Tudo Sobre Low Poo – O que é, Como Começar & Melhores Produtos!

Se você é antenada nas novidades sobre cuidados com as madeixas com certeza já ouviu falar da técnica low poo. Com tantos novos termos surgindo fica até difícil entender os conceitos, né?

A verdade é que essa técnica deixa os fios mais saudáveis e por isso tem feito a cabeça das mulheres, principalmente de quem tem o cabelo cacheado. Nesse post montamos um guia completíssimo sobre a técnica low poo, vamos tirar todas as suas dúvidas, indicar os melhores produtos e ainda ensinar como fazer. Bora aprender?

Sobre a Técnica

A técnica low poo ficou conhecida através do livro Curly Girl, no Brasil chegou com o título de O Manual da Garota Cacheada. O livro é bem bacana, mas você não precisa ler para aprender como cuidar melhor dos seus cabelos, porque nesse guia vamos ensinar tudinho.

O que é?

O conceito low poo é muito simples de entender. A expressão vem do inglês: low significa pouco e poo significa shampoo. Ou seja, a ideia é diminuir o uso do shampoo e ainda utilizar produtos que não tenham sulfatos na composição.

Então, os sulfatos são os vilões? O sulfato basicamente faz uma limpeza profunda nos cabelos, com isso rouba nutrientes e oleosidade que na medida certa é bom para o cabelo. Imagina toda vez que lavar fazer uma mega limpeza? Parece bom, mas na verdade está deixando o cabelo ressecado, quebradiço e desnutrido.

Agora vem a grande questão: como saber se o produto tem sulfato ou não? Nesse post colocamos algumas dicas de produtos que estão liberados, mas é sempre importante ler o rótulo antes de comprar. A composição dos produtos pode mudar, por isso é importante estar sempre atenta.

Você deve estar pensando em como vai conseguir decorar todos os nomes. Bom, não vamos dar nenhuma aula de química, pode relaxar. Sempre que tiver o nome “sulfate” na composição do shampoo é sinal de que ele não está liberado. O mesmo princípio vale para condicionador, cremes sem enxágue, creme de hidratação e todos os tipos de produtos que você usa nas suas madeixas.

Os shampoos sem sulfato na composição fazem a limpeza necessária, porém fazem menos espuma. Vamos combinar que espuma não significa necessariamente limpeza, né? Por isso na técnica low poo você deve se acostumar com produtos com pouca espuma, mas que deixa os cabelos lindos.

Então, só os sulfatos devem ser evitados? Não, a lista de restrições não para por aí. Os derivados do petróleo também não são aceitos na técnica low poo. Esse derivados formam uma camada no fio, como se fosse uma película. Ao longo do tempo, essa camada vai ficando mais grossa e acaba impedindo a absorção de nutrientes pelo cabelo.

Por fora o fio parece lindo, mas por dentro está morrendo. Por isso que as vezes temos a sensação de fazer uma mega hidratação e não ter resultado nenhum, pode ser por causa dos derivados do petróleo.

Essa listinha de substâncias é um pouquinho mais complicada: parafina, óleo mineral,  isoparafina, petrolato, dodecadeno, isodecadeno, vaselina, alcano e hidrogenated polysobutene. A dica é fazer uma listinha e sempre conferir na hora de comprar.

Ainda temos os parabenos. O que são parabenos?  São conservantes que tem o objetivo de impedir a proliferação de microoganismos e com isso dar uma validade maior ao produto. A discussão sobre esse conservante é longa e ainda controversa, mas muitos estudos já mostram que a substância faz mal a saúde. No low poo eles não são proibidos, mas existem produtos com conservantes naturais, ou seja, é super possível evitar algo que a longo prazo pode trazer prejuízos a sua saúde.

Quais seus Benefícios?

Com tanto trabalho para encontrar os produtos liberados é bom que o low poo tenha benefícios, né? Pois tem e são muitos, não é a toa que tem feito a cabeça da mulherada.

  • Não agride os fios
  • Permite que a hidratação seja absorvida
  • Os fios não ficam quebradiços
  • Limpeza na medida certa
  • Não roupa nutrientes
  • Manter a oleosidade natural necessária
  • Cabelo com aspecto natural
  • Mais fácil dar forma aos cachos
VEJA  Defrizante – Vale a Pena? Principais Benefícios & 8 Produtos Bons!

Para Quem é Indicada?

A técnica low poo pode ser feita por qualquer pessoa, mesmo quem usa química no cabelo. Especialistas relatam que quem faz tintura e progressiva consegue um resultado mais duradouro usando a técnica, pois o shampoo sem sulfato não retira a química. Além disso, no low poo não é necessário lavar todos os dias, isso também faz com que dure mais tempo.

Quem Tem Cabelo Liso Pode Fazer?

A técnica se tornou popular entre as cacheadas e por isso existe o mito de que quem tem cabelo liso não pode aproveitar a técnica. No Brasil, essa tendência começou entre mulheres na transição capilar que buscavam uma opção mais saudável para cuidar dos cachinhos.

O cabelo cacheado precisa de mais hidratação, pois a oleosidade natural do coro cabeludo não chega até as pontas. Mesmo quem tem cabelo liso e oleoso consegue contornar o problema, pois se você usa um produto que tira toda a oleosidade o seu organismo vai entender que a quantidade que ele está produzindo é pequena e precisa produzir ainda mais, ou seja, o efeito é exatamente o contrário do desejado.

Low poo em cabelo liso

Low poo em cabelo liso

Low poo em cabelo liso

Como Começar a Rotina?

Agora que você já sabe tudo sobre low poo é hora de aprender como começar a rotina. O primeiro passo é verificar em casa os produtos que estão liberados. Se não tiver, vai precisar ir as compras, não tem como fugir.

Com o estoque de produtos pronto é hora de higienizar os objetos de cabelo. Pentes, escovas, presilhas, piranhas e tudo que você usa no dia a dia. Esses itens podem conter derivados do petróleo e sulfatos, por isso a dica é lavar bem com vinagre.

Com o arsenal pronto não tem segredo, é só lavar com shampoo e condicionador sem sulfato e sem petróleo. Você pode associar a técnica low poo com co-wash, porém é necessário usar o shampoo liberado pelo menos uma vez na semana.

O co-wash é ótimo, mas precisa de pausas com shampoo liberado. Isso acontece porque o condicionador não tem os mesmos componentes de limpeza como o shampoo, assim o cabelo pode ficar oleoso e com aspecto ensebado.

Melhores Produtos para Low Poo

Com uma listinha dos produtos liberados é muito mais fácil de comprar do que ler rótulo por rótulo. Pensando nisso separamos algumas sugestões de produtos que são liberados e excelentes para as madeixas, alguns foram desenvolvidos especialmente para a técnica.

VEJA  Protetor Solar para Cabelos – O que é, Como Usar & Dicas de Marcas!

Se você está preocupada com o preço desses produtos  pode se acalmar. Eles custam o mesmo preço dos produtos proibidos e em alguns casos são até mais baratos, como é o caso do Yamasterol.

Esse creminho amarelo é da época da vovó, mas tem muuuuita qualidade. Ele pode ser usado na hidratação, como condicionador ou mesmo como creme sem enxágue. Ele é super liberado, custa barato, tem um cheirinho que lembra infância e vai deixar as suas madeixas ainda mais bonitas.

Shampoo

Quando surge o interesse em cuidar das madeixas com low poo é muito importante entender quais são os melhores produtos para realizar o procedimento. Algo muito interessante que se deve ter conhecimento com relação a técnica é que não é necessário gastar muito dinheiro é possível encontrar produtos incríveis com um precinho super acessível.

A escolha do shampoo para low poo é extremamente importante, pois é ele quem garante boa parte da eficiência do procedimento. Para auxiliar na escolha de produtos bons para realizar a técnica, separamos a seguir algumas das melhores opções de shampoo e que mais vem sendo utilizados.

Shampoo para Low poo Delight Deva Curl

Shampoo para Low poo Inoar Vegan

Shampoo para Low poo Curly Wurly

Shampoo para Low poo Phytoervas coco e algodão

Shampoo para Low poo Oro Argan Bioderm

Shampoo para Low poo Eu Escolho Cachos Nazca

Shampoo para Low poo Cachos Ressecados Jamais To de Cacho

O shampoo Tô de Cacho da Salon Line é uma das opções de shampoo para low poo que mais vem sendo utilizada pelas cacheadas. Esse é um shampoo bem gelatinoso e que espuma bastante ideal para quem busca uma limpeza eficaz, mas sem ressecar os fios.

Shampoo para Low poo Less Poo Yamá

Shampoo para Low poo Sou Mais Cachos Yenzah

Shampoo para Low poo Make Curl Amávia

Shampoo para Low poo Cachos Perfeitos Bioextratus

Shampoo para Low poo Cachos Tipo 4 Soft Hair

Condicionador

O condicionador tem um papel muito importante na técnica, pois além de promover limpeza nos fios ele também é responsável por hidratar. É importante se atentar a escolha do produto certo para o cabelo, pois cada cabelo reage de uma forma diferente com cada produto, ou seja, o que funciona para alguns pode não funcionar para outros.

VEJA  Cabelo Poroso: O que Fazer? – Saiba Como Recuperar os Fios!

É importante se atentar aos produtos testados, pois se o cabelo não aceitar o produto aplicado o resultado será o contrário do esperado. Para saber quais os condicionadores que mais vem sendo recomendados para o low poo, separamos a seguir algumas opções.

Condicionador para Low poo Pantene

Condicionador para Low poo Loreal

Condicionador para Low poo Garnier

O condicionador Stop Queda da Garnier é uma opção de condicionador que vem sendo muito utilizada no low poo. Uma dos pontos positivos mais comentados a respeito desse produto é que além de garantir uma excelente limpeza nos fios ele possui uma textura super leve, com isso não deixando os fios pesados.

Máscara

As máscaras são responsáveis pela hidratação das madeixas, por isso é importante escolher a mascara certa para o seu cabelo.  É importante escolher uma boa máscara pois é ela quem repõe água nas madeixas, traz maciez e brilho. 

A seguir separamos algumas opções de máscaras para hidratar os fios durante a realização da técnica low poo. São opções de diferentes marcas e com preços que cabem em todos os bolsos.

Marcas de máscara para low poo

Marcas de máscara para low poo

Marcas de máscara para low poo

Leave-In / Finalizador

O Leave-In é o produtinho que usamos para dar forma aos fios. Além de deixar as madeixas lindas os finalizadores protegem os fios contra ação do sol, promovem brilho e controlam o frizz. Algumas das marcas que mais vem sendo recomendas de finalizadores são Inoar, Elseve e Nazca. A seguir separamos algumas opções de Leaven- In para testar e arrasar nos cuidados com as madeixas.

Leave-in para Low poo

Leave-in para Low poo

Fotos de Cabelos Antes e Depois do Low Poo

Está curiosa para ver antes e depois do low poo? Nas primeiras lavagens a diferença é quase que imperceptível, mas a longo prazo os benefícios são ótimos. A textura fica mais macia, os cachos ficam com mais formas e você não precisa hidratar com muita frequência.

Low poo antes e depois

Low poo antes e depois

Low poo antes e depois

Gostou das nossas dicas de low poo? Já escolheu seus produtos? Deixe seu comentário.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *