Reconstrução Capilar Caseira – 5 Receitas & Como Fazer Fácil!

Para manter a saúde e beleza das madeixas é fundamental realizar alguns tipos de cuidados. Além da hidratação, umectação e diversos outros tipos de procedimentos que podem ser feitos em casa para cuidar dos fios também podemos fazer a reconstrução capilar caseira.

A reconstrução capilar caseira é um procedimento que já vem sendo utilizado há algum tempo como um meio de devolver para o cabelo nutrientes e vitaminas perdidos por diferentes causas como: progressivas, tinturas, raios solares, poluição, entre outros.

Até pouco tempo atrás a reconstrução capilar era um procedimento realizado apenas em salões de cabeleiros com produtos específicos, porém com o passar do tempo foram surgindo receitas caseiras super eficazes e agora temos a chance de poder fazer nossa própria reconstrução capilar caseira em casa.

Para aprender como fazer reconstrução capilar caseira, preparamos nesse post receitas sensacionais com ingredientes simples. Para entender mais sobre o procedimento, também abordamos assuntos importantíssimos que você deve saber antes de fazer.

Sobre a Reconstrução Capilar

Quem não gosta de ter um cabelo lindo, macio e saudável, não é mesmo? Com o passar do tempo e a exposição a diferentes coisas que causam danos aos fios o cabelo pode acabar adoecendo, perdendo força e brilho. Pensando nisso, é fundamental procurar meios de prevenir e tratar problemas que podem prejudicar a saúde dos fios, sendo hoje uma das opções mais utilizadas a reconstrução capilar caseira.

A reconstrução capilar caseira tem como uma das principais finalidades proteger e nutrir o cabelo, por isso se você sente que seu cabelo está precisando de uma recarga de nutrientes essa pode ser uma boa opção.

Antes de realizar qualquer procedimento nos cabelos é fundamental buscar informações para que tenha total noção do que seu cabelo está recebendo. Para entender mais a respeito da reconstrução caseira, abordamos a seguir os principais assuntos relacionados a esse tipo de tratamento para as madeixas.

Reconstrução capilar caseira: como funciona

Reconstrução capilar caseira: como funciona

Reconstrução capilar caseira: como funciona

Reconstrução capilar caseira: como funciona

Reconstrução capilar caseira: como funciona

O que é?

Hidratar e nutrir os fios são cuidados fundamentais para manter a saúde e beleza das madeixas. Além dos cuidados básicos que já estamos habituados a fazer, é importante buscar outras formas de promover saúde para os fios como a reconstrução capilar caseira, por exemplo.

Nem todo mundo sabe a importância da reconstrução caseira, mas acredite ela é um cuidado importantíssimo que todos devem aderir. De acordo com diversos profissionais, a reconstrução capilar tem tanta importância quanto uma hidratação e por isso deve ser adicionada a rotina de cuidados com o cabelo.

Com a perda diária de queratina que está presente em 90% da estrutura do fio, nosso cabelo começa a ficar sem brilho, fino, frágil e sem vida. Para corrigir esse problema a reconstrução caseira é uma das melhores opções de tratamentos, pois ela promove  a reposição desse nutriente tão importante para a saúde do cabelo.

Reconstrução capilar caseira: o que é

Reconstrução capilar caseira: o que é

Para Quem é Indicada?

A reconstrução capilar caseira é indicada para todos os tipos de cabelos que se encontrem com muitos danos, o tratamento pode ser realizado de 15 em 15 dias. Caso prefira o intervalo pode ser de 1 mês entre uma aplicação e outra.

É válido lembrar que tudo em excesso faz mal, por isso é importante respeitar o tempo certo para realizar a reconstrução caseira. O excesso de tratamentos pode causar efeito contrário no cabelo chegando a provocar problemas como a queda, por exemplo. Pensando nisso é extremamente importante não exagerar, estamos entendidos?

Reconstrução capilar caseira: para quem é indicada

Reconstrução capilar caseira: para quem é indicada

Reconstrução capilar caseira: para quem é indicada

Reconstrução capilar caseira: para quem é indicada

Reconstrução capilar caseira: para quem é indicada

Reconstrução capilar caseira: para quem é indicada

Reconstrução capilar caseira: para quem é indicada

Reconstrução X Cauterização #diferenças

É muito comum que as pessoas confundam reconstrução capilar caseira com cauterização, isso porque os dois tipos de tratamentos possuem exatamente a mesma finalidade.

O que diferencia a reconstrução capilar caseira da cauterização são os tipos de produto utilizados nos tratamentos. Para a realização da cauterização é utilizada a queratina líquida que tem como principal objetivo a reconstrução da fibra capilar que pode ser danificada após a realização de processos químicos como alisamentos e colorações.

É importante entender que mesmo os dois tratamentos sendo extremamente benéficos para a saúde dos fios, é importante que haja um tempo entre as realizações dos procedimentos. Isso serve para que não haja uma sobrecarga no cabelo, podendo levar o resultado a ser completamente o oposto do esperado, deixando os fios rígidos e podendo levar o cabelo a ter problemas como a quebra, por exemplo.

Como Fazer Reconstrução Capilar Caseira

Nada melhor do que poder cuidar das madeixas gastando pouco, não é mesmo? Para isso uma boa opção é a reconstrução capilar caseira, pois além de proporcionar uma série de benefícios para as madeixas é super fácil de fazer.

Se o seu cabelo está sofrendo quebra, ressecamento, opacidade,entre outros problemas, temos certeza que você vai adorar as receitas de reconstrução capilar caseira que preparamos a seguir.

Reconstrução Capilar Caseira Com Vinagre de Maçã

O vinagre de maça é um ingrediente super conhecido para os cuidados com as madeixas, tanto que atualmente podemos encontrar diversas opções de produtos capilares no mercados que contem esse ingrediente em sua fórmula. Entre os principais benefícios desse ingrediente podemos encontrar hidratação e limpeza do couro cabeludo.

O vinagre de maçã é uma excelente opção para repor nutrientes, fechar cutícula, promover maciez e brilho para os fios. Por isso optamos por trazer uma receita para reconstrução capilar caseira com esse ingrediente.

É importante lembrar que outro tipo de vinagre não substitui o de maça, pois outras opções não contém os mesmos benefícios, ao contrário disso, podem provocar sérios danos a saúde das madeixas como o ressecamento, por exemplo.

Para a reconstrução capilar caseira com vinagre de maçã você vai precisar de:

  • Meia xícara de vinagre de maçã
  • 3 xícaras de água filtrada
  • Máscara de hidratação
  • Shampoo antirresíduos

Como fazer: Passo a Passo

  1. Lave o cabelo com o shampoo antiressíduos como de costume.
  2. Aplique a máscara de hidratação e deixe agir por 15 minutos.
  3. Misture o vinagre de maçã nas 3 xícaras de água filtrada.
  4. Aplique o vinagre de maçã diluído no cabelo massageando com movimentos circulares.
  5. Deixe o vinagre de maçã agir por 10 minutos após a aplicação e depois enxague no chuveiro.
  6. Sua reconstrução capilar caseira com vinagre de maçã foi concluída com sucesso!

Reconstrução Capilar Caseira Com Leite e Ovo

A reconstrução capilar caseira com leite e ovo é uma ótima opção para repor uma das vitaminas fundamentais para a beleza e saúde do cabelo a vitamina B.

Além da vitamina B nessa receitinha que preparamos, o cabelo também receberá uma grande quantidade de nutrientes presentes em outros ingredientes que também fazem parte da receita sendo eles o mel e azeite.

Para sua reconstrução capilar caseira com leite e ovo você vai precisar de:

  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa cheias de leite integral
  • 3 colheres de sopa de sua máscara de hidratação
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 1 colher de sobremesa cheia de mel ( mel puro )

Como Fazer: Passo a Passo

  1. Com um garfo bata o ovo para que a clara e a gema se misturem.
  2. Acrescente no ovo o leite, máscara de hidratação, o azeite extra virgem e o mel.
  3. Aplique nas madeixas ainda secas e deixe agir por 30 minutos. Caso queira pode fazer uso de uma touca térmica para aquecer e não pingar produto no corpo e chão.
  4. Após os 30 minutos lave com shampoo e condicionador como de costume.
  5. Sua reconstrução capilar com ovo e leite está pronta!

Reconstrução Capilar Caseira Com Ovo

Se você está em busca de uma opção de reconstrução caseira econômica e super eficaz para suas madeixas cacheadas, uma boa opção pode ser a feita com ovo e gelatina.

O ovo possui uma série de nutrientes capazes de promover muito brilho e maciez para as madeixas. Já a gelatina possui o colágeno que é extremamente importante para a beleza e estrutura dos cachos.

Você vai precisar de:

  • Ovo
  • Gelatina incolor
  • Água quente
  • Máscara reconstrutora de sua preferência.

Como Fazer: Passo a Passo

  1. Dissolva uma colher de gelatina incolor na água quente.
  2. Bata o ovo para que a gema e a clara se misturem.
  3. Misture o ovo com a gelatina e a máscara reconstrutora.
  4. Aplique nas madeixas lavadas e deixe agir por 10 minutos. Para melhorar os resultados você pode fazer uso de uma touca térmica.
  5. Enxague e finalize como de costume.
  6. Sua reconstrução capilar com ovo está pronta!

Reconstrução Capilar Caseira Com Babosa

A babosa é um ingrediente utilizado a muitos anos para os cuidados com as madeixas. Isso porque a babosa é um ingrediente natural, rico em vitaminas e aminoácidos capazes de fortalecer a saúde do cabelo.

além de ser uma opção de reconstrução capilar caseira cheia de benefícios, outro detalhe importante é que essa é uma opção super econômica para fazer em casa.

Você vai precisar de:

  • Gel ou óleo vegetal de babosa
  • Máscara reconstrutora de sua preferência
  • Gelatina incolor
  • Água quente

Como Fazer: Passo a Passo

  • Dissolva a gelatina em 3 colheres de água quente
  • Adicione na gelatina o gel ou óleo vegetal de babosa e a máscara reconstrutora.
  • Lave o cabelo como de costume com shampoo.
  • Retire o excesso de água com uma toalha.
  • Aplique a mistura mecha por mecha e deixe agir por 15 minutos.
  • Enxague com água fria, aplique o seu condicionador e finalize como de costume.
  • Sua reconstrução caseira com babosa foi feita com sucesso!

Reconstrução Capilar Caseira Com Ovo

A reconstrução capilar caseira é uma opção de tratamento econômico, simples e super eficaz. Se você quer promover uma boa reconstrução para suas madeixas sem ter que gastar muito essa é uma opção incrível.

Você vai precisar de:

  • Ovo
  • Máscara reconstrutora de sua preferência

Como Fazer: Passo a Passo

  1. Bata o ovo para que a clara e a gema se misturem.
  2. Acrescente três colheres da máscara no ovo e mecha bem até que se forme uma mistura leve e homogênea.
  3. Após lavar o cabelo com shampoo, aplique a mistura mecha por mecha e deixe agir por 15 minutos. Se quiser pode utilizar uma touca térmica.
  4. Enxague e finalize como de costume.
  5. Sua reconstrução capilar caseira com ovo está pronta!

Gostou das nossas dicas para reconstrução capilar caseira? Qual receitinha escolheu para fazer em casa? Deixe seu comentário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *