Dicas de Cabelo – Dicas Sensacionais p/ Cada Tipo de Cabelo!

Está em busca de dicas de cabelo? O cabelo emoldura o rosto e por isso é um dos principais  focos da vaidade tanto de mulheres quanto de homens.

Para manter a beleza e saúde dos fios,  existem algumas dicas de cabelo Infalíveis para os cuidados.

Para cuidar das suas madeixas e garantir fios sempre lindos e saudáveis, nesse post separamos dicas de cabelos  super eficazes.

Principais Dicas de Cabelo

Existem diversos fatores que influenciam na beleza e saúde das madeixas, desde maus hábitos alimentares até o excesso de exposição à poluição e raios solares.

Para garantir madeixas lindas e saudáveis, é importante ter alguns cuidados  desde a escolha dos produtos corretos até a forma correta de lavar.

Para te auxiliar nos cuidados, separamos a seguir por categorias dicas de cabelo infalíveis  para diferentes tipos.

Dicas de cabelo

Dicas de cabelo

Dicas de cabelo

Dicas de cabelo

Dicas de cabelo

Para Cabelos Cacheados

Para manter a beleza e saúde dos cachos é fundamental realizar alguns cuidados. Um dos principais problemas que as cacheadas enfrentam é o ressecamento. Isso ocorre devido a oleosidade natural não conseguir chegar em toda estrutura do fio por causa do formato do cacho. Pensando nisso, é possível entender a importância de promover hidratação para os fios por meio de cuidados simples como uma hidratação caseira.

Para te auxiliar nos cuidados com o cabelo cacheado, a seguir temos algumas dicas incríveis de cuidados para promover beleza e nutrição para os fios.

Dicas de cabelo cacheado

De acordo com especialistas o cabelo cacheado deve ser lavado pelo menos 3 vezes por semana. Isso porque o formato do cabelo tende a reter mas impurezas o que faz com que os fios fiquem com aspecto de sujo.

Para garantir que o cabelo receba todos os nutrientes necessários durante  o banho, é necessário se certificar que a lavagem está sendo feita da forma correta. É importante que os fios percorram por todo o couro cabeludo para que a gordura seja retirada de forma eficaz. Tome cuidado com a temperatura da água e nunca use as unhas para  esfregar a cabeça, pois isso pode provocar feridas e também estimular a produção de sebo, com isso aumentando as chances do surgimento da temida caspa.

Como já dissemos anteriormente, a oleosidade natural dos fios não consegue percorrer por todo o cabelo, por isso é muito importante fazer hidratações periodicamente para garantir que os cachos fiquem macios e brilhantes.

Se você está em busca da técnica perfeita para cachos lindos e definidos, um meio super eficaz de conquistar cachos perfeitos é a fitagem.

Para definir seus cachos sem a necessidade de usar  modeladores é bem simples. Aplique creme de pentear nos cabelos ainda úmidos, separe pequenas mechas e amasse uma a uma. Para finalizar, você pode deixar o cabelo secar naturalmente ou utilizar um difusor de cachos.

Para Cabelos Lisos

Se você tem madeixas lisas seu cabelo requer uma atenção especial.  Para garantir a beleza e saúde dos fios, é extremamente importante garantir a hidratação, pois ela previne o ressecamento e o frizz.

Além da hidratação existem outros cuidados fundamentais para cabelos lisos sendo eles:

  • Cuidado ao pentear: opte por pentes de madeira com cerdas largas,  esse tipo de material retira dos fios a eletricidade estática, com isso  evitando que eles fiquem arrepiados.
  • Alimentação saudável: a queratina é uma proteína produzida de forma natural pelo nosso corpo e está presente  na estrutura dos fios. Para fornecer os aminoácidos essenciais para a formação e crescimento dos fios é importante se alimentar com carnes magras, verduras, legumes e frutas.
  • Produtos para cabelo liso:   Opte por produtos livres de sulfatos e sal, com isso você mantém o cabelo, hidratado nutrido  e livre de substâncias prejudiciais à saúde dos fios.
  • Produtos anti-frizz: o cabelo liso  é naturalmente predisposto a sofrer com frizz.  Para ajudar a manter os fios disciplinados é fundamental o uso de produtos específicos.
  • Evite produtos na raiz do fio:  o cabelo liso tende a ser naturalmente mais oleoso. Quando o couro cabeludo entra em contato com produtos ele produz mais gordura, com isso deixando o cabelo com aspecto opaco. Para evitar esse problema, nossa dica é passar os produtos com a distância de pelo menos dois dedos da raiz.

Dicas de cabelo longo

Para Cabelos Curtos

Não tem como negar o que o cabelo curto além de moderno é uma opção prática para o dia a dia. Entretanto, para manter a beleza e saúde dos fios é necessário tomar alguns cuidados.

Engana-se quem pensa que os fios curtos não sofrem com as agressões da poluição, chapinha e babyliss. Da mesma forma que outros tipos de cabelos precisam de cuidados para se manter bonitos e saudáveis, é importante promover nutrição para as madeixas curtas.

Para arrasar nos cuidados com seu cabelo curto, separamos a seguir dicas de cuidados infalíveis:

  • Oleosidade: os problemas com oleosidade são muito comuns em que possui as madeixas curtas, o motivo é muito simples as glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo produzem um óleo que escorre pelo comprimento dos fios, quando o cabelo está curtinho o escoamento é bem mais rápido, com isso o cabelo tende a ficar com aspecto de sujo em pouco tempo. Para evitar esse problema é importante lavar o cabelo todos os dias se possível, ou no máximo em dias alternados. Outro ponto importante é tomar cuidado com a temperatura da água, pois quanto maior a temperatura mais o couro cabeludo tende a produzir óleo.
  • Hidratação: ao contrário do que muita gente acredita, pular a hidratação é um erro, até mesmo o corte estilo Joãozinho exige tratamento para que o cabelo continue lindo e saudável. Os fios mais curtos tem a tendência de ficar com as pontas ressecadas mais rápido.
  • Cabelo curto cacheado: no cabelo cacheado curto a forma dos cachos e o volume se destacam, por isso é importante investir em muita hidratação e produtos de qualidade.
  • Cabelo curto liso: para manter seu cabelo curto liso sempre saudável é importante evitar a chapinha ao máximo.  Para fugir do frizz você pode fazer uso do secador como seu principal aliado, pois ele cria um movimento mais natural e bonito.

Dicas de cabelo curto

Para Cabelos Longos

Conquistar madeixas longas, brilhantes e saudáveis pode ser algo um pouco trabalhoso, mas ao alcançar os resultados que deseja temos certeza que terá válido a pena.

Entre as principais dicas de cabelo longo dadas por profissionais podemos encontrar:

  • Corte o cabelo: Pode parecer algo contraditório, mas realizar o corte  das pontas é muito importante. A retirada das pontas promove a renovação da estrutura dos fios,  além de estimular o crescimento.
  • Cuide do couro cabeludo:  para garantir madeixas longas, lindas e saudáveis os cuidados com o couro cabeludo são extremamente importantes. A pele do couro cabeludo deve receber muita atenção, os resultados da falta de cuidados podem ser terríveis como caspa, ressecamento, oleosidade e  perda de nutrientes.
  • Hidratar as madeixas periodicamente:  a hidratação é fundamental para devolver aos seus nutrientes e vitaminas perdidas devido à exposição a poluição, sol,   água do mar, piscina, entre outros.
  • Reparador de pontas:  essa é uma boa opção para lidar com as pontas duplas,  ressecamento e frizz.
  •  Seque os fios:  em hipótese alguma Durma com os cabelos molhados, além de deixar o cabelo Flexível aumentando as chances da quebra do fio,  a umidade é o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias responsáveis pelo surgimento da caspa e mofo.

Dicas de cabelo ressecado

Dicas de cabelo longo

Para Cabelos Oleosos

Para lidar com os cabelos oleosos, existem algumas dicas de cabelo infalíveis. Para lidar com a oleosidade você pode seguir os seguintes cuidados:

  • Invista em produtos específicos para o tratamento da oleosidade.
  • Cuidado com a temperatura da água no banho: Como já dissemos anteriormente, o couro cabeludo pode ser estimulado a produzir sebo com a alta temperatura.
  • Não lave os cabelos em excesso:  pensando em acabar com a oleosidade muitas pessoas aumentam a frequência de lavagem dos fios, porém o excesso de lavagens pode estimular a produção de óleo no couro cabeludo,.
  • Tome cuidado ao lavar o couro cabeludo durante o banho evitando  esfregar com muita força.
  • Para secar as madeixas com secador mantenha distância do couro cabeludo, pois o excesso de calor pode estimular a produção de óleo.
  • Evite passar a mão no cabelo frequentemente, pois o óleo presente nas mãos vai para os fios deixando o aspecto do cabelo sujo e pesado.
  • Para disfarçar a oleosidade você pode investir em alguns penteados de cabelo  como semi-presos, tranças e rabo de cavalo.

Dicas de cabelo oleoso

Para Cabelos Ressecados

O ressecamento dos fios é um problema que praticamente todo mundo passa. Para garantir a prevenção e tratamento para o problema, existem algumas dicas de cabelo infalíveis.

Para prevenir e cuidar das duas madeixas ressecadas, você pode seguir as seguintes dicas de cabelo ressecado:

  • Produtos que protejam do Sol: fazer uso de produtos com proteção solar é uma das melhores maneiras de prevenir o ressecamento causado pelo excesso de exposição aos raios solares, principalmente no verão os danos causados pelo calor são bem mais intensos nos fios. Invista em um leave-in com protetor solar em sua composição, com isso criando uma blindagem contra a ação dos raios UVB e UVA.
  • Hidratação periódica: independente da época do ano a hidratação é fundamental para manter os fios brilhantes e saudáveis. No verão as pessoas tendem a ir à praia e mergulhar com frequência, para cuidar dos fios após as agressões sofridas pelo sal do mar ou o cloro da piscina, é importante realizar um bom tratamento para devolver os nutrientes perdidos.
  • Shampoo anti-resíduos: Principalmente no verão, é importante diminuir o uso do shampoo anti-resíduos, isso por quê devido à alta temperatura os fios tendem a ficar mais sensíveis e ação de limpeza profunda desse tipo de produto pode trazer ainda mais danos. Caso exista a necessidade de fazer o uso desse tipo de produto o recomendado é utilizar apenas uma vez ao mês.
  • Chapéus e bonés: além de deixar o visual ainda mais moderno, o uso de chapéus e bonés são uma boa alternativa para proteger as madeixas da exposição ao sol. Porém, é importante ressaltar que o uso desses acessórios em excesso pode estimular a produção de sebo no couro cabeludo, com isso podendo ocasionar o surgimento da caspa.
  • Cronograma capilar: é importante manter um plano de tratamento para manter os fios sempre saudáveis. Para promover todos os cuidados necessários para tratar e evitar o ressecamento dos fios, é importante que o plano de tratamento tenha três etapas: reconstrução, hidratação e umectação. O resultado após a realização de um bom cronograma capilar são madeixas ainda mais bonitas e saudáveis. É válido lembrar a importância de respeitar um certo período para realização dos tratamentos, pois o excesso de produtos em um curto intervalo pode causar o efeito oposto nos fios, com isso a dica é dar um intervalo entre os tratamentos de pelo menos 48 horas.

Gostou das nossas dicas de cabelo? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *