Como Cuidar de Cabelos Crespos: Dicas, Cuidados e Como Tratar Em Casa!

Respeitar o tipo de fibra capilar é a melhor forma de obter um look perfeito. Se seus fios são crespos, é preciso entender mais sobre eles e assim fornecer o melhor cuidado. O brilho, maciez e efeito de “salão de beleza” são conseguidos apenas com o aprendizado correto de como cuidar de cabelos crespos . Saiba mais com muitas dicas a seguir.

como cuidar de cabelos crespos

Os produtos certos são os responsáveis por um lindo visual nos cabelos.

Entendendo tudo sobre cabelos crespos!

Você sabe identificar corretamente o seu tipo de cabelo? Este é o maior problema da maior parte das donas de cabelos crespos. Os fios não são tratados corretamente simplesmente não compreendem o seu fio. Este também é um problema compartilhado pelos profissionais de beleza (acredite!) quando tratam fios cacheados e crespos com os mesmos produtos.

Cabelos crespos são fios espiralados da raiz à ponta. Possuem cachos em forma de espiral mas logo do comecinho, de onde estão nascendo. Já os cabelos cacheados seguem por alguns centímetros antes do espiral se formar.

A forma como o crespo cresce faz toda a diferença para o seu tratamento. Como os espirais se formam do início acabam por dificultar a hidratação ao longo dos fios. Logo, é mais comum um cenário de fios crespos mais opacos (mesmo pretos) e muitos secos. Com a ação do sol e elementos externos acabam ganhando uma cor ‘marrom’ mais facilmente.

como cuidar de cabelos crespos passo a passo

Cabelo cacheado à direita e cabelo crespo à esquerda.

Hidratação para Cabelos Crespos

Naturalmente os cabelos crespos não se hidratam bem. A gordura responsável por hidratar os fios da raiz à ponta não chega com perfeição as partes finais como em fios lisos. Para isso não há problema. É só dá uma “forcinha” na hidratação com como cuidar de cabelos crespos.

A indicação para manter sempre fios lindos e com aspecto saudável é hidratar semanalmente. Isso pode ser feito em salão de beleza ou em casa. Mas o mais importante de tudo é usar produtos de acordo com seu tipo capilar.

Produtos específicos para quem quer saber como cuidar de cabelos crespos são mais fortes com mais substâncias gordurosas. Isso permite tanto proteger como nutrir os fios de ponta à ponta.

Lembrete: Não se pode (nunca!) usar produtos para cabelos oleosos. Eles são responsáveis por tirar a gordura em excesso produzida pelos fios. Se os fios são crespos vai tirar o pouco que já tem!

Hidratar cabelo em casa

Para hidratar o cabelo em casa é preciso ter em mãos:

  • Um pote vazio;
  • Um pincel para tintura;
  • Um pente com dentes médios;
  • Uma hidratação a seu gosto.

Logo após lavar os fios com shampoo de sua preferência, separe os fios em mechas com ajuda de presilhas.

Coloque um pouco da hidratação no pote e com a ajuda do pincel aplique na raiz. Use o pente para hidratar todo o comprimento do fio e espalhar o produto.

Aguarde o tempo indicado na embalagem e pronto.

Ampolas para cabelos crespos

Em uma visita a um mercado ou loja de produtos para cabelos você já deve ter vistos os pequenos fracos para hidratação. Não contém mais de 10 ml e são de uso único. A finalidade? Uma super hidratação!

Para quem está com os fios muito ressecados não há nada melhor que uma ‘bomba de hidratação’. As ampolas para cabelos ajudam e muito. Seu uso deve ser quinzenal e aplicada juntamente com a sua hidratação.

Basta colocar no pontinho com o creme uma ampola e aplicar nos fios durante a hidratação. São diversas substâncias de acordo com cada necessidade. Algumas das disponíveis e fáceis de achar são:

  • D-Panthenol – dá força e combate ressecamento;
  • Whey Protein – ajuda a fortalecer fios quebradiços (excelente para quem usou muita química);
  • Vitamina A – estimula o crescimento.;
  • Abacate – força e brilho;
  • Glicerina – ajuda a reter água nos fios e com isso a hidratação durará mais tempo;
  • Silicone – protege e dá brilho aos fios;
  • Dentre outras.
como cuidar de cabelos crespos com ampolas

Ao custo médio de R$ 3, as ampolas são ótimas para fios maltratados e sem vida.

Dicas de Como Cuidar de Cabelos Crespos

Não há mistério em como cuidar de cabelos crespos. Mas é preciso criar o bom costume de ao entrar nas lojas ler os rótulos. Se seu cabelo é crespo é o momento de começar a comprar produtos específicos respeitando comprimento, sua frequência de tratos e sobretudo os tratamentos anteriores.

Cabelos com química não podem receber outro tipo de produto forte.

como cuidar de cabelos crespos de mulheresFeminino

Naturalmente as mulheres gostam de fios bem tratados e nutridos. A dica de aplicação de uma hidratação semanal é mais do que útil para elas e a maior parte vai fazer. Menos de 1h por semana e seus fios estarão protegidos para crescerem fortes e saudáveis.

Troque o gel por cera ou pomada

Mas e no dia a dia? Se ainda é adepta do gel para um efeito molhado e um fio com penteado está na hora de trocar. Gel resseca muito o cabelo e ajuda a deixar a fibra fraca, com quebra. A alternativa é usar cera ou pomada para cabelo. São menos agressivas e com aspecto mais natural.

Secador? Evite!

O secador pode estar em sua rotina, em especial para evitar aquela terrível gripe por dormir com os fios umedecidos. Contudo, o vento quente é inimigo de cabelos secos e quem quer entender como cuidar de cabelos crespos precisa compreender o básico: cabelos crespos são naturalmente secos.

Secador deve ser usado apenas em vento frio e secar com o vento é a melhor opção. E se for escovar aplique protetor térmico para evitar ressecamento.

como cuidar de cabelos crespos de homens

Masculino

Mais de 90% da população masculina não gosta dos cuidados constantes com os fios. Então tudo pensado para eles precisa ser prático e rápido.

Use umidificante após lavar os fios

Uma dica bacana para manter os fios mais pretos e organizados (em especial quem curte o penteado afro) é usar umidificantes. São alternativas para o creme para cabelo, muito usado depois do shampoo e condicionador. Gel? Jamais! Resseca demais!

Lavagem com shampoo e condicionador

Homens são práticos e adoram os produtos 2 em 1. Mas a verdade sobre tais shampoos possuem poucas substâncias hidratantes e ressecam mais. Fuja ainda de shampoos para caspa. Ressecam ainda mais!

O mau hábito de lavar apenas usando shampoo e sabonete com cabelos crespos deve ser evitado.Os fios vão ficar secos e pentear e podem sofrer queda. O ideal é usar os dois.

como cuidar de cabelos crespos infantil

Infantil

Com crianças a regra é clara: menos tempo dedicado aos cabelos é mais chances de sucesso. Elas não gostam de perder mais de uma hora sem poder brincar então o cuidado deve ser no dia a dia e escolha dos produtos.

Um ajuste na alimentação é mais que indicado para as pequenas. Dentre os como cuidar de cabelos crespos é preciso lembrar sempre: sua fonte de nutrientes natural é a alimentação. Inferir frutas e verduras ajuda tanto no crescimento do cabelo constante como forte e saudável.

No dia a dia faça uso de umidificante para eliminar o aspecto seco e nutrir constantemente a fibra capilar. Tranças podem ajudar a eliminar o volume, mas tratar com um bom condicionador apropriado ajuda bem mais.

Lave os cabelos a cada dois dias

Tanto para adultos como para os kits o ideal é manter o hiato de um dia entre cada lavagem. Muitas lavagens removem a gordura capilar necessária para a sua proteção e evitar fios ressecados.

Mas e com as crianças? Elas transpiram o tempo todo! A dica é usar shampoo a cada dois dias. Mas se ela precisa de uma lavagem faça algo rápido com água e um pouco de condicionador.

Com as dicas simples acima fica fácil o aprendizado de como cuidar de cabelos crespos, não é? Agora é só colocar em prática.


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *