Como Acabar Com a Caspa – As 5 Melhores Técnicas e Receitas!

Um dos problemas capilares mais comuns tanto em homens quanto mulheres é a caspa. São diversos os motivos que podem levar o surgimento desse problema, por isso é fundamental entender cada um deles e também as melhores formas de como acabar com a caspa.

Não tem como negar que um dos principais meios de acabar com a caspa é por meio do controle da oleosidade no couro cabeludo. O excesso de oleosidade pode ocorrer por diversos motivos como higienização incorreta do couro cabeludo, químicas entre outros.

Para entender melhor as principais causas da caspa, como se prevenir e também aprender como acabar com a caspa por meio de receitas que podem ser feitas em casa com ingredientes simples que sempre temos no armário, basta continuar lendo o post!

Sobre a Caspa

Como já dissemos a caspa é um problema super comum entre as pessoas, porém mesmo parecendo algo simples na verdade requer um pouco mais de atenção. Para saber se você sofre com o problema basta observar dois sinais simples a presença de bolinhas brancas no cabelo e roupa após pentear e também a coceira que esse problema provoca no couro cabeludo.

A formação de casquinhas brancas que soltam do couro cabeludo é um sintoma básico da caspa e deve ser observado com atenção. As casquinhas da caspa são resultado de uma inflamação no couro cabeludo que também provoca coceira excessiva, irritação e em alguns casos até mesmo pequenas feridas.

É extremamente importante se atentar a presença da caspa no couro cabeludo, isso porque um problema que pode ser tratado de forma simples quando não cuidado pode acabar evoluindo para um quadro bem mais grave.

Cientificamente a caspa é chamada de dermatite seborreica e pode surgir não apenas no couro cabeludo, mas também em outras partes do corpo como sobrancelhas, vincos do nariz, pálpebras, atrás das orelhas e dentro das orelhas.

Para entender melhor como ocorre a caspa e também como acabar com a caspa, separamos a seguir em diferentes categorias as principais informações, além de dicas imperdíveis para tratar o problema.

Como acabar com a caspa

Como acabar com a caspa

Como acabar com a caspa

Como acabar com a caspa

Como acabar com a caspa

Quais as Principais Causas?

Naturalmente o couro cabeludo passa por um processo de eliminação de células velhas, as quais são eliminadas por meio de um período de descamação quase imperceptível. Porém, quando ocorre a inflamação na região as escamas eliminadas começam a ter mais volume o que chamamos de casquinhas ou bolinhas brancas.

VEJA  Como Fazer Botox Capilar Caseiro – Dicas & Tutoriais com Passo a Passo!

Quando ocorre o excesso da descamação do couro cabeludo a ponto de se tornar perceptível constamos que a um problema. Dentre as principais causas que podem ocasionar a caspa estão:

  • Excesso de oleosidade: O excesso de oleosidade é umas das principais causas da caspa. Esse excesso pode ocorrer tanto pela falta de limpeza dos fios quanto pela limpeza da forma incorreta. O excesso de oleosidade natural também contribui para o surgimento da caspa, por isso é fundamental fazer o tratamento da oleosidade.
  • Fungos: os fungos são uma das principais causas da caspa. Quando a caspa é causada por fungos, significa que a camada de gordura do couro cabeludo foi quebrada (sebo) com isso a região afetada começa a produzir uma substância chama de ácido oleico, o qual uma a cada duas pessoas no mundo possuem sensibilidade. Caso a a pessoa afetada seja alérgica ao ácido oleico o couro cabeludo dará inicio a uma produção excessiva de novas células tentando combater o causador da irritação, sendo esse o exato momento em que é iniciado o surgimento da caspa.
  • Genética: a genética é um fator super ligado ao aparecimento da caspa, são diversos fatores genéticos que podem propiciar o surgimento da caspa, por isso o mais recomendado nesses casos é buscar auxílio com um dermatologista.
  • Higienização incorreta: É fundamental se atentar a higienização correta do cabelo, pois a falta ou má higienização pode provocar problemas como excesso de oleosidade, sendo esse um dos principais causadores da caspa. A proliferação de fungos é outro problema que a falta de higiene pode provocar, o que também é um grande causador de caspa.
  • Estresse: por incrível que pareça o estresse é um grande contribuidor para o surgimento da caspa.
  • Acúmulo de produtos para cabelo: O acúmulo de resíduos de produtos para cabelo como cremes, óleos, spray, gel entre outros, também são grandes causadores da caspa.
  • Lavar o cabelo com água quente: lavar o cabelo frequentemente com água quente estimula a produção de óleo no couro cabeludo o que pode acabar agravando a descamação.
  • Uso de chapéus: usar chapéus e bonés com muita frequência podem resultar no surgimento da caspa. Isso porque o couro cabeludo quando abafado fica soado e a umidade estimula a proliferação de fungos que causam a caspa.
  • Bebida alcoólica: não tem como negar que para diversas pessoas a bebida alcoólica é uma opção de relaxamento, porém um dos seus efeitos no corpo é a interferência no funcionamento das glândulas sebáceas, ou seja, ocorre o aumento da oleosidade no couro cabeludo.
  • Cabelo úmido: a umidade é o ambiente perfeito para proliferação de fungos que causam a caspa. Por isso principalmente antes de dormir é fundamental secar o cabelo.
  • Químicas: diversas químicas como tintas e alisantes contribuem para o surgimento da caspa. Isso porque a química irrita o couro cabeludo, sendo assim as chances do problema surgir ou ser agravado após fazer uso de químicas é grande.
  • Alimentação rica em gorduras: uma alimentação rica em gorduras e também açúcar pode fazer com que surja a caspa. Esses alimentos aumentam o risco de inflamações, por isso médicos recomendam que o consumo de doces, farinha branca e carne vermelha seja feito de forma moderada.
VEJA  Reparador de Pontas – O que é, Melhores Marcas & Receita Caseira!

Como acabar com a caspa: causas

 

Como acabar com a caspa: causas

Como acabar com a caspa: causas

Como acabar com a caspa: causas

Como acabar com a caspa: causas

Como acabar com a caspa: causas

Como Evitar?

Basicamente para evitar o surgimento da caspa é necessário evitar todas as principais causas que citamos anteriormente, além de inserir alguns hábitos na rotina como:

  • Evitar água muito quente na hora de lavar o cabelo
  • Optar pelo uso de shampoos que possuam em sua fórmula ativos seborreguladores como: ácido salicílico, piroctona e olamina.
  • Não passar condicionadores e máscaras de hidratação direto no couro cabeludo, apenas no comprimento dos fios.
  • Lavar o cabelo pelo menos 3 vezes por semana.
  • Evitar situações que possam causar muita ansiedade e estresse.

Quais os Possíveis Tratamentos?

Para tratar a caspa existem alguns tratamentos que vem sendo utilizados há alguns anos sendo eles:

É importante lembrar que para fazer uso de medicamento é fundamental procurar orientação médica, pois o uso de remédios sem prescrição pode acarretar sérios problemas a saúde.

Como Acabar Com a Caspa: Receita & Passo a Passo

Aprender como acabar com a caspa em casa é uma forma prática e simples de tratar o problema utilizando ingredientes simples e acessíveis que a maioria das pessoas tem em casa.

Para aprender como acabar com a caspa de forma simples e eficaz, preparamos a seguir algumas receitas com passo a passo.

Com Bicarbonato

O bicabornato de sódio é um ingrediente simples e versátil que todo mundo tem em casa. Uma das principais vantagens é sua versatilidade, podendo ser usado para o corpo e também para facilitar as tarefas do dia a dia como a limpeza da casa.

É importante lembrar que o bicabornato resseca um pouco o cabelo, por isso o tratamento deve ser feito apenas 1 vez por semana.

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato
  • 1 copo de água morna

Como Fazer: Passo a Passo

  1. Molhe o cabelo com água morna, tome muito cuidado com a temperatura pois a água quente piora a caspa.
  2. Adicione 1 colher de bicarbonato no copo copo de água morna e misture bem para que o pó seja totalmente dissolvido
  3. Feita a mistura despeje aos poucos no couro cabeludo para que o líquido penetre o máximo possível.
  4. Deixe agir por 10 minutos e lave apenas com um condicionador.
  5. Seu tratamento com bicarbonato está feito!

Com Limão

O limão é uma maneira super eficaz de tratar a caspa e também promover hidratação para as madeixas.

Você vai precisar de:

  • Suco puro de limão
  • Óleo de coco
  • Touca
VEJA  Cronograma Capilar para Loiras – Como Montar & Dicas Valiosas!

Como Fazer: Passo a Passo

  1. Aqueça o óleo de coco em fogo baixo até que ele fique completamente líquido.
  2. Passe o óleo em todo o couro cabeludo e deixe agindo por 60 minutos.
  3. Após os 60 minutos de ação do óleo de coco, passe o suco de limão e deixe por mais 15 minutos. O óleo morno deixa as casquinhas da caspa macias e o suco de limão vai auxiliar na retirada dos fios.
  4. Lave o cabelo para retirar os resíduos e finalize como de costume.
  5. Seu tratamento com limão está pronto!

É válido lembrar que caso sinta a necessidade de repetir o tratamento ele pode ser feito a cada 15 dias.

Como acabar com a caspa: limão

Com Vinagre

O vinagre de maçã é uma boa opção para acabar com a caspa, principalmente devido as suas propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias.

Você vai precisar de:

  • Algodão
  • Vinagre de maçã

Como Fazer: Passo a Passo

  1. Molhe pedaços de algodão com vinagre
  2. Passe o algodão em todo o couro cabeludo e deixe agir por pelo menos 5 minutos.
  3. Após lavar as madeixas como de costume aplique uma pequena quantidade de vinagre com o algodão na raíz dos fios e deixe secar de forma natural.
  4. Seu tratamento com vinagre está prontinho!

Como acabar com a caspa: vinagre

Chá de carqueja

O chá de carqueja é uma boa opção para tratamento da caspa, além de possuir uma série de nutrientes para o bom funcionamento do organismo.

Você Vai Precisar de:

  • 20 gramas de folhas de carqueja
  • 1 litro de água

Como Fazer: Passo a Passo

  1. Acrescente 20 gramas de folhas de carqueja em 1 litro de água e deixe no fogo até que ferva.
  2. Depois de pronto, deixe esfriar e tome 4 xícaras no decorrer do dia.
  3. Faça isso por pelo menos 1 mês.
  4. Para armazenar o chá é só deixá-lo na geladeira.

Como acabar com a caspa: chá de carqueja

Óleo de Rícino

Além de acabar com a caspa por meio de suas propriedades antifúngicas, o óleo de rícino também é considerado uma excelente fonte de nutrição para melhorar a saúde dos fios.

Você vai precisar de:

  • Óleo de rícino

Como Fazer: Passo a Passo

  1. Aqueça o óleo de rícino para que fique morno.
  2. Aplique no couro cabeludo massageando para melhorar a circulação de sangue no local.
  3. Deixe o óleo agindo por 20 minutos.
  4. Lave o cabelo como de costume.
  5. Seu tratamento foi realizado com sucesso!

Uma dica para trazer ainda mais benefícios para a saúde do cabelo por meio do óleo de rícino é acrescentar 1 colher de sopa no seu vidro de condicionador. Fazendo isso seu cabelo será beneficiado por mais tempo.

Como acabar com a caspa: óleo de rícino

Gostou das nossas dicas de como acabar com a caspa? Já escolheu sua receita? Deixe seu comentário abaixo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *