Cronograma Capilar: Guia Completo Para Cuidar dos Cabelos!

Muito se houve falar do cronograma capilar, mas esse assunto ainda rende muitas dúvidas, e para quem quer cessar com as dúvidas e aprender a cuidar do cabelo para deixar os fios mais saudáveis é necessário entender com mais aptidão do que se trata e como fazer o tal cronograma nos cabelos.

E para te ajudar nesta tarefa, o post de hoje traz dicas essenciais para fazer da maneira correta o cronograma capilar, dicas para diferentes tipos de cabelo, e muitas informações de produtos e marcas que podem ser usados durante o tratamento das madeixas.

Então, se você está achando que suas madeixas estão precisando de um cuidadinho extra, já fica de olho no post para aprender a recuperar os fios.

o que é

O que é Cronograma Capilar?

Cotidianamente o cabelo sofre agressões, como exposição ao sol, poluição, cloro da água e até mesmo fontes de calor que inserimos nas madeixas, como secador, chapinha e babyliss.

E tudo isso vai fazendo com os fios fiquem danificados, e foi nesse contexto que surgiu o cronograma capilar (CC), que é uma maneira de repor a massa capilar e todos os nutrientes que perdemos diariamente.

O CC é como um calendário/ agenda que define qual tipo de tratamento fazer a cada lavagem – hidratação, nutrição ou reconstrução.

Nesse sentido, o cronograma é uma agenda que indica tratamentos adequados para cada lavagem, recuperando as madeixas e devolvendo aos fios brilho, maciez, elasticidade e nutrição.

De uma forma resumida, o CC nada mais é que um tratamento profundo e continuado para recuperar o cabelo que sofre danos diários.

Quais as Etapas?

Hidratação

O que é?

A hidratação é um dos tratamentos capilares mais conhecidos e um dos mais frequentes nas tabelas de cronograma capilar.

Esse tratamento consiste em repor a água que o cabelo perde naturalmente e após essa etapa é notável que os fios fiquem mais macios ao toque e com mais brilho.

 

Como Identificar Necessidade Para os Fios?

A hidratação é um tratamento que pode ser usado em qualquer tipo de fio, pois a reposição de água é importante para as madeixas.

E apesar de ser um tratamento indicado para qualquer tipo de cabelo, nota-se ainda mais a necessidade de hidratação em cabelos que estão sem brilho, com volume excessivo, com escamas, com pontas duplas e ressecados.

Para quem está passando por transição capilar, a hidratação deve ser um item repetido da tabela de CC.

 

Cuidados

Apesar de ser um tratamento bem conhecido, para fazer a hidratação da maneira certa é preciso ter alguns cuidados como evitar o uso de produtos hidratante na raiz e couro cabeludo, evitando o excesso de oleosidade.

Além disso, também é preciso ficar atenta ao tempo de espaçamento entre a repetição de uma hidratação e outra. O correto é esperar no mínimo 48 horas para realizar uma nova hidratação nas madeixas.

 

Tipos de Produtos

Para escolher os produtos ideais para a etapa de hidratação, é interessante analisar a composição e priorizar produtos que tenham em sua fórmula ingredientes como vitaminas, proteína (de soja, hidrolisada do milho, etc), silicone, frutas, panthenol e máscaras e hidratações com babosa (aloe vera).

 

 

Nutrição

O que é?

A nutrição também costuma ser chamada de umectação, e nessa etapa a pretensão é de devolver os lipídios ao cabelo e garantir a oleosidade natural das madeixas, que nutre os fios até as pontas.

 

Como Identificar Necessidade Para os Fios?

É possível notar a necessidade de nutrição em cabelos que  perdem a definição, ficando desalinhados, sem balanço e com pouco movimento.

Além disso, a falta de nutrição também reflete no excesso de frizz, ressecamento e opacidade dos fios.

 

 

Cuidados

Apesar da nutrição ser uma etapa bastante importante para a recuperação dos fios, seu excesso pode causar oleosidade excessiva e pesar os fios; por isso a recomendação para cabelos já oleosos é que a repetição seja no máximo 1 vez por semana.

 

Tipos de Produtos

Nesta etapa do cronograma capilar, os melhores produtos para a nutrição são ou contêm oléos naturais (óleo de coco, de argan, de tutano, de abacate e oliva); e manteigas (de karité, cacau, murumuru, cupuaçu, abacate, macadâmia ou tutano).

 

Reconstrução

O que é?

A fase de reconstrução é a etapa responsável pela reposição de proteínas e massa capilar.

A reconstrução tem como resultado deixar o cabelo mais encorpado e resistente, cessando as quebras capilares e tratando mais profundamente cada fio.

 

Como Identificar Necessidade Para os Fios?

Nota-se a necessidade da reconstrução capilar em fios que estão quebradiços, porosos, finos e ralos.

 

Cuidados

Apesar de ser a etapa mais potente do CC, a reconstrução também pode ser uma etapa perigosa, pois a repetição excessiva e sem necessidade dessa etapa pode deixar os fios com queratina além do necessário, e o resultado será de cabelos enrijecidos.

Para não cair nesse erro, é recomendável fazer a etapa de reconstrução com espaçamento mínimo de 15 dias, e nunca adicionar ampolas de queratina em máscaras de reconstrução que já tenham o ingrediente, pois o excesso de queratina é que enrijece as madeixas.

 

Tipos de Produtos

Na etapa de reconstrução opte por produtos que tenham entre os ingredientes queratina, arginina, proteínas, creatina, colágeno, e aminoácidos de trigo.

 

Como Saber se o Cabelo Precisa Mais de Hidratação, Nutrição ou Reconstrução?

Para quem quer descobrir qual a melhor tabela de cronograma capilar, o primeiro passo é reconhecer as necessidades do próprio cabelo, afinal cada tipo de fio pode precisar mais de uma etapa que de outra.

Para isso, o ideal é fazer um teste de porosidade, que identifica qual etapa do CC é preciso repetir mais.

O teste consiste em colocar um fio de cabelo inteiro em um copo de água e assim analisar se o fio boia, fica no meio ou afunda, e assim dá para identificar as etapas adequadas.  Para saber o resultado do teste, é só seguir a ilustração abaixo:

 

teste cabelo

O teste indica quais as etapas de tratamento que o cabelo mais precisa

 

Além do teste de porosidade, outra maneira de descobrir qual a prioridade para o seu cabelo é analisando os aspecto das madeixas:

  • Sem brilho, com volume excessivo, ressecados e embaraçados: se você identificou uma ou mais características desse tipo nos seus fios, priorize tratamentos de hidratação.
  • Com frizz, porosos e desalinhados: tais características refletem a necessidade de hidratação e nutrição (umectação).
  • Cabelos ralos, com pontas duplas e quebradiços: essas evidências apontam que o cabelo precisa de um tratamento mais potente, e neste caso a reconstrução é a etapa mais indicada.

Modelos e Tabelas Prontas

Para quem quer modelos de tabelas prontas para cronograma capilar de acordo com cada tipo de cabelo, vamos às indicações necessárias de repetição das etapas de acordo com cada estrutura e característica capilar.

Para Loiras

tabela cabelo loiro

Para Cabelos Cacheados

tabela cabelo cacheado

Cabelos Saudáveis

tabela cabelo saudável

Cabelos Danificados

tabela cabelo danificado

Cabelos Extremamente Danificados

tabela cabelo extremamente danificado

Cabelos Crespos

tabela cabelo crespo

Como Montar um Cronograma Caseiro?

Para quem quer fazer o cronograma capilar, mas sem ter que gastar muito, uma boa aposta é escolher por receitas caseiras para cada etapa do tratamento.

O primeiro passo do cronograma caseiro é identificar o seu tipo de cabelo e escolher uma tabela que irá seguir, ou até mesmo montar a sua própria tabela de acordo com as características dos seus fios e as dicas que já demos acima.

Com a tabela montada, agora é hora de seguir para as receitas caseiras para cada etapa:

 

Receitas Caseiras Para Hidratação

Entre as tantas receitinhas caseiras conhecidas para hidratar os fios, as receitas de hidratação com mel são excelentes, mas também vale seguir outras fórmulas, e até mesmo variar as receitas a cada nova etapa de hidratação, e assim sempre introduzir um novo hidratante caseiro nos fios.

 

Hidratação com Babosa

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa
  • 100 ml de água mineral

 

Como Fazer e Como Aplicar:

Abra a folha de babosa e retire todo o gel. Bata o gel da babosa com a água no liquidificador para misturar.

Em seguida, já com o cabelo lavado com shampoo, aplique a misturinha em todo o comprimento e deixe agir por 30 minutos. Para finalizar, enxágue e use condicionador.

 

Hidratação com Banana e Mamão

Ingredientes: 

  • 1/2 mamão
  • 1 banana nanica

 

Como Fazer e Como Aplicar:

Retire as sementes do mamão e coloque-o no liquidificador com a banana descascada. Bata até formar uma misturinha.

Para aplicar lave o cabelo com shampoo, retire o excesso de água e depois aplique a receita de frutas ao longo de todo o comprimento. Deixe agir por 20 minutos, enxágue e finalize com condicionador.

Receitas Caseiras Para Nutrição

Como Fazer Umectação Passo a Passo

Quando a etapa é nutrição dos fios, a umectação entra na lista das receitinhas favoritas, afinal é fácil, barata e simples de fazer; e acima de tudo, o resultado já é perceptível.

Para fazer a umectação caseira, é preciso escolher um tipo de óleo – de coco, de argan, ou outro.

Com o cabelo sujo, aplique o óleo da raiz (não deixa a raiz oleosa) até as pontas, mecha por mecha. Deixe o óleo agir por aproximadamente 1 hora no cabelo e depois enxágue e finalize a lavagem usando apenas shampoo para retirar o excesso do óleo.

 

Nutrição com Azeite de Oliva

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de máscara capilar de sua preferência
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva

 

Como Fazer e Como Aplicar:

Em um recipiente misture a máscara com o azeite até integrar os dois ingredientes.

Lave o cabelo com shampoo, enxágue e retire o excesso de água. Aplique a misturinha mecha por mecha ao longo do comprimento do cabelo, evitando a raiz.

Deixe a máscara de nutrição caseira agir por 30 minutos e depois enxágue.

 

Receita Caseira Para Reconstrução

A etapa de reconstrução é a mais potente na tabela de cronograma capilar e por isso é a que menos se repete, pois o excesso dessa etapa pode enrijecer os fios.

 

Máscara Reconstrutora com Queratina

Ingredientes:

  • Queratina líquida ou em gel
  • Máscara capilar (escolha um que não tenha queratina entre os ingredientes)

 

Como Fazer e Como Aplicar:

Lave o cabelo com shampoo e retire o excesso de água.

Aplique a queratina mecha por mecha e apenas no comprimento. Deixe a queratina agir por 5 minutos.

Depois de 5 minutos, aplique a máscara sobre o queratina que já está no cabelo e deixe agir por mais 20 minutos. Para finalizar é só enxaguar os fios.

 

Dúvidas Sobre Cronograma Capilar

Qual Shampoo Usar?

Uma dúvida comum de quem está seguindo o CC é sobre qual shampoo utilizar nas lavagens.

E o ideal é que o shampoo seja da mesma linha do fabricante dos outros produtos que está usando nas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, de modo que o tratamento seja continuado do início da lavagem até a finalização.

No entanto, se você está optando por receitas caseiras para o cronograma capilar ou quer uma opção de shampoo que seja coringa para todos os tipos de cabelo independente da tabela que está seguindo, a melhor opção é usar um shampoo transparente.

 

Por Quanto Tempo Posso Fazer?

A tabela de cronograma capilar tem indicação para o período de 4 semanas, e esse é um tempo bastante indicado para a recuperação das madeixas.

No entanto, se você ainda nota a necessidade de recuperação do cabelo, a tabela capilar pode ser reiniciada, de modo a repetir o tratamento e manter a recuperação contínua do cabelo até que esse fique saudável, com brilho e macio.

 

É Preciso Usar Condicionador?

Não para o caso de escolher pelo uso de máscaras em cada etapa.

O CC é um tratamento que envolve lavagem com shampoo e depois a selagem do fio é feita com uma máscara adequada e de acordo com cada etapa da agenda capilar.

Neste caso, não importa se a máscara é de hidratação, nutrição ou reconstrução, tais produtos já agem como um agente que fecha a cutícula dos fios, papel que o condicionador faz após o shampoo.

Dicas de Cremes e Produtos

Baratos

Kit YKAS Crossfit Cronograma Capilar: o kit é uma opção econômica que atende as 3 etapas do cronograma capilar. O conjuntinho é indicado para cabelos secos e ressecados, e as máscaras podem ser usadas juntas numa só etapa para um efeito mais potente ou separadas seguindo uma tabela de CC. Além de ser uma ótima opção por conta do custo-benefício, o kit ainda tem a vantagem de ser no poo.

Kit Para Reconstrução For Beauty: para os fios que passaram por processo químico, esse kit é uma ótima proposta. O conjunto de três máscaras cumpre todas as etapas do cronograma  capilar, recuperando o cabelo no pós-química com um excelente custo-benefício.

 

Profissionais

produtos profissionais

O kit é formado por diferentes linhas da marca L’oreal

Se a ideia é ter o efeito de cabelo de salão no cronograma capilar, mas sem precisar ir tantas vezes ao salão, vale a pena investir um pouco mais e comprar uma linha bastante usada por profissionais, como é o caso da L’oréal Professionnel Cronograma Capilar.

A linha é formada por 3 diferentes máscaras da L’oreal e que são destinadas as diferentes etapas do CC:

  • L’Oréal Professionnel Liss Unlimited: máscara que age na hidratação dos fios e diminui o frizz do cabelo.
  • L’Oréal Professionnel Force Relax Nutri-Control: máscara para a etapa de nutrição, que tem como principal função nutrir o cabelo, deixando os fios menos volumosos e com mais brilho.
  • L’Oréal Professionnel Absolut Repair Cortex Lipidium Instant Reconstructing Masque – restaura o cabelo agindo na reconstrução do fio e reconstruindo a fibra capilar através de lipídios.

Apesar de ter um preço um tanto salgado, por volta de R$ 400 o kit, os produtinhos da L’oreal realmente dão um efeito incrível para as madeixas e deixam o resultado bem evidente e com cara de salão.

Forever Liss

produtos Forever Liss

As máscaras atendem a cada uma das etapas

Uma marca bem conhecida das prateleiras de cosméticos é a Forever Liss, e entre as combinações possíveis de máscaras da marca para formar um kit de cronograma capilar Forever Liss, vale seguir a seguinte combianção:

  • UTI:  essa é uma versão de máscara ultra hidratante, ou seja, é uma opção perfeita para cabelos extremamente danificados e ressecados, e que precisam de uma etapa de hidratação profunda na agenda capilar.
  • Banho de Verniz: para a etapa de nutrição, essa máscara é uma excelente opção, pois além de deixar o cabelo tratado, ainda dá brilho imediato para as madeixas. O único porém é para quem se incomoda com cheiros adocicados, já que essa versão tem um aroma mais docinho.
  • Energético Capilar: para a etapa de reconstrução, essa versão da Forever Liss é perfeita, porque ela age mais profundamente nos fios, e além de recuperar as madeixas, ainda dá para notar que deixa o cabelo com menos volume.

 

Salon Line

produtos salon line

Para quem quer um kit completo de cronograma capilar para cabelos cacheados, vale investir na linha Sopa de Letrinhas da Salon Line.

A linha traz três máscaras – H, N e R – onde cada letra se refere a uma das etapas do tratamento capilar.

O uso dos três produtos durante o processo de CC é uma aposta certeira, porque além de ter um preço barato, o resultado é bem satisfatório e cumpre o que promete, deixando o cabelo sedoso, macio e saudável.

Lola

produtos lola

Quem já usou ou conhece os produtinhos da marca Lola já deve ter reparado nas embalagens que são lindas!

E no caso do kit Socorro Cronograma Capilar. A apresentação é uma latinha lindíssima com todos os produtos que compõem o tratamento, e neste caso a linha não vem só com as máscaras não, o tratamento é super completo e vem com:

  • Shampoo Detox
  • Shampoo de Tratamento
  • Regenerador Intensivo
  • Máscara Intensiva
  • Bálsamo Split End

Segundo as informações da marca, todos os produtos podem ser usados em sequência, e depois é preciso analisar o que seu cabelo mais precisa para definir os produtos que serão usados a cada lavagem.

O resultado é ótimo, e dá para notar muita diferença no cabelo, começando pelo brilho que as madeixas ganham, mas também dá para notar que os fios estão mais hidratados.

O único ponto negativo fica para o preço, já que o kit custa por volta de R$ 155. No entanto, é um tratamento completo para o mês, então vale o custo-benefício.

Bio Extratus

produtos Bio Extratus

O kit é compacto e prático

Se você não é lá muito adepta de ter diversos potes de máscaras capilares no banheiro e quer uma opção prática e simples para seguir o cronograma capilar, vale a pena comprar o Kit Multifuncional Bio Extratus.

O kit é composto por 3 produtinhos, de 10 ml cada, e que atende a cada etapa do CC.

Para usar os produtinhos basta diluir algumas gotas na máscara que você já tem em casa, sendo assim são 3 produtos pequenos e basta ter uma máscara capilar para fazer a combinação.

Apesar de parecer pequeno e sem destaque, a linha é super potente e realmente é notável fios mais saudáveis após seguir a tabela de CC.

Inoar

produtos Inoar

A marca Inoar é uma velha e adorável conhecida para quem ama o mundo dos produtinhos capilares, e a linha Doctor não fica de fora dos produtos queridinhos.

O kit é conhecido pelas 3 máscaras que atendem as etapas do cronograma capilar, e na hora da lavagem já dá para notar a diferença no cabelo após o uso dos produtos, já que os fios passam a ficar bem mais sedosos. Essa diferença também é notável quando o cabelo seca e o resultado de  cabelo macio e com muito brilho é evidente.

E para quem fica em dúvida de qual shampoo usar no processo de tratamento capilar, ainda dá para comprar o shampoo da mesma linha.

Além de ser um kit excelente, ainda tem o cheirinho que é delicioso!

Haskell

produtos Haskell

Usar uma linha completa de uma mesma marca pode garantir resultados melhores, e nessa opção dá para encontrar o kit Cronopower Haskell.

O kit é composto por shampoo, 3 máscaras (hidratante, nutritiva e reconstrutora) e um leave-in finalizador.

A linha continuada atende a todas as etapas do tratamento e ainda garante a finalização com o leave-in, que é uma maneira de cuidar dos fios mesmo depois da lavagem.

O preço do kit completo é bem justo pela quantidade de produtos, e pode ser encontrado por um média de R$ 130.

Kérastase

produtos Kérastase

A marca Kérastase é uma velha conhecida, e apesar de já ser mais antiga no mercado ainda é uma excelente concorrente quando o assunto é bons produtos capilares.

E para quem está pensando em adotar o CC com máscaras da Kérastase, a ideia é juntar diferentes produtos para atender as etapas de tratamento.

E para dar uma ajudinha extra, fizemos um compilado das melhores máscaras da Kérastase para o CC.

  • Discipline: a máscara é uma versão ultra hidratante, que além de deixar os fios macios ainda dá uma bela ajuda a domar as madeixas, tirando o excesso de volume e deixando os fios mais disciplinados.
  • Nutritive: para a etapa de nutrição, vale escolher a máscara da linha Nutritive, que ajuda a nutrir os fios e deixá-los super macios; sendo uma opção até mesmo para cabelos extremamente danificados e ressecados.
  • Resistence: na etapa de reconstrução a máscara Resistence é uma opção ótima, pois reconstrói os fios a partir do interior da fibra capilar.

 

Ah, e tenho que concordar que os produtos da linha Kérastase não são muito baratos, mas se o cabelo está mesmo precisando de uma super ajuda, talvez vale a pena investir em apenas uma das máscaras, e escolhendo uma versão que seja mais adequada para a etapa de tratamento que seu cabelo mais precisa.

Novex

produtos Novex

Para quem gosta de produtos que seguem a categoria “bom e barato”, já pode incluir a dica de usar máscara da Novex para o cronograma capilar.

E com tantas opções de máscaras boas, dá para montar um tratamento completinho da Novex escolhendo produtos de linhas diferentes, mas que atendam a cada um dos tratamentos e etapas do CC.

E para ajudar, temos uma sugestão de produtos da Novex para cada etapa do CC:

  • Mistérios do Oriente: para voltar a dar vida aos fios e brilho, vale a pena usar essa máscara de hidratação ultraprofunda, que age no interior dos fios, deixando as madeixas macias novamente.
  • Óleo de Argan: na fase de nutrição a máscara com óleo natural é uma escolha perfeita, pois age mais profundamente, nutrindo a estrutura capilar e dando bastante brilho ao cabelo.
  • Plástica Reconstrutora Anti-Age: na etapa de reconstrução, a máscara mais intensa e que faz uma plástica capilar nos fios é a opção perfeita. Essa linha além de reconstruir os fios, ainda age no anti-envelhecimento do cabelo.

Low Poo / No Poo

E para quem segue a linha “Low Poo No Poo”, que busca o tratamento dos cabelos de forma natural sem introduzir parabenos, silicones e outros componentes químicos, separamos alguns produtos liberados, assim é só fazer sua combinação preferida e seguir uma tabelinha de cronograma capilar.

Links para máscaras de hidratação: Cachos Sim! Haskell / Creme Yamasterol / Novex No Poo

Links para máscaras de nutrição: Kanechom Nutrição Intensiva / Inoar Doctor / Sete Óleos

Links para máscaras de reconstrução: Max Keratin Novex / SOS Bomba de Vitaminas / Arte dos Aromas

Fotos Antes e Depois do Cronograma Capilar

E para quem quer ver fotos de resultados de quem já seguiu o cronograma capilar, separamos uma seleção de fotos de antes e depois, assim dá para notar a diferença dos tratamentos em diferentes tipos de cabelos.

cabelo comprido

Após o tratamento o cabelo ficou com mais brilho

antes e depois cabelo cacheado

Os cachos ficaram mais definidos após o tratamento

foto antes e depois

cabelo ruivo

Os fios ficaram com mais brilho

antes e depois cabelo escuro

antes e depois cabelo curto

O cabelo ficou mais alinhado

antes e depois

foto de resultado

No depois nota-se cabelos com menos frizz

antes e depois cabelo com cachos

antes e depois cabelo com mechas

O cabelo com mechas ficou com aspecto mais saudável

antes e depois cabelo liso

Nota-se que o cabelo ficou com mais brilho

antes e depois cabelo com frizz

O frizz foi controlado

resultado tratamento

antes e depois cabelo hidratado

O resultado é um cabelo com mais brilho

antes e depois cabelo tingido

No depois, o cabelo ficou mais alinhado

antes e depois cabelo loiro

Agora não tem mais desculpas para não deixar os fios bem cuidados, afinal nem é preciso fazer tratamentos em salão e nem mesmo gastar muito dinheiro. Então, agora é só aproveitar as dicas do post e ter um cabelo saudável e lindo!


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *