Como Lavar o Cabelo Corretamente – 10 Dicas que Você Não Sabia!

Lavar os cabelos pode parecer uma tarefa simples, porém muita gente ainda comete alguns erros, que podem prejudicar a saúde dos fios. Por isso, que tal aprendermos de vez como lavar o cabelo corretamente? Nesse post, separamos dicas simples que vão fazer a diferença no dia a dia. Confira abaixo!

10 Dicas Indispensáveis de Como Lavar o Cabelo

Dica nº1: Fique atenta à temperatura da água

Utilizar água muito quente para lavar as madeixas provoca o ressecamento, cabelos mais opacos e sem vida, você sabia disso? No entanto, fazer o oposto e utilizar a água fria na etapa de limpeza com o shampoo também não é bacana. Isso acontece porque na retirada dos resíduos, isto é, quando aplicamos o shampoo no nosso couro cabeludo, a água morna consegue auxiliar nesse processo, deixando o cabelo mais limpo. Se você usar a água nessa temperatura, irá facilitar a higiene, sem o perigo de estragar o cabelo e deixá-lo danificado. Depois desse processo e após condicionar a água fria pode ser usada para fechar as cutículas dos fios e promover um cabelo super brilhoso e bonito, além de manter a hidratação do fio.

 

Dica nº2: Identifique quantas vezes deve aplicar o shampoo

Muitas mulheres aplicam o shampoo duas vezes no cabelo para uma limpeza mais eficaz. Mas, nem sempre essa limpeza mais profunda é necessária. Para saber quantas vezes aplicar, basta identificar se o seu cabelo é oleoso e quantas vezes você lava os fios por semana. Se ele não for oleoso e você fizer as lavagens todos os dias ou em dias alternados, não há a necessidade de lavar duas vezes. Fazendo isso, o cabelo pode ficar mais ressecado e opaco. Agora, se você fica bastante tempo sem lavar o cabelo ou ele for bem oleoso, tudo bem usar o shampoo duas vezes durante o banho.

Como lavar o cabelo.

Dica nº3: Coloque a quantidade recomendada de shampoo

Nem sempre usar muito shampoo é sinônimo de que o cabelo ficará super limpo. O ideal é aplicar uma quantidade certa de acordo com o tamanho das suas madeixas. Cabelos curtos e médios podem usar um pump, que já é o suficiente. No caso de cabelos grandes, dois pumps conseguem fazer uma boa limpeza. Viu como lavar o cabelo exige identificar algumas medidas? Rs

 

Dica nº4: O uso da máscara de hidratação durante o banho

Como lavar o cabelo, muitas vezes, inclui uma hidratação rápida, é legal seguir algumas dicas para uma eficácia maior. Se você gosta de fazer essa etapa no banho, seque os cabelos com uma toalha e retire a umidade dos fios. Depois, penteie os fios com um pente largo e vá aplicando a máscara, enluvando mecha por mecha. Espere o tempo de ação de cinco minutos e enxágue o cabelo com água fria. Um truque mara é não colocar a mão direto no potinho da máscara, pois isso pode contaminar o produto e alterar o ph dele. Por isso, use uma espátula ou uma colher para pegar a máscara de hidratação.

Como lavar o cabelo.

Dica nº5: Aplique os produtos na ordem certa

Como lavar o cabelo pode ajudar a manter nossos fios mais bonitos, uma dica mara é acertar na ordem de aplicação dos produtos. Cada um deles possui uma função e uma ordem a ser seguida. O shampoo, por exemplo, tira os resíduos presentes nos cabelos e abre as cutículas para que o fio consiga receber algum tipo de tratamento. Já a máscara, possui o poder de hidratar, nutrir e depositar substâncias importantes nas madeixas. O condicionador fecha as cutículas, mantendo a umidade e a hidratação do cabelo.

 

Dica nº6: Use o condicionador corretamente

O condicionador não pode ser usado no couro cabeludo, pois ele pode tampar os poros e deixá-lo ainda mais oleoso. Pessoas que usam esse produto na raiz podem ter alguns problemas, como caspa, coceira e odores na região. A regra é aplicá-lo no comprimento e nas pontas, esperando o tempo de ação de três minutos. Em seguida, enxágue os fios em água fria para um cabelo mais brilhoso e bonito. Se o condicionador não for retirado das madeixas, ele ficará com excesso e resíduos que podem ocasionar uma caspa e isso não vai ser legal.

Como lavar o cabelo.

Dica nº7: Tenha cuidado ao manusear os fios

Na hora de secar o cabelo, tenha cuidado com os fios para não gerar quebra. Pegue a toalha e movimente o cabelo delicadamente. Também não é necessário torcer o cabelo para retirar a água. Esse é uma das ações que mais estragam a cabeleira, então evite fazer isso. Aperte a toalha junto com os fios delicadamente.

Depois do banho, muita gente fica por horas com a toalha na cabeça e isso pode trazer problemas. Com o couro cabeludo exposto à umidade por muito tempo, a raiz pode ficar mais oleosa e até mesmo gerar a proliferação de bactérias.

Se você for prender o cabelo molhado, evite fazer isso se eles tiverem super úmidos ou encharcados de água. O bacana é prendê-los quase secos, assim a umidade não traz complicações para o cabelo.

 

Dica nº8: Pentear o cabelo antes do banho não facilita a limpeza

Por muito tempo, muita gente acreditou que passar o pente nas madeixas antes de tomar banho, ajudaria na remoção dos resíduos acumulados no cabelo. Porém, isso não passa de um mito. Pentear o cabelo antes pode ser uma boa ideia se você quiser desembaraçá-lo antes e evitar qualquer quebra, já que os fios molhados são mais fáceis de quebrarem. Lembre-se que somente a água e o shampoo é que vão remover as impurezas e deixar o cabelo mais limpo, ok?

Como lavar o cabelo.

Dica nº9: Evite esfregar o couro cabeludo com as unhas

Usar as unhas para limpar o couro e espalhar o shampoo pode ser muito prejudicial para a sua raiz capilar. Isso porque essa região é bastante sensível e fazendo isso, você estará estimulando a produção de sebo, ou seja, provavelmente em pouco tempo seu couro cabeludo estará com caspa.

 

Dica nº 10: Não coloque shampoo no comprimento

Como o intuito desse post é alertar sobre como lavar o cabelo corretamente, não poderíamos deixar de mencionar que o uso do shampoo deve ser dedicado à raiz do cabelo. Isso porque é ali a área que mais necessita de limpeza. Conforme a água do banho for caindo nos fios, o produto irá se espalhar pelo comprimento e pelas pontas, fazendo a higiene da maneira correta e sem correr o riso de danificar suas madeixas. Aplicar o shampoo na parte de baixo provoca o ressecamento, já que essa região é a que mais precisa de hidratação.

 

Curtiu as nossas dicas de como lavar o cabelo corretamente? Comente abaixo e compartilhe o post com suas amigas! Até mais!


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *