Cronograma Capilar para Loiras – Como Montar & Dicas Valiosas!

Os fios loiros, sejam naturais ou com tintura, tendem a ficar mais fragilizados com o passar do tempo, por isso ter uma rotina de cuidados é a garantia de o cabelo ficará sempre lindo! E se você sente que suas madeixas estão precisando de um cuidado especial, vale incluir na rotina um cronograma capilar para loiras.

O cronograma capilar é um tipo de protocolo completo para cuidar dos fios e une três pilares essenciais de cuidados com as madeixas – hidratação, nutrição e reconstrução. E nos casos das loiras, esse protocolo tem uma ordem específica, já que busca recuperar os fios que ficam fragilizados por conta da coloração.

Então, se você é loira e precisa de dicas para a rotina de cuidados com os fios, trouxemos um cronograma capilar caseiro para ajudar a recuperar as madeixas e deixas o visual loiro impecável!

cronograma capilar para loiras

Cronograma Capilar para Loiras – Principais Dúvidas

O que é?

A base de qualquer cronograma capilar é composta por três processos – nutrição, hidratação e reconstrução, e no caso dos fios claros, esses processos podem ser intercalados de diferentes maneiras, visando tratar da maneira correta do cabelo loiro.

o que é cronograma capilar

O cronograma une três tipos de máscaras para cada etapa

Para entender como essas etapas agem no cabelo loiro, vamos a uma breve explicação de como os processos são aplicados aos fios claros.

  • Hidratação: essa etapa do cronograma é responsável por devolver aos fios a água perdida, seja pela ações do dia a dia ou até mesmo por processos de descoloração e tintura para ficar loira. A etapa de hidratação devolve aos fios a maciez, sedosidade e também age contra os famosinhos cabelos arrepiados, conhecidos como frizz. Para a hidratação em cabelo loiro, o ideal é usar produtos que contenham na formulação glicerina, vitaminas, aloe vera e proteínas hidrolisadas. O creme de hidratação também pode ser uma máscara matizadora, que além de hidratar ainda ajuda a tirar o aspecto amarelado dos fios loiros.
máscara de hidratação para loiras

As máscaras matizadoras ajudam a tirar o efeito amarelado do cabelo loiro

máscara matizadora loiras

  • Nutrição: na etapa de nutrição a proposta é de recuperar os fios que estão ressecados e sem vida, por isso os produtos dessa etapa devem ser de nutrição intensa, podendo conter diferentes tipos de óleos (rícino, árgan, coco, entre outros). A nutrição tem como princípio devolver os lipídios a estrutura capilar, e assim o fios ficam mais macios, flexíveis e com brilho intenso. A etapa de nutrição ainda ajuda a recuperar as pontas, evitando o aspecto ressecado e as famosas e odiadas pontinhas duplas.
máscara de nutrição para cronograma capilar

As máscaras de nutrição podem conter óleos em sua composição

máscara de nutrição salon line

  • Reconstrução: para quem é adepta da coloração loira, a etapa de reconstrução é indispensável para repor as proteínas que os fios perdem com a tintura. Assim, o ideal é usar produtos que tenham em sua composição colágeno, creatina, queratina e arginina. Nessa etapa a estrutura dos fios é reconstruída e a queratina é recuperada, o que ajuda a alinhar as madeixas e deixá-las com aspecto saudável, evitando possíveis quebras por conta da coloração.
VEJA  Protetor Térmico para Cabelo – 7 Melhores Marcas & Método Caseiro!

máscara reconstrutora para cronograma capilar máscara para reconstrução capilar

Quando e por quanto tempo fazer?

Sabe quando você olha no espelho ou passa as mãos nos fios e sente que algo não está certo, seja o aspecto ressecado ou as madeixas sem vida e quebradiças?! Então, essa é a hora de adicionar a rotina de cuidados para recuperar e tratar dos fios loiros.

dicas para cronograma capilar para loiras

A rotina do cronograma capilar deve ser feita durante um mês, incluindo ao menos 3 lavagens por semana, incluindo as etapas necessárias de tratamento a cada semana.

Assim, ao final de um mês de tratamento é possível notar uma grande diferença no aspecto dos fios, que ficam mais saudáveis e com brilho.

 

Melhores produtos

Não há uma regra de qual a melhor marca de produto para o cronograma capilar para loiras, e o que funciona para uma pessoa nem sempre é o ideal para outra. Sendo assim, o melhor é ir testando o que se adapta melhor nas suas madeixas.

Uma dica importante na hora de escolher os produtos para o cronograma, o ideal é priorizar por produtos para cabelos loiros, já que esses produtinhos têm formulações específicas para os fios claros, evitando possíveis manchas nas madeixas e agindo nas necessidades do cabelo loiro.

Além disso, vale também incorporar na rotina algum produto matizador, que ajuda a evitar o efeito amarelado dos fios, deixando o cabelo na cor certa.

dicas de produtos

Como Fazer Cronograma Capilar para Loiras

Se você é loira e quer manter o aspecto saudável e bonito nos fios, há dois tipos diferentes de cronograma capilar para incluir na rotina – um para loiras naturais e outro para cabelos coloridos, ou seja, quem optou pela coloração com tintura para chegar aos fios loiros.

Cronograma capilar para loiras naturais e sem química

Para as loiras sem química, a rotina de cuidados tem a etapa de reconstrução a cada 15 dias, já que o fato de não ter química pede mais hidratação e nutrição, aos invés de reposição de queratina e proteínas.

VEJA  Hidratação com Azeite – Como Fazer? Benefícios & Melhores Receitas!

cronograma para loiras com química

Cronograma capilar para loiras com tintura

Para as loiras que passaram pelo processo de coloração dos fios e já fizeram outros tipos de químicas, como alisamentos, a rotina inclui mais etapas de reconstrução, o que ajuda a recuperar a estrutura dos fios.

cronograma para loiras naturais

 

 

Agora é seguir as dicas do post para tratar dos fios e garantir que o cabelo claro fique saudável e lindo!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *