Co-Wash – Como Lavar os Cabelos com a Técnica & Seus 4 Benefícios!

Você já ouviu falar sobre co-wash? Essa técnica para lavar as madeixas está cada vez mais ganhando adeptas e é a prova de que não é necessário gastar muito dinheiro com produtos caros para deixar os cabelos sempre bonitos, macios e hidratados.

Com um pouquinho de pesquisa você consegue encontrar dicas de produtos e técnicas caseiras para quem quer cuidar dos cabelos, mas não pode estar sempre em salão, seja por falta de dinheiro ou de tempo.

A internet ajuda muito na divulgação dessas técnicas e por isso o co-wash ficou muito conhecido rapidamente. Se você não tem certeza do que é ou está em dúvida sobre como fazer em casa, nesse post vamos contar todos os detalhes sobre esse tipo de lavagem incrível.

Sobre a Técnica Co-Wash

O co-wash faz parte de cronograma capilar e quem já usa outras técnicas como no poo e low poo também vai se dar bem com essa novidade.

Essas técnicas caseiras prometem deixar as madeixas mais saudáveis e bonitas, sem a necessidade de investir em produtos diferentes do que o que você já usa no dia a dia.

Como se faz Co-Wash

Como se faz Co-Wash

Como você já deve ter percebido o co-wash é uma técnica diferente para lavar as madeixas. Sabe aquela história de não aplicar condicionador na raiz para não deixar o cabelo oleoso? Esquece isso, pois essa técnica veio para revolucionar esse conhecimento popular.

Como se faz Co-Wash

Como se faz Co-Wash

Como se faz Co-Wash

O que é?

O co-wash consiste em lavar os cabelos apenas com condicionador, sem o uso de shampoo, aplicando produto inclusive na raiz. Aqui não tem miséria, não é necessário economizar produto com medo de deixar o cabelo muito oleoso.

Co-Wash em cabelo cacheado

Co-Wash lavagem do cabelo

Qual é o problema de usar shampoo? A maioria dos shampoos que encontramos em supermercados e em lojas de cosméticos levam sulfatos na composição.

Os sulfatos ajudam na limpeza dos fios, eliminam a oleosidade e a sujeira vinda da poluição, poeira e etc. Até aí tudo certo, né? Pois é, mas o sulfato também remove a parte saudável do cabelo, como os lípidios e óleos naturais.

Com o uso prolongado de sulfato, acaba que não conhecemos mais o estado real do nosso cabelo. Ele pode estar com a aparência muito saudável em função desses produtos químicos, mas por dentro estar desnutrido.

Além dos sulfatos que são super prejudiciais para a saúde de cabelo, é comum encontrar no shampoo derivados do petróleo, parafina, silicone insolúvel, óleos minerais, vaselina e mais um monte de porcarias que não precisamos, pelo contrário.

Co-Wash em cabelo liso

Quais seus Benefícios?

O Co-Wash é uma técnica de limpeza dos fios que traz uma série de benefícios principalmente para cabelos com química seja ela tintura ou alisante. Dentro os principais benefícios do Co-Wash podemos citar controle do frizz, cachos definidos,  brilho e controle do volume.

Co-Wash em cabelo liso

Co-Wash em cabelo liso

Co-Wash em cabelo liso preto

Já ouviu falar que para manter a cor dos cabelos tingidos é necessário lavar com menos frequência? Isso acontece porque os agentes químicos dos shampoos e condicionadores removem a tinta, mas com a técnica co-wash a cor e o brilho duram mais tempo.

Para Quem é Indicada?

O co-wash é indicado para todos os tipos de cabelo, desde que o cronograma capilar seja respeitado.

Quem tem o cabelo oleoso deve tomar um pouquinho mais de cuidado e observar qual a reação dos fios com essa técnica. Ainda assim ela é indicada, mas pode ser necessário dar um intervalo maior entre uma aplicação e outra.

Co-Wash em cabelo liso

Co-Wash em cabelo crespo

Os cabelos secos são os que mais são beneficiados com o co-wash, pois a técnica hidrata e estimula a produção da oleosidade natural. Também é uma boa pedida para quem tem o cabelo tingido ou com luzes, pois restaura das agressões químicas.

Para quem tem cabelo tingido é uma ótima técnica para fazer com que a cor dure por mais tempo. O que desgasta a cor nas lavagens é o shampoo, assim  a manutenção fica mais fácil e a cor linda dura mais.

Co-Wash em cabelo cacheado

O cabelo cacheado tende a ser mais seco, isso porque a oleosidade natural da raiz não chega até as pontas. A massagem do co-wash ajuda a levar a oleosidade para todo o cabelo, dando um aspecto mais macia e hidratado. Além disso, a técnica também evita o famoso frizz, aqueles fiozinhos que ficam elétricos e espetados.

Cabelo oleoso, com luzes, tingido, alisado, crespo, ondulado, cacheado, seco, normal, misto: todo mundo pode fazer co-wash.

Co-Wash em cabelo cacheado Co-Wash em cabelo cacheado

Cabelo liso lavado com Co-Wash

Cabelo cacheado lavado com Co-Wash

Cabelo cacheado lavado com Co-Wash

Qual Tipo de Condicionador Usar?

Agora vem a hora da verdade: nem todos os condicionadores são indicados para fazer co-wash. Quem investe nesse tipo de técnica precisa se acostumar a ler os rótulos, pois na composição do produto pode ter um ingrediente escondidinho que vai fazer com que a técnica não dê certo.

VEJA  Shampoo para Cabelos Cacheados – 9 Dicas para Escolher o Melhor!

Produtos para lavar cabelo com Co-Wash

Os condicionadores com silicone insolúvel e petrolatos formam uma camada sobre o fio e impede que entre água e outros nutrientes, por isso o co-wash não dá certo.

Além de impedir a entrada de nutrientes, esses agentes podem causar diversos problemas no seu couro cabeludo, como queda de cabelo e dermatite seborréica.

Fuja de condicionadores que tenham os seguintes itens na composição: alkane, dodecane, petrolatum, silicon, dimethicone, isododecane, isoparaffin e mineral oil.

Mesmo encontrando um produto que não tenha esses itens na composição é importante sempre ler o rótulo antes de comprar, pois as empresas mudam as composições com uma certa frequência e um produto que você confiava pode passar a ter esses itens.

Posso Fazer Todo Dia?

Essa é uma pergunta muito importante para quem está pensando em investir nessa técnica. Por não agredir o cabelo é possível sim fazer co-wash todos os dias, mas é importante observar como a técnica reage no seu cabelo.

Algumas mulheres usam a técnica todos os dias, outras intercalam com o uso de shampoo enquanto outras fazer co-wash apenas uma vez na semana.

Se o seu cabelo é naturalmente oleoso não é recomendado usar a técnica todos os dias, pois pode ficar com a aparência de sujo. Nesse caso, é melhor intercalar com o uso do shampoo.

O cuidado com a escolha dos produtos sem agentes químicos que fazem mal a saúde deve ser aplicado também na hora de escolher o shampoo. Uma técnica não anula a outra e para que os efeitos sejam potencializados você deve usar produtos bons.

Independente da técnica que você escolher usar, os produtos sem sulfato e derivados do petróleo sempre são as melhores opções. Até mesmo para as lavagens do dia a dia, sem seguir o cronograma capilar.

Independente de escolher fazer todos os dias, intercalar com o uso de shampoo ou usar a técnica apenas uma vez na semana, é de extrema importância nunca deixar de passar mais de uma semana sem lavar as madeixas. O acúmulo de oleosidade pode estimular a proliferação de fungos.

Se por algum motivo fazer a técnica e depois ficar mais de uma semana sem lavar, recomendamos que use um shampoo de limpeza profunda para tirar todos os resíduos.

Melhores Produtos para Co-Wash

A seguir listamos alguns produtos que podem ser usados para a técnica co-wash. Como falamos anteriormente, é importante sempre ler o rótulo antes de comprar, pois a fórmula pode mudar.

Produtos para fazer Co-Wash

Produtos para fazer Co-Wash

Como você pode observar são condicionadores baratos, encontrados facilmente em supermercados, lojas de cosméticos e farmácias. O Yamasterol, por exemplo, é uma marca super antiga que nunca sai de linha justamente por ser indicado em técnicas como no poo, low poo e co-wash. Ele também pode ser usado como creme de pentear e custa menos de R$7.

VEJA  Cronograma Capilar: Guia Completo Para Cuidar dos Cabelos!

Produtos para fazer Co-Wash

Produtos para fazer Co-Wash

A escolha do produto é bem pessoal. Dentro das opções sem sulfato, temos várias marcas com os mais diferentes preços. A dica é ir testando para encontrar o produto que o seu cabelo gosta mais. O que fica bom para você pode não ser ideal para sua amiga e vice-versa.

Produtos para fazer Co-Wash

Além de escolher o produto certo é também necessário pensar na quantidade ideal para aplicação. Não tem uma quantidade exata, depende do tamanho do seu cabelo e do tipo, por exemplo, em cabelo seco vai mais condicionador que em cabelo oleoso. A dica é ir testando até encontrar a quantidade ideal, sempre deixando o cabelo bem úmido de produto.

Como Fazer Co-Wash: Passo a Passo

Agora que você já sabe quase tudo sobre co-wash é hora de aprender como fazer em casa. Essa técnica é muito simples e você não vai gastar mais tempo do que um banho normal. Vamos ao passo a passo!

  1. Comece molhando as madeixas com água morna. Cuidado para não usar água muito quente e acabar cozinhando os fios.
  2. Massageie a raiz com a pontas dos dedos para soltar a gordura natural do couro cabeludo.
  3. Tire o excesso de água usando uma toalha. Não esfregue os fios na toalha.
  4. Aplique condicionador na raiz e depois espalhe para as pontas.
  5. É importante não economizar produto, é para ficar bem lambuzado mesmo.
  6. Massageie bem o cabelo, incluindo o couro cabeludo para que a sujeira solte e o cabelo fique bem limpinho.
  7. Para massagear as mechas sempre faça da raiz em direção as pontas para tirar toda a sujeira.
  8. Enxágue o cabelo em água fria cuidando para tirar todos os resíduos.
  9. Você pode aplicar o óleo mais concentrado nas pontas sem o uso de óleo mineral e enxaguar bem.
  10. Finalize como de costume.
VEJA  Cachos Definidos – As 3 Melhores Dicas & Sugestões de Produtos!

Para potencializar ainda mais a ação do co-wash você pode associar o uso do condicionador com alguns óleos essenciais, como de copaíba, lavanda, limão, laranja ou cedro.

Vale ressaltar que o co-wash deve ser feito dentro do cronograma capilar e não deve ser usado direto. A cada 15 dias é muito importante fazer uma lavagem profunda usando shampoo antiresíduos para evitar o acúmulo de oleosidade.

Nas primeiras vezes que fizer essa técnica é comum sentir que o cabelo está mais pesado e oleoso. Isso acontece até o seu cabelo se acostumar com a novidade. Por deixar o cabelo mais oleoso no começo, não é indicado investir nessa técnica em um dia que você tem um evento importante, por exemplo. Depois que o organismo se acostumar, seu cabelo ficará normal e sem aparentar excesso de oleosidade.

Gostou de saber um pouco mais sobre co-wash? Já fez alguma vez? Gostou dos resultados? Deixe o seu comentário.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *