Como Tirar a Oleosidade do Cabelo –Dicas & Tratamentos Super Efetivos!

A oleosidade do cabelo é algo natural e até importante para manutenção dos fios, isso porque essa oleosidade produzida pelo couro cabeludo ajuda a proteger os fios da quebra e poluição, mas quando em excesso pode dar um visual de cabelo sujo e escorrido. E se você tem lutado contra esse visual, no post ensinamos como tirar a oleosidade do cabelo.

Desse modo, manter a oleosidade natural do cabelo é importante, mas quando a oleosidade ultrapassa os limites e dá aspecto de sujo e pesado aos fios, é hora de ficar atenta e observar quais as causas para esse excesso de oleosidade.

E para descobrir a causa e até mesmo como tirar a oleosidade do cabelo, reunimos dicas que vão te ajudar a manter os fios sempre soltinhos e livres da oleosidade excessiva.

dicas

Quais as Causas do Cabelo Oleoso?

Como já expomos acima, a oleosidade do couro cabeludo é algo normal e que faz parte do processo fisiológico como manutenção e proteção dos fios.

No entanto, lavar os fios e notar o excesso de oleosidade poucas horas depois pede um pouco mais de atenção, afinal cabelo com excesso de oleosidade pode estar ligado a vários fatores, como:

 

  • Ressecamento: um erro comum de quem está sofrendo com os fios oleosos é o fato de tentar a todo custo remover toda a oleosidade dos fios, e isso pode causar efeito rebote nas madeixas, ou seja, o couro cabeludo recebe sinal de alerta e passa a produzir mais oleosidade para hidratar e proteger o  couro cabeludo e os fios. Desse modo, é preciso remover apenas o excesso de oleosidade e não deixar o couro cabeludo e os fios ressecados.
o que causa oleosidade

Evite lavar em excesso

  • Água Quente: quem não abre mão de um banho com água bem quente, precisa atentar-se ao fato de que a água quente pode estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade. Isso acontece porque ao lavar o cabelo com água muito quente, o couro cabeludo pode ficar ressecado e assim o organismo entende é que o momento de produzir mais oleosidade para hidratar o couro cabeludo.
causas para cabelo oleoso

A água quente pode levar as glândulas a produzirem mais oleosidade

  • Uso de Produtos Errados: além de usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo, é preciso atentar-se a aplicação dos produtos, como é o caso de condicionadores e cremes sem enxágue, que não devem ser aplicados na raiz, pois estimulam o aspecto oleoso dos fios.
como evitar oleosidade

Não passe cremes na raiz e couro cabeludo

  • Mexer Excessivamente no Cabelo: o contato das mãos com o cabelo pode ser um grande vilão na questão da oleosidade dos fios, isso porque as mãos também possuem oleosidade natural para hidratação da pele, e esse contato constante pode transferir a oleosidade das mãos para os fios, deixando o aspecto dos fios mais pesado.

dicas para não deixar cabelo oleoso

  • Escova de Cabelo Suja: a escova de cabelo suja e cheia de cabelos pode ser um problema para deixar os fios oleosos, e isso está relacionado ao fato de que a escova pode estar com acúmulo de produtos sem enxágue e repletas de cabelos, o que faz com que a escova “suje” o cabelo ao pentear. Sendo assim, mantenha a escova sempre limpa para evitar e ajudar no processo de como tirar a oleosidade do cabelo.
cuidados com cabelo oleoso

Mantenhas as escovas sempre limpas

  • Problemas Fisiológicos: além de todos os fatores externos que podem causar oleosidade no cabelo, esse excesso de óleo produzido pelas glândulas também pode estar associado a uma disfunção das glândulas sebáceas. Desse modo, é importante atentar-se aos sinais do seu corpo, mantendo uma alimentação equilibrada e bebendo bastante água, além de fazer consultas e exames regulares para verificar a saúde.
dicas de alimentos

A alimentação equilibrada pode evitar o problema

Como Tirar a Oleosidade do Cabelo: Passo a Passo

Se você precisa de dicas de como tirar a oleosidade do cabelo, reunimos dicas práticas e fáceis de seguir para deixar os fios soltinhos e longe do aspecto de sujos e pesados.

 

  • Shampoo a Seco: essa não é propriamente uma dica para combater a oleosidade, mas é um truque que ajuda a disfarçar o aspecto oleoso dos fios, já que o shampoo a seco é uma alternativa para o momento em que o cabelo está com aspecto oleoso, mas você está sem tempo para lavar. A ideia desse tipo de produto é de aplicar o shampoo a seco na raiz e depois remover o excesso com uma toalha, deixando assim o cabelo sem o aspecto de oleoso. E se você não tem shampoo a seco em casa, vale truques da vovó, como usar talco em pó ou maizena na raiz, da mesma maneira como é aplicado o shampoo a seco.
dica shampoo a seco

O shampoo a seco ajuda a disfarçar a oleosidade

  • Lave o Cabelo Alternadamente: para o processo de como tirar a oleosidade do cabelo ser eficiente, é preciso ter um cronograma de lavagem dos fios, evitando lavar pouco e a lavagem em excesso. Nesse caso, o ideal é lavar os fios em um dia, pular outro e lavar novamente, ou seja, “dia sim, dia não”. Além de lavar os cabelos regularmente, atente-se também para usar produtos específicos para cabelos oleosos e fazer a aplicação correta de cada produto.

  • Uso de Shampoo Antirresíduos: o shampoo antirresíduos é um aliado de quem sofre com oleosidade excessiva nos fios, e ajuda a fazer uma limpeza mais profunda no couro cabeludo e nos fios, removendo o excesso de óleo. No entanto, esse produto deve ser usado com cautela para não ressecar os fios, e o ideal é usar o produto quinzenalmente, como um reforço entre as lavagens.

Além das dicas que ajudam no processo de como tirar a oleosidade do cabelo, ainda existem receitas caseiras que são uma alternativa econômica e simples de manter os fios soltinhos e lindos!

 

Receita Caseira Para Tirar Oleosidade do Cabelo

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
  • 5 colheres (sopa) de água filtrada ou mineral

receita caseira

Como Fazer e Aplicar:

Para fazer a receitar que ajudar a combater a oleosidade dos fios, misture o vinagre de maçã com a água e coloque em um borrifador.

A aplicação deve ser feita após lavar os fios com shampoo suave ou transparente, massageando o couro cabeludo. Enxágue bem o cabelo e retire o excesso de água; borrife a misturinha de vinagre com água em todo o cabelo, inclusive na raiz dos fios.

Deixe o cabelo secar naturalmente com a misturinha, mas evite se expor ao sol enquanto estiver com o vinagre nos fios. Depois que os fios já estiverem mais secos, enxágue bem as madeixas e finalize a lavagem aplicando condicionador apenas nas pontas.

tratamento caseiro

Quando Usar:

A aplicação dessa misturinha não deve ser usada em todas as lavagens, e o ideal é o uso semanal ou quinzenal para auxiliar no tratamento de como tirar a oleosidade do cabelo.

 

 

Agora  é hora de identificar as causas desse problema e aproveitar as dicas do post para manter os fios soltinhos e bem cuidados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *