Pontas Duplas – 7 Dicas Infalíveis, Causas & Tratamento Caseiro!

Você sofre com as pontas duplas? Esse problema é muito comum em diversos tipos de cabelo. Se você está evitando cortá-las, a boa notícia é que elas podem ser recuperadas! Veja abaixo as nossas super dicas para você deixar seu cabelo lindo e mais saudável.

Principais Causas das Pontas Duplas

As pontas duplas incomodam muito e quando começam a aparecer pode ser um sinal de que seu cabelo está ressecado ou fragilizado. O resultado são pontinhas com aquele aspecto de palha que deixam a gente super desconfortável, né? As cacheadas sabem bem sobre esse assunto, mas da mesma forma, quem tem cabelo liso e longo com certeza também já passou por isso. Abaixo vamos mostrar algumas situações que propiciam o surgimento das pontas duplas, assim vamos saber onde está surgindo o problema e acabar de vez com ele!

Pontas duplas.

Altas temperaturas

Você utiliza o secador ou a chapinha todos os dias? Utiliza algum protetor térmico antes de usar esses acessórios? Está acostumada a lavar o cabelo com água quente? Tudo isso influencia o surgimento das temidas pontas duplas, pois com o tempo os cabelos vão ficando danificados e mais secos. Para evitar, use sempre água morna na lavagem dos fios e não esqueça de passar um leave-in com proteção térmica no dia a dia.

Cabelos secos

Geralmente, quando os nossos cabelos estão precisando de uma hidratação extra, eles começam a perder a umidade interna. Com isso, o cabelo fica opaco, com frizz e pontas duplas. As madeixas não ficam com um aspecto agradável e parece que fica mais difícil arrumá-los no dia a dia. O chamado “bad day hair” fica bem evidente e não sabemos o que fazer. Para acabar com isso, a solução é utilizar máscara de hidratação pelo menos uma vez por semana até recuperar a saúde do seu fio. Hoje existem produtos maravilhosos no mercado com tempo de espera super rápido, o que possibilita fazermos um tratamento bacana até mesmo durante o banho.

Química em excesso

Você faz muitos processos químicos no seu cabelo? Uma coisa é certa, alisamentos, tinturas e descolorações nas madeixas modificam bastante o aspecto do nosso fio. Quando exageramos na aplicação e no excesso desses procedimentos, nossos cabelos vão ficando mais fragilizados. Muitos cosméticos usados durante a química danificam a nossa fibra capilar e assim as pontas duplas vão aparecendo. Para acabar com isso, se você é adepta desses processos, proteja seu cabelo com máscaras de reconstrução. Elas conseguem encorpar o fio e deixá-lo mais resistente. O cabelo vai absorver alguns nutrientes e você não vai precisar cortar as pontinhas.

VEJA  Reparador de Pontas – O que é, Melhores Marcas & Receita Caseira!

Cabelos cacheados

Para as meninas cacheadas uma das coisas que mais incomodam são as pontas duplas. Isso ocorre porque o formato do cabelo em cachos acaba dificultando que a oleosidade do couro cabeludo chegue até as pontas. Daí o cabelo vai ficando ressecado e mais fragilizado. A melhor solução para isso é usar produtos que tragam mais hidratação para as madeixas. Fazer um tratamento do comprimento até as pontas rotineiramente e com produtos específicos para cabelos cacheados vai resolver qualquer dificuldade com as pontas duplas e tirar o aspecto seco das madeixas.

Falta de cuidados diários

Se o seu cabelo tem um aspecto saudável e mesmo assim você sofre com as pontas duplas, pode ser que você tenha usado um bom e velho amigo leave-in na sua rotina de cuidados. Utilizar produtos finalizadores no dia a dia facilita muito a cuidar da beleza dos fios e ainda previna as pontas duplas. A dica é sempre usar um leave-in, pois ele é um complemento do shampoo, da máscara e do condicionador que você usa.

O que Fazer para Acabar com as Pontas Duplas

Pontas duplas.

Para você resolver todos os seus problemas, montamos uma listinha que vai ser a solução para tudo isso! Veja abaixo o que você deve fazer:

  1. Alimente-se bem e de forma saudável;
  2. Tome bastante água;
  3. Faça hidratações semanais;
  4. Use sempre protetores térmicos antes do secador e da chapinha;
  5. Tenha um bom leave-in na sua bolsa. Produtos que contenham silicone ou óleo de reparação são ótimos e selam a cutícula do fio;
  6. Inclua um cronograma capilar na sua rotina com o cabelo;
  7. Evite lavar os cabelos com água quente.

Se nada disso der certo, você pode optar por uma cauterização. Nesse processo, repõe-se a queratina do cabelo, reparando todos os danos causados na fibra capilar. Lembrando que você pode fazer a sua cauterização tanto em casa quanto no salão.

VEJA  Como Cuidar de Cabelos Crespos: Dicas, Cuidados e Como Tratar Em Casa!

Como Fazer Tratamento Caseiro: Passo a Passo

Para recuperar seu cabelo em casa é bem simples, basta um pouquinho de dedicação que você vai poder ver os resultados até mesmo no primeiro tratamento. Veja abaixo algumas receitinhas!

Umectação com óleo de coco

Umectação com óleo de coco.

Para fazer essa receita, você vai precisar de óleo de coco extravirgem. Ele é o mais apropriado para usar no cabelo, pois mantém suas propriedades naturais, fornecendo todos os lipídios necessários para as suas madeixas. O resultado é um cabelo livre das pontas duplas.

Aplicação: para começar, você divide o cabelo em mechas e vai aplicando o óleo por todo o comprimento do cabelo. Vá passando mecha por mecha, enluvando o fio para facilitar a penetração do óleo. Prenda o cabelo e aguarde por duas horas.

Algumas meninas fazem esse processo de noite e deixam o óleo no cabelo durante a noite toda, enquanto descansam. Essa é a chamada umectação noturna, que você também pode fazer, sem nenhum problema. O processo é o mesmo, você só deixa o produto no cabelo por mais tempo. Lembre-se de usar uma touquinha para não sujar seu travesseiro.

Depois, lave os fios normalmente com água morna. Se necessário, passe shampoo duas vezes para remover o excesso. Essa receitinha pode ser feita uma vez por semana. Seu cabelo ficará super hidratado e sem as pontinhas ressecadas, vale a pena testar!

Hidratação caseira para pontas duplas

hidratação caseira.

Nessa receita, vamos usar a maionese, que tem óleos vegetais e ovo responsáveis por nutrir os cabelos, repor as proteínas do fio evitar o ressecamento.

Ingredientes

  • 1 colher de maionese
  • 1 colher de mel
  • 1 colher de óleo vegetal (pode ser azeite, óleo de coco, óleo de rícino, entre outros).
VEJA  As 9 Melhores Marcas de Creme de Pentear para Cabelos Cacheados!

Passo a Passo

  • Misture todos os ingredientes em um recipiente plástico até formar um creme homogêneo.
  • Umedeça os fios para facilitar a aplicação da mistura. Não precisa lavar com shampoo antes.
  • Aplique mecha por mecha, enluvando os fios e aguarde o tempo de ação de 40 minutos.
  • Lave os cabelos com um shampoo sem sulfato e que não seja agressivo para os fios.
  • Aplique o condicionador e enxágue.
  • Finalize com um leave-in protetor térmico de sua preferência. Você pode secar ou fazer chapinha depois, se desejar.

 

Cauterização capilar caseira

cauterização caseira.

A cauterização caseira usa queratina no cabelo para recuperar a força e a saúde do cabelo. Você pode fazer uma vez por mês se o seu cabelo estiver saudável e precisar apenas de uma manutenção rotineira. Caso você esteja com cabelos elásticos ou danificados, faça a cada quinze dias, até recuperar o cabelo.

Ingredientes

  • 1 shampoo de reconstrução
  • 1 condicionador
  • 1 máscara de reconstrução de sua preferência
  • 1 protetor térmico
  • 1 queratina líquida que não precise de enxágue

 

Passo a Passo

  • Lave os cabelos com shampoo.
  • Tire o excesso de água com uma toalha e aplique a máscara mecha por mecha.
  • Coloque uma touquinha no cabelo para potencializar o efeito e aguarde o tempo de ação indicado na embalagem.
  • Enxágue bem os cabelos e aplique a queratina líquida nas suas madeixas, do comprimento até as pontas.
  • Por cima, passe o leave-in para ajudar na proteção térmica.
  • Seque os fios com secador e passe a chapinha por todo o cabelo para selar a queratina no fio.
  • O resultado é um cabelo com brilho, mais encorpado e sem as pontas duplas.

 

Outra alternativa que ajuda muito a reduzir as pontas duplas é o corte bordado. Ele não tira o comprimento do cabelo e remove as pontinhas que estão espigadas. Depois de fazer esse processo, seu cabelo vai crescer mais forte e com menos frizz. Vale a pena conhecer essa técnica!

Gostou das nossas dicas? Comente abaixo o que você faz para cuidar dos cabelos e diminuir as pontas ressecadas! Beijos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *