Como Diminuir o Volume do Cabelo – 22 Dicas & Truques Infalíveis!

O tema desse texto é basicamente uma questão de gosto. Afinal, tem gente que gosta de deixar seus cabelos com mais volume, enquanto outros preferem reduzi-lo. Se você faz parte do segundo grupo, está no lugar certo. Nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre como diminuir o volume do cabelo. Mas esse não é um guia comum. Aqui vamos dar dicas para diferentes madeixas: lisas, cacheadas e crespas. Além disso, vamos falar também sobre os cabelos masculinos. Tudo isso porque acreditamos que cada fio é único e merece atenção especial.

Produtos que Reduzem o Volume dos Cabelos

Uma das primeiras coisas que você precisa saber se deseja aprender como diminuir o volume do cabelo é que alguns produtinhos são grandes aliados dessa missão. É claro que para encontrar o ideal para os seus fios, é preciso experimentar e testar. Sem falar que muitos profissionais afirmam que as madeixas se acostumam com eles, então é sempre bom fazer um revezamento. Mas, independente disso, decidimos fazer uma lista dos principais produtos desse segmento.

Para Mulheres

Como você já sabe, há uma infinidade de marcas e produtos para os cabelos das mulheres. São shampoos, condicionadores, cremes para pentear, leave-ins, pomadas, mousses, reparadores de pontas, máscaras e vários outros itens que podem te ajudar a domar os fios. A escolha é bastante particular. Afinal, o que funciona para uma mulher, nem sempre funciona para a outra. Por isso, na hora de escolher, você precisa sempre verificar se o produto em questão é indicado para o seu tipo de cabelo. Depois disso, só testando para ter certeza se o resultado realmente vale a pena. Mas, para te ajudar nessas escolhas, separamos alguns dos mais indicados:

Embalagem verde de produto para diminuir volume dos cabelos.

L’Oréal Professional Force Relax – Máscara de Nutrição.

Produto da Loreal, indicado para reduzir volume do cabelo.

L’Oréal Profissional Absolut Control – Máscara de Tratamento.

Embalagem dourada e preta de produto indicado para diminuir o volume do cabelo.

L’Oréal Paris Professionnel Mythic Oil – Máscara Nutritiva.

Produto da Kerastase, para volume do cabelo.

Kerastase Nutritive Masque Oleo Relax Slim – Máscara de Tratamento Nutritiva e Anti Frizz.

 

Creme para pentear Lolla.

Milagre Lola Cosmetics – Creme de Pentear

Se você acha que precisa gastar muito em produtos de marcas famosas para cuidar dos seus fios, saiba que na sua cozinha você pode encontrar vários itens que são perfeitos para fazer hidratações. E se você ainda não sabia, a umectação também faz milagres, principalmente nos fios muito volumosos. Você só vai precisar aplicar um tipo de óleo vegetal nos cabelos antes de dormir, fazer um coque, deixar agir durante a noite e lavar na manhã seguinte. Você pode usar, por exemplo, óleo de coco, de Argan e até azeite.

Montagem com foto de pote de óleo de coco e mulher com coque.

Para Homens

Os homens também precisam de produtos específicos para seus cabelos. Além dos tradicionais shampoos e condicionadores, também existem pomadas, géis, sprays, ceras, fixadores e vários outros itens que podem ajudar a diminuir o volume dos fios.

Produto masculino para reduzir volume do cabelo.

Tigi Bed Head Hair Stick – Cera em Bastão

Embalagem de shampoo Dove.

Dove Men+Care – Shampoo Limpeza Refrescante.

Dicas para Diminuir o Volume do Cabelo

Se você não está contente com os seus fios e precisa aprender como diminuir o volume do cabelo, vamos te passar várias dicas sobre o assunto. Algumas delas servem para todos os tipos de madeixas, outras são específicas. A primeira delas é escolher o corte ideal. Nesse caso, vale conversar com a sua cabeleireira (o) para descobrir qual é a melhor opção. No geral, os mais recomendados são os que dão uma leveza natural aos fios. Os mais indicados, são:

  • Extra longo: perfeito para cacheadas.
  • Pontas desfiadas: destaca o rosto de quem tem os cabelos naturalmente volumosos.
  • Reto: para que o resultado seja o esperado, o comprimento dele deve ser na altura dos ombros. É indicado para quem tem cabelo liso, cacheado ou crespo.

Geralmente, quando as pessoas querem reduzir o volume dos cabelos, elas acabam apostando em alisamentos. Mas não tem escapatória: a melhor forma de diminuir o volume do cabelo é com hidratações. Afinal, de nada adianta alisar os fios, se eles vão ficar com frizz porque estão ressecados. O recomendado é fazer uma por semana. São apenas 20 minutos que podem te ajudar muito a controlar suas madeixas.

Para completar, precisamos falar um pouco sobre o leave-in e o serum. É importante ressaltar que esses itens podem ser decisivos na hora de diminuir o volume dos fios. Porém, é fundamental que sejam usados corretamente. Procure aplicá-los nas madeixas úmidas, sempre a partir do comprimento, até as pontas. Evite a raiz para não ficar oleosa. Depois, deixe secar naturalmente. Nesse período, não pegue vento. Caso contrário, o resultado será o oposto do esperado.

Cacheado

Para os cabelos cacheados, além das dicas acima sobre como diminuir o volume do cabelo, recomenda-se que quem tenha esse tipo de fio tenha atenção especial na hora de desembaraçá-los. Por exemplo, o ideal é pentear as madeixas quando ainda estiverem molhadas e com as mãos ou, no máximo, com o auxílio de um pente de madeira.

Montagem com foto de três mulheres de cabelos cacheados.

Já, na hora de finalizar, é importante escolher produtos específicos para esse tipo de fio. Use um bom creme para pentear e aposte em um mousse, gel, pomada ou ativador de cachos. Para quem pretende usar química, o tratamento mais indicado é o relaxamento capilar.

Liso

Quem tem os fios lisos também merece dicas específicas, não é mesmo? Para começar, na hora de escolher uma máscara de tratamento, prefira as mais nutritivas, com óleos na composição. Eles vão garantir que seu cabelo fique ainda mais hidratado e brilhante. Utilize ela a cada 15 dias. Porém, fique atenta. Se os fios ficarem muito pesados, é melhor suspender o uso. Os produtos antifrizz também são indispensáveis, assim como o protetores térmicos, no caso de quem usa secador ou chapinha.

Ficar com um coque por cerca de 30 minutos é ótimo para diminuir o volume. Sem falar que você ainda vai ganhar algumas ondas que darão um movimento interessante aos fios.

Mulher de lado com cabelo liso comprido.

Montagem com foto de três mulheres com cabelos lisos.

Crespo

Os cuidados necessários para diminuir o volume dos cabelos crespos são semelhantes aos dos fios cacheados. As dicas sobre desembaraçar os fios, também valem aqui. Além disso, você deve sempre se certificar de que os produtos usados nas madeixas são específicos para o seu cabelo. No caso dos shampoos, o ideal é escolher aqueles que não tiram a oleosidade natural. Por isso, vale a pena conferir os que são indicados para low poo e co wash.

Na hora de escolher o produto ideal para você, dê preferência para os que tem alto nível de hidratação. Boas escolhas são os que possuem manteiga de karité, elastina e vitamina B5

Apesar da escolha do shampoo ser importante, fundamental mesmo é o condicionador. Afinal, ele é o principal responsável por manter o volume dos fios sob controle. Mas não ache que quanto mais, melhor. Você deve usar a medida correta, pois se passar, suas madeixas ficarão muito pesadas. E nada de deixar um restinho do produto no cabelo, na esperança que ele ajude a baixar ainda mais os fios. Isso pode, na verdade, prejudicar bastante a saúde deles.

Montagem de mulheres com cabelos crespos.

Além do shampoo e do condicionador, você vai precisar de um bom creme para pentear e de um finalizador. Pode ser um leave-in, ativador de cachos, pomada, mousse, entre outros. O importante aqui é testar diferentes produtos e marcas para ver qual é a melhor escolha para você.

Você também pode finalizar seus cuidados capilares com um difusor. Mas, nesse caso, não esqueça de passar o protetor térmico antes.

Masculino

Finalmente, chegamos às dicas para os homens. Geralmente, o público masculino não se preocupa muito em investir em produtos específicos para eles. Mas a verdade é que isso pode fazer muita diferença. Por isso, nada de pegar um pouquinho dos itens das mulheres da casa. Você também precisa ter seu próprio shampoo e condicionador. Aliás, existem vários tipos disponíveis. Nesse caso, você deve olhar com atenção as embalagens, para encontrar o mais indicado para os seus fios.

Dependendo do nível de oleosidade dos fios e do seu trabalho, lavar o cabelo três vezes na semana é suficiente.

Além disso, se você tem fios lisos e quer saber como diminuir o volume do cabelo, vai precisar de uma cera capilar. O recomendado é que ela tenha acabamento mate. Dessa forma, o produto irá reduzir o arrepiado, modelar e dar textura de uma forma natural. Em seguida, use uma pomada. Com ela, você pode passar um pente fino para ajudar a pentear os cabelos do jeito que preferir.

Montagem mostrando homens com cabelos curtos.

Cabelos cacheados e crespos

Quem tem os fios cacheados ou crespos também pode fazer o mesmo processo. Porém, no final, ao invés de usar um pente fino, eles podem utilizar um de madeira e finalizar com um difusor. O ideal é dar preferência para os produtos modeladores. Afinal, eles são específicos para esse tipo de fio e ajudam a definir os cachos.

Homem de cabelos crespos, com jaqueta preta e blusa branca.

Depois de todas essas dicas sobre como diminuir o volume do cabelo, você já pode ter a certeza de que seus fios ficarão domados. E se deseja conferir mais textos como esse, que tal ver nossas publicações sobre o que fazer para recuperar cabelo quebradiço, 33 montagens com antes e depois de transições capilares e o que causa e como resolver a coceira no couro cabeludo. Gostou desse post, tem alguma dúvida ou sugestão? Não esqueça de deixar seu comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *