Hidratação com Azeite – Como Fazer? Benefícios & Melhores Receitas!

A hidratação com azeite é aquele tipo de receita da vó, mas será que realmente funciona?

Com certeza você já ouviu sua avó falando sobre esse tipo de hidratação caseira ou até mesmo amigas que são adeptas desse produtinho para cuidar dos fios, e fica na dúvida se o azeite realmente funciona de maneira positiva nos fios.

E para acabar com todas as dúvidas sobre os benefícios do azeite para os fios, reunimos todas as dicas necessárias e receitas ótimas para aderir a esse tipo de cuidado com os fios.

dicas e receitas

Sobre o Azeite no Cabelo

Quais seus Benefícios?

Para quem tinha dúvidas sobre a efetividade da dica de vó sobre hidratação com azeite de oliva, não precisa achar que isso era um mito.

Pelo contrário, sua avó tinha razão sobre usar azeite de oliva como uma forma de cuidar dos fios, afinal esse produto de origem vegetal é um ótimo aliado para as madeixas, e traz muitos benefícios.

 

  • Umectação: o azeite de oliva é um ótimo ingrediente para o processo de umectação com óleos vegetais, e esse processo ajuda a recuperar fios bastante danificados e ressecados, podendo até mesmo fazer parte de um cronograma capilar para recuperação mais intensa das madeixas, que sofrem com fios sem brilho e com pontas duplas.
  • Reposição de Nutrientes: o azeite de oliva age no interior da fibra capilar, e isso faz com que o cabelo seja tratado de dentro para fora, repondo os nutrientes perdidos da fibra e deixando o cabelo mais hidratado e com aspecto sedoso.
  • Reduz o Frizz: para quem sofre com os famosos “cabelos arrepiados”,  o azeite de oliva usado na hidratação dos fios ajuda a manter o cabelo mais controlado e diminui consideravelmente o frizz das madeixas.
  • Recuperação Cabelos Ressecados: para quem sofre com o ressecamento dos fios, pode apostar no uso de azeite de oliva como um forte ingrediente para agir na estrutura dos fios, devolvendo os nutrientes e deixando os cabelos mais saudáveis e sem o aspecto ressecado.
  • Brilho: um ótimo benefício do azeite para os fios é o brilho que o produto adiciona nas madeixas. E esse brilho não é por conta do aspecto de óleo do produto, mas porque o azeite age tratando os fios e devolvendo o brilho natural do cabelo.
  • Força: para quem está sofrendo com fios quebradiços, o azeite de oliva é um ótimo aliado para ajudar a recuperar os fios quebradiços por conta do ressecamento, e assim deixar os cabelos mais saudáveis e consequentemente mais fortes.
VEJA  Como Fazer Botox Capilar Caseiro – Dicas & Tutoriais com Passo a Passo!

 

Para Quem é Indicado?

A hidratação com azeite de oliva pode fazer parte da rotina capilar de qualquer tipo de cabelo que esteja precisando de cuidados, e é bastante efetiva como hidratação para cabelos ressecados e hidratação para cabelos cacheados, já que ajuda a recuperar esses tipos de fios.

No caso do uso em cabelos ressecados,  a hidratação com azeite de oliva ajuda a recuperar os fios que estão sofrendo com a falta de nutrientes e brilho. Já no caso dos fios cacheados, esse tipo de hidratação ajuda a manter a umidade dos fios, dando mais brilho e atuando na hidratação de todo o cabelo, que costuma ter pontas mais ressecadas por conta do formato cacheado dos fios.

resultado cabelo

As fotos mostram o antes e depois da hidratação

resultados hidratação

O cabelo fica com menos frizz

fotos de antes e depois

Os fios ficam mais alinhados com a hidratação

antes e depois cabelo hidratado

Depois da hidratação, os cabelos ficam com mais brilho

Com que Frequência Fazer a Hidratação?

Para quem está sofrendo com os fios extremamente danificados e ressecados, a hidratação com azeite pode fazer parte da rotina semanal, e assim ser usada uma vez por semana para a recuperação mais intensa das madeixas.

Já os fios que não estão extremamente danificados, a indicação de frequência é de uso a cada 15 dias, o que ajuda a manter a hidratação dos fios com um tratamento mais profundo.

 

Como Fazer Hidratação com Azeite: Passo a Passo

Se você gostou dos benefícios que a hidratação com azeite pode trazer para os fios, agora é hora de adotar esse tipo de cuidado como parte da rotina capilar. E para incluir a hidratação com azeite como parte dessa rotina, reunimos receitas caseiras para fazer uma bela hidratação nas madeixas.

Azeite e Mel

A hidratação com mel e azeite é uma ótima aposta para quem está precisando de cuidados para fios sem brilho e ressecados, já que a misturinha desses dois ingredientes recupera os fios, e os deixa com bastante brilho.

VEJA  Como Fazer Hidratação com Maizena & Benefícios para o Cabelo!

receita com azeite e mel

Ingredientes:

  • 8 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 4 colheres (sopa) de mel

 

Modo de Preparo e de Uso:

Em um recipiente coloque o azeite de oliva e o mel e misture os dois ingredientes. Leve o recipiente para o micro-ondas por 15 segundos, e depois desse tempo misture novamente os ingredientes.

Para a aplicação, lave o cabelo com um shampoo de limpeza profunda, enxágue bem os fios e retire o excesso de água. Aplique a hidratação com azeite e mel ao longo do cabelo, evitando a raiz.

Vá aplicando a misturinha mecha por mecha, e massageando os fios. Depois de aplicar a mistura ao longo do comprimento, coloque uma touca plástica na cabeça e deixe o produto agir nos fios por 30 minutos.

Após o tempo de ação nos fios, enxágue o cabelo, e lave normalmente com shampoo e condicionador.

 

Azeite e Ovo

Para quem está sofrendo com fios extremamente ressecados, a hidratação com ovo e azeite é uma ótima pedida, pois age nutrindo os fios e devolvendo o aspecto saudável para as madeixas.

receita azeite com ovo

O azeite com acidez menor que 0,5% é a melhor opção

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 gemas de ovo

 

Modo de Preparo e de Uso:

Em um recipiente coloque apenas as gemas de ovo, e mexa bem para incorporá-las. Adicione o azeite e mexa novamente para integrar os dois ingredientes.

Lave o cabelo apenas com shampoo, retire o excesso de água e aplique a hidratação de azeite e ovo ao longo de todo o cabelo (em fios oleosos, evite a aplicação na raiz).

Depois de aplicar a misturinha por todo o cabelo, envolva os fios em uma touca plástica e deixe agir por 20 minutos.

Por fim, enxágue o cabelo em água fria e lave como de costume com shampoo e condicionador.

VEJA  As 9 Melhores Dicas para Ter Cachos Perfeitos & Lindas Inspirações!

 

Azeite e Açúcar

Para cabelos que precisam de hidratação mais intensa,  a receita de hidratação com açúcar e azeite é uma ótima aposta, pois os ingredientes agem nas fibras do cabelo, nutrindo os fios e deixando o cabelo mais saudável e com mais brilho.

receita caseira azeite com açúcar

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de máscara para cabelo

 

Modo de Preparo e de Uso:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem.

Lave o cabelo apenas com shampoo, enxágue, retire o excesso de água e aplique a mistura para hidratação dos fios.

Vá aplicando a misturinha ao longo do comprimento e massageando o cabelo ao aplicar para que os ingredientes possam hidratar o cabelo mais profundamente.

Deixe a mistura agir nos fios por 30 minutos, e em seguida enxágue com água fria. Para finalizar, use apenas condicionador.

 

 

E aí, você já fez esse tipo de tratamento caseiro? Conta aqui nos comentários o que achou e qual foi o resultado nos seus cabelos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *