Hidratação para Cabelos Ressecados – 5 Melhores Receitas & Produtos!

Seu cabelo está seco e sem vida? Os cabelos fragilizados precisam de cuidados e de tratamentos potentes para recuperação. Por isso, vamos te indicar diversos tipos de hidratação para cabelos ressecados que vão ajudar a deixar essas madeixas mais bonitas. Bora conferir?

Quais as Principais Causas do Cabelo Ressecado?

O cabelo pode ficar ressecado por uma série de motivos. O nosso cabelo possui uma camada protetora chamada cutícula, parecida com o formato de um telhado, nela existem células mortas que cobrem o córtex (a parte interior). A parte interna e mais profunda é a medula. Nessa estrutura a parte do cabelo que mais é atingida pelo ressecamento é a cutícula.

Hidratação para cabelos ressecados.

Nossos hábitos e o dia a dia podem influenciar muito a nossa saúde capilar. Muitas vezes, a exposição ao sol, por exemplo, pode penetrar na cutícula do cabelo, promovendo embaraço, mais quebra e pouco brilho. Por isso é sempre interessante ficar atento(a) a vários fatores que possam causar o cabelo ressecado. Veja alguns deles:

  • Ar poluído;
  • Água do mar, devido ao sal;
  • Produtos químicos;
  • Cloro da piscina;
  • Uso de acessórios térmicos, como secador e chapinha;
  • Lavar o cabelo com água muito quente, entre outros.

Se você faz uso de vários cremes de tratamento e nunca vê resultado nos cabelos, pode ser interessante consultar um dermatologista. O médico vai identificar se o seu problema é físico e lhe recomendar o tratamento adequado. Problemas com anemia, anorexia, alimentação inadequada, falta de vitaminas, hipotireoidismo e hipoparatireoidismo são alguns problemas que podem prejudicar a saúde do cabelo.

 

Quais os Cuidados Necessários?

Para evitar o cabelo ressecado, uma série de cuidados são necessários e essa cautela já começa na lavagem do cabelo. Você sabia que a água muito quente resseca as madeixas? O ideal mesmo é lavar os fios na água morna, mesmo nos dias mais frios. Isso porque a água quente, abre a cutícula do fio, permitindo que ele sofra com a poluição, luz solar e outros problemas com mais facilidade.

Além disso, se você tem o costume de nadar ou ficar muito tempo na piscina, a recomendação é lavar os cabelos logo depois de sair da água. Sabemos que o cloro e o sal são duas substâncias que ressecam muito o cabelo, então não podemos deixá-las por muito tempo em contato com os fios.

Hidratação para cabelos ressecados.

Para quem adora um secador, um babyliss ou a chapinha, lembre-se sempre de usá-los em temperaturas menores. O protetor térmico também ajuda bastante, pois evita que o cabelo queime com as altas temperaturas e perca hidratação.

Quando o cabelo estiver molhado, tente penteá-lo com cuidado, fazer esse processo de maneira brusca pode quebrar suas madeixas.

Mas e o nosso shampoo? Será que existe algum que resseque menos o cabelo? A resposta é sim! É possível escolher um shampoo mais hidratante e que limpe suavemente. Geralmente, esses shampoos são indicados para cabelos coloridos ou quimicamente tratados. Eles não agridem o fio e fazem uma limpeza que não danifica ou remove a hidratação natural.

Junto com o shampoo, o condicionador também é muito importante. É ele que vai deixar as madeixas mais macias, com brilho e com as cutículas fechadas. Para o dia a dia, essa dupla é perfeita. No entanto, todo cabelo precisa de hidratações semanais com máscaras que ajudem a realmente recuperar o cabelo e evitar o ressecamento.

Hoje, muitas meninas aderem ao cronograma capilar para ajudar a resolver esse tipo de problema. A ideia é criar uma rotina de hábitos para cuidar das madeixas e isso inclui fazer com certa regularidade: hidratação para cabelos ressecados, nutrição e reconstrução capilar.

Aliado a tudo isso não podemos esquecer dos tão queridos finalizadores. Leave-ins e cremes para pentear são muito úteis para os dias mais corridos e antes de tudo para proteção do fio. Assim como os reparadores de pontas eles ajudam a proteger o cabelo e a selar a cutícula.

 

Creme de Hidratação: Melhores Produtos e Onde Comprar!

Redken All Soft Heavy Cream

Máscara Redken Softly.

Essa é uma máscara de hidratação para cabelos ressecados ou opacos. O produto promete nutrir e reparar os fios ao mesmo tempo, resultando em um cabelo mais leve e macio. Super bem avaliada pelas consumidoras e cabeleireiros, essa linha também conta com shampoo e condicionador.

A formulação contém Interlock Protein Network (IPN), que deixa a fibra capilar mais fortalecida e com uma reparação instantânea dos danos. Além disso, a Keratin Enrich Complex faz a reposição de queratina nos cabelos, deixando o fio mais resistente, hidratado e nutrido. Também contém óleo de argan que ajuda muito a combater o ressecamento. Pode ser usada semanalmente e tem um tempo de ação de cinco a quinze minutos.

 

Linha Nutritive da Kérastase – Shampoo

Shampoo Kerastáse.

Esse é um shampoo nutritivo que faz um tratamento potente para os cabelos secos e danificados. O shampoo limpa, mas sem agredir os cabelos, recupera o brilho e a maciez, deixando-os desembaraçados e facilitando muito a escovação. A tecnologia presente no produto é a Irisome, uma combinação de Rizoma de Íris e Gluco-Active que conseguem nutrir as madeixas de forma profunda. A fibra capilar fica protegida e com maior poder de hidratação para cabelos ressecados.

Você pode aliar esse shampoo juntamente com o condicionador da linha, o Kérastase Nutritive Fondant Magistral para um resultado mais duradouro. Ótimo produto para todos os tipos de cabelos lisos, cacheados, crespos.

 

Inoar Rejupantenol Leave-in

Inoar Rejupantenol.

Esse leave-in ajuda muita na hidratação para cabelos ressecados. Ele pode ser usado tanto nos cabelos úmidos quanto secos para proteção térmica. A marca promete diminuição na quebra capilar, deixando o cabelo mais forte e hidratado. Além disso, ele evita que as madeixas percam a umidade natural, o que acaba deixando os fios mais secos. Ele não contém parabenos, ingredientes de origem animal e silicones insolúveis. Na sua formulação possui dexpantenol, que é rico em vitamina B5. Essa substância consegue regenerar o cabelo e oferecer uma hidratação poderosa, retendo mais umidade para a parte interna do fio. A arginina também está presente na composição e atua na reconstrução do cabelo de dentro para fora. Os cabelos ficam com as cutículas fechadas e protegidos de possíveis danos.

 

Wella Enrich Repair Serum Ampola Capilar

Wella Enrich Repair.

Esse produto é uma ampola com 10 ml de produto que ajuda de forma intensa na hidratação de cabelos ressecados. A marca promete uma fórmula inovadora capaz de recuperar o cabelo fragilizado, trazendo hidratação, movimento, cabelos mais fortes e macios. Ele não necessita de enxágue e pode ser utilizado naquela hidratação mensal mais intensa.

A fórmula contém a tecnologia Triple-Blend que faz um tratamento no cabelo, sem deixá-los com aquele aspecto pesado e sem movimento. Além disso, há extrato de seda que ajuda a penetrar no cabelo, trazendo hidratação e vigor. A creatina e o pantenol conseguem reparar os fios, restaurando os danos. O resultado é um cabelo mais hidratado, forte e macio. Pode ser usado nos cabelos lisos, finos, grossos e cacheados.

 

Joico Moisture Recovery Condicionador

Joico Moisture Recovery.

Sabe aquele condicionador perfeito? É esse aqui. Ele promete condicionar, hidratar intensamente os cabelos e promover fios mais desembaraçados. Mas o melhor de tudo é que essa promessa é cumprida. A marca deixa os cabelos mais maleáveis e saudáveis e se você gostar dele, pode apostar no shampoo também da mesma linha que é maravilhoso.

A ação dele ocorre por meio do complexo hidramínico marinho, que se trata de um conjunto de aminoácidos com algas marinhas adicionados às manteigas de oliva, karité e murumuru. Com isso, as cutículas são seladas e o cabelo fica com muito brilho e maciez. Além disso tudo, a formulação conta com o complexo peptídico bio-avançado, que é uma junção de aminoácidos que também auxilia muito nesse processo de recuperação do cabelo. Vale a pena testá-lo!

 

Como Fazer Hidratação para Cabelos Ressecados: Passo a Passo

Se você adora uma receitinha caseira, vai curtir muito a seleção abaixo com o nosso passo a passo de hidratação para cabelos ressecados. O melhor de tudo é que utilizamos produtos baratinhos e que encontramos facilmente nos mercados ou até mesmo já temos em casa. Bora conferir?

Com Maizena

Hidratação com maizena.

A maisena pode potencializar a sua hidratação, pois ela alinha os fios e deixam as cutículas seladas, removendo o frizz das madeixas. Veja abaixo o que você vai precisar para fazer essa receita.

Ingredientes

  • 1 colher de maisena
  • Meio copo de água
  • 1 colher de máscara

 

Passo a passo

Em uma panela, com fogo baixo, coloque a água e a maisena. Vá mexendo, até formar um mingau. Espere amornar e misture junto com a sua máscara em um recipiente limpo, até tudo ficar homogêneo.

Com os cabelos limpos e lavados, aplique a misturinha nos cabelos, enluvando os fios. Aguarde o tempo de ação da máscara e enxágue as madeixas.

 

Para Cabelos com Ponta Dupla

Hidratação com azeite.

Os cabelos com ponta dupla geralmente estão ressecados e para resolver isso vamos fazer um receitinha caseira com óleo vegetal que ajuda muito a reparar as pontas e a hidratar os cabelos!

Ingredientes

  • 1 colher de azeite extravirgem de oliva
  • 1 colher de máscara de hidratação
  • 1 tampinha de bepantol líquido

 

Passo a passo

Em um recipiente de plástico, misture a sua máscara com o azeite e o bepantol. Aplique a mistura nos cabelos úmidos e limpos, mecha por mecha. Espere a ação da máscara, geralmente, de 15 a 20 minutos e enxágue. Seque normalmente.

 

Para Cabelos com Química / Luzes

Hidratação com yamasterol.

Cabelos com química ou luzes sempre precisam de cuidados e uma boa receita caseira pode ajudar muito na hidratação para cabelos ressecados. Por isso, siga o passo a passo abaixo para fazer essa receita.

Ingredientes

  • 1 colher de Yamasterol (creme facilmente encontrado em farmácias);
  • 1 colher de máscara de hidratação;
  • 1 colher de óleo de coco.

 

Passo a Passo

  • Misture todos os ingredientes em um recipiente.
  • Lave os cabelos com shampoo, seque um pouco com a toalha e aplique a mistura do comprimento até as pontas.
  • Aguarde vinte minutos e enxágue.
  • Finalize como desejar.

 

Com Babosa

hidratação com babosa.

Não é de hoje que a babosa é usada em tratamentos capilares. Essa planta confere diversos benefícios para a nossa saúde e para o cuidado das nossas madeixas. Além de hidratar, ela acelera o crescimento, elimina a caspa e deixa o cabelo mais resistente.

Ingredientes

  • 1 colher do gel da babosa
  • 1 tampa de bepantol
  • 1 colher de máscara

Passo a passo

  1. O gel da babosa fica na camada interna da folha, você pode usar uma faca para cortá-la ao meio e com a ajuda de uma colher, ir retirando o gel para usar nessa receita.
  2. Misture o gel com o bepantol e a máscara de hidratação.
  3. Aplique nos cabelos limpos e aguarde a ação de 20 minutos.
  4. Enxágue normalmente.

 

Para cabelos cacheados

Hidratação para cabelos cacheados.

Os cabelos cacheados acabam ficando mais ressecados devido ao seu formato. Por ser enrolado, muitas vezes, o óleo natural do cabelo não consegue chegar nas pontas e com isso é muito comum o cabelo ficar seco. Para acabar com isso, siga essa receita mara.

 

Ingredientes

  • 1 colher de mel
  • 5 ml de glicerina
  • 1 colher de máscara de hidratação

 

Passo a passo

  1. Misture todos os ingredientes em um recipiente.
  2. Passe no cabelo já lavado e ainda úmido, enluvando os fios.
  3. Aguarde 30 minutos até a misturinha agir.
  4. Enxágue os cabelos e finalize como desejar.

 

Gostou das nossas dicas de hidratação para cabelos ressecados? Comente abaixo se você já testou alguma receitinha ou produto milagroso! Beijos.


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *