tratamento é feito com queratina líquida e busca deixar o cabelo mais macio e com as fibras restauradas. Esse processo é considerado uma “reestruturação capilar” e também é chamado de “plástica capilar”.

Na cauterização, ocorre a cicatrização da cutícula dos fios, recuperando a elasticidade natural das madeixas. Todos esses benefícios ocorrem porque o processo consegue agir dentro do córtex indo até as cutículas. Trata-se de uma hidratação super profunda que deixa as camadas do fio selada, eliminando o frizz e as pontas duplas.

A queratina é um dos elementos mais importantes do cabelo e quando fazemos muitas químicas, os nossos fios vão perdendo esse poderoso nutriente, ocasionando um desgaste da fibra que resulta em cabelos fracos, quebradiços, sem vida e com muita porosidade. Na cauterização, suas madeixas vão recuperar a saúde com a reposição da queratina que foi perdida.

Na queratina, encontramos os aminoácidos responsáveis por reestruturar a fibra dos fios. Por isso se você tem feito muitos processos químicos no cabelo, como alisamento, relaxamento ou coloração, faça uma cauterização capilar power para deixar seus fios lindos e bem tratados!

Alisa o Cabelo?

Cauterização Capilar.

A cauterização capilar não consegue alisar os fios, porém os cabelos ficam com menos volume. Esse efeito ocorre porque a queratina penetra no fio e é selada com o calor da chapinha. Com isso, suas madeixas ficarão alinhadas, sem frizz e com menos volume. O efeito de cabelo liso pode durar após os primeiros dias de tratamento, porém ele não fica por muito tempo, pois não é uma química, como um alisamento, por exemplo, que contém substâncias mais fortes como guanidina, hidróxido de sódio e tioglicolato de amônia.

Quem pode fazer?

Caso você tenha feito algum outro procedimento químico no mesmo dia, como tintura ou alisamento, não é recomendado fazê-la junto. Se o seu couro cabeludo também estiver com alguma doença ou ferida é interessante esperar que ele se recupere.

As grávidas podem fazer a cauterização capilar, pois trata-se apenas de uma hidratação potente sem o uso de química, então não há contraindicação nesse sentido. É importante lembrar que essa é uma fase muito sensível tanto para a mãe quanto para o bebê, então o ideal é conversar com seu médico sempre que for fazer algum outro cuidado estético.

Se você fez alguma progressiva recentemente também não é recomendado optar pela cauterização, pois o formol deixa a fibra capilar mais enrijecida e com a junção da queratina no fio, o seu cabelo pode acabar quebrando. Então, nesses casos, a hidratação é mais indicada.

Cabelos molhados.

Quanto Custa? #Preço

Nos salões de beleza, o valor da cauterização pode variar bastante. Se o seu cabelo é comprido e volumoso, esse valor pode chegar a R$200,00 em média. Outra opção é fazer o procedimento em casa. Com o kit Absolut Repair da Loreal, que tem um resultado maravilhoso, por exemplo, você gasta cerca de R$230,00 no kit. A vantagem é que ele pode ser usado várias vezes e o produto pode ser comprado em farmácias, drogarias e sites de cosméticos.

Se o seu cabelo for muito oleoso, converse com um cabeleireiro para ter uma segunda opinião. Pois se não for necessário fazer o tratamento, seu cabelo pode ficar um pouco mais oleoso.

Quanto Tempo Dura?

Cabelos bem hidratados.

A duração desse tratamento no cabelo é relativa. Afinal, cada madeixa reage de uma forma. Se você perceber que seu cabelo não ficou recuperado totalmente, pode fazer o procedimento novamente em torno de 15 dias. Se o seu cabelo for natural e não estiver tão danificado, uma vez por mês já é o suficiente. Entre uma cauterização e outra não se esqueça de ir hidratando o cabelo para que a recuperação dos fios seja completa.

Quais os Principais Cuidados?

Após a cauterização, conforme mencionamos acima, você precisa dar continuidade no tratamento dos fios com a hidratação. Isso vai aumentar a durabilidade do tratamento, afinal somente a cauterização sozinha não consegue manter o cabelo saudável para sempre.

Evite o uso de shampoos antirresíduos após a cauterização, pois eles fazem uma limpeza profunda no cabelo e podem acabar retirando a queratina e os nutrientes que foram depositados nos fios. Outra dica bacana é dar um tempo com acessórios térmicos, como secador ou chapinha. Fique alguns dias da semana sem usá-los e você verá como seus cabelos ficarão mais bonitos!

Para potencializar o efeito, escolha sempre shampoos, condicionadores e leave-ins para o seu tipo de cabelo. Junto com a hidratação, seus fios vão ficar maravilhosos e com resultado de salão.

Secando os cabelos.

Existem Riscos?

A queratina em excesso pode deixar a fibra capilar mais dura, causando fios quebradiços. Por isso, é bom verificar o estado atual dos seus fios e evitar fazer o procedimento toda semana, seguir a recomendação de aplicação a cada 15 ou 30 dias, conforme a necessidade, isso evita que você deixe o cabelo danificado ou seco com esse efeito rebote.

Se você passou por algum corte químico também esqueça a cauterização. Como ela utiliza a chapinha para selar os cabelos, seus fios podem ficar prejudicados devido à alta temperatura.

Se o seu cabelo for bem oleoso, é interessante conversar com algum especialista para verificar a necessidade ou não de fazer a cauterização capilar. Isso porque ela pode aumentar a oleosidade dos fios e não é esse efeito que desejamos, não é mesmo?

Fotos e Ideias de Antes e Depois

Agora que já te mostramos tudo sobre a cauterização, que tal ver algumas fotos com antes e depois? Assim você pode se animar para fazer esse tratamento poderoso!

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

Antes e depois da cauterização capilar.

 

 

Como Fazer Cauterização Capilar Caseira: Passo a Passo

Vamos aprender a fazer a sua cauterização em casa?

Você vai precisar de:

  • Shampoo antirresíduo;
  • 1 máscara de reconstrução;
  • Queratina líquida ou em gel sem enxágue;
  • Yamasterol;
  • Protetor térmico.

Passo a passo

  1. Lave os cabelos com o shampoo antirresíduo e seque com uma toalha para tirar o excesso de água;
  2. Misture uma colher do Yamasterol com uma colher da máscara de reconstrução de sua preferência;
  3. Passe a máscara no cabelo, enluvando os fios, evitando a raiz;
  4. Espere cerca de 20 minutos e enxágue com água fria;
  5. Seque os cabelos com a toalha e aplique a queratina nos fios e espere agir por 10 minutos;
  6. Seque os cabelos com o secador;
  7. Aplique o protetor térmico, pois o próximo passo é passar a chapinha;
  8. Passe a chapinha por todo o cabelo para selar o produto nos fios;
  9. Pronto! Seu cabelo vai ficar brilhoso e mais encorpado!

Importante: Espere dois dias para lavar os cabelos novamente, isso vai ajudar a reter os nutrientes nos fios.

Lembre-se sempre que se o cabelo estiver emborrachado ou elástico, não é indicado usar shampoos antirresíduos ou o secador ou a chapinha.

Você gostou das dicas que mostramos aqui? Conte para nós se você testou essa receita em casa! Até mais 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *