Hidratação com Ovo – Como Fazer? 20 Benefícios & Dicas Incríveis!

Já ouviu falar de hidratação com ovo? Durante o dia o cabelo sofre com diversas agressões: poluição, tintura, alisamento, exposição solar, elástico para prender, entre muitas outras. O cabelo vai ficando sem vida, quebradiço, com pontas duplas, frizz e aquele aspecto detonado de palha.

Nessa hora a hidratação com ovo surge como uma solução barata é fácil de fazer, afinal, todo mundo tem ovo na geladeira. Nesse post vamos mostrar todos os benefícios desse tipo de hidratação e ensinar as receitas com combinações que mais fazem bem as madeixas. Bora aprender como cuidar do cabelo com esse ingrediente de baixo custo?

Sobre o Ovo no Cabelo

Quando falamos em hidratação com ovo faz cara feia por causa do cheiro, mas a verdade é que o odor forte é superado pelos benefícios. Além disso, na hora de lavar é só aplicar condicionador para anular o cheiro do ovo.

Quais seus Benefícios?

O ovo é considerado um dos alimentos mais completos e ricos do mundo e seu uso vai além da cozinha. O ovo pode ser usado para hidratar as madeixas e traz muitos benefícios por causa de seus nutrientes:

  • Vitaminas do complexo B
  • Ferro
  • Zinco
  • Potássio
  • Fósforo
  • Manganês
  • Vitamina K
  • Vitamina A
  • Vitamina D
  • Vitamina E

Hidratação com ovo: Cabelo liso longo

Quer saber o que essas vitaminas e nutrientes fazem no cabelo? Veja os benefícios:

  • Estimula o crescimento do cabelo
  • Fortalece a raiz
  • Reduz a queda
  • Combate o ressecamento
  • Elimina o frizz
  • Acaba com as pontas duplas
  • Repõe proteínas e gorduras
  • Deixa o cabelo macio e sedoso
  • Remove a oleosidade
  • Combate a caspa

Hidratação com ovo: Cabelo cacheado

Os efeitos da hidratação com ovo são potencializados quando você usa a combinação de ingredientes como banana, mel, azeite, amido de milhos, açúcar, abacate, entre outros. Quanto mais forte a combinação mais bonito e saudável o seu cabelo vai ficar.

Também pode ser uma boa ideia usar o ovo em conjunto com a hidratação que você já usa rotineiramente. Os óleos essenciais são muito bem vindos e deixam os fios mais resistentes as agressões do dia a dia.

Hidratação com ovo: Cabelo cacheado

Para Quem é Indicado?

A hidratação com ovo pode ser usada em qualquer tipo de cabelo, mas é ideal principalmente para cabelos ressecados nas pontas. Também funciona bem para quem sofre com caspa e tem a raiz muito oleosa.

O ovo promove uma limpeza mais profunda, mas sem agredir o fio como acontece quando você usa um shampoo antiresíduos. Também fortalece o fio quimicamente tratado seja com tintura ou com alisamento.

Hidratação com ovo: Cabelo liso

A progressiva “agressiva” como muitos cabeleireiros chamam deixa a raiz oleosa e a ponta seca. O ovo é um único ingrediente que funciona reparando os dois problemas.

Não há contra indicações, você pode colocar a hidratação com ovo no seu calendário capilar sem medo. O único porém é que a hidratação com ovo não substitui uma máscara de reconstrução, considerando as madeixas mais detonadas e sensíveis.

Hidratação com ovo: Cabelo cacheado

Com que Frequência Fazer a Hidratação?

Muita gente erra ao acreditar que quanto mais hidratação no cabelo melhor, mas não é bem assim. O fio tem um limite de quantidade de vitaminas e nutrientes que pode absorver, o excesso pode causar o efeito contrário ao que você deseja, como o aparecimento de caspa e cabelo quebradiço.

Hidratação com ovo: Cabelo liso

A frequência da utilização da hidratação com ovo vai depender diretamente da situação que seu cabelo se encontra e do seu cronograma. Para cabelos fragilizados recomendamos uma hidratação com ovo por semana durante um mês e depois uma ao mês como manutenção.

Se o seu cabelo já está bem hidratado e você deseja apenas manter a dica é fazer a hidratação uma vez ao mês.

A escolha do dia para fazer a hidratação com ovo é muito pessoal, mas recomendamos que seja um dia em que ficará em casa ou que não vá sair logo em seguida. É necessário tomar alguns cuidados para evitar que as madeixas fiquem com cheiro de ovo, para isso é bacana peneirar a gema antes de usar, porém cuidado para não romper a película, caso contrário o cheiro ficará forte da mesma maneira.

Em último caso você pode lavar o cabelo com vinagre para anular o cheiro. Use vinagre a base de maça e nunca a base de alcool, para não deixar os fios ressecados.

Para promover beleza e saúde para os fios um produto muito indicado é a queratina liquida. Quer aprender como usar e os principais benefícios que a queratina traz para o cabelo? Confira o post especial que preparamos e entenda a importância de investir nesse procedimento!

Como Fazer Hidratação com Ovo: Passo a Passo

Fazer a hidratação com ovo é uma ótima maneira de cuidar das madeixas em casa sem precisar gastar com salão de beleza. Sabemos que nem sempre podemos gastar com produtos caros e coisas que temos em casa fazem o mesmo efeito, como é o caso do ovo. A seguir vamos mostrar os ingredientes mais usado para fazer esse tipo de hidratação.

Ovo e Banana

A banana traz muitos benefícios para a saúde, incluindo para as madeixas. O potássio da banana é ótimo para reparar  cabelos danificados, restaurar a elasticidade e fortalecer o fio.

Os óleos essenciais da banana são ótimos para hidratação, além disso esse fruta é rica em vitamina c, ferro, zinco e vitamina B.

Hidratação com ovo e banana

  1. Bata uma banana bem madura com um ovo inteiro no liquidificador. Deixe bater até formar um creme amarelo.
  2. Caso queira, adicionar duas colheres de máscara de hidratação. Não é exatamente necessário, mas ajuda a disfarçar o cheiro do ovo.
  3. Lave as madeixas apenas com shampoo.
  4. Aplique a hidratação com ovo e banana em pequenas mechas.
  5. Massageie bem para que os fios absorvam os nutrientes.
  6. Deixe agindo por aproximadamente 20 minutos.
  7. Lave o cabelo como de costume, apenas não aplique o shampoo. Use apenas condicionador e finalize como de costume.

Ovo e Mel

O uso do mel é recomendado principalmente para cabelos ressecados. Ele devolve o brilho, deixa as madeixas macias e ainda é ótimo para cabelos com química, seja com tinta ou alisante. Bora aprender como fazer hidratação com ovo e mel?

Hidratação com ovo e mel

  1. Separe o ovo e passe a gema na peneira.
  2. Junte 5 colheres de mel na receita. Se quiser, também pode adicionar o óleo essencial de sua preferência.
  3. Mexa até formar uma creminho bem homogêneo.
  4. Aplique nas madeixas depois de lavar com shampoo. Aplique por mechas pequenas.
  5. Enxágue bem e aplique condicionador para tirar totalmente o cheiro da hidratação com ovo.

Ovo e Babosa

Já ouviu falar de produtos para o cabelo a base de Aloe Vera? São produtos muitos comuns e realmente bons, o que pouca gente sabe é que o nome popular da aloe vera é babosa. Usar a babosa in natura é uma maneira de potencializar os efeitos, além de economizar pois você pode cultivar a planta em casa.

A babosa fortalece os fios, acaba com o frizz e com o aspecto ressecado. Apesar de todos esses benefícios sua principal vantagem é ser um solução natural para capas, pois limpa o cabelo profundamente sem roubar hidratação.

Hidratação com ovo e babosa

  1. Para fazer a hidratação com ovo e babosa você pode usar o talinho ou apenas o gel. O gel é mais concentrado e traz mais benefícios. Separe 3 colheres dessa “baba”.
  2. Misture com um ovo inteiro. Se desejar reduzir o cheiro de ovo passe pela peneira antes de usar.
  3. Bata no liquidificador para deixar uma pasta homogênea.
  4. Aplique no cabelo da mesma maneira que costuma usar máscara de hidratação ou como recomendamos nos outros tutoriais.

Por ser uma opção tão poderosa para os cuidados com o cabelo, preparamos um post incrível no qual você pode aprender mais a fundo os principais benefícios da babosa e aprender outras receitas de hidratações com babosa  incríveis!

Ovo e Azeite

O brasileiro usa muito azeite para temperar salada, mas seu uso vai além da cozinha. Na verdade, o azeite vem sendo usado como tratamento capilar há milhares de anos tamanha a sua eficiência. Esse óleo deixa o cabelo macio, controla o volume e dá mais resistência ao fio para lidar com agressões do dia a dia como poluição e uso de chapinha.

Hidratação com ovo e azeite

Para fazer essa hidratação não tem segredo, basta misturar um ovo inteiro com quatro colheres de azeite extra virgem e depois aplicar nas madeixas. Deixe agir entre 30 e 50 minutos antes de enxáguar e logo na primeira aplicação verá a diferença na textura do cabelo.

Ovo e Açúcar

Quem não tem açúcar e ovo em casa? Parece a base de um doce, mas na verdade faz muito bem ao cabelo. Hidrata, fortalece e é ótimo para quem tem cabelo ressecado nas pontas.

Hidratação com ovo e açúcar

Para essa receita você vai precisar misturar um ovo inteiro com 3 colheres bem cheias de açúcar. Como os grãos de açúcar são mais grossos você pode usar como uma esfoliação no couro cabeludo, porém a massagem precisa ser bem leve para não machucar ou estimular a produção de oleosidade em excesso.

Ovo e Maizena

A maizena é uma boa opção para quem quer tratar as pontas duplas, reduzir o ressecamento e ainda controlar o volume dos fios. Para quem sofre com cabelo oleoso e foge das hidratações comuns para não piorar, a maisena reduz a produção de sebo e por isso combina também com esse tipo de cabelo.

A hidratação com maizena é uma das opções para cuidados com as madeixas que mais está sendo utilizada atualmente. Para aprender mais receitas com esse produto super poderoso, preparamos um post com receitas incríveis para caprichar nos cuidados do seu cabelo!

Hidratação com ovo e maizena

A receita da hidratação com ovo e maisena é bem simples. Coloque uma colher de amido para cada ovo inteiro. Como o creme fica bem consistente por causa da maisena, pode ser necessário usar mais de uma receita de acordo com o comprimento do seu cabelo.

Gostou das nossas dicas e tutoriais de hidratação com ovo? Já testou nas suas madeixas? Deixe o seu comentário.


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *