Lavar o Cabelo Todo Dia: Pode? – Dicas e Cuidados Importantes!

Entrou no banhou e deu aquela vontade de molhar o cabelo, mas será que pode lavar o cabelo todo dia? Essa é uma pergunta bastante frequente, e há quem considere prejudicial para os fios, e há quem diga que não estraga. Afinal qual a resposta certa?

Se você fica se perguntando se pode lavar o cabelo todo dia, no post vamos responder se as afirmações em torno dessa pergunta são mito ou verdade, e assim você vai ter orientações certas para cuidar das madeixas.

pode lavar o cabelo todo dia

Lavar o Cabelo Todo Dia: Dicas e Cuidados

Lavar o Cabelo Todo Dia Faz Mal?

A lavagem diária não é prejudicial, e pode até ser benéfica para alguns tipos de cabelos. Então, se você quer descobrir quem pode lavar os fios diariamente e os cuidados para manter as madeixas saudáveis, é só seguir a leitura.

 

  • Tipo de cabelo / exercícios físicos

Alguns tipos de cabelo pedem sim a lavagem diária, como os fios com maior tendência a oleosidade, evitando assim que o cabelo fique com aspecto pesado e sujo.

Já os cabelos com tendência ao ressecamento devem evitar a lavagem diária, já que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo ajuda na hidratação dos fios. Sendo assim, é ideal deixar que o couro cabeludo produza um pouco de oleosidade para hidratar as madeixas.

Para quem pratica exercício físico diariamente, é bastante comum o desejo de lavar e higienizar os fios, e nesse caso pode sim lavar o cabelo todo dia, mas seguindo algumas recomendações que indicaremos logo abaixo.

quando lavar o cabelo

Depois do exercício físico está liberado a  lavagem dos fios

 

  • Temperatura da água

Se para alguns casos está liberado lavar o cabelo todo dia, é preciso ficar em atenção com a temperatura da água para lavar os fios.

VEJA  As 9 Melhores Dicas para Ter Cachos Perfeitos & Lindas Inspirações!

O fato de usar água quente diariamente nas madeixas pode ser bastante prejudicial, já que o cabelo pode ficar ressecado. E em casos de madeixas oleosas pode acontecer o efeito rebote, e o excesso de lavagem em água quente pode fazer com que o couro cabeludo passe a produzir mais glândulas sebáceas, deixando os fios ainda mais oleosos.

Para quem lava as madeixas diariamente, a recomendação é usar água morna ou fria, evitando que o cabelo fique ressecado com a água quente.

temperatura da água para lavar o cabelo

Evite a água quente para lavar o cabelo

  • Tipos de produtos

Para adicionar a rotina de lavar os fios diariamente, um dos cuidados necessários é a escolha dos produtos capilares, o que ajuda no processo de como lavar o cabelo corretamente.

Nesse caso, os produtos de limpeza profunda e a base de sulfato podem ser prejudiciais se usados diariamente.

Sendo assim, opte por produtos capilares sem sulfato e de limpeza diária. Além disso, não deixe de usar produtos hidratantes, como condicionadores e máscaras capilares, que ajudam a hidratar os fios e evitar possíveis danos.

produtos para lavar o cabelo

  • Secar o cabelo

Lavar o cabelo diariamente não é um problema, mas dormir com os fios molhados é sim um grande problema.

Então, lembre-se que você pode até lavar as madeixas, mas nada de dormir com a cabeleira úmida ou molhada, já que isso pode causar a proliferação de fungos ou bactérias.

O ideal é planejar o dia para lavar o cabelo e deixá-lo secar naturalmente, mas se isso não for possível,  o secador é um grande amigo nessa hora.

dicas para lavar o cabelo todo dia

Mantenha distância entre o secador e o cabelo

Para usar o secador como auxílio para secar os fios, use um protetor térmico para proteger as madeixas do calor do secador e mantenha a distância de no mínimo 10 cm entre secador e cabelo. Outra possibilidade, é usar o jato frio do secador para agredir menos as madeixas.

VEJA  Como Cachear Cabelos Crespos – 5 Técnicas & Produtos Maravilhosos!

Aumenta a Oleosidade?

Um mito bastante comum é a afirmação de que a lavagem diária aumenta a oleosidade dos fios.

Esse fato é mentira, e se os fios forem lavados corretamente não há riscos de ficarem mais oleosos. Então, siga as dicas de evitar água quente e usar produtos adequados para a lavagem.

como cuidar de cabelo oleoso

Para cuidar de cabelos oleosos, a lavagem diária pode sim ser uma solução e o uso de produtos específicos para fios oleosos pode ser uma grande aliado, ajudando a cuidar do excesso de oleosidade.

Ajuda no Crescimento dos Fios?

Muita gente acredita que lavar o cabelo diariamente ajuda a fazer os fios crescerem mais rápido, mas isso não é verdade.

O fato de manter os fios higienizados ajuda sim os folículos a ficarem livres de sujeiras e caspas, e assim crescem mais rápido. No entanto, isso não quer dizer que os fios devem ser lavados diariamente, e isso vai depender do tipo de cabelo.

O que pode ser prejudicial para o crescimento dos fios é dormir com o cabelo úmido, lavar com água quente, não manter o cabelo hidratado, entre outros fatores como alimentação inadequada.

cabelo crescendo

Truques para não lavar o cabelo todo dia 

Se o seu tipo de cabelo não precisa ser lavado diariamente, esse não é um problema, e alguns produtinhos podem ajudar a cuidar dos fios durante uma lavagem e outra, evitando que o cabelo fique com aspecto de pesado.

Entre os itens que podem entrar na lista de truques para cuidar dos fios durante as lavagens, vale incluir:

cuidados com cabelo

O shampoo a seco ajuda a retirar a oleosidade dos fios entre uma lavagem e outra

  • Acessórios para prender e mudar o estilo das madeixas;
  • Penteados com tranças, que ajudam a disfarçar a raiz mais oleosa.
VEJA  Cronograma Capilar Caseiro – DIY com 4 Receitas Apaixonantes!

 

Agora que você já viu as explicações e viu o mito que gira em torno dessa pergunta, já pode molhar as madeixas durante o banho, mas sem esquecer das recomendações para cuidar dos fios.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *