Como Usar Limão no Cabelo – 3 Maneiras Diferentes e Eficazes!

Entre tantos métodos caseiros de beleza que surgem por aí está o uso do limão no cabelo de diferentes formas. A fruta cítrica sempre esteve na boca de especialistas e interessados em estética, incluindo nas receitinhas caseiras, pois tem a fama de ser proibida em qualquer caso que seja. No entanto, há algumas possibilidades de garantir os benefícios que ela proporciona, sem prejudicar a saúde dos fios.

Hoje trouxemos algumas dicas bacanas sobre como usar o limão para cuidar das madeixas, mas de maneira segura. Vamos falar sobre algumas vantagens, os principais cuidados ao aplicá-lo nos fios e ainda várias receitas e passo a passo exclusivos. Quer conhecer mais sobre a temática? Acompanhe o artigo e anote as ideias!

Uso do limão no cabelo

Quais as Vantagens do Limão para os Cabelos?

Existem inúmeras receitas de produtos caseiros para tratar os cabelos. Óleo de coco, mel, mamão, ovo… podemos usar quase o supermercado inteiro nas madeixas, visando que elas fiquem mais saudáveis, sedosas e cheias de brilho. Uma das tendências do momento, todavia, é a aplicação de uma fruta que nem sempre é bem recebida quando o assunto é tratamento para pele e cabelo: o limão.

Mas acontece que foram quebrados alguns mitos e descobertas algumas maneiras que permitem que ele seja utilizado sem maiores problemas, ajudando, sim, a chegar em resultados incríveis. Entre as vantagens do limão para os cabelos, comprovadas por muitas meninas, estão:

  1. Sedosidade e brilho: o limão misturado a outros produtos também caseiros pode ser a peça-chave para você ter cabelos mais macios. Há quem passe sempre a misturinha antes ou durante o banho, mas com moderação, para não deixar os fios ressecados.
  2. Dá mais força: assim como dá mais brilho, o limão ajuda a fortificar os cabelos enquanto age por alguns minutos.
  3. Anti queda:  algumas combinações que levam limão podem ajudar na proteção anti queda dos fios. Ninguém merece ver cabelos caindo dia a dia e essa pode ser uma dica barata.
  4. Anti caspa: quem sofre com caspa sabe o quanto é difícil encontrar um produto realmente eficaz. O limão promete ajudar nessa missão, pois é um combatente e tanto para impurezas diversas e para a produção de sebo, que causa as bolinhas brancas no cabelo.
  5. Progressiva natural: sabia que o limão pode ser empregado para alisar seu cabelo? Abaixo daremos um passo a passo para você aplicar essa técnica com total segurança.
  6. Diminui oleosidade: o limão, por ser ácido, ajuda tanto a hidratar quanto a diminuir intensamente a oleosidade dos cabelos. Ele tem propriedades que ajudam a limpar profundamente os fios, retirando toda a camada de impurezas.

limão no cabelo como passar

Estes são apenas sete benefícios que você pode garantir quando escolhe o limão para passar nos cabelos.

Vale frisar que cada pessoa precisa ter conhecimento sobre seu tipo de cabelo, além das características e do histórico que ele tem. É muito importante também, consultar sempre um dermatologista para descobrir se há algum problema relacionado à saúde capilar, a fim de garantir total segurança em tratamentos feitos em casa.

Limão no Cabelo Faz Mal?

Uma dúvida muito recorrente em quem pensa em usar limão no cabelo é se essa prática faz mal. Bom, como é uma fruta, ela não deveria ser considerada ofensiva para a saúde humana, e não é. No entanto, quando se trata de cabelos, o principal cuidado a se tomar é quanto ao uso dele para clareá-los.

O clareamento feito com limão é perigoso, pois, para ser eficaz, deve ter contato com a luz solar – e esse é o maior problema. Segundo o hairstylist Alexandre Carvalho, “esta técnica é muito perigosa, pois o limão é ácido e pode queimar o couro cabeludo”.  Portanto, da mesma forma que não podemos ter contato com o sol quando o limão age nos fios, não é recomendado o uso do sumo da fruta diretamente na raiz.

tratamento com limão no cabelo

Outro aspecto que precisa ser lembrado quanto ao uso de limão no cabelo é seu alto poder de ressecamento. Por ser cítrica, a fruta é excelente opção para limpar profundamente os cabelos oleosos, no entanto, essa prática deve ser moderada, caso contrário, o resultado será o ressecamento dos fios.

Então é isso, pessoal, a atenção com o uso de limão em seus cabelos deve ser quanto ao clareamento – que não é indicado de jeito algum – e à frequência com que você vai passá-lo.

limão no cabelo faz mal?

Atenção ao clarear os cabelos com limão!!!

Você verá nos próximos pontos abordados que o limão hidrata, alisa e até age contra problemas tópicos, mas ele não deve ser requisitado por mais que uma vez na semana. Tome cuidado e use a fruta com responsabilidade!

Como Usar: Receitas & Passo a Passo

Agora que você conheceu as principais vantagens e os cuidados necessários para que o limão não faça mal, vamos expor aqui algumas ideias de receitinhas e passo a passo para aplicar nos fios. Todas as dicas foram testadas, vale saber. Aprenda abaixo, anote as sugestões e mão na massa!

Contra Queda de Cabelos

A queda de cabelo é um dos problemas que mais afligem as mulheres. Ela pode ter diversas causas, entre as crônicas, as de origem emocional ou que acontecem por conta de fatores externos, como o fumo, a alimentação desregrada e o excesso de sol. Mas qualquer que seja ela, provoca pânico. O melhor a se fazer antes de tudo é se consultar com um dermatologista para descobrir o que está causando a queda, e qual é o nível dela: leve, moderada ou grave.

limão no cabelo contra queda

Para você que vive com esse problema, depois de consultar um especialista, pode recorrer à ajudinha do limão! Por ser, uma rica fonte de vitamina C, ácido fólico, vitamina B e minerais essenciais, ele pode ser usado para fortificar o cabelo. O limão é conhecido por regular o Ph natural dos cabelos, e assim, a queda pode cessar com a sua devida aplicação.

Veja uma receita bacana para você fazer em casa:

Shampoo de ovo e limão

Ingredientes:

  • 1 limão
  • 1 ovo
ovo e limão no cabelo

Bata um ovo com o suco de um limão e aplique nos cabelos

Preparo e aplicação:

  • Bata o ovo com a ajuda de um garfo (como se fosse fazer um omelete) e vá incorporando aos poucos o suco de um limão até garantir uma mistura homogênea.
  • Aplique o shampoo sobre o cabelo úmido, massageando todas as áreas.
  • Deixe agir por 30 minutos e retire bem a mistura com bastante água.
  • Por ser uma mistura de limão com ovo, tal shampoo pode ser usado por até duas vezes na semana.

Alisamento Natural

Hoje em dia já sabemos os males que o Formol e outras químicas fazem aos cabelos e os próprios salões já estão readaptando suas técnicas. Do mesmo modo, muitas pessoas já têm buscado outras alternativas para alisar os fios, como as receitas caseiras. Uma delas tem como ingredientes o limão e o leite de coco, dica da blogueira Marcia Sales.

alisamento com limão

O antes e depois do alisamento com limão – crédito: Marcia Sales

Segundo Marcia, tal produtinho tem o poder de alisar e também hidratar ao mesmo tempo, dê uma olhadinha em como fazer:

Mistura de limão com leite de coco

Ingredientes:

  • Suco de 1 limão
  • Leite de coco (pode ser o industrializado)

Preparo e aplicação:

  • Coloque 10 colheres de sopa de leite de coco em um recipiente e 2 colheres de sobremesa de suco de limão. Essa medida vale para um cabelo de tamanho médio e não tão volumoso. Portanto, a quantidade pode aumentar ou diminuir conforme o tamanho do cabelo.
  • Misture com uma colher até obter um líquido homogêneo.
  • Aplique a mistura em todo o cabelo seco (sem lavar mesmo) – para ficar mais fácil, coloque o líquido em um borrifador.
  • Deixe a mistura agir de 1 e 2 horas.
  • Lave o cabelo normalmente com seu shampoo e condicionador.

frutas cítricas e limão no cabelo

Essas duas receitas podem mudar de vez o status de seus cabelos. Vale saber que o limão é uma ótima opção para higienizar os fios profundamente, conseguindo retirar impurezas que até os próprios shampoos não conseguem. A dica máxima é sempre enxaguar bem para não restar nenhum resíduo da fruta e não provocar lesões, queimaduras ou ressecamentos.

Esperamos que tenham gostado das dicas sobre a utilização do limão no cabelo. Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe um recado abaixo que responderemos assim que visualizarmos. Volte mais vezes 🙂


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *