Hidratação Caseira para Cabelos – 15 Receitas Incríveis & Baratas!

Muitas vezes, nos deparamos com o cabelo ressecado, cheio de pontas duplas e com aquele aspecto sem brilho. Isso é normal para a maioria das mulheres, afinal é comum estarmos sempre expondo nossos fios às químicas ou às fortes temperaturas do secador e da chapinha. Então, se você busca uma solução baratinha e super fácil de fazer, invista em uma hidratação caseira para cabelos. Quer saber mais? Confira nossas dicas abaixo!

Quais as Vantagens da Hidratação Caseira?

Hidratação caseira para cabelos.

A hidratação caseira para cabelos possui muitos benefícios. Um deles é em relação ao preço, ao invés de pagar caro em um tratamento no salão, você pode fazer a sua hidratação em casa, gastando bem menos. Geralmente, as receitas caseiras trazem ingredientes naturais e que podem facilmente ser encontrados em supermercados ou feiras, o que é bem acessível.

Diferente do salão, em casa nós ficamos mais confortáveis e podemos relaxar bastante durante aquela hidratação caseira para cabelos poderosa. Dá para ouvir uma boa música, tomar um banho refrescante e ainda aproveitar para cuidar do corpo, dedicando um momento para você mesma.

Depois que você faz a sua primeira hidratação caseira e vê o resultado nos seus cabelos, fica muito mais fácil manter uma rotina de cuidados com suas madeixas. Afinal, você sabe que está deixando seu cabelo mais saudável e ele ficará com uma aparência maravilhosa.

Se você gosta ou quer experimentar uma hidratação caseira para cabelos, confira abaixo a nossa seleção de receitinhas que você vai amar!

 

Como Fazer Hidratação Caseira para Cabelos: Passo a Passo

Com Maizena

Hidratação com maisena.

O amido de milho (maizena) é um poderoso hidratante para os cabelos. Ele tem o poder de deixar o cabelo super alinhado, com menos volume e um brilho incrível. Mas para obter o efeito desejado, você não pode usá-lo puro. É necessário preparar um mingau com ele e adicionar a máscara de hidratação, assim as substâncias conseguirão penetrar no fio com mais facilidade. Veja abaixo essa receitinha de hidratação caseira para cabelos.

Ingredientes

Shampoo

Meio copo de água

1 colher de sopa de maisena

1 colher da máscara de hidratação

Modo de fazer

Misture a água com a maisena e coloque em uma panela. Em fogo baixo, vá mexendo até formar uma massinha pastosa, parecida com o mingau. Espere ficar morno e misture em uma tigela com a sua máscara de hidratação.

Aplicação

Lave os cabelos com um shampoo de sua preferência para abrir a cutícula dos fios. Seque com uma toalha e aplique a mistura, enluvando mecha por mecha, do comprimento até as pontas.

Aguarde o tempo de ação de vinte minutos, enxágue com água morna e finalize como de costume.

 

Com Mel / Açúcar

Hidratação com mel ou açúcar.

O mel é um poderoso antioxidante e contém as vitaminas B, C, D e E. Além disso, nele estão presentes diversos aminoácidos, ácidos orgânicos, água e minerais que deixam o nosso cabelo mais bonito. Ele tem o poder de manter a umidade natural do cabelo dentro da fibra capilar, o que deixa nossas madeixas mais hidratadas e nutridas.

Já o açúcar é outro poderoso hidratante, ele possui diversas vitaminas do complexo B, zinco, fósforo, ferro, magnésio e cálcio. Assim como o mel, ele consegue selar os fios e acabar com aquelas pontinhas duplas. Mas para obter esse efeito e trazer esses nutrientes ao cabelo, é necessário usar o açúcar cristalizado ou até mesmo o mascavo. Isso porque esses dois não passaram pelo processo de refinamento, onde o açúcar acaba perdendo suas propriedades.

 

Receita caseira com mel

Ingredientes

1 colher de mel

1 colher de máscara de hidratação

1 tampinha de bepantol líquido

Modo de Preparo

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes até formar um creme homogêneo.

Aplicação

Com os cabelos já lavados com shampoo, aplique a misturinha do comprimento até as pontas. Aguarde o tempo de espera de trinta minutos e enxágue o cabelo. Finalize como desejar.

 

Hidratação caseira para cabelos com açúcar

Ingredientes

1 colher de açúcar

1 colher de máscara de hidratação

Modo de Preparo

Em um recipiente limpo, misture os ingredientes até formar um creme homogêneo.

Aplicação

Com os cabelos limpos, aplique essa misturinha do comprimento até as pontas, enluvando todas as mechas. Aguarde o tempo de pausa de vinte minutos. Enxágue os cabelos e finalize como desejar.

 

Com Babosa

Hidratação com babosa.

A babosa possui diversos benefícios tanto para a nossa saúde quanto para o cuidado dos fios. O gel retirado da folha tem um alto poder hidratante e consegue proteger o cabelo dos raios solares, ajudar no crescimento capilar, evitar a quebra e revitalizar as madeixas que estão fragilizadas ou danificadas. Confira abaixo a hidratação caseira para cabelos com a babosa!

 

Ingredientes

1 colher de gel da folha da babosa

1 colher da máscara hidratante

Modo de Preparo

Misture o gel da babosa com a máscara em uma vasilha.

Aplicação

Aplique a misturinha nos cabelos, evitando a raiz. Deixe o produto agir em torno de trinta minutos e enxágue. Você pode usar uma touquinha térmica para potencializar o efeito do tratamento.

 

Com Abacate

Hidratação com abacate.

O abacate é outro ingrediente natural queridinho das meninas que fazem hidratação caseira para cabelos. Ele possui muitas vitaminas e além disso é rico em gordura boa. Essa fruta possui muitas vitaminas e minerais que ajudam a deixar os cabelos hidratados e mais saudáveis. Se você é cacheada ou tem o cabelo crespo, a hidratação com abacate é perfeita para você! Isso porque ele consegue deixar os fios hidratados por bastante tempo, o que é maravilhoso para as meninas que possuem esse tipo de cabelo.

 

Ingredientes

1 colher de abacate maduro

1 colher de máscara de hidratação

1 colher de óleo vegetal (coco, rícino, uva, qualquer um de sua preferência).

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes em um recipiente plástico com uma colher.

Aplicação

Com os cabelos já limpos com shampoo e úmidos, aplique a mistura do comprimento até as pontas. Deixe a hidratação caseira para cabelos agir por 30 minutos e enxágue. Finalize como desejar.

 

Com Ovo

Hidratação com ovo.

O ovo é utilizado em muitas receitas de comida e seus benefícios para o corpo são muitos. Ele é rico em diversas vitaminas, em fósforo, ferro, cálcio, cisteína e em proteínas. Por isso, ele favorece o crescimento capilar, diminui a quebra e ajuda no fortalecimento do fio.

 

Ingredientes

1 gema de ovo

1 colher de máscara de hidratação

1 colher de azeite extravirgem

Modo de Preparo

Misture tudo em uma vasilha com uma colher até formar um creme.

Aplicação

Com os cabelos já lavados previamente com shampoo, aplique a mistura no comprimento do cabelo até as pontas. Espere o tempo de ação de trinta minutos e enxágue. Você pode finalizar de acordo com a sua preferência.

 

Com Leite

Hidratação com leite.

O leite é muito usado pela indústria cosmética por conter elementos muito importantes para o cabelo. Ele é rico em cálcio, vitaminas, proteínas e sais minerais. Outra vantagem interessante é o poder de alisamento e de deixar os fios alinhadinhos. Gostou? Então confira abaixo essa receita caseira para cabelos.

 

Ingredientes

1 colher de sopa de máscara

3 colheres de leite

1 colher de açúcar

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes em um potinho plástico com uma colher e reserve.

Aplicação

Com os cabelos limpos, passe o creme do comprimento até as pontas. Aguarde o tempo de ação de vinte minutos. Enxágue e retire todos os resíduos de produto do cabelo. Finalize.

 

Com Vinagre de Maçã

Hidratação com vinagre de maçã.

O vinagre de maçã é muito conhecido por equilibrar o Ph do cabelo. Por isso, ele consegue selar as cutículas dos fios, reduzir as pontas duplas e melhorar muito o brilho e a maciez. Ele é ótimo para cabelos que estejam secos, porosos ou ressecados. Muitas meninas misturam esse ingrediente com o condicionador ou usam na finalização da hidratação caseira para cabelos. Por fechar a cutícula do cabelo, ele é perfeito para ser usado após o tratamento com a máscara. Confira abaixo.

 

Ingredientes

½ copo de água

1 colher de vinagre de maçã

Modo de Preparo

Misture o vinagre com a água e coloque a mistura em um borrifador.

Aplicação

Após fazer a sua hidratação com uma máscara de sua preferência, borrife essa misturinha nos cabelos. O resultado será um cabelo com muito brilho e hidratado.

 

Com Café

Hidratação com café.

A cafeína possui o poder de acelerar o crescimento do cabelo. Ele é um estimulante natural, que ajuda a estimular o fluxo sanguíneo nos folículos capilares. Ele também previne a queda capilar e o envelhecimento precoce. Se você deseja uma hidratação que ajude no crescimento dos fios, confira a seguir.

 

Ingredientes

1 colher de pó de café

1 colher de máscara de hidratação

1 colher de mel

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes em uma vasilha plástica com uma colher.

Aplicação

Após lavar os cabelos com um shampoo, aplique essa misturinha no comprimento dos cabelos até as pontas. Aguarda o tempo de pausa de trinta minutos e enxágue.

 

Com Maionese

Hidratação com maionese.

A maionese é composta por óleos vegetais e elementos antioxidantes. Ela é uma ótima opção para quem passou por alguma química ou está precisando de uma hidratação potente. O cabelo também fica com um brilho lindo e uma maciez maravilhosa, vale a pena investir nela!

 

Ingredientes

1 colher de maionese

1 colher de máscara de hidratação

Modo de Preparo

Misture os dois ingredientes em uma vasilha até formar um creme homogêneo.

Aplicação

Aplique a misturinha no cabelo, evitando a raiz. Deixe agir por trinta minutos e enxágue.

 

Com Bepantol

Hidratação com bepantol.

O bepantol líquido contém uma substância muito importante para os cabelos que é a vitamina B5. Ela consegue fortalecer o fio da raiz até as pontas, dando muito brilho e hidratação para os cabelos. O cabelo fica mais forte e saudável e recuperado das químicas e danos sofridos. Ele é perfeito para potencializar qualquer hidratação, basta adicionar uma tampinha que sua máscara terá um efeito maravilhoso.

 

Ingredientes

1 tampinha de Bepantol

1 colher de máscara de hidratação

Modo de Preparo

Misture os dois ingredientes em um recipiente de sua preferência.

Aplicação

Lave os cabelos com um shampoo de sua preferência, enxágue e com os cabelos úmidos, aplique a misturinha no cabelo todo, do comprimento até as pontas. Aguarde por 30 minutos e enxágue como de costume.

 

Com Glicerina

Hidratação com glicerina.

A glicerina é um produto que pode ser encontrado em diversas farmácias, a vantagem é que ele é bem barato e super fácil de achar. A glicerina é usada em diversos produtos cosméticos, pois possui um alto poder emoliente e no caso dos cabelos, consegue devolver a água para os fios. Isso é mega importante para mantê-los hidratados e bonitos. Ela é ótima para ser usada em dias mais chuvosos, pois consegue retirar a umidade do ar e depositar no cabelo.

 

Ingredientes

6 ml de glicerina

1 colher de máscara de hidratação

Modo de Preparo

Misture os ingredientes e reserve.

Aplicação

Com os cabelos já limpos, aplique a mistura no cabelo e aguarde vinte minutos. Você pode usar uma touca térmica para ajudar a obter um efeito mais potente. Depois, é só enxaguar normalmente.

 

Com Gelatina

Hidratação com gelatina.

A gelatina é rica em colágeno e açúcar, duas substâncias que dão super certo nas madeixas. Ela é indicada para todos os tipos de cabelos, pois devolvem a elasticidade natural dos fios e deixa o cabelo bem alinhado. Para quem quer ter cabelão, a gelatina é uma boa escolha, pois ela estimula o crescimento capilar. Se você tem cabelos loiros ou platinados, opte pela incolor, pois se você usar a colorida, ela pode manchar seus fios, ok?!

 

Ingredientes

1 sachê de gelatina

2 colheres de máscara

1 colher de açúcar

1 colher de óleo vegetal

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes em uma vasilha e reserve.

Aplicação

Com os cabelos limpinhos, aplique a mistura nos fios, deixando-a agir por 30 minutos. Depois enxágue normalmente e finalize como desejar.

 

Com Azeite

Hidratação com azeite.

O azeite de oliva extravirgem é um umectante natural, por isso consegue penetrar nos fios, nutri-los e hidratá-los. Ele consegue repor os nutrientes do cabelo e deixá-los com um brilho incrível. Não é a toa que ele virou um dos ingredientes mais usados na hidratação caseira para cabelos! A única dica é ficar atenta na hora de comprar e adquirir apenas o extravirgem, pois assim é garantia de que você vai ter um produto natural em mãos, sem adição de outros óleos.

 

Ingredientes

2 colheres de azeite extravirgem

Modo de preparo e Aplicação

Aplique o azeite nos cabelos como se fosse uma máscara hidratante, enluvando todas as mechas. O cabelo não precisa ser lavado previamente com shampoo. Daí, prenda as madeixas com uma presilha e aguarde por duas horas. Lave o cabelo com um shampoo de sua preferência em água morna para que o óleo seja retirado dos fios, e após a lavagem use um condicionador e enxágue novamente. Finalize como quiser!

 

Com Óleo de Coco

Hidratação com óleo de coco.

O óleo de coco é outro conhecido das receitinhas caseiras. Ele é rico em vitamina K, E e ácidos graxos que auxiliam muito na manutenção do cabelo. Esse óleo tem o poder de alinhar os fios, reduzir o volume, o frizz e manter a umidade natural das madeixas. No entanto, é preciso ter atenção quando você for adquirir o seu. Escolha sempre o extravirgem prensado a frio, isso vai garantir que você estará usando um produto de qualidade e com todas as substâncias preservadas, beleza?

 

Ingredientes

2 colheres de óleo de coco

Modo de Preparo e Aplicação

Nos dias mais frios, o óleo de coco vira uma pastinha. Para transformá-lo em aspecto líquido, faça um banho maria em torno de cinco a dez minutos para que ele fique dessa forma. Se tiver calor, o seu óleo estará líquido e você não vai precisar fazer o banho maria. Pegue aos poucos o óleo e vá passando nos cabelos mecha por mecha, deixa agir por pelo menos duas horas e lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

 

Com Óleo de Rícino

Hidratação com óleo de rícino.

O óleo de rícino possui benefícios maravilhosos para o cabelo. Ele fortalece os fios, combate a  quebra e a queda dos fios, consegue ativar a circulação da região do couro cabeludo, diminui a caspa, favorece o crescimento capilar e ajuda na hidratação do cabelo.

 

Ingredientes

1 colher de óleo de rícino

1 colher de máscara hidratante

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes em uma vasilha.

Aplicação

Aplique a mistura nos cabelos já lavados com shampoo. Passe somente do comprimento às pontas, evitando a raiz do cabelo. Enxágue e finalize como desejar.

 

Gostou das nossas dicas sobre hidratação caseira para cabelos? Esperamos que você tenha curtido. Comente abaixo se você já testou alguma dessas e qual foi o resultado, nós adoramos saber a sua opinião! Beijos!


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *