Coceira no Couro Cabeludo – O que Fazer, Causas & Tratamento!

Não tem como negar que um dos problemas capilares que mais incomodam é a coceira no couro cabeludo. Além do incomodo devido a coceira, esse problema também causa a impressão de que os cabelos não estão sendo higienizados da forma correta.

Por mais comum que possa ser coçar  a cabeça de vez em quando, dependo da frequência com que está ocorrendo, é possível que o incomodo esteja relacionado a algum problema de saúde como caspa, piolhos e até mesmo o estresse.

Se você está com coceira no couro cabeludo e quer saber o que pode estar acontecendo, nesse post abordamos os principais assuntos relacionados a esse problema, além de dicas para tratar o problema.

Sobre a Coceira no Couro Cabeludo

A coceira no couro cabeludo é um problema que afeta diversas pessoas tanto homens quanto mulheres e pode estar ligada a diferentes causas.

Uma causa super comum ligada a coceira no couro cabeludo é a caspa, porém é importante ficar atento, pois além da caspa existem outras causas relacionadas ao problema.

O atrito causado devido a coceira no couro cabeludo pode provocar e agravar uma série de problemas como folículite, piora da dermatite seborreica, entre outros tipos de complicações.

Para entender melhor abordamos a seguir os principais assuntos relacionados a coceira no couro cabeludo.

coceira no couro cabeludo

Quais as Possíveis Causas?

A coceira no couro cabeludo não pode ser encarada como algo simples, pois como já dissemos anteriormente esse problema está fortemente ligado a outros problemas de saúde.

Além da caspa existem outras causas que pode estar ligadas a coceira na cabeça como:

  • Foliculite: esse é um problema ligado ao excesso de oleosidade. Existem diferentes tipos a Foliculite Decalvante que é um tipo grave podendo levar a perda de cabelo irreversível e também a Foliculite Queloidiana, na qual os fios nascem muito enrolados para dentro do couro cabeludo, causando muita agressão e com isso formando cicatrizes.
  • Dermatite Seborreica: Um processo que causa inflamação no couro cabeludo, ocasionado pelo excesso de glândulas sebáceas. O principal sintoma desse problema é o excesso de descamação  que podemos perceber por meio dos pontinhos brancos na extensão dos fios e também a coceira.
  • Alergia:  irritações devido a alergia de produtos capilares como tinturas, shampoos e cremes está fortemente ligada ao surgimento da coceira no couro cabeludo.
  • Piolhos: Através do contato com o inseto ou lêndeas é possível contrair o piolho. As lêndeas que são os ovos desse tipo de inseto, podem ser facilmente confundidas com caspas com a diferença que não é possível retirá-las facilmente dos fios. A sensação de movimento no cabelo e pequenas saliências, são sintomas típicos da presença de piolhos.
  • Fungos: causadores comuns de coceira, os fungos são comuns tanto em crianças quanto em adultos. Os fungos causam coceira em lugares específicos da cabeça e sua proliferação está ligada com o excesso de umidade.
  • Lavagem incorreta: a lavagem está fortemente ligada a coceira no couro cabeludo. Tudo o que está relacionado a lavagem pode provocar coceira desde a temperatura da água, jeito de lavar,shampoo e até a forma como é feita a secagem dos fios.
  • Estresse: com a correria do dia a dia o estresse é um problema que tem afetado milhares de pessoas, tanto que atualmente diversos especialistas o nomearam como uma das doenças do século. Segundo dermatologistas, o excesso de estresse está ligado a mediadores inflamatórios como a cortisona, o que pode vir a provocar a coceira no couro cabeludo. É importante lembrar que o estresse pode aumentar a coceira que já existe, assim como outros problemas como alguns tipos de manias como roer as unhas, por exemplo.
  • Existem também alguns tipos de doenças que estão super ligadas a coceira como hipotireoidismo, doenças hepáticas e renais. Essas doenças podem provocar o acúmulo de substancias no organismo, o que pode provocar o surgimento da coceira, não só na cabeça, mas também em outras partes do corpo.

 

coceira no couro cabeludo

coceira no couro cabeludo

coceira no couro cabeludo

As vitaminas são essenciais para manter a beleza e saúde das madeixas. Pensando nisso, preparamos um post com dicas de vitaminas e os seus principais benefícios para o cabelo!

Como Evitar?

Para evitar o surgimento da coceira no couro cabeludo é importante buscar meios de combater as principais causas que citamos anteriormente.

Para evitar a coceira é necessário tomar os seguintes cuidados:

  • Evite banhos muito quentes: temperaturas altas causam ressecamento no couro cabeludo, assim o deixando mais sensível.
  • Algumas pessoas tem mania de coçar a cabeça, é importante não fazer isso para evitar o atrito que pode causar feridas e descamação.
  • Cuidado com o excesso de resíduos de produtos na raiz: a concentração de resíduos pode ocasionar o surgimento da caspa e oleosidade.
  • Seque o cabelo após a lavagem: a umidade facilita a proliferação de fungos.
  • Mantenha distância entre o secador e a raiz: o calor em excesso do secador pode causar sensibilidade.

coceira no couro cabeludo

Se o que está provocando a coceira no seu couro cabeludo é a caspa, existem formas simples de tratar. Pensando nisso, preparamos um post especial com 5 receitas para acabar com o problema em casa!

Coceira e Queda de Cabelo: O que Pode Ser?

São diversas os motivos que podem provocar a coceira e queda de cabelo. Entre as principais condições que podem facilitar o surgimento dos dois problemas estão:

  • Síndrome Metabólica
  • Cigarro
  • Anemia
  • Prolemas intestinais
  • Doença renal
  • Fungos
  • Ovário policístico

Além das causas simples de tratar como a caspa e fungos, existem doenças que estão super ligadas a coceira e queda de cabelo. Por isso é fundamental que ao perceber os problemas procure um médico para que receba o tratamento adequado para o que desencadeou os problemas.

coceira no couro cabeludo

coceira no couro cabeludo

coceira no couro cabeludo

Está tendo problemas com excesso de oleosidade ? Confira os melhores produtos disponíveis no mercado para tratar esse problema!

Como Tratar Coceira no Couro Cabeludo

Se as causas da coceira no seu couro cabeludo são problemas simples como oleosidade e caspa, existem alguns meios simples para tratar o problema em casa.

Entre os principais tratamentos para coceira no couro cabeludo estão:

  • Lavar as madeixas regularmente
  • Usar shampoo livre de parabenos e outras substâncias que causam irritação
  • Não aplicar condicionador na raiz do cabelo
  • tratar a caspa e oleosidade com produtos específicos

Caso faça todos os tratamentos e o problema continue é importante consultar um médico para verificar outras causas que podem estar provocando a coceira.

O shampoo anticaspa é um produto eficiente para coceira causada pelo excesso de descamação do couro cabeludo. Para acertar na escolha do shampoo ideal, preparamos um post com 9 marcas e produtos que mais estão em alta para o tratamento desse tipo de problema!

Gostou das nossas dicas para  coceira no couro cabeludo? Ficou com alguma dúvida sobre esse tipo de problema? Deixe seu comentário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *