Como Fazer Selagem Capilar Caseira – Passo a Passo Descomplicado!

Está procurando um tratamento potente para seus cabelos? A selagem capilar caseira pode ser a solução! Nesse post, explicamos direitinho como ela funciona e como você pode fazer sozinha em casa.

O que é Selagem Capilar? Quais seus Benefícios?

Cabelo hidratado.

A selagem capilar caseira é um tratamento que utiliza a queratina para trazer de volta a saúde do cabelo, promovendo hidratação, brilho intenso e deixando-os disciplinados. O objetivo desse processo é selar as cutículas do fio, deixando-as fechadas, pois desse modo, os fios ficam mais fortes e resistentes.
Também conhecida como blindagem capilar, a selagem é recomendada para quem está com os cabelos secos ou com as cutículas abertas, pois o tratamento deixa os cabelos bem macios.
Para o processo de selagem, são utilizados: shampoo, máscara e queratina. A chapinha é o último passo e serve para fechar os fios. Se a sua selagem também for feita com o intuito de deixar os fios mais lisos, nessa etapa é que o calor conseguirá mexer na estrutura do cabelo, deixando-o mais liso.

Cabelos bonitos e hidratados.
A duração da selagem capilar caseira que alisa é praticamente semelhante a de uma escova progressiva, você precisa fazer apenas uma vez e observar quanto tempo dura no seu cabelo. Ela pode durar de um a três meses, conforme o número de lavagens.
No entanto, a selagem capilar caseira feita somente para fechar as cutículas pode ser feita em um período de tempo menor, tudo depende de como está a saúde dos seus cabelos. Se os fios estiverem precisando de bastante força e hidratação, é possível fazer o procedimento uma vez por mês. É importante não exagerar, pois a queratina em excesso pode causar um efeito rebote e deixar as madeixas com aspecto seco.

Cabelo brilhoso.
É importante lembrar que quando uma selagem contém formol, ela é na verdade uma escova progressiva, isso porque na composição do produto existe tanto a queratina quanto a substância que alisa os fios (formol). Hoje, o formol só pode ter até 0,2% de quantidade nos cosméticos, pois em excesso ele pode trazer efeitos colaterais, como queimadura, ardência na região dos olhos, dor de cabeça, descamação do couro, entre outros.

Cabelo bonito.
Quando o produto possui o formol na composição, geralmente, em contato com a chapinha sai bastante fumaça. Por isso, para evitar qualquer dano, sempre verifique se na composição está descrito poliformol ou formaldeído, ok?

Cabelo hidratado.
Existe também a possibilidade da selagem ter algum componente semelhante ao formol, como o tioglicolato de amônio ou a etalonamina, porém essas substâncias causam menos efeitos danosos nos fios e conseguem o efeito liso semelhante ao de um alisamento. Por isso, é importante verificar qual é o seu objetivo na hora escolher os produtos corretos.

Selagem capilar caseira.

Agora que você já sabe todos os benefícios desse poderoso tratamento, vamos aprender a fazer em casa?

Como Fazer Selagem Capilar Caseira: Passo a Passo

Cabelo saudável.

Para fazer a sua selagem capilar caseira você vai precisar de:

  • Shampoo anti-resíduos (geralmente são aqueles transparentes);
  • Máscara de reconstrução;
  • Queratina líquida;
  • Ampola semi di lino;
  • Protetor térmico
  • Condicionador e vinagre de maçã (ou se você tiver, um acidificante);
  • Secador;
  • Chapinha;
  • Pente de dentes largos;
  • Toalha;
  • Vasilha.
  1. Primeiro lave seu cabelo com o shampoo anti-resíduos.
  2. Com uma toalha, deixe os cabelos mais secos. Isso vai facilitar a penetração do produto.
  3. Em uma vasilha, faça uma misturinha de duas colheres da sua máscara de reconstrução, adicione uma colher de queratina líquida e a ampola semi di lino.
  4. Aplique essa mistura nos fios, evitando a raiz do cabelo. Faça movimentos de cima para baixo, enluvando os fios.Cabelo molhado.
  5. Espera agir por 15 a 20 minutos.
  6. Com o produto no cabelo, utilize o secador para deixá-los totalmente secos.Secador de cabelo.
  7. Passe a chapinha, mecha por mecha e espere o cabelo esfriar.
  8. Com os fios frios, enxágue-os na água fria.
  9. Misture duas colheres de vinagre de maçã com um condicionador de sua preferência ou utilize um acidificante na extensão do cabelo e espere mais 15 minutos.
  10. Enxágue novamente e finalize como desejar. Você pode usar o secador/chapinha ou deixar ele secar ao natural.

Selagem capilar caseira.

Importante: Para um resultado incrível, fique pelo menos 2 a 3 dias sem lavar o cabelo. É legal manter uma rotina de cuidados e até mesmo fazer um cronograma capilar para manter suas madeixas sempre lindas!

Essa selagem não tem o intuito de alisar, pois não tem química. Ela reduz o volume e deixa o cabelo bem hidratado.

Quer assistir um vídeo com o passo a passo completo? Veja abaixo:

 

Gostou das nossas dicas de selagem capilar caseira? Comente abaixo se você fez em casa e qual foi o resultado final! 🙂


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *