Tipos de Cabelos Cacheados – Como Identificar & 35 Ideias para Cachos!

Saber reconhecer os tipos de cabelos cacheados é muito importante para aprender como cuidar dos fios da maneira certa, afinal, cada cabelo exige um tipo de cuidado diferente. Engana-se quem pensa que cabelo cacheado é tudo igual! Não é só a aparência que é diferente, a estrutura dos fios também, e por isso o tipo de tratamento muda.

Se você quer conhecer os tipos de cabelos cacheados para aprender a cuidar melhor dos seus cachos veio ao lugar certo! Nesse post você vai conferir como identificar cada tipo e ainda vai descobrir como cuidar com produtos específicos. E claro, vai conferir também uma seleção de fotos com cabelos maravilhosos de causar inveja em qualquer pessoa!

Como Identificar os Tipos de Cabelos Cacheados?

A divisão dos tipos de cabelos cacheados foi criada para facilitar nossa vida, pois cabelo não é tudo igual! Essa classificação é recente e por isso muitas cacheadas nunca nem ouviram falar sobre esse assunto. Algumas marcas de produtos já estão trabalhando pesado em cima dessa divisão para oferecer uma variedade de produtos adequada. A divisão é feita em 3 categorias: 2, 3 e 4. Dentro de cada categoria tem outras subdivisões: A, B e C. Vamos descobrir como funciona?

Tipos de Cabelos Cacheados modelos de cortes longo preto

Tipos de Cabelos Cacheados modelos de cortes longos

Tipos de Cabelos Cacheados modelos de cortes para cabelos longos

Tipos de Cabelos Cacheados modelos de cortes para cabelo longo e curto

A franja cacheada está super em alta, porém esse é um corte que muito com o rosto por isso a dica é procurar um profissional experiente para garantir que o resultado saia conforme o desejado.

Tipos de Cabelos Cacheados modelos de cortes curtos

TIPO 2

Os tipos de cabelos cacheados 2 são ondulados e ficam entre o liso e o crespo. Os fios formam um S, mas o cabelo é pouco volumoso. O tipo 2A é a classificação mais perto do cabelo liso, ele tem algumas ondas, mas não é nada volumoso e quase não tem definição.

O 2B começa com as ondas já na raiz, porém assim como o 2A não tem definição e nem volume. O 2C é o cabelo que comumente chamamos de encaracolado e realmente é o mais perto da categoria 2 dos cabelos cacheados. O 2C costuma ser oleoso na raiz e super seco nas pontas, sendo o tipo de cabelo que mais tem frizz.

Tipos de Cabelos Cacheados loiro e ruivo

Tipos de Cabelos Cacheados loiros

Tipos de Cabelos Cacheados compridos

TIPO 3

Os cabelos que fazem parte do tipo 3 são mais volumosos que o tipo 2, mais sujeitos ao frizz e na maioria dos casos são cabelos naturalmente ressecados. O 3A é muito confundido com o 2C, pois ele também é encaracolado. O 3A tem mais definição que os tipos anteriores, os cachos são abertos e maiores, enquanto o encolhimento ao secar é mediado. É o tipo de cabelo que mais sofre com as variações do clima.

O 3B é muito mais definido sendo o famoso cabelo “tonhonhoim” que forma as molinhas. São cabelos volumosos e ressecados que tem os cachos em formato de espiral.

O 3C também tem bastante definição, é ressecado e tem mais encolhimento que o 3B. Ainda que tenha definição é difícil manter por muitas horas, por isso exige alguns cuidados para ficar modelado como é o caso da fitagem estruturada e a fitagem comum.

Tipos de Cabelos Cacheados ruivo, loiro e preto

Tipos de Cabelos Cacheados castanho

Tipos de Cabelos Cacheados cachos longos

TIPO 4

Quem olha os tipos de cabelos cacheados da categoria 4 acha que os fios tem a textura mais rígida e grossa, mas na verdade é exatamente o contrário. Esse tipo de cabelo é muito mais sensível e fino, e por isso exige uma dose extra de cuidados. São fios opacos, com poucas escamas, sem brilho e que quebram com facilidade. Por terem poucas escamas, os fios não absorvem hidratação com facilidade e são mais ressecados que os outros tipos.

Tipos de Cabelos Cacheados crespos volumosos

O 4A é bem próximo ao 3C, mas tem mais volume e menos brilho. Os cachos formam a letra S quando você estica e são mais fechados. Tipos de Cabelos Cacheados crespo curto

O 4B não forma cachos, sua estrutura é mais parecida com a letra Z. Ele encolhe muito em relação ao seu tamanho normal, é mais denso e bem definido.

Tipos de Cabelos Cacheados crespo com volume

Os cachos do tipo 4C são muito pequenos e dificilmente pegam definição sozinhos. É necessário fazer a texturização com frequência e chegam a encolher até mais que 70% do comprimento normal.

Tenho Mais de Um Tipo. E Agora?

É perfeitamente normal ter vários tipos de cabelos cacheados na cabeça. Algumas pessoas tem 2 tipos diferentes enquanto outras chegam a ter 4. Com as texturizações é possível deixar todo o cabelo em harmonia com uma única forma, mas manter as formas diferentes também fica muito bonito. Para quem tem mais de um tipo de cabelo o cuidado deve ser em dobro e cada parte deve ser cuidada de uma maneira diferente.

Dicas para Cuidar dos seus Cachos

Muitas mulheres estão descobrindo mais sobre os tipos de cabelos cacheados e se apaixonando por suas raízes. Depois do auge das progressivas e alisamentos, agora é a vez de amar os cabelos ao natural. Como dia o ditado: em terra de chapinha quem tem cachos é rainha!

Para cada tipo de cabelo há cuidados específicos, mas é necessário saber reconhecer excesso de oleosidade, ressecamento e frizz.

Se você está em transição dos cabelos lisos para os cacheados é imprescindível seguir o cronograma capital. Você encontra vários exemplos na internet e com ele você tem o dia certo para fazer a hidratação, texturização, reconstrução, entre outros.

Produtos Específicos

O mercado de cosméticos finalmente acordou para as cacheadas e hoje podemos ver várias linhas específicas para cuidar dos nossos cachos. A boa notícia é que é possível deixar os cabelos lindos sem gastar muito. Dúvida? Vamos mostrar alguns produtos super em conta que você encontra em qualquer loja de cosméticos e supermercados.

 

Tipos de Cabelos Cacheados creme para pentear yamasterol

Lembra do Yamasterol? É um creme antigo, amarelinho que provavelmente você já viu sua avó usando. Um vidro desse creme custa menos que R$8 e você pode usar para fazer texturização. Ele funciona tanto para hidratação quanto como creme de pentear. É ótimo, cheiroso e você encontra produtos específicos para cacheadas dessa marca.

O shampoo Colorama também é antigo, mas uma das melhores opções para cabelos cacheados. O shampoo de coco limpa os fios sem agredir e combina super bem com o uso do Yamasterol. A dica é sempre usar shampoo que não tenha sal da composição, pois ele rouba a hidratação e deixa os fios ainda mais ressecados.

 

Tipos de Cabelos Cacheados bicho da seda creme da seda

O Bicho da Seda é um creme umectante que funciona muito bem em vários tipos de cabelos cacheados. Ele é usado para fazer texturização e dá o aspecto de fio molhado, como se fosse um gel, mas sem agredir o cabelo.

Um truque bacana para a finalização dos cabelos é o gel de linhaça. Você ferve 3 colheres de linhaça com água o suficiente para cobrir. Quando ferver desligue o fogo, espere esfriar e peneire. O gel pode ser guardado na geladeira e usado muitas vezes, você realmente usa como um gel ou creme de pentear. O cabelo fica definido e muito hidratado! Você pode ferver a mesma linhaça para fazer gel 2 vezes e economizar muito com o que gastaria com cremes. É uma solução natural e muito eficaz.

Tipos de Cabelos Cacheados gel de linhaça para hidratar

Fotos e Ideias de Cortes e Penteados

Agora que já conhece os tipos de cabelos cacheados é hora de conferir algumas fotos que vão te deixar muito inspirada para começar a cuidar dos cabelos e quem sabe fazer aquele corte que você está sonhando há tempos. Usar os cabelos cacheados demonstra muita personalidade e estilo, veja alguns modelos de penteados e cortes maravilhosos:

Tipos de Cabelos Cacheados com mechas

Tipos de Cabelos Cacheados com fitagem

Tipos de Cabelos Cacheados com textura

Tipos de Cabelos Cacheados com volume

Tipos de Cabelos Cacheados loiro médio

Tipos de Cabelos Cacheados laranja

Tipos de Cabelos Cacheados no ombro

Tipos de Cabelos Cacheados curtinho

Tipos de Cabelos Cacheados castanho

Tipos de Cabelos Cacheados ruivo

Tipos de Cabelos Cacheados longo

Tipos de Cabelos Cacheados loiro

Tipos de Cabelos Cacheados castanhos escuro

Tipos de Cabelos Cacheados com corte chanel

Tipos de Cabelos Cacheados com californiana

Tipos de Cabelos Cacheados crespo

Tipos de Cabelos Cacheados curtos

Tipos de Cabelos Cacheados curtos

Curtiu as nossas dicas de Tipos de Cabelos Cacheados? Gostaria de ver outras dicas? Deixe seu comentário.


Veja Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *